Novo vexame! Lewandowski paralisa julgamento que Lula perdia por 7 a 1

Resultado de imagem para lewandowski charges

Charge do Nani (nanihumor.com)

José Carlos Werneck

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, pediu “vista” nesta sexta-feira, interrompendo o julgamento de um recurso impetrado pelos advogados de Lula contra a prisão após condenação em segunda instância. O julgamento do recurso estava sendo decidido no plenário virtual, em que os ministros votam pelo computador. Diante do pedido de vista feito pelo ministro Ricardo Lewandowski, a questão irá para o plenário físico, onde os ministros se reúnem presencialmente.

No plenário físico, o julgamento começará de novo e todos os ministros votarão, inclusive os que játinham se manifestado no plenário virtual e poderão modificar seus votos. Antes do pedido de vista, o placar estava 7 a 1 contra o recurso. Se no novo julgamento o recurso for aceito, Lula ganhará a liberdade.

DEPENDE DE TOFFOLI – De acordo com o Regimento do Supremo Tribunal Federal, quem vai marcar a data do novo julgamento é o ministro Dias Toffoli, novo presidente do STF, que tomou posse na tarde de ontem.

A votação no plenário virtual teve início no último dia 7 e terminaria às 23h59 de hoje. Faltavam votar os ministros Celso de Mello, Luiz Fux e o próprio Lewandowski, que alegou ter pedido vista diante da divergência apresentada pelo ministro Marco Aurélio Mello, o único a se manifestar contra a manutenção da prisão.

No recurso, os advogados de Lula pediram que o Supremo considere inadequada a ordem de prisão, alegando que o juiz não indicou os motivos para a necessidade de prender o réu. Segundo eles a prisão em segunda instância foi permitida, mas não pode ser automática, já que os juízes precisariam esclarecer as razões para prender alguém enquanto ainda houver recurso pendente de julgamento.

ENTENDIMENTO – O relator do caso, ministro Luiz Edson Fachin, enviou o processo para julgamento no plenário virtual por considerar que não há mais necessidade de discussão do assunto, porque o Supremo já consolidou o entendimento de que é possível executar a pena desde a condenação confirmada por tribunal de segunda instância.

Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4a Região a uma pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá.

O ministro Marco Aurélio Mello, único a votar a favor da liberdade de Lula, entendeu que o réu não poderia ter sido preso sem que o juiz justificasse a necessidade da prisão.

“Procede a irresignação, considerada a omissão verificada, ante o fato de a ordem de prisão ter sido implementada automaticamente, a partir do esgotamento da jurisdição em segunda instância, sem fundamentação adicional sobre a adequação da medida no caso concreto”, opinou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Mais um vexame, mais um papelão do ministro Ricardo Lewandowski, que age abertamente, fazendo o possível e o impossível para favorecer Lula, inclusive afrontar as leis que o proíbem de atuar em julgamentos do ex-presidente, por ser seu amigo pessoal. Se tivesse dignidade e vergonha, Lewandowski devia se declarar suspeito e não participar do processo. (C.N.)

21 thoughts on “Novo vexame! Lewandowski paralisa julgamento que Lula perdia por 7 a 1

  1. Não há mais vergonha !Um culpado será sempre culpado.Mesmo solto Lula não vai parar de perturbar e desestabilizar o país. Só uma reforma no direito penal e na legislação vigente,com o endurecimento das leis e penaser.Quem vive em sociedade deve trabalhar em harmonia com seus pares.Os indivíduos que não querem o desenvolvimento e não respeitam a ordem não merecem liberdade São anti-sociais e perniciosos ao meio.

  2. Isso ja estava pra acontecer, hoje foi o dia dos supremos…o Gilmar mandou lotar o tucano Beto Richa e agora o Lula vai ser solto,alguem ainda tem duvida?

  3. A atitude desse mini nistro, que utilizou a Constituição como papel higiênico naquele célebre julgamento do impeachment da Dilma, é só um pequeno exemplo do legado petista que apodreceu o país.

  4. No comentario anterior , o correto seria O Gilmar mandou soltar o tucano Beto Richa.
    Agora vou torcer pro Bolsonaro ganhar logo no primeiro turno, por que se nao vamos ter novamente as urnas dando a vitoria ao PT novamente. As famosas Urnas que nao tem como serem fraudadas.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • O GRANDE e MAIOR desafio que os brasileiros de respeito têm pela frente
      é o de enfrentar ”’urnas”’ ”’eletrônicas”’ altamente F.R.A.U.D.Á.V.E.I.S !!!

      ainda vai nascer quem seja capaz de convencer-me, no Brasilzim atual, de que transferir votos do candidato 9384 para o candidato 6729, ou que numerais tenham, é algo impossível.
      qualquer menino, bem formado pelas USP, UNICAMP, IME, ITA, e muitos outros mais da vida, fará isto com presteza de deixar-nos de queixo-caído.

      Em 1992 – faz 26 anos! – o que vi fazer um jovem de um escritório de Contabilidade, apenas usuário de um computador, foi uma prévia do que DEVE ESTAR acontecendo nos dias atuais.

      o avanço da Informática e suas tecnologias nesse lapso de tempo reforçam esta minha certeza.

      esse tal de stf está PRENHE de P.R.O.S.T.I.T.U.T.O.S !
      quem NÃO SABE, LEIA,
      nos Dicionários Houaiss, Michaelis e Aulete, no verbete próprio, acepções 4, 2 e 2, respectivamente,
      o significado de P.R.O.S.T.I.T.U.T.O !!!

  5. Caro Werneck

    Seus artigos em profusão meteórica nos alimentam com mais alto nível de informação e lógica.

    Bolsonaro tem um plano de aumentar o número de ministros do STF de 11 para 21.

    Deste modo quebraria e enfraqueceria a tendência bolivariana do STF.

    Bolsonaro malandramente disse e desdisse tal projeto, mas tenha certeza que irá implantá-lo.

    O primeiro a ser indicado seria o Sérgio Moro de modo a “esbofetear” certas figuras carimbadas.

    Vamos torcer para que o Brasil se aprume!!

  6. “Mais um vexame, mais um papelão do ministro Ricardo Lewandowski, …”

    -O comportamento do Ministro não deveria causar surpresa ou censura, pois todos nós sabemos a história, os princípios éticos e a origem dele.
    -Quem já morou em sítio sabe que é ingenuidade esperar que um porco pare de fuçar a lama quando a acha disponível; portanto, não devemos esperar que ele mude de comportamento, nem esperar coisa diferente da sua natureza.

    -O deveria causar tais aversão e indignação deveria ser o comportamento, o silêncio, a conivência e a criminosa OMISSÃO DOS SEUS PARES, pessoas que chafurdam com ele na mesma pocilga, que dividem as trufas no mesmo prato, que assistem a Constituição ser rasgada toda a semana e que, ainda assim, são tratados pela imprensa como se fossem diferentes dele e se comportam como se nada tivessem com a miséria e o caos reinantes!
    -Serão mesmo diferentes?
    -Ou serão todos da mesma igualha?
    -Existe salvação para os brasileiros dentro da Lei, quando vemos que a Instituição e as autoridades responsáveis por resguardá-la estão usando a Carta como pano de xxx ?

  7. Gilmar liberou os tucanalhas todos inclusive o bandido Beto Richa, então tem mais é que liberar o vagabundo do Molusco. Isto aqui é uma esculhambação. Não sei como o Cunha ainda está preso. Terra de bandidos, não tem mais jeito com o Brasil. Sorte de quem mora longe disto aqui. Se eu tivesse condições iria embora deste lugar e nunca mais nem queria ouvir notícias. E como disse o câncer do país, onde estão os maiores vagabundos deste país é no Judiciário. Político perto do Judiciário é anjinho.

  8. Judiciário sempre foi a garantia de liberdade para bandidos no país. Só pegam ladrão de galinha e de supermercado. O STF é a maior organização criminosa do país, não tenho dúvidas.

  9. dignidade e vergonha ?

    quando é que um PROSTITUTO saberá o que são ?

    e quem NÃO SABE, L.E.I.A,

    nos Dicionários Houaiss, Michaelis e Aulete, no verbete próprio, acepções 4, 2 e 2, respectivamente,
    o significado de P.R.O.S.T.I.T.U.T.O !!!

    e há quem diga que é, também, UM CAFAJESTE !!!

  10. Já disse aqui.
    Esses pseudos juízes do STF, serão os responsáveis de uma possível interrupção da nossa frágil democracia.

    Como se diz no popular, vão se lascar, estão abusando…..

  11. Cheguei a digitar alguma coisa. Desisti. O que dizer de Ricardo Levandovski? Petista? Desprovido de vergonha? Faccioso? O que acrescentará? Apenas melancolia em viver num país com tantas potencialidades e tantas misérias. A bastilha foi recreação …

  12. E a soltura do Beto Richa, por determinação do Gilmar Mendes? Uma antecipação do que está por vir após as eleições?
    Certamente isso irá fortalecer muito a candidatura do Alckmin…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *