
Charge do Ivan Cabral (ivancabral.com)
Percival Puggina
Durante décadas fui participante ativo de debates políticos nas emissoras de rádio e TV de Porto Alegre. Eram anos de ostracismo para o pensamento conservador e para as ideias liberais de que o país era tão carente. Contavam-se nos dedos os que se dispunham a enfrentar o esquerdismo que ia dominando a política nestas bandas. Na Rádio Guaíba, um estúdio instalado na esquina da Caldas Júnior com a Rua da Praia proporcionava som e ampla visibilidade ao público que se acotovelava para assistir as discussões do programa Espaço Aberto.
Durante a Feira do Livro, o “Estúdio de Cristal”, como era chamado, mudava-se para a Praça, e a multidão, literalmente, cercava aquele ringue retórico para ver quem iria às cordas.
MEROS CONTRAPESOS – À medida que nos aproximávamos do fim do milênio, os partidos de centro-direita e de direita foram virando apoiadores de quaisquer governos, espécie de contrapeso nas disputas eleitorais, deixando sem trincheira ou expressão o ideário conservador e liberal. Fechavam-se, no Rio Grande do Sul, as últimas portas ao debate político que fosse além do bate-boca pelo poder. Ou, com palavras melhores, em que essa disputa não fosse a única finalidade de todo argumento.
Lembro-me de ter ouvido do governador Alceu Collares, num desses debates, pela primeira vez, referindo-se ele aos partidos do espectro esquerdista: “Nós, do campo democrático e popular”. A expressão disseminou-se.
Socialistas, marxistas e a esquerda em geral agarraram-se com braços e pernas ao binômio democrático-popular. Posavam como donos desse “campo”.
CONSELHOS POPULARES – No campo democrático-popular eles jogavam futebol e golfe, criavam gado e faziam seus melhores discursos. E criavam conselhos populares… Então, como ainda hoje, eram avessos à propriedade privada, mas o tal “campo” foi cercado, escriturado em seu nome e passou a lhes pertencer o inço que ali crescia.
Não falo, apenas, de uma pretensão local, mas de uma obstinação mundial. É bom lembrar que Albânia, Bulgária, China, Cuba, Camboja, Coréia do Norte, Mongólia, Vietnã, Iêmen, e todas as demais republiquetas africanas, asiáticas e europeias, que em décadas anteriores adotaram o socialismo, se apresentavam ao mundo como “democracias populares”.
Enchiam a boca e estatutos constitucionais com sua condição de people’s republic. E o leitor está perfeitamente informado sobre seus principais produtos: totalitarismo, supressão das liberdades, genocídio e miséria.
APARELHAMENTO – Aqui no Brasil, o dito campo esquerdista encontrou na criação e povoamento de conselhos uma forma de se institucionalizar e atuar politicamente. Na administração pública estão em toda parte. Com exceções, formam pequenos sovietes, determinando e impondo políticas. São detentores de um poder paralelo que somente na órbita federal se manifesta através de 2.593 colegiados, segundo matéria de O Globo publicada em 29 de junho de 2019. Na véspera, Bolsonaro havia anunciado a intenção de reduzi-los a 32.
No entanto, esses aparelhos políticos resistem. Os 996 conselhos ligados a instituições federais de ensino operam em ambientes blindados pela autonomia universitária. Outros foram instituídos por lei e só poderão ser cancelados por outra lei. Assim, no curto prazo, apenas 734 criados por decretos federais ou por portarias dos próprios órgãos federais estão liberados para encerramento de atividades.
Note-se: a criação e operação de grande parte desses conselhos, muitos dos quais altamente onerosos ao pagador de impostos, é apenas uma das formas de aparelhamento da administração pública, que deveria ser apartidária, técnica e comprometida com a redução do peso do Estado sobre a sociedade.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Bem-vindo à luta, Puggina, com este excelente artigo. No início do ano passado, denunciei aqui na TI a existência desses “Conselhos” que nada fazem e oneram os cofres públicos. Dei como exemplo o Conselho Nacional de Defesa dos Direitos dos Idosos, que tem sede em Brasília e sucursais nas capitais, como o Rio de Janeiro, onde tem equipe, automóvel de luxo, motoristas, secretárias, assessores etc. Meses depois o governo Bolsonaro tomou providências e aplaudimos aqui, mas a medidas ficaram pela metade. É preciso fazer projetos para extinguir os “Conselhos” criados por lei. Mas o governo parece ter desistido de acabar com a farra do boi, para não criar problemas para os parlamentares responsáveis pelas nomeações. De toda forma, precisamos continuar lutando. Mas quem se interessa? (C.N.)
Para o aperfeiçoamento da democracia, todos os cargos eletivos deveriam limitar a dois mandatos NAO consecutivos por cidadão.
Este País é ágil em criar órgãos, conselhos e agências, cujo único objetivo en criar cargos públicos, cujo retorno para sociedade fica a desejar.
O País tá quebrado pela criação de “orgãos ditos fiscalizadores e defensores do cidadão” quando nada mais são do que uma “arvore podre de formação de quadrilha” nos organismo públicos. Onde estava essa gente quando o PT e seus Partidos Satélites, ORCRIMS, incrustadas nos 3 Poderes , Roubavam o Brasil impunemente( cifras de 5 Trilhões de reais até hoje contabilizadas) sob um silêncio tumular e cínico de “garantistas jurídicos” nomeados, protegidos e indicados pelo Chefão da Quadrilha ??? Perfeito esse Artigo, e para mensurar tudo isso, basta ver como o Presidente Bolsonaro não pode nomear ninguém para qualquer Órgão que eles correm para o “STF dos Garantistas Amigos de Lula” e lá eles impedem tudo, e o Governo e a Nação se deteriorando até que eles voltem ao Poder através de uma “Assembléia Bolivariana Modelo Maduro” , vide Tofolli todos os dias impedindo que o País de mudar esse mar de crimes dos últimos 20 anos de seus “amigos lulopetralhas” !!! O Presidente foi eleito pelo povo, nomeia quem ele quiser, dentro da legalidade, ou será que ele não governa e sim vocês Tofolli, Maia e Alcolumbre ??? A Nação não são vocês, pensem isso antes que seja tarde, um dia a casa cai, depois não reclamem que derrubar seus atos inconsequentes seja Ditadura, ou só existe Leis para proteger Bandidos nesse País via “podres poderes” ??? Parabéns Percival Puggina, e Parabéns Carlos Newton, Análises perfeitas, só não ver quem não quer !!!!!
Sou da área da construção naval/offshore (ou fui).
Eles aparelharam a área de segurança industrial e se qualquer ser vivente tiver que seguir pelo menos a da área da construção naval; se inviabilizará em relação a Prazo e Custo.
Existe o técnico de movimentação de cargas; o supervisor normalmente com larga experiência e mesmo assim a norma exige memória de cálculo para qualquer movimentação acima de determinado peso, que é menos que mil quilogramas.
Os técnicos da Petrobras, ficam numa “saia justa”, tremenda pois em uma auditoria se não tiver o documento eles vão para a “pedra”.
Vi o governo “atacando” a área de defensivos agrícolas e é isto mesmo; vamos trabalhar com técnicas e não com sentimentos; na área de soldagem, o que pode em um país de primeiro mundo não pode em outro e por aí vai.
E nem se está falando dos sindicatos que aqui tem mais de 17 mil, enquanto nos EUA 120.
E ainda tem SIMPLÓRIOS que acha que o Brasil é um país capitalista e democrático, por isso está na merda.
Um exemplo de agência criada pelo fhc e que haje sempre contra o povo é a ANS. Enquanto a inflação é inferor a 5% eles sempre permitem aumento acima de 10%.
O problema dos Conselhos é a quantidade que é na verdade excessiva ou O fato de terem pessoas de pessoas de esquerda, o que não é problema.
Pode ter pessoas em Conselhos sende de esquerda e de direita, o que importa é se a pessoa tem boas idéias
Percival Puggina, Carlos Newton e …”E DEIXA A TOGA VOAR !!!” – perfeitos e complementares seus textos. Podemos pensar bastante em razão dos conteúdos. Parabéns aos três.
KKK este governo é a continuação dos anteriores, só se trocaram os nomes mas não as práticas. E estes Conselhos logo serão ocupados por novos conselheiros que, como sempre estarão alinhados e aliados com os donos do Poder. Em Pindorama adoramos mudar para que nada mude, odiamos o novo.
Nós não podemos clamar por “Luz” quando “os incautos” acham quem um “Meliante Bandido Ladrão do Povo Brasileiro Metalúrgico Infelizmente Nordestino” seja essa “Luz” ,que eles clamam e o querem de volta ao Poder para roubar impunemente sob a tutela dos seus Protegidos e Iguais dos 3 Podresres !!!!
Que se apresentam por aqui (nos comentários), agora estão sumidos (escondidos), com cara de paisagem, e só comentando em outros posts.