Nova “Operação Tabajara” do PT jogou a Justiça brasileira num ridículo atroz

Resultado de imagem para justiça charges

Charge do Tacho (Jornal NH)

Eliane Cantanhêde
Estadão

O que está ocorrendo no TRF-4, de Porto Alegre, não é uma decisão jurídica, mas uma articulação claramente político-partidária entre deputados e um desembargador que mandaram “às favas os escrúpulos de consciência” (como na edição do AI-5, na ditadura militar) para soltar o ex-presidente Lula.

Lembram quando o vice-presidente da Câmara Waldir Maranhão (na época do PP) desembarcou em Brasília com um texto mequetrefe suspendendo a votação do impeachment de Dilma Rousseff pelos deputados em plenário? A situação é muito semelhante, e os dois casos caracterizam uma tentativa de ganhar no tapetão.

TABAJARA 1 E 2 – Na operação anti-impeachment, chamada pelo ministro Gilmar Mendes de “Operação Tabajara”, houve uma manobra do governador Flávio Dino (PCdoB) e do então ministro José Eduardo Cardozo (PT), usando a ingenuidade – ou a vaidade – de Maranhão. Foi um vexame e deu em nada.

Na “Operação Tabajara 2”, neste domingo, 8, os deputados petistas Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira entraram com pedido de habeas corpus para Lula quando já tinha começado o plantão, ora, ora, do desembargador Rogério Favreto, que foi filiado ao PT e trabalhou anos com o ex-governador e ex-ministro do PT Tarso Genro. Não só em uma, mas em três canetadas monocráticas, ele mandou soltar Lula.

MOVIMENTO – Tudo indica um movimento coordenado contra decisões da 8.ª Turma do TRF-4 e do próprio Supremo Tribunal Federal, última instância do País. O TRF-4 manteve a sentença do juiz Sérgio Moro, condenou Lula e mandou prendê-lo. O Supremo, que aprovara em plenário a prisão após condenação em segunda instância, negou o HC de Lula com base nessa decisão.

O que alegou o desembargador Favreto para passar por cima das instâncias superiores à dele? Um: que faltou fundamentação na ordem de prisão de Lula. Ele quis dizer que o juiz e a Turma do seu tribunal fizeram tudo errado e foram irresponsáveis? Dois: que há um “fato novo”, a pré-candidatura de Lula à Presidência. Novo?!

NO RIDÍCULO – O conluio gerou reações e contrarreações que jogam a Justiça brasileira num ridículo sem fim perante a população e o mundo. Um tribunal federal decide uma coisa, a Suprema Corte confirma, um desembargador desfaz tudo, um juiz de primeira instância (Moro) decreta que o desembargador é “absolutamente incompetente” para dar o HC.

É para rir ou para chorar? Aliás, é ou não para soltar Lula? Tudo isso é estarrecedor, e Jair Bolsonaro já tenta tirar uma casquinha.

37 thoughts on “Nova “Operação Tabajara” do PT jogou a Justiça brasileira num ridículo atroz

  1. À exceção dos anônimos, os demais estão, reciprocamente, servindo de caixões de pancada, na defesa/ataque de dois lixos morais: PT e Poder Judiciário.
    Deste ultimo: nos Estados, tais quais: Bahía, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piaui etc.; onde houve oligarquias prolongadas. -Qual dos três poderes deveria interromper esse ciclo de ditadura rotativa, entre familiares e/ou correligionários,ao invés de dar sustentação?
    -Qual dos três poderes, se quisesse, poderia agir de forma proativa, no trato à corrupção?
    -Qual deles tem a sua disposição os mais eficazes instrumentos de controle, acompanhamento e de repressão: PF, TCU, TCEs, CGU, MPF, CADE, Receita Federal e até ABIN? Depois de tantas décadas de omissão e conivência, somente agora esse surto draconiano?
    Judiciário, o inocente, ainda sem dente!

  2. A justiça do Brasil está igual as calças compridas da moda, cheia de buracos parecendo roupa pra descarte , saem vestidos achando bonito, pagam caro pra se vestir como mendigos ..

    Esse filme de horrores patrocinados pelos advogados do molusco / prisioneiro , expõem os buracos das decisões judicial …

  3. A justiça do Brasil está igual as calças compridas da moda, cheia de buracos parecendo roupa pra descarte .
    Os jovens saem vestidos achando bonito, pagam caro pra se vestir como mendigos ..

    Esse filme de horrores patrocinados pelos advogados do molusco / prisioneiro , expõem os buracos das decisões judicial …
    Bolsonaro vem aí !!

  4. A esquerda sabe que não vai ganhar nada nas próximas eleições, pois já foram reduzidos em 2016 e 2018 é a derrocada vai ser forte. Querem forçar uma ruptura de poder para futuramente voltarem com a narrativa que já conhecemos.

    • Sr. Alex
      Infelizmente algumas pessoas acreditam que o Partido Irmão do PT é de Direita, votando neles como uma forma de protesto como aconteceu aqui na Tucanezuela com o TucaPetralha Johnny Dorian.
      No dia que as pessoas souberem que os dois Partidecos Mais Corruptos do Universo são a mesma coisa quem sabe as coisas não começam a melhorar..
      Aliás, segundo um dos Tucapetralhas, hoje Ministro do Temer-rato, o PSDB é mais esquerda do que o PT….

      veja o video

      https://www.youtube.com/watch?v=gLjfJyEn3Bs

  5. Da Lei 8112 de 11/12/90.

    Art. 116. São deveres do servidor:

    I – exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II – ser leal às instituições a que servir;

    III – observar as normas legais e regulamentares;

    IV – cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    O Juiz Sérgio Moro conhecedor das Leis sabia o que estava fazendo ao consultar o Presidente do TRF-4, antes de cumprir a ordem de soltura do Sapo Canalha, “manifestamente ilegal”.

    A imprensa com raras exceções diz que todos erraram, inclusive o heroico Juiz Moro, ninguém quer saber que seus atos estão amparados na Lei.

    Viva o Juiz Sérgio Moro!

    • CONFRONTANDO OS INCISOS I e III, ACIMA:

      MARCO AURÉLIO MELLO, DO STF: MORO COMETEU CRIME

      Em entrevista ao portal Sul 21, publicada neste domingo, ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, fez as mais duras críticas já registradas ao juiz Sergio Moro, que conduz a Lava Jato; “Ele não é o único juiz do país e deve atuar como todo juiz. Agora, houve essa divulgação por terceiros de sigilo telefônico. Isso é crime, está na lei. Ele simplesmente deixou de lado a lei. Isso está escancarado. Dizer que interessa ao público em geral conhecer o teor de gravações sigilosas não se sustenta”, afirmou; ele também disse que o STF é a última trincheira da cidadania, afirmou que o ministro Teori Zavascki – e não Gilmar Mendes – é o relator das ações contra o ex-presidente Lula e fez um alerta: “Não podemos incendiar o País”

      https://www.google.com/amp/amp.brasil247.com/pt/247/brasilia247/221933/Marco-Aur%25C3%25A9lio-Mello,-do-STF:-Moro-cometeu-crime

      • Ter comentários lastreados na palavra de MAM é uma piada.

        Basta ler a Lei, bem clara por sinal.

        Moro seguiu todos os incisos do art. 116 da Lei 8112.

        Conta outra!

      • Voltar com este assunto é a coisa mais ridícula que existe. Só um petista apaixonado pelo bandido mor, traria isto como se fosse coisa nova. Aliás, quem lê o 247 não merece a menor consideração. O Bolsonaro agradece, pois ganhou mais uns dois ou três pontos.

      • Paulo III
        Além de falar e denunciar, o que mais fez o Ministro Marco Aurélio?
        Alguma outra atitude?
        Não poderia fazer nada?
        Falou e denunciou para que alguém fizesse algo por ele?

        Tens conhecimento de algo mais sobre o tema?

        Abraço
        Fallavena

  6. Essa senhora é de uma facciosidade abominável, nojenta, ridícula, pior que tabajara. Como é que pode alguém julgar legal um impeachment pilotado pelo pluricriminoso, Eduardo Cunha, preso face à sua alta e intensa periculosidade, que colocou no poder o chefe da sua quadrilha e a sua camarilha que acabaram destruindo o país, o ânimo e o moral do povo brasileiro ? Só mesmo numa república tabajara tudo isso poderia ocorrer impunemente, uma república que aceita ser governada por uma quadrilha já denunciada como tal pela própria PGR, em condições de ser presa com o término do mandato dos me$mo$, aos quais foi fado todo o tempo do mundo para vender todas as riqueza dos país . Como se vangloriar de uma canalhice abominável dessa, senão em estado de demência ? É como se pelo fato que ser contra o Lula e seu PT, e para atingi-los, valesse tudo contra todos, culpados e inocentes. Não foi o povo que escolheu candidatos bandidos, mas, isto sim, os partidos que impuseram a todos o ruim e o pior, como de costume.

    • Sim, voltou a Lombriga de Leão. A Dilma não só deveria ter sido afastada, como o foi, como deveria ter sido fuzilada com metralhadoras cubanas. A idiotice passou por todos os patamares da ignorância e chegou ao ponto final do inferno.

      • Paulo mandado, seja homem. Coloque aí o seu próprio nome nas merdas que vc escreve neste espaço, nas ofensas que vc pratica diariamente por aqui. É de indignar qualquer um as bestialidades, ofensas, facciosidade, covardia, ódio, revanchismo, vingança entre tantos outros sentimentos negativos que qualificam a mais baixa animalidade, que transitam por aqui sem resposta.

    • Parabens pelo raciocínio. Há alguém aqui que não está acometido da doença do ódio ao Lula e ao PT. Infelizmente esta tribuna foi contaminada pelos seus colunista. O ódio reina aqui. E os seguidores e comentaristas ídem. Já fui leitor diário. Larguei. A imparcialidade o o jornalismo de raiz saíram pelas portas dos fundos deste veículo já faz tempo. Joseph Pulitzer se pudesse ler as matérias jornalisticas no Brasil da atualidade daria rizadas.

      • o luiz inácio é odiado e tem que agradecer de estar preso porque se anda nas ruas, será apedrejado pelos seus crimes, por isso agradeça por ele porque o puto é mais burro que uma pedra, e não agradecerá nunca.

        Não defendas bandido para não parecer com ele.

    • Esse cara tem-se revelado como um canalha da pior espécie! O fecalóide confunde “ad rem” com “ad homini”, ator com homem e personagem. Vomitivo esse abjeto!
      Ele acha que blog é papel higiênico ou mural de penitenciária!

  7. na verdade, o título da matéria está “torcido”.

    “Nova “Operação Tabajara” do PT jogou a Justiça brasileira num ridículo atroz”.

    Quem jogou a justiça no descrédito foi um de seus desembargadores, o des. Favreto. Sem seu ato nenhum dos outros aconteceria.

    Vale a pena assistir o vide abaixo.
    https://www.youtube.com/watch?v=YxnjqbflVF8

    As reações ao “descuido” praticado pelo desembargador já está voando longe.

    Fallavena

  8. A “OPERAÇÃO LULA LIVRE” passou a mim a impressão que foi intencionalmente tramada e que se transformou em “OPERAÇÃO TABAJARA” graças ao caráter e ao conhecimento jurídico do juiz SÉRGIO MORO e dos desembargadores do TRF-4, de Porto Alegre/RS.

    A cronologia dos fatos confirme isso, inclusive por terem ocorrido durante o recesso forense e a copa do mundo de futebol.

    A meu ver, ficou patente que o início (momento zero) da “OPERAÇÃO LULA LIVRE” ocorreu na concessão pelo ministro petista TOFFOLI do habeas corpus (habeas corruptos)_ para JOSÉ DIRCEU – SEM QUE NENHUM CIDADÃO O TIVESSE REQUERIDO.

    Esse ato, está evidente, foi para que JOSÉ DIRCEU assumisse a coordenação da “OPERAÇÃO LULA LIVRE” – fato que se consumou.

    Ficou patente que a gravação de JOSÉ DIRCEU festejando a “libertação” do Lula já estava no prelo antes de noticia da decisão do desembargador petista Favretto para o distinto público, decisão essa que pareceu redigida por muitas mãos e cabeças coroadas do petismo.

    Assim, a impressão que tivemos foi que a ‘OPERAÇÃO LULA LIVRE” já estava pronta antes mesmo da libertação de JOSÉ DIRCEU por seu velho comandado TOFFOLI.

    Os fatos ocorridos indicam que foi um plano montado com muita antecedência e, o que a PETRALHADA não contava, era com o elevado grau de conhecimento jurídico e firmeza de atitudes de MORO e dos DESEMBARGADORES leais ao Brasil e às instituições perante o caso.

    Daí, a “OPERAÇÃO LULA LIVRE” se transformou em medíocre e vulgar “OPERAÇÃO TABAJARA”.

    • celso
      Sua avaliação tem plausibilidade.
      Enumera fatos em ordem cronológica.
      E uma das certeza mais certas é a de que o documento produzido para a soltura do “capu” foi a muitas mãos. certamente levou de casa e só assinou no local de trabalho.

      Até ai a vigarice está registrada. O que me deixa irritado, profundamente irritado, é pensar que poderá nada acontecer com ele.

      Reprimenda? Chamada de atenção e licença forçada?

      Qualquer atitude que não seja a de afastamento pleno da função, contribuirá, ainda mais, para fragilizar a já cabisbaixa justiça em nosso país.

      A punição precisa ser severa, rápida e exemplar. Se assim não for, a justiça estará confirmando que o crime compensa!

      Fallavena

  9. A Carmen Lúcia disse que a justiça saiu desgastada. Nossa justiça já está desmoralizada há muito tempo. O que esperarmos do STF, para mim nada. Há pouco tempo foi divulgado que tem um processo que está 40 anos para ser julgado. O hino do STF deveria ser: inúteis nós somos inúteis.

    • Poderia sim, é só ver a lambança petralhada que ele fez.
      A propósito, se fosse em um Páis um pouco sério, sairia do Tribunal direto para o Camburão e de lá para um Presídio de Segurança Máxima
      Ah. mas se fosse lá na Indonésia, as coisas seriam bem piores

  10. A expressão “absolutamente incompetente” não tem nenhum sentido pejorativo, como o artigo quer dar a entender. É uma expressão jurídica, significando que o desembargador agiu fora de sua competência legal. E foi o caso, ele não poderia dar liminar contra uma decisão que já havia passado por uma turma do tribunal federal e que agora está na esfera do STJ, aguardando julgamento do recurso especial, fingindo que o cumprimento da pena decorrente de acórdão do TRF4 seria uma arbitrariedade da vara de execução. Dizer que Favreto agiu com incompetência absoluta é se expressar tecnicamente, apenas isso.

  11. A Sra. Eliane Catanhede na sua mediocridade pomposa menciona duas coisas interessantes: primeiro a operação tabajara foi “político partidária” – ela não vê o aspecto ideológico -, talvez por incapacidade intelectual para tal. Segundo: diz que o Jair Bolsonaro vai tirar uma “casquinha” – como se o candidato que está em primeiro lugar nas pesquisas fosse um “Zé Ruela” qualquer. Essa jornalista foi atropelada pelo trem da história e ainda não recuperou os sentidos.

  12. A “notícia” divulgada por Paulo III, às 8:25PM, “MARCO AURÉLIO MELLO, DO STF: MORO COMETEU CRIME “,
    é de 20 de março de 2016 !

    Mais de 2 anos atrás!

    Confiram o link que ele apresenta.

    Ele tenta divulgar como se tivesse sido dada essa declaração pelo ministro Marco Aurélio agora, em relação ao caso deste domingo 8/7/2018.

    O desespero da organização criminosa petista é tão grande que seus defensores estão perdidos no tempo e no espaço.

  13. Discutir com petista é inócuo, eles não possuem discernimento e ética alguma. Parabéns Sérgio Moro por colocar o desembargador petista no seu devido lugar. Favreto é um idiota completo e mau caráter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *