O legado do PT

Carlos Chagas

Acontecerá o quê, caso Madame perca o mandato? Na hipótese de Michel Temer despencar com ela, se o Tribunal Superior Eleitoral anular as eleições do ano passado, teremos nova eleição para completar o período. No reverso da medalha, o vice assume se o Tribunal de Contas da União e o Congresso considerarem ter havido crime de responsabilidade nas contas do governo em 2014. Também fica em aberto a possibilidade de tudo continuar como está, ou seja, Dilma permanecer no governo até o fim.

E daí? Daí nada. É esse o destino que nos assola. O Brasil ficará igualzinho, pela falta de alternativas com relação ao futuro. Inexistem projetos no imaginário de nosso coletivo. Os políticos ficarão onde estão, buscando parcelas de poder para satisfazer-se e até para enriquecer. Os empresários correndo atrás do lucro. Os trabalhadores tentando sobreviver. A classe média equilibrando-se. Os religiosos imaginando uma outra vida.

Falta-nos um ideal comum. Um objetivo capaz de sobrepor-se à mesquinharia de todos os dias perseguindo a satisfação individual que nos separa. É o legado do PT que um dia propôs-se a construir uma nova sociedade. Doze anos no poder serviram para demolir esperanças e expectativas. Os companheiros não mudaram nada, apenas ocuparam espaços vazios.

Quando criado, o partido parecia pleno de entusiasmo. Tinha metas e objetivos. Os primeiros a cair fora foram os intelectuais. Depois a Igreja. Em seguida os líderes sindicais. Os trabalhadores. A juventude. Hoje, o PT resume-se a um aglomerado sem ideais. Carente de um programa em condições de sensibilizar e unir a massa à qual se dirigiu. Até o Lula perdeu sua razão de ser, transformado em pequeno burguês milionário a serviço dos que, no passado, imaginou extirpar. Por essas e outras, o PT começará derrotado nas eleições municipais do próximo ano. Depois, em 2018…

BOLA MURCHA

Enganou-se quem quis. Foi lamentável a performance do senador Fernando Collor na sabatina do procurador Rodrigo Janot. O máximo que conseguiu foi impor um acento agudo no “o” do sobrenome do desafeto. O ex-presidente caminhou para o cadafalso. Dificilmente escapará da cassação.

6 thoughts on “O legado do PT

  1. Sinceramente, o único legado que esta quadrilha que assumiu o poder em 2003, será o da corrupção. As ratazanas estão começando a abandonar o navio. No site do UOL, tem uma entrevista com o mula.:

    Se for necessário, serei candidato em 2018, diz Lula

    Ele fala:

    “PT cometeu desvios”
    O ex-presidente avaliou que o PT “cometeu desvios” porque “passou a fazer política igual aos outros partidos políticos. O PT era para ser diferente de verdade”, declarou.

    “Teve gente do PT que errou, teve. Eu dizia, quando estava na presidência, que só tem um jeito, neste país, de você não ser molestado por uma investigação, é você ser honesto”, afirmou.

    Lula ainda declarou que Dilma não era conhecedora dos desvios de dinheiro público na Petrobras.

    “Gostaria de ter sabido antes. A Polícia Federal não sabia, o Ministério Público não sabia, a direção da Petrobras não sabia. Só se ficou sabendo depois que houve um grampeamento e pegou o [doleiro] Alberto Youssef, que já tinha muitas passagens pela polícia, falando com outros caras”, afirmou.”

    Safado, que dar uma de puro falando que “cometeu desvios” porque “passou a fazer política igual aos outros partidos políticos. Os petralhas são e sempre foram um bando de ladrões, corruptos, demagogos. Felizmente o fim desta quadrilha esta próxima.

  2. Resumo da opera que agora é bufa.

    “Quando criado, o partido parecia pleno de entusiasmo. Tinha metas e objetivos. Os primeiros a cair fora foram os intelectuais. Depois a Igreja. Em seguida os líderes sindicais. Os trabalhadores. A juventude. Hoje, o PT resume-se a um aglomerado sem ideais.”

    Fui militante e fundador. Saltei fora para o espanto de todos, depois da famigerada carta ao “povo brasileiro”(avenida paulista) em 2002.

    Hoje como disse o poeta das Gerais: é apenas um retrato na parde,
    e não doi nada…

    • Eu discordo de você com relação aos que cairam fora:

      Centrais Sindicais: elas ganham milhões de reais todos os anos.

      Igreja: a CNBB fez uma carta de apois para este governo.

      OAB: esta aparelhada também coms petralhas.

      UNE: ganhou milhões para fazer sua sede na Praia do Flamengo e nada, esta aparelhada com os petralhas.

  3. O engraçado é que o Lula na maior cara de pau fala como se fosse exceção, eles, Lula e Dilma, coitados não sabiam de nada. Esse 12 anos de desgoverno, gastança e corrupção tem nomes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *