O equilíbrio intelectual é fruto da diversidade de opiniões

Carlos Newton

O comentarista Francisco Bendl me pergunta o que falta para fazermos uma cooperativa para gerir o Blog e pede que escreva a respeito. Indaga também por que os próprios comentaristas não podem cuidar da moderação dos comentários, para expurgar as ofensas, etc.

A possibilidade de formarmos uma cooperativa surgiu quando Bendl, eu e Fallavena trocávamos idéias a respeito. Fallavena chegou a oferecer pacotes turísticos para sorteio entre os cooperativados. Não é nenhuma missão impossível, certa vez redigi um Estatuto para uma cooperativa de catadores, que queriam trabalhar na orla da Baia de Guanabara, para tirar o lixo e reduzir o grande número de aves que ameaçam os aviões que usam o Galeão.

O primeiro passo é encontrar os cooperativados e depois organizá-los em torno do objetivo comum. Apenas isso. Parece simples, mas dá trabalho. Bendl já tinha até começado a fazer uma sondagem, ao enviar um e-mail aos principais comentaristas, para indagá-los a respeito.

O caminho é este. Quando houver cooperativados em número suficiente, passa-se então à segunda etapa, discutindo as normas do Estatuto, a composição da Diretoria, a forma de eleger os dirigentes etc.

LIBERDADE DE ACESSO

De minha parte, gostaria de sugerir que se tentasse manter a liberdade total de acesso ao Blog. Acho que todos têm o direito de participar, desde que não ofendam aos outros. Não gostaria de ver ninguém previamente censurado, nem mesmo meu pior inimigo. Admito que todas as ofensas devam ser deletadas, mas de forma alguma aceito que haja censura prévia. Parto do princípio de que as pessoas possam se recuperar e mudar para melhor, que é a base da Ciência do Direito.

Por que comentaristas de altíssimo nível, que frequentavam diariamente este espaço e, por um motivo ou outro, se desentenderam, devem ficar expurgados do Blog. Acho que, pelo contrário, deviam ser muito bem recebidos ao voltar. Punições extremadas não fazem bem a nenhum de nós. Precisamos estar sempre de braços abertos para os filhos pródigos.

Posso estar errado, mas costumo proceder assim. Se um comentarista viaja na maionese e ofende ao outro, me vejo obrigado a deletar o comentário. Porém, se logo em seguida ele manda outro comentário, sem ofensa alguma, por que eu deveria deletá-lo? Isto é justo? Creio que não.

Tenho saudades de comentaristas como Paulo Solon, Almério Nunes, Márcio Tavares, Ofelia Alvarenga, Carlo Germani e tantos outros, pessoas de grande caráter, exímios polemistas, que sumiram no Blog por um motivo ou outro. Fazem muita falta, porque é da diversidade de pensamentos que surge o equilíbrio. É a minha opinião.

###
PS –
Desculpem, mas tenho de parar por aqui, porque estou todo enrolado. Preciso adiantar o Blog para amanhã, porque tenho um compromisso e não posso faltar, por causa de vocês, com dizia o genial compositor Belchior, quando era apenas um rapaz latino-americano.

19 thoughts on “O equilíbrio intelectual é fruto da diversidade de opiniões

  1. Eu tb lembro bem, vez por outra, do Paulo Solon (deve estar passeando na Matrix) e do Almério, numa das última vezes, disse que voltar à Cuba, pois é, se ele está por lá, podia enviar matérias, falando das transformações que estão acontecendo na Ilha.

    Respeitosamente quero dizer ao meu amigo Bendl e ao C. Fisher … a Lei do Carma avisa que, quando se briga muito em uma vida, na próxima podem voltar parentes consanguíneos…

    Abraços… Há braços…
    Traços de que a TI
    É o melhor Blog
    que já Li.

    (Licença Poética… claro).

  2. Carlos

    Parabéns e parabéns para você e a nossa Tribuna da Internet pois aqui me sinto em casa mesmo não comentando sempre. Tive um problema com o tal Antagonista de Diogo Mainardi que não sei por que fui impedido de comentar. Mandei 3 mensagens para ele perguntando do por que não eram mais publicados os meus comentários. Recebi um sonoro silencio. Resumindo: nunca mais acesso aquele lixo. Um par de fofoqueiros e sem nenhum texto que valha a leitura como aqui na TI.

    Grato

    Marcus Borelli

  3. Lamento profundamente que tenhas saudades de Paulo Solon, Newton, um desclassificado, um crápula, um canalha, um indivíduo inescrupuloso!
    Fizeste, assim, a tua escolha, e nos moldes do blog que desejas.
    Depois deste teu artigo/declaração, só me resta mesmo a porta de saída, pois jamais vou aceitar dividir qualquer espaço com dois sujeitos ordinários, sendo um deles bandido, pois usa da falsidade ideológica o seu escudo para disparates e, o outro, um completo insano, mal educado e rasteiro.
    Faça bom uso desses dois para o engrandecimento do blog mas, por favor, deleta o meu e-mail em definitivo e, lamentavelmente, apaga o meu nome da tua lista de amigos, pois não me consideras como tal, apenas mais um conhecido que não merece a tua atenção e consideração, mesmo diante de tantas ofensas recebidas por esses dois elementos.
    Jamais esperei este tipo de tratamento da tua parte, onde as agressões graves que me fizeram ocasionariam em ti saudades de ambos pelas suas ausências!
    Talvez porque não tenham sido feitas contra a tua esposa, como o canalha do Solon se dirigiu à minha mulher, e em público, e na Tribuna da Internet!
    Da minha parte, eu teria excluído esse nome em definitivo do MEU BLOG em solidariedade a um amigo e comentarista que sempre respeitou os demais, mas não é o teu caso, lamentavelmente.
    Acho que o teu conceito de amizade é frágil e relativo, e não me sinto à vontade em fazer parte desse rol que dizes me incluir.
    Pois terás a democracia que tanto queres com a minha ausência, agora em definitivo.
    E, autorizo, quem quer que seja, a me chamar de sem vergonha o dia que eu voltar à Tribuna da Internet pois, desta vez, não é por causa de indivíduos deploráveis que saio mais uma vez, mas pela tua opção e “saudade” de gente inescrupulosa!
    Pois a Tribuna está à disposição de pessoas desta laia, que se misturarão a comentaristas honrados, educados, inteligentes que, a meu ver, não mereceriam este tipo de companhia.
    Penso dessa maneira, e não vejo razão para mudar, haja vista a democracia e liberdade de expressão serem o espelho do caráter de alguém, da sua sinceridade, do seu respeito aos demais, e não para lhe dirigir ofensas, agressões e insultos, principalmente se altera momentos de extrema estupidez com comentários bem feitos mais tarde ou, então, estamos convivendo e aceitando o cinismo e a hipocrisia, que eu repudio e me afasto imediatamente!
    Sucesso, Newton, e apaga do blog Francisco Bendl, para sempre.

    • Prezado Bendl,

      Eu vivo um sonho de que as pessoas possam melhorar e conviver harmonicamente, saibam pedir desculpas e saibam também perdoar. Me referi a Solon, porque sempre gostei do que ele escrevia, grande cultura geral e experiência. Sinceramente, não lembrava de ele ter ofendido sua esposa. Não lembrava, mesmo. Se lembrasse, teria citado o nome dele de outra forma, lamentando o fato e até sugerindo que se desculpasse a você, se quisesse voltar ao Blog.

      Acabei de deletar um comentário de Dorothy, que esculhambava o Limongi. Quer dizer que ela volta para o Blog e logo no primeiro comentário se julga no direito de esculhambar quem está quieto no seu canto. Desse jeito, com tanta intolerância, aonde iremos chegar? Teremos de bloquear todos os comentários e liberar apenas os que nos agradam. Não creio que este seja o caminho.

      Lembro a você, Bendl, que a seu pedido estávamos dialogando sobre a cooperativa, que será feita justamente para que as decisões sobre o Blog sejam tomadas por uma Diretoria, não mais por mim, solitariamente.

      Meu erro foi SUGERIR que mão houvesse CENSURA PRÉVIA nem exclusão de comentaristas, que as pessoas pudessem ter o direito de errar e se redimir, para que pudéssemos ter um futuro de maior harmonia. Mas você não aceita mais diálogo. Qualquer coisa que se escreve, mesmo em forma de sugestão, pode ofendê-lo, e a meu ver isso não está certo. Precisamos manter o diálogo, para chegar a uma conclusão sobre o Blog.

      Abs.

      CN

    • Acabo de deletar outro comentário de Dorothy, isso não acaba nunca. Quando eu peço para as pessoas olharem para a frente, ela só faz olhar para trás. O segredo da vida é olhar para a frente, sempre que tento olhar no retrovisor da vida, me deprimo pelos erros cometidos. fico mal. Olhando para a frente, posso ter esperança de errar menos. Pense sobre isso, te peço.

      Jamais deixarei de ser teu amigo e de admirá-lo. Nossa amizade começou no dia que em você enviou o primeiro comentário e eu gostei tanto que imediatamente transformei num artigo. Esses desentendimentos na vida, por causa de terceiros, não podem prevalecer sobre a amizade. Os desentendimentos podem ser passageiros, mas a amizade é eterna. Como diz teu conterrâneo Mário Quintana, a amizade é o amor que não acaba.

      Abs. Saúde e Paz.

      CN

  4. Prezado Bendj.
    Desculpe a digitacao pois estou em um celular.
    Novamente me solidarizo contigo. O problema nao e so anominos escreverem , pois eu os desconsidero , haja vista que assim como as bacterias eles nao resistem a luz solar.
    O pior , na minha opiniao foi o apoio claro , explicito que o blog deu aquele jagunco da pena alagoana. Ele usou aqui no blog palavras contra a Dorothy que ruborizariam qualquer quenga de um bordel do suburbio de Maceio e mesmo assim foi defendido e vitimizado pelo dono do blog. Como dizia vovo , cada um com os seus.
    Um forte abraco solidario.

  5. Caríssimos Bendl e Virgílio, entendo que o Carlos Newton tem uma postura conciliadora e isso pode denotar pouco caso em relacão as injúrias entre os participantes. O momento político atual, com o governo encurralado, obriga-nos a não retroceder em nossa luta diária contra os parasitas do erário. Juntos somos mais fortes!!! Apelo que mantenham-se firmes aqui e em quantas frentes de batalha de ideias façam parte. Saudacões brizolistas

    • Bom dia. Grato pela consideração, ela me fez refletir sobre o atual momento e você tem um grande fundo de razão. O que está ocorrendo com a TI e talvez o C/N não tenha notado é proposital, fazendo parte da fascista ‘verdade da Web’ que o Sr. Franklin Martins tentou criar e que não está dando muito certo. No caso da TI foram escaladas as pessoas ‘zangões’ dessa estratégia para tentar inviabilizá-la.
      As custas dos recursos públicos o Sr. Franklin tentou ‘dominar’ a internet, tanto que se tornou ‘consultor’ da multinacional Ongoing, da Oi. Só para lembrar a Oi tem como sócio o amigão do Lula, desde os tempos da Gazeta de Pinheiros, Sérgio Andrade. Por isso é que certa vez o Lula escalou o Vicente Cândido, para oferecer ‘honorários’ ao Bechara da Anatel para que ele ‘quebrasse’ um multinha de R$ 10 bilhões. O ‘sistema’ da ‘verdade’ da Web possui a seguinte estratégia que por ser complexa vou descrevê-las em tópicos. No fundo essa equipe de difamadores do teclado funciona através da tática do enxame da seguinte maneira:
      – Com recursos públicos são contratados, a soldo de ouro jornalistas mais ou menos conhecidos, um deles além de receber R$ 55.000,00/mês da EBC, ainda recebeu no ano passado, patrocínios de estatais em torno dos R$ 83.699,78 mensais.
      A função deles (rainhas) é a de ‘criar verdades’ que são redistribuídas a vários blogs, para que estes a ‘repiquem’ com a ajuda do Google, cujo um lobista foi colaborador na criação do Marco Civil.
      – Abaixo deles foi criada a linha de ‘zangões’ normalmente composta por ínfimas aves de rapina do erário, que se conformam com as pequenas gotas de lama que escorrem do poder. Esse grupo é normalmente composto de categoria ‘ camundongos anônimos’ pois não podem assinar o que escrevem para não serem localizados no SIAFI e/ou processos e inquéritos administrativos.
      – Logo após surgem os famosos MAVs, que começaram a ser treinados já em 2010, na Pepper Interativa, onde trabalhou a mulher do Pimentel. Com o tempo foi preciso aumentar o número de MAVs, para tanto fizeram um acampamento em São José dos Campos e um curso de formação patrocinado pela Prefeitura de São Paulo.
      Assim o PT formou a sua ‘poderosa’ tropa de choque, que porém, na realidade, se tornou em uma tropa de muares, graças a crassa incompetência. Devido ao fracasso dessa tropa, haja vista que nos blogs independentes ela é massacrada, veio o desespero e o Cantalice mandou ‘partir para cima’ na tentativa de intimidar os oponentes através de ofensas e/ou ameaças.
      Pessoalmente eu não dou a mínima para eles, pois trabalho na área de psicanálise social e os acho até divertidos, além de servirem como um ótimo biotério para pesquisas.
      — Além disso eles são muito úteis, pois como disse o sociólogo funcionalista Parsons, para toda função manifesta há uma disfunção latente. Assim, quando eles escrevem essas ameaças ou baixarias eu apenas capturo o trecho da tela e redistribuo para as redes sociais, onde há mais de 20 grupos, com considerável número de pessoas, totalmente engajados em limpar a nossa política dessa escória. Ao fazer isso eu reforço junto à sociedade o caráter fascista que esse grupo de travestidos de esquerda tem. Depois os ‘inocentes’ não sabem porque não podem sair às ruas.
      Assim sendo, vou retornar a TI, para até evitar que ela seja esvaziada por esses elementos.

      • PS.: Esqueci. Ser atacado e ameaçado por esse pessoal, me dá enorme alegria e orgulho, pois a cada momento fica mais claro para a sociedade quem é quem dentro da política atual. Como disse um ‘grande’ jornalista, contratado sem licitação, por ‘notória especialização’…. JE SUIS TROLLIE ! Com muita satisfação !

        • Tamberlini, feliz retorno, vc tem uma GAMA de informações que me esclarece bastante.

          o GAMA em caixa alta é homenagem ao meu time de coração, o verde e branco do Cerrado, não importa a divisão em que esteja.

          • Obrigado. Vou voltar mais pesado ainda. Uma força tarefa está, sigilosamente, fazendo várias viagens à África. O Cerveró fez várias viagens para lá, junto com o Brahma. Quase todos esqueceram que a PF aprendeu 98 diamantes, valendo mais de R$ 64 milhões na cobertura do Cerveró em Ipanema…. A Brahma esquenta…..

      • Esqueci. Um dos grandes projetos para a stalifascista ‘verdade da Web’ do Franklin Martins,era a fusão dos sites IG e Terra, para criar o maior site de ‘verdades’ da América Latina. Devido aos escândalos a Oi tirou o corpo fora e ele apesar de não ter conseguido a fusão, domesticou o IG e transformou o Terra num programa de variedades, tipo do que o jornalista do pastor faz na Record. Por falar no jornalista do pastor, ele, o Nassif e o Miguel do Rosário, do blog Cafézinho, foram condenados no princípio do ano por difamação. O Nassif está sendo novamente processado, dessa vez pelo Eduardo Cunha.

  6. Peço licença ao CN para compartilhar um pensamento recolhido na leitura do Facebook:

    “Tudo o que eu escrevo não é para tentar mudar a opinião de quem não concorda comigo. Escrevo, sim, para que aqueles que pensam como eu saibam que não estão sozinhos.”

    Eu considerei importante esta visão pois diz muito a respeito de nosso momento atual.

  7. Virgílio, felicito seu retorno e sua análise sobre o modus operandi da indústria de difamação petralha é demolidora! Oportuna citação, Borelli! Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *