Nova pesquisa presidencial do Ibope terá Lula e Haddad como candidatos

Resultado de imagem para pesquisa charges

Charge do Thiago Rechia (Arquivo Google)

Lauro Jardim
O Globo

O Ibope está registrando hoje sua primeira pesquisa eleitoral já com os candidatos a presidente definidos.  A pesquisa, encomendada pela Rede Globo e por “O Estado de S. Paulo”, será divulgada na noite de segunda-feira que vem.

Serão treze os candidatos nas listas. Haverá duas simulações. Uma, com Lula na cartela apresentada aos eleitores. A outra lista terá Fernando Haddad como candidato do PT.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Lauro Jardim está anunciando o fim de uma polêmica. Já divulgamos aqui na Tribuna da Internet a resolução do TSE sobre pesquisas. Diz que “a partir das publicações dos editais de registro de candidatos, os nomes de todos os candidatos cujo registro tenha sido requerido deverão constar da lista apresentada aos entrevistados durante a realização das pesquisas”. A partir daí, começou um tititi de que as pesquisas não poderiam incluir Haddad como candidato, e os próprios institutos estavam indecisos. Explicamos aqui na TI que não havia base para excluir Haddad, porque a resolução do TSE não proíbe a inclusão de nomes que não são candidatos, apenas obriga a presença de todos os registrados no TSE. Ou seja, como dizia Caetano Veloso, é proibido proibir (o que já não seja legalmente proibido). (C.N.)

 

9 thoughts on “Nova pesquisa presidencial do Ibope terá Lula e Haddad como candidatos

  1. Uma perfeita palhaçada da Globo e do Estadão e de quem dá apoio a esse tipo de imbroglio. O dinheiro roubado pelo PT está correndo solto para comprar a imprensa sem escrúpulos.

    • É a Grobo querendo confundir com sua campanha escrota contra o Boslonaro. Esquecem que ao confundir estão prejudicando o país, os brasileiros.
      Que tal uma campanha de apagão da Grobo. Qualquer coisa assim: Desligue o plim-plim! Diga sim á moral, mude de canal!

  2. Tem como acreditar na imprensa desse jeito? Querem é ver o Brasil pegar fogo, quanto pior melhor, mais matérias para publicar. De fato, hoje se tem a certeza absoluta que a imprensa brasileira é vendida, partidária e ideológica. Não estão a serviço da verdade e dos brasileiros.

    • Essa sim vale:
      Pesquisa da Record mostra Bolsonaro disparado na frente

      “A pesquisa foi feita pelo instituto Realtime Big Data para a Record TV e divulgada ontem a noite:

      Estimulada (mostrando os nomes)
      Bolsonaro, 21%; Marina, 11%; Alckmin,9%;Ciro, 8%. Todos os demais estão abaixo disto, inclusive Frnando Haddad, PT, o poste de Lula.

      A Record TV também apresentou números sobre pesquisa espontânea, além de cenários com Lula incluído, primeiro e segundo turnos. Se o leitor quiser examinar tudo isto em detalhes, embora seja pura perda de tempo, CLIQUE AQUI e leia matéria do jornal da Record TV, no caso o Correio do Povo, Porto Alegre. ”

      http://polibiobraga.blogspot.com/2018/08/pesquisa-da-record-mostra-bolsonaro.html

  3. O programa Roda Viva de ontem dedicou a primeira parte e quase toda a segunda a falar mal de Bolsonaro.

    Via-se, ou entrevia-se, nas palavras dos cinco convidados, diante dos índices das pesquisas eleitorais favoráveis ao candidato, expressões tais como: “como evitar”, “o perigo”, “se Fulano não subir nas pesquisas, vai ser difícil conter” e coisas do gênero.

    Isso sem falar nas rotineiras acusações contra o candidato de práticas de homofobia, misoginia, violência, fora, subliminarmente ou não, chamá-lo de burro, ou fascista, em contraponto à maioria dos militares que não fazem, na opinião dos convidados, jus a essas injúrias.

    É de se perguntar: “Pode isso, Arnaldo?”

  4. Concordo com a opinião de que é válido incluir Haddad numa pequisa de intenção de votos, já que a legislação obriga, apenas, que devem constar todos os candidatos, não impedindo que outros nomes sejam incluídos. Mas parece que não é isso que estão querendo fazer, A proposta é fazer duas pesquisas, Na primeira com os 13 candidatos e na segunda,o nome de Lula seria substituído pelo de Haddad. Sendo assim, não estará dando cumprimento á determinação de aparecer todos nos candidatos.

  5. SINCERAMENTE,EU DEVO SER UM INDIVÍDUO MUITO IGNORANTE,PORQUE NÃO CONSIGO ENTENDER COMO UM UM HOMEM NA SITUAÇÃO DO LULA,AINDA TOME TEMPO NA MÍDIA COMO UM PRETENSO CANDIDATO. ISSO ME CHEIRA CHIQUEIRO MORAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *