O Globo confirma notícia da TI sobre a demissão da ministra Grace, da AGU

Resultado de imagem para grace mendonça agu

Temer nem atende mais os telefonemas da ministra

Catarina Alencastro
O Globo

Acuado pelas denúncias da JBS, o presidente Michel Temer planeja fazer mais uma mudança na composição de sua equipe de governo para reforçar sua defesa na área jurídica. Depois de trocar Osmar Serraglio por Torquato Jardim no Ministério da Justiça, Temer agora quer tirar Grace Mendonça do comando da Advocacia Geral da União (AGU) e substituí-la por Gustavo do Vale Rocha, subchefe de assuntos jurídicos (SAJ) da Casa Civil, e homem de confiança do peemedebista.

Abatido pela maior crise política desde que assumiu a Presidência, há pouco mais de um ano, Temer parte para um caminho semelhante ao adotado pela antecessora Dilma Rousseff, quando, no ocaso de seu governo, escalou o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo para assumir sua defesa na AGU e, posteriormente, no processo de impeachment.

JOGO DUPLO – Acusada pelo Palácio do Planalto de ser “fraca”, “insegura” e de estar fazendo “jogo duplo”, Grace passou a ter seu posto ameaçado quando protocolou na semana passada um documento no STF defendendo a indivisibilidade das chapas eleitorais. A posição é contrária ao principal argumento que Temer apresentou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando do julgamento de supostas irregularidades cometidas pela chapa Dilma-Temer em 2014.

Não adiantou a AGU soltar nota afirmando que no caso em discussão no Supremo, que tratava da cassação do governador e vice do Amazonas, era “absolutamente distinto” do de Temer e que defendia agora a decisão tomada pelo TSE — uma vez que a AGU tem atribuição de defender os três poderes. Desde então o desconforto entre Temer e Grace é grande.

Após a divulgação da notícia, Grace Mendonça telefonou dezenas de vezes para o presidente, que não atendeu as ligações. No dia seguinte, ela foi até o Palácio do Jaburu, sem ser convidada, para se explicar, mas, segundo interlocutores do presidente, não convenceu.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Portanto, O Globo confirma a notícia dada com exclusividade pela Tribuna da Internet, sobre a troca de guarda na AGU. Mas o substituto cogitado por Temer é Gustavo Rocha, antigo advogado de Eduardo Cunha e ligado aos caciques do PMDB, que hoje trabalha com Padilha na Casa Civil. Foi Gustavo Rocha quem deu a mancada jurídica no caso da presidência da EBC e depois tentou botar a culpa no ministro Medina Osório, que estava na AGU e nada tinha a ver com a causa. Desse jeito, talvez seja melhor manter a “esquecidinha” na AGU. (C.N.)

6 thoughts on “O Globo confirma notícia da TI sobre a demissão da ministra Grace, da AGU

  1. Parece até que é a Turma da Monica onde o Cebolinha e o Cascão já fizeram milhares de planos para “arrasar” com o coelho da Monica mas nunca dá certo.
    Abraços.

  2. “A-ga-deu-se” a moça aí…. A cara da riqueza desse pobre governo…

    E a nova personagem já engatilhada, a tal Rachel (ou Raquel?) Dodge ? Sabe,ao menos, falar português?

    Agendas, mutretas, Banânia e seus picaretas…

  3. Não era essa que tinha dificuldade em achar um HD externo para copiar os inquéritos da Lava Jato no Supremo para subsidiar ações de improbidade administrativa contra Sérgio Machado, Gabrielli, Gleisi Hoffmann e outros figurões?
    Ah tá. Já vai tarde.

  4. Voces não estão vendo que a Globo quer derrubar o governo?? Na base de quanto pior, melhor, como PT. PCdoB, Psol…É só plantação de notícias mentirosas, tentando esvaziar o governo para prorrogar a dívida bilionária da Globo, RBS, gerdau, Abril e outros grandes. Perdi a esperança com a tribuna, que tinha comentários equilibrados, corretos e não mentiras e fofocas baixas…gabriel

  5. Não há fofoca nenhuma na reportagem. Grace nunca foi santa. Afinal, não ajuizou as ações contra os políticos envolvidos na Lava Jato por pressão do Planalto. Só que é tão sem noção que achou, como criatura, que poderia ser maior do que o criador. E passou a querer voo solo. Felizmente lhe cortaram as asas! Já não era sem tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *