Nomes dos políticos envolvidos precisam ser revelados

Pedro do Coutto

Ao afirmar na CPI do Congresso sobre os escândalos da Petrobrás que, em seu depoimento à Polícia Federal dentro do processo de delação premiada, há 35 políticos envolvidos, entre os quais senadores e deputados, o ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa tornou obrigatória a divulgação dos nomes, tarefa que, em primeiro lugar, deve caber à Justiça. Isso porque, antes de se tentar avaliar o peso negativo, para o país, do produto bruto da corrupção, tem que se levar em consideração terem sido publicados os nomes dos administradores públicos e dos executivos de empresas envolvidos no esquema.

Os nomes dos políticos acrescentarão uma face obrigatória das investigações, as quais incluem também os doleiros e os bancos que formavam a equipe operacional do superfaturamento das obras e compras de material, efetuadas pela principal estatal brasileira. Como se constata cada vez mais, funcionava uma rede fantástica de ilegalidades, cujas teias se estendiam, segundo Paulo Roberto Costa, a praticamente todo o governo, montando um PIB, que acrescenta a letra C de corrupção.

Reportagem de André de Souza e Evandro Éboli, O Globo de quarta-feira, focaliza amplamente esse novo episódio de uma série que parece não ter fim. No mesmo dia, o depoimento de Paulo Roberto foi destacado por Gabriel Nascimento e Gabriela Guerreiro, Folha de São Paulo. A repercussão foi enorme, e o que começou como uma acareação entre Costa e Nestor Cerveró, terminou como uma afirmação da parte do primeiro colidindo com o silêncio do segundo. O Globo destacou o que houve de convergência e o de divergência. Só houve uma concordância a respeito da autorização quanto à compra da refinaria de Pasadena. Foi autorizada pelo Conselho de Administração da Petrobrás.

É DIFÍCIL ACREDITAR

Relativamente ao esquema de corrupção, incluindo o pagamento ilegal de comissões milionárias (em dólares), Cerveró disse simplesmente desconhecer. O que é difícil acreditar, sobretudo quando o próprio Roberto Costa anuncia que devolverá nada menos que 26 milhões de dólares, que possui na Suíça. E um ex-gerente, Pedro Arbusco, oferece a devolução de 97 milhões de dólares. Só se pode devolver o que existe. E pessoa alguma vai acreditar que tais importâncias são resultados da soma de salários recebidos. Não é matematicamente possível. Isso de um lado.

De outro, a sessão da CPMI, ao que tudo indica, servirá para passar a administração brasileira a limpo, pois não é possível que, de tantos acusados em série, o resultado possa ser igual número de impronunciados ou absolvidos. A questão encontra-se assim colocada para o próprio país, envolvendo por igual os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Dela não pode resultar nuvens de omissão ou que levem à condenação dos personagens menos importantes na trama.

IMPUNIDADE

A trama é ampla demais para que tal possa acontecer. Vai do superfaturamento, da cartelização, até os caminhos percorridos para a remessa de reais traduzidos em dólares para o exterior. A corrupção verbalizada a opinião pública está conhecendo. Os efeitos concretos de como seus produtos financeiros chegaram ao exterior ainda não. Mas é fundamental porque só com a informação exata de seu transporte, e destino, poderá proporcionar a devolução, pelo menos parcial, das subtrações. E o bloqueio para quaisquer futuras tentativas.

13 thoughts on “Nomes dos políticos envolvidos precisam ser revelados

  1. É isso mesmo, passar o Brasil a limpo. Já tivemos diversas oportunidades, mas as oportunidades não foram aproveitadas. Empreiteiras sempre estiveram bem próximas dos políticos e não é de hoje. A construção de Brasília,o Ulisses Guimarães morreu num acidente que o helicóptero era de propriedade de uma empreiteira, o general Geisel ,que mandou muito na Petrobras, foi acusado ter ganhado, de uma empreiteira, uma casa em Teresópolis, esta empreiteira está envolvida no caso lava a jato. O impeachment do Collor, caso PC farias, muitos políticos da tribuna da câmera bateram no peito e proferiram: Pelo Brasil, pela minha família, pela moralidade pública, voto a favor do impeachment do Collor,depois, alguns hipócritas que detonaram com o Collor, foram pegos no escândalo do orçamento, foram execrados e cassados. O Juiz Nicolau e a construtora de um senador da república superfaturaram a obra do TRT de São Paulo. Aécio, com sua falsidade e hipocrisia, está perplexo com o que acontece na Petrobras da mesma forma que muitos, há mais 20 anos , mentem da tribuna da câmera.

    • Quem mais trabalhou na CPI do Collor foi o PT. Os reeducandos José Dirceu e José Genoíno nem dormiam. A Veja foi ótima, quando serviu para mensaleiro condenado José Dirceu, vazar de forma ilegal o sigilo Fiscal do PC. Farias. Já a Folha foi ótima tanto que fez um livro que foi prefaciado pelo consultor panamenho, dono da conta 660-46652 do Delta Bank, nas Ilhas Caymans, Dirceu. Nesse prefácio o reeducando teceu fartos elogios à liberdade de imprensa e a independência dos poderes. Essa é a flexibilidade de caráter dos petistas.

  2. As cifras desviadas da Petrobras são enormes, mas os investimentos da Petrobras são tão grandes que a Petrobras nem sente, mas o eleitor mineiro, que não votou Aécio, sentiu o peso da construção do aeroporto de Claudio e da sede do governo mineiro , obras injustificáveis pela carência de infraestrutura no Estado das Minas Gerais. A Petrobras transformou o norte do estado do Rio numa região próspera e cheia de oportunidades, para pobres e ricos, ao passo que Aécio , um político profissional, que nunca trabalhou de verdade, só é eleito porque tem grana e é integrante da “tradicional famíglia mineira”, que só governa para que tem terras e títulos .

    • Dona carmem, o mesmo acontece em são Paulo, a senhora como bem informada deve saber do roubo do Metrô, Sabesp, Merendas Escolares, Pedágios, Santas Casas de Saúde, Rouboanel, e os governadores de plantão serra, covas, geraldo efeaagace, também não sabem de nada., ou são incompetenes ou coniventes, certo.?
      A propósito, como um político que se diz honesto, bom caráter, consegue como professor aposentado comprar uma apartamento de luxo onde o metro quadrado é o mais caro do Planeta.?
      Endereço, Avenue Foch, em Paris.
      A propo´sito 2, – Se não me engano em Paris não há falta de água…….

  3. O Planeta Terra sabe que a Justiça Brasileira tem um lado, e “nóis” sabemos qual é.
    Se nessa lista de políticos desonestos aparecer apenas um nome de algum faisão francês pertencente ao Partidão da Extrema Direitona, a lista some do mapa…….
    eh!eh!eh

  4. Tem de dar logo o nome dos quadrilheiros! Com certeza essa questão vai bater também nos reeducandos mensaleiros, que serão logo ‘guardados’ pois já não são mais primários! Se um ajudante de um Duque vai devolver U$ 100 milhões, quanto teriam levado o rei e a rainha? Impeachment foi feito pois urna não é carta branca para gatunos! Temos de dar o timing certo nessa questão, depois do carnaval, quando o povão estiver duro, endividado e pagando os novos e escochantes impostos à quadrilha é que devemos por toda força no ” Fora Dilma”!

  5. Concordo que os nomes precisam ser formalmente divulgados. A opinião pública clama por isso. No entanto, esses 35 nomes, futuramente divulgados, não serão surpresa. Qualquer pesquisa “meia boca” seria capaz de apontar onde aperta o calo de cada congressista, Isto é, onda cada um consegue o pão de cada dia. Como já disse o Capital Nascimento, no filme Tropa de Elite :”aqui só tem uns cinco ou seis de ficha limpa”, quando se referia aos deputados estaduais do Rio.

  6. Enquanto isso as investigações nos EUA prosseguem! Lá não tem esses fascistas travestidos de esquerda para subjugarem o judiciário. Se um ajudante de Duque vai devolver U$ 100 milhões , quanto levaram o Rei e a Rainha. E pensar que esses quadrilheiros vibraram quando acharam aquela Fiat Elba na CPI do, hoje aliado, Collor!

  7. Os nomes dos corruptos são conhecidos, eles são os mesmos há vários escândalos. Quero saber é se vão acabar com a roubalheira porque o Stanislaw Ponte Preta disse , na década de sessenta: “Restaure-se a moralidade, ou locupletemo-nos todos”. Agora vai ?

  8. Pingback: Quem serão os políticos envolvidos? | Debates Culturais – Liberdade de Idéias e Opiniões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *