Números do Datafolha sinalizam segundo turno entre Bolsonaro e Ciro

Resultado de imagem para CIRO E BOLSONAROPedro do Coutto

A pesquisa do Datafolha, publicada hoje pelo O Globo e divulgada na noite de ontem pela TV Globo e Globonews, sinaliza, interpretando-se os números que ela expõe, que, se as eleições fossem hoje, o segundo turno seria decidido entre Jair Bolsonaro e Ciro Gomes. Reportagem de Fernanda Krakovics, edição de hoje de O Globo, destaca com bastante clareza os números assinalados no levantamento. A matéria confronta os índices registrados na pesquisa que antecedeu a esta com os resultados d agora.

O número de votos brancos e nulos, como era esperado, desceu de 22 para 15%. O grau de indecisão encontra-se na escala de 16 pontos.  A meu ver, a tendência dos indecisos, no fundo deve se voltar para os que lideram as tendências atuais.

APENAS CINCO – Ficou claro também que além de Bolsonaro, Ciro, Marina, Alckmin e Haddad, os demais candidatos não têm qualquer possibilidade de êxito. Alvaro Dias, Amoedo, Meirelles cada um alcança 3 pontos. Surpreende a posição de Amoedo que iguala a de um senador e também ao ex-ministro da Fazenda. Vamos aos números principais.

Bolsonaro subiu de 22 para 24%, assegurando no dia 7 de outubro seu passaporte para o desfecho final no dia 28 do próximo mês. Fica a indagação quem o enfrentará.

Na minha interpretação, o adversário, mantida a tendência de hoje, seria Ciro Gomes que subiu de 10 para 13%. Marina Silva, de acordo com o Datafolha caiu de 16 para 11%. Alckmin avançou de 9 para 10. Fernando Haddad progrediu de 4 para 9. Marina Silva foi projetada numa escala descendente, enquanto Ciro e Haddad apresentaram avanço.

DISCREPÂNCIA – É preciso assinalar, contudo, que os números do Datafolha não coincidem com o último quadro divulgado pelo IBOPE. Principalmente quanto a Marina Silva. Porém, a amostra do Datafolha baseia-se em levantamento mais recente e abrangeu mais de 2.800 pessoas, quase o dobro da que foi realizada pelo Instituto presidido por Carlos Augusto Montenegro.

O enigma continua sendo Fernando Haddad. Seu avanço foi sensível e cabe a pergunta sobre qual será seu teto, depois que Lula formalizar expressamente seu apoio a ele. Embora isso possa não ocorrer, tais as diversificações do comportamento do ex-presidente que ainda sonha numa eventual e absolutamente improvável candidatura. Não fosse o inverno de hoje poderíamos dizer que não passava de um sonho de uma noite de verão. É a única interrogação que está atingindo o eleitorado brasileiro.

CIRO E LULA – Mas vale acentuar um aspecto: de todos os candidatos aquele que menos interessa a Lula é Ciro Gomes. Porque isso?

Porque sua vitória possível significará o fim da liderança de Lula junto ao PT. Cabe frisar ainda uma situação. Bolsonaro forte no primeiro turno, é batido por Ciro, Marina, Alckmin no segundo. E no segundo, para concluir, empataria com Haddad. Vale a pena ler a reportagem em O Globo.

23 thoughts on “Números do Datafolha sinalizam segundo turno entre Bolsonaro e Ciro

  1. SEI, E TRUMP IRIA PERDER DE MADAME CLINTON, APOIADA PELO SANTO OBAMA, DE LAVADA

    VAMOS BRINCAR DE ADIVINHAR O FUTURO

    HÁ PESQUISAS E PESQUI$A$$$$$$$$$$$$$

  2. Muita rapidez na análise do Coutto.
    Vamos ter calma. 22 e 15% são o quê? São porcentos ou números. Os dois Bol/Ciro vão para o segundo???. Pesquisa feita Aonde?. Acredito que vai ser Marina e Bolsonaro. Vai dar Marina. Se por acaso for Bolsa e Ciro (Ciro) … Bolsa para valer só ganha no segundo turno para os ridículos Boulos e do Poste.

  3. Neste momento, qualquer projeção sobre segundo turno não passa de especulação dos institutos, principalmente para alimentar as candidaturas do ‘stablishment’. Segundo turno é outra eleição, com as regras do jogo zeradas e igualdade de tempo de propaganda.

  4. Resultados produzidos pelo administrador do Posto Atlantic. Só um cego para não ver a maior embrulhação que estão armando para adulterar as urnas.

  5. Não entendo tanta importância para pesquisas. Nunca acertam.

    Deve ser para divertimento.
    Um lazer xoxo

    Se estivéssemos na Inglaterra ainda se poderia tentar ganhar algum com isso nas bancas de aposta. Ou, o mais certo: com elas perder

  6. Outro dia tive que resolver vários problemas e peguei 2 táxis + 4 App 99.

    Eles relataram que a esmagadora maioria dos passageiros vão votar no Bolsonaro.

    Não existe pesquisa melhor: Falar com motoristas que passam o dia inteiro em contato com o público.

    Quem pode afirmar que essas pesquisas de institutos, mais que manjados, não são feitas nas pernas tudo chutado?

    Se nem as urnas eletrônicas são confiáveis.

    Afinal estamos no Brasil Varonil.

    • “”” … nem as urnas eletrônicas são confiáveis … “””

      N.U.N.C.A FORAM !!!
      Lembrem-se de 2014.
      Cafajesticamente fraudadas por quem
      devia ter vergonha no fucim …
      ainda vai nascer quem me convença do contrário !

      MUITO CUIDADO COM ELAS !!!

    • Experimente conhecer o meio de transporte dos brasileiros: Onibus lotado, trem lotado, Metro lotado…

      Saindo do pseudo-conforto dessa classe que ganha acima de 5 salários mínimos e diz-se eleitor de um candidato medíocre e boçal, há uma coisa nessas terras que ainda é real: O BRASIL.

  7. Dentre tantas inocuidades, ganhará o coronel com os votos migrados do pt. Se são capazes de cultuar as sombras, imaginem se deixarão de bandear-se para a única chance de abiscoitar uma lasca do poder, para continuarem a fazer parte do aparelhamento de instituições públicas.

  8. PePessoal a cada pesquisa política divulgada façam uma conta simples.
    Dividam o número de entrevistados pelo número de cidades, querem ver um exemplo?
    Pesquisa da Globo divulgada hoje, 11.09
    2.804 pessoas pesquisadas em 197 cidades= 14 pessoas por cidade.
    ISSO REPRESENTA O PAÍS?
    dro do Couto admiro muito sua lucidez entretanto veja abaixo;

  9. Não sou chegado a pesquisas e até as critico com certa frequência, porém esta merece um destaque porque revela Ciro acima de dois dígitos em São Paulo (Ibope divulgado segunda-feira/10):

    Bolsonaro 23%
    Alckmin 18%
    Ciro 11%
    Marina 8%
    Haddad 7%
    Amoedo 5%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *