Nova pesquisa Ibope já mostra Ciro empatado com Marina em segundo lugar

Resultado de imagem para candidatos 2018 charges

Charge do Nani (nanihumor.com)

Por G1, Brasília

O Ibope divulgou nesta quarta-feira (5) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Sobre esse levantamento, o Ibope divulgou a seguinte nota: “Como informado ontem, na pesquisa de intenção de votos realizada entre os dias 1 e 3 de setembro, para seguir as decisões decorrentes do indeferimento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, que proibiram, entre outras coisas, que o ex-presidente participasse, como candidato, de atos de campanha, o Ibope deixou de aplicar o questionário em que o nome de Lula aparecia como postulante ao cargo de presidente da República, como constava do registo da pesquisa feito no TSE.

O instituto pesquisou apenas o cenário em que o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente pelo PT, aparecia juntamente com os candidatos que pediram registro. O Ibope indagou ao TSE se este procedimento estava correto. No entanto, em sua decisão de hoje, o ministro Luiz Felipe Salomão explicou que, segundo a lei, o TSE está impedido de responder a consultas como essa durante o período eleitoral.

BOLSONARO À FRENTE – Diante da resposta do TSE e convicto de que agiu de boa fé e dentro da lei, e, ainda, no intuito de não privar o eleitor de informações relevantes sobre a situação atual das intenções de voto na eleição presidencial, o Ibope, decidiu liberar os resultados da pesquisa para divulgação, decisão que contou com o apoio dos contratantes TV Globo e o ‘Estado de S.Paulo’.”

Vamos aos números: Jair Bolsonaro (PSL): 22%; Marina Silva (Rede): 12%; Ciro Gomes (PDT): 12%; Geraldo Alckmin (PSDB): 9%; Fernando Haddad (PT): 6%; Alvaro Dias (Podemos): 3%; João Amoêdo (Novo): 3%; Henrique Meirelles (MDB): 2%; Guilherme Boulos (PSOL): 1%; Vera Lúcia (PSTU): 1%; João Goulart Filho (PPL): 1%; Cabo Daciolo (Patriota): 0%; Eymael (DC): 0%; Branco/nulos: 21%; Não sabe/não respondeu: 7%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral e o primeiro depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura de Lula.

PESQUISA ANTERIOR – No levantamento anterior, feito de 17 a 19 de agosto, os percentuais de intenção de votos no cenário em que o candidato do PT é Haddad foram os seguintes: Bolsonaro, 20%; Marina, 12%; Ciro, 9%; Alckmin, 7%; Haddad, 4%; Alvaro Dias, 3%; Eymael, 1%; Boulos, 1%; Meirelles, 1%; Amoêdo, 1%; Cabo Daciolo, 1%; Vera, 1%; João Goulart Filho, 1%; Branco/nulos: 29%; Não sabe/não respondeu: 9%.

Sobre a última pesquisa, a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, foram ouvidos 2.002 eleitores, entre 1º e 3 de setembro. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro

SEGUNDO TURNO – Ciro 44% x 33% Bolsonaro (branco/nulo: 19%; não sabe/não respondeu: 4%); Alckmin 41% x 32% Bolsonaro (branco/nulo: 23%; não sabe/não respondeu: 4%); Bolsonaro 33% x 43% Marina (branco/nulo: 20%; não sabe/não respondeu: 3%); Haddad 36% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 22%; não sabe/não respondeu: 5%)

O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices: Bolsonaro: 44%; Marina: 26%; Haddad: 23%; Alckmin: 22%; Ciro: 20%; Meirelles: 14%; Cabo Daciolo: 14%; Eymael: 14%; Alvaro Dias: 13%; Boulos: 13%; Vera: 13%; Amoêdo: 12%; João Goulart Filho: 11%; Poderia votar em todos: 1%; Não sabe/não respondeu: 10%.

3 thoughts on “Nova pesquisa Ibope já mostra Ciro empatado com Marina em segundo lugar

  1. Ibope faz 2000 entrevistas em um universo de 178 milhões de eleitores num país de enormes diversidades, com margem de erro de apenas 2%.

    E ainda faz previsões malucas para o segundo turno uma outra e nova eleição, com os dois candidatos com igualdade de tempo de TV e nos debates.

    O Ibope consegue errar até pesquisas de boca de urna.

    Piada do milênio!

  2. Ibope, desmoralizado, solta sua pesquisa mutilada

    O jogo foi jogado escandalosamente pela Globo e pelo Ibope, divulgando uma pesquisa escandalosamente fajuta, porque dirigida a dar um resultado que não condiz com a realidade política revelada, pelo próprio instituto de pesquisa, ao apontar 37% de preferência por Lula.

    Haddad com 6% e um decréscimo de 2% apenas nas respostas não sabe/não respondeu isso significaria que apenas um em cada seis eleitores de Lula votaria em Fernando Haddad.

    É tão ridículo que não pode ser levado a sério.

    O jogo é exatamente este: apresentar Haddad como inviável, quando o seu “problema” é exatamente a falta de comunicação de que será o candidato de Lula, a confirmar-se a exclusão do ex-presidente da disputa eleitoral.

    Até a pesquisa do XP/Itaú admite que a transferência para Haddad passa do dobro.

    Para iludir o eleitorado de classe média ainda progressista, inflaram Ciro, que não atinge este percentual de 12% em nenhuma pesquisa.

    Não tenha ilusões: a guerra mal começou e eles contam começar a vencê-la com o desânimo que injetam com este “desparecimento” dos votos de Lula.

    É por isso que não podem divulgar o quanto eles são e são muitos e cada vez mais.

    O melhor candidato “deles” tem apenas um quinto do eleitorado e não consegue atrair o voto dos outros.

    Nunca tiveram seu “campeão” com tão poucos votos: nem Serra, nem Alckmin, nem Aécio, nem Marina, como segundo colocado com proporção tão baixa.

    https://goo.gl/QyruyL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *