No Setembro Amarelo, confira cinco livros positivos e muito inspiradores

Livro Pollyanna - Novo - Eleanor H. Porter - Frete R$ 10,00 - R$ 20,00 em Mercado LivreJúlia de Aquino
Instagram literário @juentreestantes

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza a campanha Setembro Amarelo durante o nono mês, com o dia “oficial” sendo dia 10/9 em todo o país. Essa data, portanto, é considerada a Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (vale lembrar que, apesar do marco, a campanha acontece durante o ano todo).

De acordo com o site Setembro Amarelo (setembroamarelo.com), anualmente ocorrem cerca de um milhão de suicídios em todo o mundo – 12 mil só no Brasil. Apesar do número alarmante, o tema ainda é tratado como tabu pela sociedade, e, consequentemente, pouco debatido. Desse modo, o Setembro Amarelo surgiu para prevenir e combater o suicídio, conscientizando a todos sobre a Depressão e oferecendo ajuda a todos que precisarem.

Para marcar a data, separei cinco livros com mensagens positivas, emocionantes e/ou inspiradoras. Além dos livros, incluí no final do texto os dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), que possui serviço de ajuda 24h, todos os dias da semana.

POLLYANNA (Eleanor H. Porter) – Clássico da Literatura Infanto-juvenil em todo o mundo, a obra de Eleanor H. Porter e leve e conta a história de uma personagem cativante, que vê um lado bom em tudo o que acontece e apresenta ao leitor o famoso “jogo do contente”.

Sinopse: Órfã, Pollyanna vai morar no interior com a severa tia Polly. A menina costuma praticar o estranho jogo do contente, que aprendeu com o falecido pai. Mesmo em situações ruins, ela encontra motivos para ser feliz e contagia a todos com seu otimismo. Certo dia, Pollyanna é atropelada e corre o risco de ficar paralítica. Esse acidente acaba transformando também a vida da tia Polly.

Extraordinário | Amazon.com.brEXTRAORDINÁRIO (R. J. Palacio) – A história de Auggie já inspirou milhares de pessoas, principalmente depois da adaptação para as telonas, com Julia Roberts no elenco. Apesar de ainda ser criança, o menino ensina muitas lições ao longo do livro, e a autora nos presenteia com diálogos envolventes e cativantes – quando vemos, já terminamos a leitura!

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… Até agora. Todo mundo sabe que e difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele e um menino igual a todos os outros.

O Poder do Agora - Livro - WOOKO PODER DO AGORA (Echkhart Tolle) – Um livro para ser lido com calma, mas que pode ser transformador, principalmente para pessoas que já gostam de temas como Meditação. Apesar de o conteúdo ser denso, é enriquecedor: quem o lê não será o mesmo após a conclusão da leitura.

Leia meu post sobre o livro publicado aqui na TI em 16/04/2020. http://www.tribunadainternet.com.br/dica-de-leitura-em-tempos-de-coronavirus-o-poder-do-agora-um-eterno-best-seller

Sinopse: Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais, Tolle elaborou um guia de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior. Este livro é um manual prático que nos ensina a tomar consciência dos pensamentos e emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos.

Eu Sou Malala - SaraivaEU SOU MALALA (Malala Yousafzai) – História da ativista paquistanesa que transformou o atentado contra ela em sua motivação para lutar pela educação de meninas em todo o mundo.

Leia meu post sobre o livro publicado em 10/07/2020. http://www.tribunadainternet.com.br/cinco-razoes-para-ler-a-biografia-de-malala-yousafzai-mais-jovem-nobel-da-paz/

Sinopse: Malala Yousafzai tinha apenas dez anos quando o Talibã tomou conta do vale do Swat, onde ela vivia com os pais e os irmãos. A partir desse dia, a música virou crime; as mulheres estavam proibidas de frequentar o mercado; as meninas não deveriam ir à escola.

Criada em uma região pacífica do Paquistão totalmente transformada pelo terrorismo, Malala foi ensinada a defender aquilo em que acreditava. Assim, ela lutou com todas as forças por seu direito à educação. E, em 9 de outubro de 2012, quase perdeu a vida por isso: foi atingida por um tiro na cabeça quando voltava de ônibus da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria.

Em sua autobiografia, que virou um best-seller internacional, ouvimos da própria Malala sua incrível história e suas iniciativas para mudar o mundo.

OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM (Sophie Kinsella) – Apesar de ser conhecida do público feminino, Becky merece entrar na lista de leitura de rapazes, jovens e até idosos. A história é bem divertida, com uma personagem extremamente consumista, mas de bom coração. A leitura é leve e garante algumas risadas, principalmente nas situações absurdas que a protagonista se envolve por causa de suas dívidas e compras.

Sinopse: Rebecca Bloom não resiste uma liquidação! Quanto mais inútil, melhor! Para ela, o mundo todo enxerga os detalhes da alça de seu sutiã, combinando com as cores de seus sapatos. Mas seu salário nunca é suficiente para pagar suas extravagâncias. Endividada até a alma, Rebecca, ou Becky, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito. E como se não bastasse, em meio a tanta confusão, Becky ainda arruma tempo para se apaixonar pelo sedutor – e expert em finanças – Luke Brandon.

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom é um pouco da história de todas as pessoas para as quais comprar é quase uma terapia, a resposta para todos os problemas, mesmo criando outros piores ainda.

###
DISQUE CVV – O Centro de Velorização da Vida atende 24 pelo telefone 188. Há uma unidade do CVV em todos as regiões do país.

Os atendentes são voluntários preparados para lidar com desabafos com empatia e tranquilidade. Todas as ligações são sigilosas.

Além do telefone, eles também atendem por e-mail e chat.

Mais detalhes no site: www.cvv.org.br  ou Instagram: @cvvoficial

6 thoughts on “No Setembro Amarelo, confira cinco livros positivos e muito inspiradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *