O editor leu os últimos 200 comentários da TI e teve de deletar 47 deles

Resultado de imagem para opiniões divergentes charges

Charge do Jota A (O Dia/PI)

Carlos Newton

Conforme foi informado semana passada, os comentários deixariam de ter moderação, porque o editor da Tribuna da Internet tem coisas mais importantes a fazer e pouco se importa com essas manifestações de complexos e outras psicopatias.

Pessoalmente, não dou a mínima a esses sentimentos rasteiros. Afinal, vivemos num mundo em que ainda não há como encontrar o que possa ser verdadeiramente chamado de civilização, como dizia Lord Kenneth Clark, um dos mais civilizados cidadãos do mundo contemporâneo, embora hoje já possamos admitir que alguns países estejam perto de chegar lá, devido à redução das desigualdades sociais pelo regime misto de capitalismo e socialismo neles adotado, que a meu ver é o único caminho razoável.

Aliás, nos dias de hoje, defender o capitalismo neoliberal ou o comunismo ortodoxo, sem a menor dúvida, é sinal de falta de cultura ou mesmo insanidade política.

ALVORADA – O editor acordou cedo neste domingo e abriu o e-mail, Entre as múltiplas mensagens, uma delas lamentava a falta de moderação nos comentários e anexava o texto de despedida de Teresa Fabrício, que mora no Canadá, um dos poucos países que parecem se aproximam de um estado civilizatório.

Ao ler os mais recente comentários, o editor levou um choque eletrônico. Comentaristas que antes se comportavam civilizadamente retrocederam à barbárie, Ofensas, palavrões e imundícies contaminavam 47 dos últimos 200 comentários. Algo verdadeiramente assustador.

ATO INSTITUCIONAL – Como os militares voltaram à moda e a Lei de Segurança Nacional está de novo sendo aplicada, o editor da TI, de posse de seus poderes ditatoriais, decreta um Ato Institucional determinando o seguinte:

Art. 1º – O comentarista que ultrapassar a linha divisória do gramado, ofendendo a outrem ou usar palavras de baixo calão, terá imediatamente deletados do blog seus últimos 100 comentários.

Art. 2º – Se o distinto insistir no mau procedimento, de maneira folgazã, como dizia Billy Blanco, será devidamente censurado e vai sambar em outra gafieira.

Art. 3º – Não cabem recursos às sanções previstas nos artigos anteriores, e não adianta contratar os insistentes e criativos advogados do Lula, nem mesmo recorrer ao Comitê de Direitos Humanos da ONU…

54 thoughts on “O editor leu os últimos 200 comentários da TI e teve de deletar 47 deles

  1. Considerações Preambulares

    Primeiras Palavras No Original

    Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    CONSTITUIÇÃO DE 1988
    Constituição da República Federativa do Brasil.

    TÍTULO I
    DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:

    I – a soberania;
    II – a cidadania;
    III – a dignidade da pessoa humana;
    IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
    V – o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    • Caro leitor e comentarista Pedro Augusto,
      Donde se conclui que o maior PODER INSTITUINTE é o POVO BRASILEIRO, pois, todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos (INDIRETAMENTE) ou DIRETAMENTE, nos termos desta Constituição.
      Infelizmente, a grande maioria do povo brasileiro ainda não se deu conta sobre isso.

      • Caro Newton, assino teu artigo mil vezes. Caros Augusto e Belem, perfeito, Confuncio já pregava a 3 mil anos: una Nação se forma com “Escola que ensine”, e Sócrates, o grande Filósofo, o “Pai da Democracia”, por “Ela” deu sua vida”, pregava, para ela existir, o Poder seria do Povo, a Humanidade, isso é:o homem na Estrada do Progresso, deturpou, para escravizar seu “próximo”, e nos tempos modernos, Gandhi pregou: Todo Governo é hipócrita, e o povo que escolhe seu representante, repetindo o “engano nas promessas de seu eleito” também o é, ficando com a migalhas do banquete “roubo
        do cofre público” que representa sem educação, saúde, emprego, segurança.
        A Humanidade atual está atravessando uma fase de depuração, predita pelo Cristo, que entre nós chamou-se Jesus, e o assassinamos, como a outros mensageiros menores: Luther King, Gandhi.
        “A cada um segundo suas obras” e “pagarás até o último Ceitil”, Jesus.
        Oremos a Deus- Pai, rogando sua Misericórdia a Humanidade, do Mundo material só se leva o Bem e o Mal, gravados na Consciência da Alma Eterna-Tribunal Divino, para devida prestação de contas do “Livre arbítrio”.

  2. É uma pena, mas já, de há muito tempo, andam sumidos comentaristas históricos, mais criativos e que semeavam respeito. A situação que impera hoje é um escracho. Felizmente, a gente ainda tem a oportunidade de ler bons artigos, mas os comentários “cricris” não dá prá ler: com todo respeito.

  3. Muito bom. É incrível como a idade nos faz mudar, ao ponto de concordar e aplaudir ações “autoritárias” como essa. Tem gente que, infelizmente, não é capaz de viver em sociedade e obriga os civilizados a ações de ordem… CN, eu realmente admiro a sua persistência, tens a minha admiração.

    Um grande abraço,
    Apoena

  4. “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Estreme de dúvida o filósofo Immanuel Kant está coberto de razão quando alude sobre o importante papel da educação na formação da sociedade.
    Em tais condições, a intolerância e o discurso de ódio constantes nas redes sociais em nossa amada pátria mãe gentil Brasil, é um obstáculo a ser ultrapassado, haja vista a omissão de uma instrução pedagógica necessária sobre o assunto, tendo em vista a atuação falha do Estado brasileiro.
    E a consequência desse ódio e dessa intolerância fomos brindados agora em 06/09/2018 com o atentado sofrido pelo candidato Jair Bolsonaro, pois grande parte da sociedade brasileira não tem noção das consequências que um discurso de ódio e de intolerância na internet pode gerar.
    Diversos discursos redigidos pelos usuários das redes sociais violam o Código Penal, uma vez que é comum os internautas em seus perfis nas redes sociais cometerem crimes previstos em lei, tais como, o crime de ameaça previsto no artigo 147 do Código Penal e a ofensa verbal, crime de injúria previsto no artigo 140.
    Portanto, a intolerância e o discurso de ódio nas redes sociais no Brasil, induvidosamente, trata-se de uma mácula com suas raízes em um conjunto de falhas que envolvem a educação e a atuação do Estado brasileiro.

  5. Bom dia Sr Apoena Rossi.
    Por favor permita-me trocar idade por maturidade.
    Viu!!! CN para termos democracia o sistema tem que ter formas de enquadramento dos despreparados para tal tipo de vivência comum.
    Se precisa de força, que se use a força e com a consciência de que se deu todo o suporte material e moral para o cidadão poder estar em convívio.

  6. Há muito adotei o comportamento do golfinho: se tentam entrar em sua comunicação com sons inadequados, simplesmente eles os eliminam.

    Não leio o que não me interessa ou que não satisfaça meu interior. Também não compareço para votar nesta urna fraudulenta.

  7. Sr. Editor , às vezes por conta das circunstâncias somos impelidos a tomar medidas mais autocráticas, que destoam do nosso espírito libertário.

    Desejamos que os próximos comentários deixem de ofender os colegas do blog.

    Bom domingo a todos.

  8. Ótima conduta, parabéns por tentar manter o melhor blog da internet em funcionamento.
    Infelizmente, a invasão vertical dos bárbaros tem que ser combatida desta maneira, com sanções, sem o uso de violência, visto que os mesmos, por insistência e perseverança, acabam afastando as pessoas de bem deste ambiente.
    Este espaço que o Sr. nos propicia é de fundamental importância para tentarmos unir os cidadãos em torno de um objetivo comum, que é a união, pacificação e crescimento desta nação.
    E devemos fazer isso através e tão somente através de idéias, do raciocínio lógico, sem partidarismos, sem ideologias, preferencialmente sem viés religioso.
    As diferenças, lógico, devem ser objeto de respeito, por ambas as partes. Entretanto, nunca a minoria organizada deve se sobrepor a maioria desorganizada.
    Um abraço.

    • Caro Sr Jornalista, grato !

      Eliel escreveu – setembro 9, 2018 at 10:12 am

      ‘Ha ha ha… falou o bundão do AndreCN’

      http://tribunadainternet.com.br/ha-misterios-que-precisam-ser-esclarecidos-sobre-o-agressor-de-bolsonaro/#comment-583593

      É com esse tipo de indivíduo ignorante que pegamos pesado nos últimos dias de ‘anistia total’, que nos parece foram poucos…

      Tinhamos visto uma diminuição expressiva no bombardeamento de mensagens fora do topico do Alex Cardoso, assim que Lula ‘morreu na jaula’ nessa eleição.

      Esperamos que aconteça o mesmo depois do primeiro turno e todos esses BOÇAIS, como o Eliel, que imundaram os comentários numa tentativa de fazer parecer que a opinião publica esta fechada com o guardinha fascista enfiem o rabo no meio das pernas com a derrota de suas expectativas e sumam de vez!
      Que nao haverá paz enquanto gente mentirosa, fascinora, sem conteúdo e com um único propósito: forjar a realidade do contexto social que estamos vivendo, continuarem a escrever asneiras. Imperativo combater a farsa que incutem aqui.
      Portanto, o que fazer?
      Raticida neles!

  9. OS BOÇALNAROS SÃO EMPRESÁRIOS OU PROFISSIONAIS LIBERAIS?
    Trabalhadores da iniciativa privada, homens e mulheres; desempregados da iniciativa privada, homens e mulheres; votarão no Bolsonaro?
    Trabalhadores(as) já se deram conta de que ele acha que os mesmos têm direitos demais? Que terão que optar por menos direitos e emprego, ou todos os direitos e desemprego. Que os empresários alegam isto.
    Os desempregados acham que, com menos direitos, terão mais emprego? Os liberais defendem, inclusive o fim do salário mínimo. No dia 09.05.2018 o Jornal do Comércio-RS publicou artigo da advogada Julia Tavares, associada do IEE, aquele que organiza o Fórum da Liberdade em Porto Alegre, preconizando isto com uma argumentação teórica, “da lei da oferta e da demanda”. Segundo ela, “se muitos trabalhadores com a mesma qualificação estiverem concorrendo à mesma vaga, o salário oferecido provavelmente cairá; já se houver poucos empregados concorrendo a tal vaga, o salário tende a subir”. Até parece que seria assim.
    Quanto ao Bolso, na entrevista ao Jornal Nacional, ao ser questionado sobre quais os direitos que os empresários acham demasiados, ele citou o artigo 7º da Constituição. Se os trabalhadores, homens e mulheres, empregados ou desempregados, se antenassem para isto, não votariam nesta figura.

  10. OS BOÇALNAROS SÃO EMPRESÁRIOS OU PROFISSIONAIS LIBERAIS?
    Alguns dos direitos que constam no artigo 7º da Constituição, citado por Bolsonaro no Jornal Nacional, quando perguntado quais os direitos que os empresários citam como demasiados, e que ele replica, dizendo que, ou devem querer todos os direitos e desemprego, ou menos direitos e emprego:
    – seguro desemprego, em caso de desemprego involuntário;
    – fundo de garantia do tempo de serviço;
    – salário mínimo;
    – décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;
    – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;
    – salário-família;
    – repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;
    – gozo de férias anuais remuneradas;
    – licença gestante, sem prejuízo do emprego e salário, com duração de 120 dias;
    – aposentadoria;
    – seguro contra acidente do trabalho;
    – PROIBIÇÃO DE DIFERENÇA DE SALÁRIOS, DE EXERCÍCIO DE FUNÇÕES E DE CRITÉRIO DE ADMISSÃO POR MOTIVO DE SEXO, IDADE, COR OU ESTADO CIVIL.
    – proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência.

    EM RELAÇÃO AO PENÚLTIMO ITEM ACIMA, LEMBRAM QUE ELE JÁ DISSE, CONCORDANDO QUE OS EMPRESÁRIOS NÃO CONTRATAM MULHERES, PORQUE ELAS ENGRAVIDAM, OU QUE, POR ISTO, DEVEM GANHAR MENOS? ISTO TEM A VER COM O ITEM “LICENÇA GESTANTE”, TAMBÉM.

  11. Nunca tive dúvida quando a tendência antidemocrática, parcial e contra os direitos da sociedade no TI, até o experiente advogado Jorge Béja, teve que se retratar ao defender a lei e a democracia quando observou que o posicionamento da ONU em relação ao tratado internacional assinado pelo Brasil, era legítimo. Mas, como o tempo é de trevas e injustiças neste tempo do fim, que a maçonaria governe e aproveite seu pouco tempo de governo.

  12. O Mediador tem sido instável quanto a moderar os comentários, pois ora os censura, ora deixa-os correr soltos, ora estipula o controle …

    Nesse espaço de vacilações, contata-se perfeitamente quem é quem no sentido de querer qualidade na TI ou não, de transformá-la em mais um blog como os demais existentes, onde as opiniões postadas e nada não são diferentes.

    Certamente os comentários deletados estão as pessoas que conhecemos como deploráveis, que mentem, que provocam, que querem a cizânia e a desarmonia.
    E que vão permanecer com o mesmo comportamento com as suas indiretas e ironias, cinismo e hipocrisia, haja vista ser esse o objetivo a ser alcançado que, de certa forma, foi atingido.

    Percebi que depois do atentado a Jair Bolsonaro os ânimos se acaloraram, e comentaristas que antes postavam seus textos com educação e respeito, perderam os cadernos com alguns elementos que somente ofendem, agridem e insultam, e depois se queixam que estão sendo mal tratados!

    Diante desse comportamento antissocial, o Mediador deveria simplesmente expulsá-los do blog porque jamais vão mudar suas maneiras de postar seus comentários, obrigando, volta e meia, que se repitam as medidas de deletar os comentários que não correspondem ao que se deseja deste espaço.

    Enfim, Carlos Newton precisa ser mais ágil em eliminar as ofensas e agressões ou, então, a TI pertencerá a dois ou três indivíduos sem qualquer compromisso com a verdade e sinceridade, porém impedindo que os bons comentaristas que sempre enalteceram este blog desapareçam, inclusive articulistas.

    Não se trata mais de deletar o lixo postado, mas impedir que ele se repita, logo, o Mediador está diante de uma escolha:
    Ou quer a TI com o retorno de pessoas qualificadas, de articulistas e comentaristas que sempre eram admirados pelos frequentadores e leitores do blog ou permitirá que esta página na Web seja dominada por pessoas cujas postagens são inúteis e insultuosas, desprezíveis e abomináveis, preconceituosos e segregantes.

    A TI pertence ao Mediador Carlos Newton, evidentemente, porém seus comentaristas e articulistas é que lhe trazem bom conceito, de ser um excelente blog porque informativo, de sempre postar a verdade dos fatos, e seus comentários serem interessantes e bem concatenados.

    Conforme foi deixado à vontade de uns e outros ultimamente, a TI não durará muito, afirmo, que seria lamentável.

    Um pequeno lembrete:
    Eu não estava presente durante este período, pois sempre sou acusado de causar celeumas e encrencas!

    • Caro Bendl:

      Perdi o bochicho que levou o CN a baixar o AI-1 da Tribuna, já que virei bissexto por aqui.

      Como sempre é um prazer ler você e mais ainda concordar com quase tudo. Apenas gostaria de acrescentar um “há muito tempo” quando você diz que o “mediador tem sido instável”. Quando eu frequentava assiduamente a Tribuna essa característica era manifesta no CN, já que por várias vezes fui censurado por ter retrucado uma ofensa ou respondido a uma provocação indevida, sem que o ofensor ou provocador tenha sido sequer advertido.

      Vou mais longe. É evidente que CN tem suas predileções políticas e pessoais, nada mais justo, todos nós as temos, só que usá-las para mediar a Tribuna é tremendamente injusto com quem ousa pensar diferente ou mesmo argumentar de maneira mais incisiva com alguns dos seus prediletos.

      Isso sem falar nos chatos que transitavam livremente por aqui despejando dezenas de comentários, cópias e links na mesma postagem, dificultando tremendamente quem queria debater seriamente.

      Por essas e algumas outras deixei de lado a Tribuna, passando aqui apenas uma vez ou outra. Sorte que dessa vez topei com você, caro Bendl.

      Abração.

  13. Parabéns Carlos Newton, sugiro que mandes esse post para “Computadores de Repartições Federais” que tem “plantonistas petralhas” alimentando a “rede de integração da imoralidade lulista”, tudo isso com o “dinheiro do povo brasileiro(como essa gente gosta de roubar o brasileiro)” . Para finalizar gostaria de saber quando é que o TSE vai ser respeitado pela Organização Criminosa PT que nesse domingo em Rádios e Televisões do Brasil inteiro colocam em sua propaganda Hadad como Vice e filmes, fotos e falas de Lula dizendo que tá voltando para dar comida ao povo e ser Presidente de novo ??? Como é que um cara que solta Zé Dirceu por plausibilidade e foi Advogado da Orcrim petralha vem pedir que as pessoas não se agridam nas eleições, quando ele é o maior agressor do Brasil e do povo brasileiro e coloca na rua um elemento perigoso e pernicioso para vida e paz nacionais e com mais de 30 anos de cadeia para cumprir por assalto aos cofres públicos , traição ao Brasil, lavagem de dinheiro e corrupção ativa ???

  14. Seguramente aqui tem 3 insuportáveis.
    Não vêm para debater, mas para provocar quem não compartilha de suas crenças.
    São tão infantis em suas provocações, que denotam possuirem algum tipo de transtorno.
    Nem chego a ler por .inteiro o que escrevem.
    O caso deles é para a psiquiatria.

  15. Por diversas vezes você já tocou neste ponto. Isto é o resultado da degração de nossos valores morais e da família. Li hä pouco um artigo que abordava o assunto que o mundo está ficando chato. Não gostaria de estar na sua pele, pois sua tarefa é difícil. O que lhe desejo é muita força na sua empreitada.

  16. Acho que o editor podia criar um link para que alguns comentários fossem renunciados como abusivos. Pior do que os palavrões são os comentários racistas, homofóbicos, etc. que continuam no blog. Obviamente, um leitor que tope com o blog pela primeira vez e encontre comentários nazistas e ofensivos irá deduzir que o editor é descuidado e não dá valor ao blog que edita. Os comentaristas anônimos não sofrem nada, mas o editor pode ter sua história e seriedade questionadas. Portanto, algum tipo de moderação é necessária.

    • Concordo em gênero, número e grau. Censura, moderação ou qualquer outro nome que seja dado É MUITO IMPORTANTE. E era exatamente o que se fazia há mais 40 anos e que todos parecem criticar até hoje. Sou favorável sim à moderação, censura ou qualquer outro nome. Senão vira privada. A prova está aqui mesmo.

  17. Newton sempre estará certo. Mas, uma coisa ele deixou como devia deixar: “A verdade está livre para ser dita”. Vamos então a ela: Tem gente aí bancando o educadinho, mas na verdade são falsos moralistas. Eu não tenho medo de avisar, como já avisei de certas coisas que podiam acontecer e aconteceram. (Teve gente que esticou a mão e pegou o doce da cristaleira e eu avisei) Newton sabe que depois que entrar no Blog o que escrevo não me pertence mais. Se tiver de deletar, deleta e eu não vou ficar caladinho. Sei que vez por vez a coisa é tão estúpida que sou obrigado a dar um “bico” na canela de alguém. “Ja dizia o grande Leonel Brizola”: A democracia não se pratica no silêncio dos cemitários.

  18. Prezado senhor Carlos Newton : Bastou que fosse informado elegantemente ( como é aliás o seu estilo ) como será o procedimento dos comentários a partir de hoje, alguns já, ou permanecem, com as agressões, xingamentos, porradas e outras ” delicadezas ” tão comum a nós, brasileiros. Não adianta delicadeza. Somos ainda selvagens, com alguma exceções. Qualquer antropólogo sabe disso muito bem. Temos que ser tratados com chicote. Quem sabe daqui a 100 ou 200 anos poderemos ter um blog civilizado

  19. O grande problema que aconteceu foi essa horda de bolsonetes ensandecidas que,tal qual uma nuvem de gafanhotos predadores,invadiu o blog e sempre procura impor o pensamento único.
    Mas ainda bem que ainda temos a companhia do Virgílio,do Aquino,do AndreBR e do PauloIII que procuram colocar esses elementos no seu devido lugar brilhantemente assessorados pela musa do blog,a carioca da gema.
    Só lamento que o editor tenha retomado a moderação porque como um espírito libertário que sou abomino a censura.
    Podem escrever o que quiserem sobre mim que eu não dou a mínima.Vão se rasgar todos de raiva.
    O Virgílio,a carioca e o Andre ainda tem paciência
    para ficar batendo boca com essa gente autoritária,conservadora,invejosa e covarde(os que se escondem no anonimato),mas eu ignoro.
    E agora,ainda,tive o dissabor de ver que o pior deles voltou com sua personalidade ambígua, esquizofrênica e bipolar.Deveria ter ficado onde estava.Sua ausência preencheu uma enorme lacuna.

  20. Totalmente apoiado senhor editor porque a coisa vinha descambando para a baixaria já há alguns dias. Como não uso linguagem baixa fiquei chocado com o que lia, até quando tal estado de coisa vai? Foi até hoje e, felizmente veio um AI e acabou com o caos que já se instalava. Mais uma vez parabenizo o editor, bem dito, os incomodados que vão sambar em outra gafieira.

  21. A mentira e o mentiroso se concentram naquele que elege um personagem fictício como musa da TI!

    Páginas atrás lancei um repto, que foi simplesmente ignorado pelo mentiroso profissional, agitador, inescrupuloso e provocador que, aliado a outros elementos quer um blog desclassificado, onde perdurem os comentários abjetos e perniciosos, que são as suas características!

    Se, conforme afirmou o Mediador, que voltaria a censurar os textos ofensivos, creio que neste domingo teve mais uma recaída, pois os mesmos de sempre postam seus registros de maneira mal educada, escorregadia, pois jamais dão a mão à palmatória pelos seus erros, e permanentemente a TI tem sido palco para cinismos e hipocrisias.

    Certamente o ódio visceral que essa turma sente por mim deve-se à minha decisão de enfrentá-los, e de escrever as verdades quanto ao comportamento deletério que assumiram.

    A acusação do líder de dois ou três indivíduos que agem conforme suas determinações – um deles deve ser criação de um dos dois que se identificam, de modo a apoiá-los -, encontra na TI ultimamente o repúdio devido pelas ofensas, agressões e insultos costumeiros.

    O comentário postado prova mais uma vez que tenho razão, pois definir os eleitores de Bolsonaro como postou o seu texto mal educado e desrespeitoso e não foi deletado, repito, Newton ignora o que afirmou nesta mesma página!

    Logo, as advertência se tornam inócuas e sem sentido.

    Teria sido melhor que deixasse os comentários correrem soltos, mediante o caráter de cada comentarista, consideração pelo blog e demais
    analistas, até porque os de sempre continuam com a mesma conduta, pouco se importando com as recomendações feitas e vontade de um blog diferenciado na sua qualidade.

    Legítimo tempo perdido!

  22. Finalmente este blog vai ser depurado.

    Comento muito pouco, mas sempre faço questão de ler os comentários.

    Ultimamente estava difícil acompanhar os comentários, pois havia muito ruído.

    Certamente é um trabalho duro e custoso expurgar os intratáveis.

  23. Censura é não permitir opinião. Não tem nada com falta de educação!
    Democracia não -é fazer-se o que se quer, mas o que a lei permite.
    Concordo e aplaudo a decisão do comandante em chefe.
    É preciso educar as crianças e punir os adultos infratores!
    E segue o baile!
    Fallavena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *