O Brasil tem jeito? Para cada problema, sempre há uma solução.

0

Ilustração do Duke (O Tempo)

Leonardo Boff
O Tempo

Quem olha a cena político-social-econômica atual se pergunta sinceramente: o Brasil tem jeito? Um bando de ladrões, travestidos de senadores-juízes, tenta, contra todos os argumentos em contrário, condenar uma mulher inocente, a presidente Dilma Rousseff, contra a qual não há nenhuma acusação de apropriação de bem público ou de corrupção pessoal.

Com as recentes delações premiadas, ficou claro que o problema não é a presidente, é a Lava Jato, que, para além das acusações seletivas contra o PT, está chegando à maioria dos líderes da oposição. Todos, de uma forma ou outra, se beneficiaram das propinas da Petrobras.

Ninguém aliena nada de seus bens para financiar uma campanha. Nem precisa: existe a mina do caixa 2, abastecida pelas empresas corruptoras, que cria corruptos a troco de vantagens posteriores em termos de grandes projetos, geralmente superfaturados.

VOO CEGO – Estamos efetivamente num voo cego. Ninguém sabe para onde vai esta nação, a sétima economia do mundo, com jazidas de petróleo e gás das maiores do mundo e com uma riqueza ecológica sem comparação, base da futura economia. Assim como se delineia a correlação de forças, não vamos a lugar nenhum, senão a um eventual conflito social.

O pobre, a maioria da população, se acostumou a sofrer e a encontrar saídas como pode. Mas chega um ponto em que o sofrimento se torna insuportável. Então, diz: “Assim não pode ser; temos que nos rebelar”.

Isso me faz lembrar um bispo franciscano do século XIII, da Escócia, que, recusando os altos impostos cobrados pelo papa, respondeu: “Não aceito, me recuso e me rebelo”. E o pontífice retrocedeu. Não poderá ocorrer algo semelhante entre nós?

REALIDADE PÉSSIMA – Quando, nas palestras, fazendo um esforço imenso para deixar um laivo de esperança, me dizem que sou pessimista, respondo com Saramago: “Não sou pessimista; a realidade é que é péssima”. Efetivamente, a realidade está sendo péssima para todos, menos para as elites endinheiradas.

O grave é que estamos faltos de lideranças. Abstraindo o ex-presidente Lula, cujo carisma é inconteste, apontam dois, Ciro Gomes e Roberto Requião, para mim as únicas lideranças fortes que têm a coragem de dizer a verdade e pensam no Brasil mais do que nas disputas partidárias.

Essa crise tem um pano de fundo nunca resolvido em nossa história. Somos herdeiros de séculos de colonialismo, que nos deixou a marca de “vira-latas”, sempre dependendo dos outros. Pior ainda é a herança secular do escravismo, que fez com que os herdeiros da casa-grande se sintam senhores da vida e da morte dos negros e pobres. Não basta lançá-los nas periferias; há que desprezá-los e humilhá-los. E a classe média, que imita os de cima, tolamente se deixa manipular e inocentemente se faz cúmplice da horrorosa desigualdade social.

GOLPISTAS E REACIONÁRIOS – Essas elites conquistaram os meios de comunicação de massa golpistas e reacionários, que funcionam como azeite para sua maquinaria de dominação. Essas elites nunca quiseram a democracia, apenas aquela de baixíssima intensidade, que podem comprar e manipular; preferem os golpes e a ditadura. Hoje, já não é mais possível pelas baionetas. Excogitou-se outro expediente: o golpe vem por uma artificiosa articulação entre políticos corruptos, o Judiciário politizado e a repressão policial.

Direi como Martin Heidegger: “Só um Deus nos poderá salvar?” Marx talvez seja mais modesto e verdadeiro: “Para cada problema, há sempre uma solução”. Deverá surgir uma para nós.

14 thoughts on “O Brasil tem jeito? Para cada problema, sempre há uma solução.

  1. “Oh dia, oh céus, oh azar!”
    Os demagogos, os Robin Hood à brasileira é roubar dos pobres para darem ao pobres com 30% de comissão seja qual for a bondade.
    A terra da oportunidade, ninguém perde uma, que banco vai querer diminuir seus bilionários lucros trimestrais eles teem que bater recordes atrás de recordes.
    *Patrocínio Mercadão Bostasa
    Você que esta subempregado, desempregado, aposentado, pensionado, recebendo bolsa esmola contado moedinhas para ir às compras tá ferrado, kkkkkkk, não pode pagar dois e levar três, kkkkkkk, aqui não,…. se ferrou!…. escravos de jó jogavam caxanga,…..
    Sorry!!!!!!!!!! tem jeito não.

  2. Boff, Dª Dilma, vá lá, que seja inocente, Lula também é alma pura, um anjo e santo, não meteu a mão no cofre; se Dilma é inocente, sob a incompetência administrativa, que levou o BRASIL à humilhação internacional, e o povo sob à miséria, o feijão, comida do pobre, está a venda na faixa de 10 reais o kilo, fora outros alimentos,, com salário mínimo miserável. O LULA traiu o PT SONHO, TRANSFORMANDO-O EM PESADELO, fechando o circulo com Dª Dilma.
    Caro BOFF, pertencestes ao CLERO, ESTUDE O EVANGELHO DE JESUS, E SIGA SUAS PARÁBOLAS, o MESTRE ESPERA OS FILHOS DE “DEUS” DESGARRADOS DO AMOR FRATERNO E DO PAI CELESTIAL, SE TORNAREM O “FILHO PRÓDIGO”, FAÇA O AMANHÃ, O MELHOR QUE O HOJE, EM BENEFICIO DO PRÓXIMO.
    QUE DEUS NOS ABENÇOE.
    LEMBRO: A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS, JESUS, O CRISTO.

  3. Desenhando um Picasso.
    Na sétima economia do mundo dez elementos conseguem produzir sete, na oitava economia apenas um produz seis, sem mentiras ou lero-lero temos toda a riqueza do mundo e somos na realidade a 80ª economia, pois somos pobres de espírito, desunidos, arrogantes, com os comunistas para ferrar de vez……..e a riqueza deitada em berço esplêndido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *