O marketing um retrocesso e trata o consumidor como se fosse um retardado mental

Greenwashing, a propaganda enganosa das empresas  Matria Incgnita

Charge de Pavel Constantin (Arquivo Google)

Luiz Felipe Pond
Folha

Se uma propaganda vende pra voc um carro e faz voc sentir que, comprando este carro, pode ir a uma cachoeira de difcil acesso no caso de um carro ter trao nas quatro rodas, ela no est mentindo. Mas se um comercial de banking diz que se voc abrir uma conta no banco X, voc ser o tipo de jovem que deixar “sua marca no mundo”, ele est mentindo.

Qual a diferena entre um comercial e outro? Por que um deles mente e o outro no? A diferena est no alcance da promessa. Alcanar cachoeiras difceis algo de pequeno impacto na percepo que algum tem de si mesmo, da sua vida, da sua personalidade e das suas expectativas.

SEM DEIXAR MARCA – Quando dizemos a um jovem que ele, comprando um produto X, deixar uma marca no mundo, estamos mentindo sobre seu futuro: quase zero por cento da humanidade deixa alguma marca no mundo algumas delas pssimas, ao passo que embutir essa expectativa como estilo de vida tem um custo altssimo em termos do cotidiano que algum vive.

Parte da pr-histria e da histria da nossa espcie foi gasta num esforo descomunal para fazermos a diferena entre realidade e fantasia, por motivos, principalmente, de sobrevivncia. Mas essa questo da sobrevivncia nos escapa da conscincia hoje.

Por exemplo, nossos ancestrais, idnticos a ns, passaram quase o tempo todo de suas vidas com fome e hoje as maiores frescuras do mundo se relacionam a comida. S a fartura sustenta a frescura com alimentao.

SUPER-HERIS – Quando o mundo faz a guinada que est fazendo, e o marketing assume a liderana das narrativas, assumimos que existem em ns super-heris, mitos, deuses e deusas, demnios e efeitos sobrenaturais, o que, evidentemente, no existe. Brincamos com danos psicolgicos e sociais empacotados ?pra presente.

O marketing um retrocesso cognitivo na evoluo da espcie. O Homo sapiens sem uma cognio aguada como um pssaro com a asa quebrada.

No momento em que o marketing se fez disciplina existencial, passando a vender estilos de vida, identidades sexuais e outras, valores morais, projetos polticos aqui a mentira facilmente detectada para quem tem olhos pra ver e significados para a vida, ele passou a se constituir numa percepo de realidade de alto risco, estragando a capacidade de fazermos a diferena entre fato e fico. como se o mundo fosse um eterno Carnaval em que a Quarta-Feira de Cinzas nunca chega.

TUDO POR DINHEIRO – O capitalismo avanado apenas quer vender. Tendo saturado as sociedades ricas de produtos materiais, ele passa a vender produtos imateriais, e, com esse passo, ele opera uma ruptura metafsica, digamos, em que optamos por viver num mundo em que ns mesmos somos mera fico a melhor fico possvel, claro, mas nem por isso, menos irreal.

Todas as realidades psquicas passam pelo crivo da fantasia e saem do outro lado como a “melhor verso de mim mesmo”. Mentira. Posso me reinventar. Mentira. Deixarei minha marca no mundo. Mentira. A prosperidade uma questo de assertividade. Mentira: a esmagadora maioria foi, e continuar sendo pobre.

VOC BANAL – A maior chance que voc envelhecer s e que ter tido uma vida absolutamente irrelevante, se a sociologia estiver certa. O arqutipo da mentira aqui que voc seja uma pessoa diferente, especial, nica. Mentira. Voc apenas banal. Esse arqutipo tem a parceria dos pais, que so os primeiros a comprar o marketing de “deixar uma marca no mundo”.

Muitos profissionais da rea no tm a mnima ideia de tudo isso porque a formao muito fraca. Munidos de teorias psicolgicas miseravelmente comportamentais, reforam apenas os mecanismos fantasiosos na relao com a realidade e com ns mesmos. Com a entrada do digital, o processo eleva sua agressividade mitolgica ao nvel da vida privada como mercadoria e do sujeito como commodity.

Por outro lado, o marketing poderia ser de fato “disruptivo” e elevar o nvel da reflexo, como alguns profissionais tm tentado, e parar de mentir. Muitos adultos esto vidos por pessoas que mintam menos para eles. Esto cansados de serem tratados como retardados mentais.

4 thoughts on “O marketing um retrocesso e trata o consumidor como se fosse um retardado mental

  1. Meu maior exemplo o socialismo que vendem aos jovens, um ou outro velho ainda acredita na quimera, poucos. Mentem subjetivamente para esconder o legado macabro.
    Essa de lascar:

    VOC BANAL A maior chance que voc envelhecer s e que ter tido uma vida absolutamente irrelevante, se a sociologia estiver certa. O arqutipo da mentira aqui que voc seja uma pessoa diferente, especial, nica. Mentira. Voc apenas banal. Esse arqutipo tem a parceria dos pais, que so os primeiros a comprar o marketing de deixar uma marca no mundo.

    Hehehe Todas as realidades psquicas passam pelo crivo da fantasia e saem do outro lado como a melhor verso de mim mesmo. Mentira. Posso me reinventar. Mentira. Deixarei minha marca no mundo. Mentira. A prosperidade uma questo de assertividade. Mentira: a esmagadora maioria foi, e continuar sendo pobre.

  2. Marketing o aprimoramento de uma arte. Assim como no capitalismo muitas especialidades se desenvolveram, no h razo para o no desenvolvimento desta ferramenta. Vender ideias to importante quanto produtos. Claro que em tudo deve haver o olhar crtico. No h mentiras na propaganda. Como pea de fico, ela o que . Todo ser humano deixa sua marca, o no deixar tambm esse registro. A grandiosidade sim, uma quimera. E depois, quantos esto dispostos a deixar grandes marcas? Pond me parece um ser humano muito desanimado. Precisa ler um pouco de poesia e deixar de ser to amargo.
    “Tudo vale a pena Se a alma nao pequena. Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele que espelhou o cu.” Fernando Pessoa.

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