Nova pesquisa traz eleição em aberto, porque 28% ainda podem mudar o voto

Resultado de imagem para Indecisos charges

Charge de Renato Peters (Arquivo Google)

Carlos Newton

A pesquisa realizada pelo Ibope para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira, dia 26, mostra que não houve variação em relação ao levantamento anterior, feito no dia 24, segunda-feira. Na pesquisa espontânea, que é a mais precisa, com o entrevistador indagando em quem o eleitor pretende votar, os resultados são os mesmos, com variações de apenas um ponto, dentro da margem de erro de dois pontos.

O CNI/Ibope mostra que a eleição continua sendo vencida pelos indecisos (20%), brancos e nulos (17%) e outros (2%), totalizando 39% dos eleitores, ante 38% do levantamento anterior.

TUDO IGUAL – Como no resultado da pesquisa estimulada (ou induzida) Jair Bolsonaro também estagnou na espontânea, ficando com 24% das intenções de voto. Haddad continuou com 15%, Ciro permaneceu nos 7% e Lula caiu de 6% para 5%.

Em seguida, vem Alckmin, que caiu de 4% para 3%, enquanto Marina Silva e João Amoêdo pararam em 2% cada. Em seguida, Alvaro Dias e Henrique Meirelles mantêm 1% cada, e o resto dos candidatos, inclusive Guilherme Boulos, nem chega a pontuar.

O mais interessante da pesquisa veio em outro quesito, mostrando que 28% dos eleitores podem trocar o voto na última hora, fato que, por si só, retira a confiabilidade de qualquer pesquisa, de qualquer instituto. É uma circunstância que demonstra uma eleição ainda em aberto, em que tudo pode acontecer ou permanecer tudo como está hoje.

###
P. S.  
A única certeza é de que esta é a eleição mais maluca de todos os tempos, em que os dois candidatos mais detestados estão na frente e um deles será eleito. Acredite se quiser, diria o genial jornalista e artista plástico Robert Ripley. (C.N.)

20 thoughts on “Nova pesquisa traz eleição em aberto, porque 28% ainda podem mudar o voto

  1. É muito curioso ver como as pesquisas são questionadas, com sobradas razões, mas ao fim e ao cabo a maioria acaba se deixando levar por elas. O que só pode ser explicado pela “mentalidade de rebanho”, mesmo…

    Fica a nítida impressão de que essa polarização foi construída artificialmente. Até pelo fato de cristalizar em polos opostos justamente as facções mais rejeitadas pelo conjunto do eleitorado, como lembra o CN.

    Há uma ordem nesse caos, algum método nessa “maluquice”…

  2. REITERANDO PARA FIXAR:
    Há escolhas na vida que a gente as faz, mas nunca revela à escolhida ou a outrem, qual afinidade determinou tal preferência. Na política, também, esse tipo de opções inconfessas são, via de regra, por demais corriqueiras.
    Todos sabem que o centrão homizia os corruptos de quatro costados da política nacional. Logo, na hora de optar por uma coalizão, no segundo, é claro: os ratões vão-se entrelaçar e misturar com o candidato que apresenta um histórico de maior complacência com safadezas. Alguém sabe ao qual me estou referindo?
    Isso mesmo, Alex Cardoso já sacou!

  3. Estamos morrendo todos os dias, um pouco de cada vez, sera que a sociedade brasileira e tao perversa que o que importa a eles E continuarem a ser uma casta diferenciada do povo brasileiro? ,Ha mais de 35 anos o Brasil caminhava e levava tombos, antigamente era a ditadura que matava, a pouco tempo atras chegou a vez dos revolucionarios esquerdistas que dominaram o pais por mais de 16 anos, e so roubaram mais escancarado do que os tucanos e os velhos politicos do pmdb mas muitas vidas se perderam nos ultimos 20 anos, e agora estamos matando os proprios brasileiros com a falta de seguranca, a falta de hospitais e escolas para o futuro das nossas criancas, e agora em 2018 vem a mesma corja nefasta querer se perpetuar no poder , sao todos farinhas do mesmo saco….entao na minha opiniao o meu voto e BOLSONARO

  4. Vamos votar no Lula:

    ““Em 1990, quando criamos o Foro de São Paulo, nenhum de nós imaginava que em apenas duas décadas chegaríamos onde chegamos. Naquela época, a esquerda só estava no poder em Cuba. Hoje, governamos um grande número de países e, mesmo onde ainda somos oposição, os partidos do Foro têm uma influência crescente na vida política e social.
    Os governos progressistas estão mudando a face da América Latina. (…) Em tudo que fizemos até agora, que foi muito, o Foro e os partidos do Foro tiveram um grande papel que poderá ser ainda mais importante se soubermos manter a nossa principal característica: a unidade na diversidade. (…) Sob a liderança de Chávez, o povo venezuelano teve conquistas extraordinárias, as classes populares nunca foram tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade. (…) Tua vitória será a nossa vitória.””
    (Mensagem do Lula em apoio ao Hugo Chaves, 2012)

  5. É aí que entra a Chapa dos Sonhos: Ana Amélia / Alckmin. Vamos votar útil em Geraldo Alckmin e eliminar de vez a possibilidade do PT voltar ao poder. Alckmin é um sujeito sério, honesto, simples e EXCELENTE GESTOR!!!

    P.S.: – Deve-se evitar votar no PORCO RACISTA que é um estuprador de mulher bonita(jamais estuprou mulher feia ou negra) o VICE tem ódio a índio e viado. Se eleito fosse, o TROGLODITA Bolsonaro levaria o país ao caos total.

  6. Aproveitando uma carona do P.S. do C.N., O grande ator de filmes faroestes Jack Palance, aqui no Brasil ele tinha um programa na antiga TV Manchete que se chamava ACREDITE SE QUISER. Aproveitando a deixa parece que o eleitor ainda não percebeu que, esta é uma eleição mais maluca que já se viu em todos os tempos, em que os dois candidatos mais detestados estão na frente e um deles corre o risco de ser eleito. JÁ IMAGINOU, UM ADDAD DO PT DIRIGINDO O BRASIL… SAI DE BAIXO!!!

    P.S.:- O PT é a ESCURIDÃO, o Bolsonaro é um SALTO NO ESCURO. A responsável pelos 13 milhões de desempregados é a Dilma. E quem escolheu o Temer foi o PT, duas vezes.

  7. A opinião de muitas pessoas que sabem ler e entendem o que acabaram de ler, acham que a eleição se apresenta dogmática: ou eleitor é CONTRA corrupção ou é a FAVOR da corrupção.

    Escolha o seu grupo.

    • Grande parte do eleitorado brasileiro não vota em Projeto Político: ou porque não sabe que bicho é isso; ou quando o conhece, simplesmente, não acredita.
      Agora imagine um energúmeno cuja meta ideológico é segregar pretos, mulheres, gays etc.

  8. Já tivemos mais de 200 pesquisas este ano. Se em média entrevistaram 2000 pessoas então teriam conversado com 400.000 eleitores.
    Alguém conhece algum entrevistado????
    Quem audita os pesquisadores?
    O pesquisador pode selecionar os entrevistados antes perguntado se vota neste ou naquele candidado e rejeitando que for do Bolsonaro????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *