O Globo finge que apóia Dilma e a gente finge que acredita

João Roberto se reuniu com os petistas

Carlos Newton

A internet fervilha com o informe (não é informação) sobre o encontro de senadores petistas com o principal sócio da Organização Globo, João Roberto Marinho, que é o mais novo dos filhos de Roberto Marinho, mas atua como líder da família.

A matéria é assinada por Anônimo, o que já diz muito sobre ela, e está vazada nos seguintes termos:

###
João Roberto Marinho pediu encontro com
os senadores do PT, na última quarta-feira

Dos 13, nove aceitaram. Durou quase duas horas. Ele abriu, dizendo-se muito preocupado com as “maluquices” de Eduardo Cunha na Câmara, que não comprometem apenas o próximo governo, mas  o futuro do País; afirmou, ainda, que o que ele defende é que Dilma seja sucedida por quem  ganhar as eleições de 2018, ou seja, impeachment, não.

Durante todo o tempo, escutou as queixas dos senadores, um por  um, sobre a parcialidade, os dois pesos, duas medidas, as abordagens dos repórteres querendo declarações que apenas preencham a verdade que já está pré-estabelecida, a repercussão nula do que os governos Lula e Dilma fizeram pelo Brasil.

Recados que foram dados a ele: 1) não mexam com Lula (todos estavam ainda muito mordidos com a charge do Chico do dia anterior (“agora só falta você”), pois o Brasil pode pegar fogo e eles não vão ser bombeiros; na mesma direção, não temos controle sobre nossa base social e é imprevisível a reação que se virá ante uma hipotética prisão de Lula.

Ele pediu desculpas, “ou os senhores estão enganados, ou nós estamos errando feio”, comprometendo-se a levar a avaliação geral dos senadores para os editores.

Disse ainda que, realmente, a cumplicidade entre jornalistas e procuradores de Curitiba, hoje, representa um fator de instabilidade, mas jogou a culpa no PT, “que deu início a essa parceria”. Ao final, pediu para o governo controlar sua base na Câmara.

###
DEPOIS, UM EDITORIAL

Dois dias depois, na sexta-feira, O Globo publicou um estranho editorial, sob o título “Manipulação do Congresso ultrapassa limites”, em que defende um acordo suprapartidário para dar governabilidade à gestão de Dilma Rousseff. Mas o editorial não significou nada, porque o jornal veio carregado de pancadas no governo.

O episódio lembra a célebre CPI do Time-Life, que denunciou o acordo entre a Globo e a empresa norte-americana. Na CPI, que tinha o então deputado Roberto Saturnino Braga como relator, o ex-governador Carlos Lacerda mostrou um editorial do jornal O Globo, publicado em 7 de janeiro de 1963, que chamava o presidente João Goulart de estadista. Para Lacerda, um editorial estranhíssimo, “quando o presidente João Goulart parecia o anticristo” para Roberto Marinho. Mas Lacerda encontrou na Caixa Econômica Federal a razão do editorial: um empréstimo milionário, a juros baixos, liberado 24 horas antes.

Logo depois, lembrou Lacerda, O Globo voltou à posição antiga e, denunciando corrupção e um suposto envolvimento do produtor rural João Goulart com o comunismo soviético, apoiou o Golpe de 64.  Aliados de Roberto Marinho – inclusive o próprio advogado, Luiz Gonzaga do Nascimento Silva – integraram o ministério do primeiro governo militar.

E assim caminha a humanidade. A família Marinho finge que apóia Dilma e a gente finge que acredita.

15 thoughts on “O Globo finge que apóia Dilma e a gente finge que acredita

  1. Hoje no blog Satiagraha /Lava Jato 247 essa é a principal matéria. Estão falando abertamente do encontro e ainda acrescentam que a família Marinho se tornou a maior garantia contra ‘o golpe’.

  2. Pois é Newton.
    A Globo agora é dona do Brasil? Vai ditar o que o povo do Brasil deve ou não fazer?
    Isso só pode partir dos blogs lixo como o 247, cujo dono, um pseudo jornalista, está sendo investigado pelo juiz Moro, um tal de Attuch.
    Quem se esconde no anonimato, não pode ter credibilidade.

  3. A comemoração dos blogs chapa branca…
    ” 247 – O site Diário do Centro Mundo relata encontro ocorrido na última-quarta-feira entre João Roberto Marinho, um dos três sócios do grupo Globo, e senadores petistas. Nele, Marinho teria se comprometido com a estabilidade institucional. Confira abaixo:

    João Roberto Marinho pediu encontro com os senadores do PT, na última quarta-feira.

    Dos 13, nove aceitaram.

    Durou quase duas horas. Ele abriu, dizendo-se muito preocupado com as “maluquices” de Eduardo Cunha na Câmara, que não comprometem apenas o próximo governo, mas o futuro do País; afirmou, ainda, que o que ele defende é que Dilma seja sucedida por quem ganhar as eleições de 2018, ou seja, impeachment, não.

    Durante todo o tempo, escutou as queixas dos senadores, um por um, sobre a parcialidade, os dois pesos, duas medidas, as abordagens dos repórteres querendo declarações que apenas preencham a verdade que já está pré-estabelecida, a repercussão nula do que os governos Lula e Dilma fizeram pelo Brasil.

    Recados que foram dados a ele: 1) não mexam com Lula (todos estavam ainda muito mordidos com a charge do Chico do dia anterior (“agora só falta você”), pois o Brasil pode pegar fogo e eles não vão ser bombeiros; na mesma direção, não temos controle sobre nossa base social e é imprevisível a reação que se virá ante uma hipotética prisão de Lula.

    Ele pediu desculpas, “ou os senhores estão enganados, ou nós estamos errando feio”, comprometendo-se a levar a avaliação geral dos senadores para os editores.

    Disse ainda que, realmente, a cumplicidade entre jornalistas e procuradores de Curitiba, hoje, representa um fator de instabilidade, mas jogou a culpa no PT, “que deu início a essa parceria”. Ao final, pediu para o governo controlar sua base na Câmara.
    PS.: O Artigo tem dono sim e totalmente comprometido com o PT.

  4. A Lava-Jato está chegando à Rede Globo. E, se não for parcial, chegará ao Clube de Regatas Flamengo, pois no futebol é mais fácil lavar dinheiro.

  5. Em outros blogs petistas estão dizendo que foi abancada do PT que encurralou o Marinho após a homenagem dos 50 anos, e ele ouviu tudo calado. Ameaçaram até com guerra civil entre os movimentos sociais e a direita.
    Acho que o PT está fumando alguma coisa mofada…

  6. A capa de hoje do Globo está hilária: ” O PT vai reconhecer erros éticos para amenizar a crise ” ….. Além dos interesses financeiros imediatos ela está se borrando de medo com o acordo do Sílvio Santos com o Edir Macedo. O SBT e a Record estão querendo acabar com o IBOPE, que estabelece os ‘valores ‘ das propagandas, principalmente das estatais. Há pouco tempo o Sílvio Santos colocou no palco carros 0 e desafiou: Quem tiver um medidor de audiência do IBOPE instalado em casa traga, eu dou na hora um carro 0, podem vir quantos tiverem.

  7. Um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio e lhe fez um pedido:

    – Amigo sapo, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?

    O sapo respondeu: – Só se eu fosse louco! Você vai me picar e eu vou ficar paralizado e afundar.

    Disse o escorpião: – Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos e nos afogaríamos.

    Confiando na lógica do que disse o escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, nadando para atravessar o rio.

    Quando chegaram no meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.

    Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: – Por que você fez isto? Agora nós dois vamos morrer!

    E o escorpião respondeu: “Por que sou um escorpião e esta é a minha natureza.”

  8. O PT e seus aliados não são maiores que o Brasil, sempre houve patriotismo e não é o PT que vai botar fogo no país se o Lula ou quem quer que seja, tentar algo para ficar no poder, o Exército Brasileiro sempre foi o guardião da democracia e graças a Deus temos um país mais democrático, esta conversa com este executivo da Globo não pode impor nada, principalmente porque sempre foram os beneficiários do erário público.

  9. Não sei o que deu nesses idiotas.

    “NÃO MEXAM COM O LULA, POIS O PAÍS PODE PEGAR FOGO”.

    Ô cambada, vão plantar batatas e se não for suficiente, vão catar coquinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *