Novos presos da Operação Lava Jato começam hoje a depor

Wellton Máximo
Agência Brasil

Os investigados na 14ª fase da Operação Lava Jato, com prisão temporária, tiveram o depoimento adiado para esta segunda-feira (23). Segundo a Polícia Federal, o adiamento foi necessário porque delegados e agentes que haviam viajado para cumprir os mandados de busca e de apreensão não conseguiram retornar a Curitiba na sexta-feira. Algumas diligências em São Paulo, informou a PF, terminaram apenas no fim da noite de sexta-feira.

As investigações que resultaram na 14ª fase da Operação Lava Jato revelam que as empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez lideravam o cartel de empreiteiras que superfaturavam contratos da Petrobras.

Originalmente, os investigados com prisão temporária decretada seriam ouvidos no sábado pelos delegados da PF encarregados das investigações da força-tarefa da Lava Jato. Já os depoimentos dos investigados com prisão preventiva estão mantidos para o decorrer desta semana. Entre eles, estão os presidentes das duas construtoras maiores construtoras do país, Marcelo Odebrecht e Otávio Marques Azevedo.

Estão em prisão temporária Alexandrino de Salles e Cristiana Maria da Silva Jorge, da Odebrecht; e Antônio Pedro Campelo de Souza e Flávio Lucio Magalhães, da Andrade Gutierrez. O prazo das prisões temporárias acaba na terça-feira (23), mas pode ser prorrogado por cinco dias.

De acordo com a Justiça Federal no Paraná, já foram apresentados pelos advogados dos presos vários pedidos de libertação dos executivos e dirigentes das empresas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Os advogados de Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo têm de mostrar serviços e vão metralhar a Justiça com pedidos de habeas corpus e mandados de segurança, recorrendo ao Tribunal Regional Federal, ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo. Mas o retrospecto lhes é desfavorável. A única libertação tinha sido a do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, mas o juiz Sérgio Moro insistiu e ele voltou para a cadeia. (C.N.)

 

3 thoughts on “Novos presos da Operação Lava Jato começam hoje a depor

  1. Sei não se os advogadões não vão partir para a supressão de instâncias. Devem ir diretamente ao STF onde, um grandão já disse, poderosos se garantem. Se pedirem os HC em Porto Alegre, dançarão. NO STJ, pode ser que sim, pode ser que não. Mas com a bancada de defesa no STF, o sucesso é certo.

  2. Antes de ir se refrescar nos ares curitibanos, o Carlos Uzeda saiu da OAS e foi para a Zetta, recém criada pelo Grupo Friboi…. Aposto uma caixa de Brahma para quem souber quem foi o elo de ligação…

  3. MARCELO ODEBRECHT, PRESIDENTE DO GRUPO ODEBRECHT, PRESO NA LAVA JATO
    Em 01.02.2010 o jornal O Estado de São Paulo publicou uma entrevista com o mesmo, em que foi publicado: “ Empresário de opiniões fortes, Marcelo fala sobre sua relação com o pai e o avô, corrupção e ligações com o governo”.
    Entrevista publicada na página N6, do Caderno Negócios. Tenho a página do jornal impresso no meu arquivo.
    Manchete da entrevista: BOTA QUEM TEM CULPA NA CADEIA (FRASE DE UMA RESPOSTA DELE, MARCELO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *