O mínimo que o brasileiro precisa saber para conviver com Bolsonaro na Presidência

Resultado de imagem para bolsonaro

Bolsonaro não vai mudar e precisa ser entendido pelos brasileiros

Jorge Béja

Após sete meses de governo, o presidente Jair Bolsonaro pode ser visto e considerado como aquele que “não é vingativo e que, a exemplo de Jesus, perdoa as ofensas para se lembrar apenas dos benefícios, porque sabe que será perdoado como ele próprio perdoou”, tal como nos ensina Allan Kardec em “O Livro dos Espíritos”? Sim, pode. Não, não pode.

Bolsonaro é um daqueles que diz a Jesus “ainda que me exponhais a várias tentações e adversidades, tudo que me ordenais é para meu proveito, pois de mil modos costumais pôr em prova os que Lhe são fiéis”, como se lê no clássico “Imitação de Cristo”, escrito há muitos e muitos séculos e de autor desconhecido? Sim, é. Não, não é.

Bolsonaro segue a recomendação de Jesus “se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”, conforme se lê em Mateus, 5, 39? Sim, segue. Não, não segue.

Bolsonaro, pela defesa do Brasil, é um daqueles que brada “verás que um filho teu não foge à luta, nem teme quem te adora a própria morte”, como consta da Parte II da letra do Hino Nacional Brasileiro, escrito por Joaquim Osório Duque Estrada?. Sim, é. Não, não é.

UM JEITO PRÓPRIONão importa como Jair Bolsonaro é ou deixa de ser. O que prepondera é o fato de Jair Bolsonaro ser o presidente da República Federativa do Brasil, democraticamente eleito pela maioria do universo dos eleitores brasileiros. E seu jeito de governar é dele próprio. Se ele dá declarações que não deveria dar, se faz o que não deveria fazer, se acerta ou se erra, ele é o presidente do Brasil.

Não devemos nós, brasileiros, nos conformar nem aceitar o que Bolsonaro faz ou deixa de fazer. Conformação e aceitação são reações gêmeas-danosas, que não resolvem, porque deixam sequela, deixam queixume.

“Eu me conformo e não tem outro jeito, né?”. “Eu aceito, mas fazer o que, né?”. Esse “não tem outro jeito, né” e “mas fazer o que, né?” são sequelas, são queixumes que não resolvem. Ficam as marcas. Só fazem agravar nossos sentimentos. Não cura.

COMPREENSÃOO que resolve e cura é compreender. Só a compreensão é o caminho para resolver os conflitos e desentendimentos do quotidiano de nossas vidas e que se deve usar generalizadamente em todas as circunstâncias.

E todos nós brasileiros precisamos compreender que Jair Bolsonaro é o presidente do Brasil. Que não foi se sentar na cadeira presidencial e ostentar a faixa da presidência por golpe de estado. Nada disso. Ele foi eleito.

E não se pode duvidar que o presidente quer o bem do Brasil. Quer restabelecer a ordem, os valores cívicos e resgatar gestos, costumes e atitudes que há décadas se perderam e cederam lugar à violência, à intolerância, à desunião, à falta de fraternidade a ponto de expor o povo brasileiro a uma guerra fratricida. E ao querer o bem e o progresso do Brasil, quer também o bem a o progresso de todos os brasileiros.

LIBERDADE É claro e óbvio que temos  toda a liberdade para falar o que entendemos e achamos do governo Bolsonaro. Mas temos o dever e a imperiosa obrigação de compreender que ele é o presidente do Brasil. Se bom, se mais ou menos, ou se mau, Jair Bolsonaro é o presidente da República, detentor das prerrogativas que a Constituição Federal lhe outorga.

Quando erra, os governados têm inúmeras maneiras e formas, civilizadas e democráticas, de reação contrária. As passeatas de protesto são livres. Ninguém as impedem, A Ação Popular é outro instrumento para pedir à Justiça a revogação de atos e decisões presidenciais contrários à legalidade, à moralidade, à impessoalidade e outros valores e bens públicos. Basta ser cidadão brasileiro e estar em dia com sua situação eleitoral. Nem é preciso pagar as custas do processo. Tem a Ação do Impeachment, já por duas vezes recentemente utilizada com sucesso.

E o Procurador-Geral da República, os partidos políticos e muitas outras instituições têm ao seu alcance ações próprias perante o Supremo Tribunal Federal para buscar a invalidação de decisões do presidente da República, quando maculadas pelas razões que a legislação autoriza sua invalidação pelo Judiciário.

CASO SANTA CRUZEstamos falando do Estado Democrático de Direito. As duas mais recentes e polêmicas atitudes do presidente da República, uma direcionada ao presidente do Conselho Federal da OAB, a respeito do desaparecimento de seu pai, e outra referente à substituição de quatro membros da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos são susceptíveis de serem levadas ao Supremo.

A alusão à morte do pai do presidente da OAB já se encontra nas mãos do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, relator na Interpelação que Felipe Santa Cruz deu entrada na Suprema Corte contra o presidente. A outra, a substituição de membros da referida comissão, também pode ser levada à análise do STF. Aí estão as ferramentas e os caminhos para ouvir a voz da Justiça sobre os atos e atitudes presidenciais. Assim é a Democracia.

Agora, uma coisa é certa. Que Jair Messias Bolsonaro nunca foi, não é e nunca será um homem, um político, um governante corrupto, isso é verdade plasmada. E de corrupção o povo brasileiro está cansado, exausto e raivoso de tanto ser assaltado.

SEM CORRUPÇÃODessa criminosa torpeza é certíssimo que estamos livres. E pode-se afirmar, sem a preocupação de errar, que o presidente Bolsonaro também não se cerca e nunca se cercará de agentes públicos corruptos. Seu governo tem sido e será todo ele limpo e sem a mínima corrupção.

Observação: antes de ser advogado fui repórter da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e do Jornal do Brasil. Isso se deu no final da década de 60 e início de 70. E aprendi que quando se escreve artigo para publicar na imprensa, o título quem dá é a editoria do veículo que publicar o artigo. Ousei aqui, à revelia do nosso editor, dar título a este artigo. É uma paráfrase do título do livro que Olavo de Carvalho escreveu e publicou: “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”.

51 thoughts on “O mínimo que o brasileiro precisa saber para conviver com Bolsonaro na Presidência

  1. Como se diz por ai, a gente se acostuma com tudo, por que não com esse jeito de quadrupede do bozo, ou melhor é um presidente doutor honoris causa, de fala mansa e bolso cheio.

  2. Sim ele foi eleito. Ele sempre foi assim. Não votei nele, mas não admito qualquer iniciativa para interromper o mandato. Os que votaram nele e não gostarem, que aprendam a escolher melhor.

  3. Mais uma aula do eminente dr.Béja, desta vez reportando-se sobre o comportamento de Bolsonaro, que ora é para lá ora para cá.

    Aliás, a foto famosa de Jânio com um pé para trás e outro para a frente, e ele olhando de lado, bastaria trocar a face do ex-presidente e já falecido, que seria exatamente o modo como o ex-capitão está se comportando à testa do Poder Executivo, algo ainda indefinido.

    Por outro lado, o excelso articulista nos deu uma pequena amostra do significado de democracia, onde o eleito deve ser respeitado e se ter paciência com o presidente, afim de que possa realizar seus objetivos.

    Claro que não está isento das críticas, mas devemos aceitá-lo até comprovar que deve ser afastado, como fizemos recentemente com Collor e Dilma.

    Mas, o dr.Béja postou um detalhe de suma importância com relação à conduta moral de Bolsonaro, escrevendo que se trata de um homem que não compactua com a corrupção, e não vai admiti-la em seu governo.

    Concordo plenamente com esta qualidade do presidente que, no entanto, não lhe concede autorização para ser incompetente ou negligenciar o povo, nada disso!

    E resgato Lula, ladrão e genocida, como exemplo do que quero dizer:
    Não há um cidadão deste país que não saiba que o PT é uma quadrilha de bandidos, mas por que uma parcela do povo ainda o tem como um excelente presidente e votaria nele de novo, mesmo com os crimes que Lula praticou?

    A resposta é simples:
    A corrupção beneficia não só quem dela se aproveita para lograr êxito em seus objetivos, independente de ser flagrado ou não cometendo ilicitudes, como de resto as autoridades envolvidas em crimes tentam abafar seus delitos mediante um tratamento melhor para com o povo!

    Lula e o PT roubavam escandalosamente, mas foi no seu período que o salário mínimo cresceu, os financiamentos para aquisição de eletrodomésticos eram mais fáceis, uma taxa pequena de desemprego, ANULAVAM seu comportamento lesivo e danoso ao cidadão e Brasil!

    Se Bolsonaro não anda de mãos dadas com a corrupção, deveria andar ao lado do povo, e não o desconsiderando e não apresentando planos que diminuam o desemprego e a inadimplência de cada brasileiro.

    Sem tergiversações:
    a população prefere um governo corrupto, porém que ela consiga sobreviver sem tantas dificuldades, que uma administração honesta, mas com ela passando por mais trabalhos e problemas nesta forma de governo!

    Bolsonaro é honesto porque assim deve ser, ainda mais no cargo de primeiro mandatário brasileiro, mas deveria encontrar compensações também no mesmo patamar, e buscar condições de vida com menos obstáculos para os necessitados, pobres e miseráveis, que aumentam a cada ano!!

    Interessante artigo.
    Distingue exatamente o que deve ser separado, e que pensemos permanentemente em quem devemos votar, menos ser levados pela emoção ou ideologia, e com o nosso pensamento voltado para o bem comum e desenvolvimento do Brasil!

    Parabéns, dr.Béja.
    Um forte e fraterno abraço.
    Saúde, muita saúde.

    • Maragato sulista …tu já tá enchendo o saco com esse lenga ..lenga ..do Lula …ISSO LULA AQUILO ….puxa maragato vamos em frente …o Lula tá preso…quem vai decidir seu destino não é vc , não é o moderador …não é a “vontade popular” …não é a máfia do TRF 4 ou a de curitiba …estilo Dom Corleone … não é eu …QUEM vai decidir tudo ..É O STF … e ponto final meu caro plebeu maragato sulista . E caso seja negativo que o Sr. Luis Cumpra sua pena e medite em tudo que cometeu…e se for solto que vá para casa cuidar de sua saúde …e viver sua velhice com os seus e com os restos de dias que o ALTISSIMO lhe der…se possivél longe de politica …sua era já se foi. E quanto a vc meu caro ..maragato ..nada de ficar esbravejando insolencias contra os membros do STF..AFINAL VC É UM CIDADÃO de bem e nada deve questionar as decisões do STF.
      Lembre-se maragato, há um justo Juiz acima de tudo e de todos…e ele delegou autoridade …O STF é o único que pode dar a palavra final sobre o tema (caso do lula ) se sim vc deve acatar ..se for não tb deve acatar … vc não é um juiz com autoridade delegada pelo ALTISSIMO …para julgar ..vc assim como eu é apenas um cidadão. ok. ( e para por favor de dizer que o Sr. Luis é um genocida , pega mal para sua cultura, além de ser uma afirmação mentirosa…ok..)
      O ALTISSIMO SEJA LOUVADO …sempre

  4. Mais uma vez de Beja amplia nosso entendimento nos mostrando outros ângulos que nem sempre vemos ou percebemos.

    Os comentários (com as honrosas e tradicionais exceções)demonstram em que se :transformou o brasil após décadas de pregação ideológica intolerante: em fanáticos irracionais incapazes de gestos mínimos de tolerância e convivência

    Bolsonaro é rude e simplório? Parece ser e deve mesmo ser mas quase me convenço que alguém com punhos de renda e fala macia , já teria sido engolido pela máquina que devota a tempos a esperança do Brasil.

    Sabemos que se trata com carinho mas sem dar confiança aos cachorros por exemplo porque se Não fatalmente ou não terá mais comando ou nos mordera.

    Talvez Bolsonaro seja o agente certo pra recolocar cada um no seu canto e na sua dimensão.

    Com a feras ideologicas domesticadas talvez possamos iniciar outros tempos

    • Perai ,como não é corrupto?
      Os 24 mil pra primeira dama, que ele assumiu que foi empréstimo dele?
      A jogada com Toffoli para interromper as investigações do seu filho senador?

    • Nem totalitarista nem bichinha, um presidente precisa, no minimo, ser um ESTADISTA.

      Se tens ainda alguma esperança em ver essa verruga tornar-se um Estadista, moras na Lua…

  5. O que ninguém quer ver:
    O Brasil está na UTI, a doença é grave.
    O povo nem aí, assistindo a uma novela, comparando vilões, vivendo a ilusão de que as coisas estão melhorando….

    Demagogia barata.
    Governo salafrário, o que bem sendo comprovado a cada dia….

  6. Qual foi o maior lucro da Petrobras hoje, que manteve a bolsa em alta enquanto o resto do Mundo teve resultados negativos?
    A VENDA DA BR Distribuidora?????

    Negociata da XP do Paulo Goebbels????

    Quanto esse governo levou de propina? LEVOU de participação societária no negocio…
    MAS, na cabeça dos crentes isso nao é corrupção….

    Quantos anos levou pra pegar o Lula???

    É por isso que esse que tá aí deita e rola, de palhaço….

  7. Prezado Chico,
    Como pessoa sensata que sou, evidentemente votei no Bolsonaro. Era isso ou já estaríamos vivendo noutra Venezuela.
    Pior, com o ladrão solto e toda a sua maligna trupe.
    Mas, estou com uma espinha atravessada na garganta. Não engulo a história do Queiroz e do Eduardo. Acho que eles têm muitas explicações a dar. Isto pode parecer uma bobagem, mas me incomoda demais. Quanto ao Bolsonaro, estou de olhos bem abertos, vendo os movimentos dele dentro do stf, pois é ali que mora o perigo, ao meu ver.
    Mas temos que atravessar a ponte e o Bolsonaro é a nossa única esperança. Não, estou arrependido, mas deixo claro que não tenho bandido de estimação.
    Forte abraço.

    • Primeira vez em semanas que alguém menciona a palavra Venezuela.

      Vladimir Putin PROIBIU Jair Bozolado de falar o nome Venezuela, durante reunião do G20…

      Nem ele, nem os filhos, nem a Groubo ousou falar em Venezuela desde então…

      Acorda pessoal, esse Bozolado é um bagual firula, não faz jus ao cargo de Presidente do Brasil….

      Precisamos de um Estadista, não de um fantoche de ventríloquo…

      Como e que esse bolha vem sorrindo desde que saiu do Einstein? O que ha para sorrir tendo uma missão como a que teria um Presidente da Republica de verdade no momento atual brasileiro??

      Olha a ROUBALHEIRA que esse Paulo Goebbels está armando!

      • É O SITIO DO PICAPAU COM SEQUELA !!!!
        E o Saci criou trés pernas!
        E a Emilia ficou banguela!

        290 AGROTÓXICOS LIBERADOS NOS ÚLTIMOS 7 MESES NO BRASIL!

        Não é CRIME ! Não é CORRUPÇÃO!

        É A MORTE !!!!!!!

        ███ GOVERNO BOZOLADO MATA ! ███

        Vai la,Presidente, cata una nota velha dos trangenicos do Lula, finge que a Bozolada é a santinha, é só um chato útil só, que tem jeito ….
        Vai ensinar como faz um tratamento para conservar a pele por 2000 anos!

        CARA! VAMOS TODOS MORRER ENVENENADOS POR CULPA DO GOVERNO BOZOLADO !!! TAOKEY!?

        PROTEJA-SE, MANDE SEUS FILHOS PARA UMA EMBAIXADA EM WASHINGTON!!!

    • Espectro,

      Não sei te referes a mim neste comentário, mas percebendo que não há nenhum Chico além de mim nesta página, vamos lá:

      Também não tenho bandido de estimação.
      Meus textos provam o que digo, na medida que critico o atual governo mesmo tendo sido igualmente seu eleitor.

      Sempre considerei a minha independência política como fundamental para tecer críticas e elogios quando necessários, deixando-me à vontade para postar meus pensamentos e ideias a respeito das administrações públicas, todas, sem exceção, corruptas de uma forma ou de outra.

      Acredito que tenhas lido e entendido o meu comentário acima, onde elogio o nosso articulista, dr.Béja, e menciono que mesmo Bolsonaro não sendo corrupto, tal condição não o isenta de se mostrar incompetente em assuntos de relevância para este país, principalmente no que diz respeito à miséria e pobreza atuais.

      Dito isso, se Bolsonaro não é uma ponte para atravessarmos o rio com fortes correntezas e profundo, pelo menos é uma pinguela, e suspensa.

      Equilibremo-nos, portanto, de modo a não cairmos e morrer afogado.

      Com o PT, a travessia era à base do tudo ou nada:
      ou nadávamos, e enfrentávamos a fúria das águas ou permanecíamos do lado petista, logo, a maioria não saia do lugar, e aceitava os desmandos e descalabros de Lula, ladrão e genocida.

      Agora existe essa passagem, mesmo fraca, insegura, pênsil, mas há uma ligação com a outra margem, aquela que nos livre do jugo petista, da corrupção, roubos, explorações e manipulações, e aproveita quem quiser esta oportunidade.

      Porém, deve-se levar em conta o perigo que será andar por ela, que pode desabar e mandar para dentro do rio muitas pessoas, ou seja, acreditar que é possível, mas com todo o cuidado e atenção.

      Basta de sermos iludidos e enganados.

      Abração, Espectro.

  8. Depois disso só resta analisar o teor de metano e de enxofre no peido de Bolsonaro.
    Já defendi a tese que a extinção dos dinossauros se deu pela quantidade de metano contida nos peidos desses bichos que danificou a camada de ozônio provocando o efeito estufa.
    Considerando que o peido de uma unidade dinossáurica equivaleria a de mil vacas em termos de metano é importante como diria Dilma, vamos estudar mais os (ventos intestinais) peidos.
    É nesse tipo de fundamento fedido que devemos focar as análises de risco antes que Nibiru venha destruir destruir essa Terra Plana ou Terra Oca.

  9. Bolsonaro confessou que não estava preparado para ser presidente. a prova disso são as medidas erradas com relação a economia, política interna e externa. Não passa uma semana que não abra a boca para criar polêmicas. Com a mente voltada para ideologia da direita radical ultrapassada, não tem ideia do que é interesse nacional, colocando o Brasil ainda mais subserviente aos EUA.
    O povo não merece esse tipo de presidente.

  10. Bom dia , leitores (as):

    Senhores Jorge Bejá e Carlos Newton , o que tens á dizer quanto ao Ministro da Economia Paulo Guedes é esta envolvido até o pescoço ” Por roubar e saquear ” os fundos de pensão dos funcionários das empresas públicas e das empresas estatais ?
    Que até hoje ele continua fugindo da polícia e do ministério público , e o senhor ainda diz que o presidente Bolsonaro não se cerca e nunca se cercará de agentes públicos corruptos. Seu governo tem sido e será todo ele limpo e sem a mínima corrupção, com o agravante de que o Presidente Jair Bolsonaro o esta acoitando .

    • Senhor José Carlos, leitor.
      Se o ministro da Economia, por roubar e saquear fundos de pensão, está “fugindo da polícia e do ministério público”, tais instituições não o pegam porque não querem e nem podem. Só quem pode mandar prender é a Justiça. O referido ministro está em lugar certo e conhecido. Todos sabem onde ele mora e trabalha. É só ir lá e prender, se ordem expressa do Supremo Tribunal Federal for expedida. Não será o presidente da República que vai expedir ordem para prender seu ministro, nem demiti-lo sem fundamento sólido.
      Grato por ter lido e comentado.

      • Prezado ..seguidor da justiça … O sr. não respondeu as perguntas do Sr. José Carlos , pelo contrário o Sr. deu rodeios retóricos …e fugiu da indagação contextual do nobre leitor JC …Seja direto na questão levantada pelo nobre cidadão JC …que colocou o dedo na ferida, o Sr. Guedes , o tal de queiroz , o Filho ligado a pistoleiros e milicianos… Tudo isso denota um governo liderado por mais “um” que nada sabia ? Ou temos um governo tão ligado ao que é crime ? Com os devidos respeitos que a sua longa trajetória impõe , me parece que teu artigo visa a dar um ar de SANTIDADE POLITICA , a este Sr. que agora é o seu presidente ..mas não é o meu …pois não posso votar em uma pessoa que chamou meus pares NEGROS de vagabundos e gado ( peso em arroubas ), sem contar por ter usado a mão de uma criança como forma de uma arma para matar “esquerdistas e comunistas”… estes atos e os demais que pululam em nossa órbita me faz pensar que este não é presidente e sim um moleque criminoso.
        O ALTISSIMO SEJA LOUVADO …sempre

        • Prezado leitor Carlos de Jesus,

          aqui estou, o autor do artigo. Leia-o, mais uma vez, por favor. E constatará que queira ou não queira, aceite ou não, ele governará o Brasil até 31 de Dezembro de 2022. Foi eleito pela maioria dos eleitores brasileiros.
          O prezado leitor Carlos de Jesus não gosta dele. Milhões não gostam. Outros tantos, gostam mais ou menos. E tantos outros não gostam. Que fazer?. Ele é o presidente eleito. Bom ou mau, bem ou mal ele governa o Brasil até o final do ano de 2022. É o mandato. É a Democracia. O prezado leitor Carlos de Jesus tem razões justas e forte para não gostar dele. Mas, queira ou não, ele é o presidente do Brasil. Logo, dos brasileiros. Tem erros?. Muitos. Tem acertos?. Nem tantos. Ou poucos, Ou nenhum. Mas ele é o presidente democraticamente eleito. É inútil desviar o olhar para este fato concreto. Por favor, leia o artigo mais uma vez, pois o tema central parece que não foi compreendido pelo prezado leitor, Carlos de Jesus.

    • Idiotas são os que atacam levianamente.

      Ter destruído o discurso hipócrita da esquerda.

      Ter denunciado o foro de São Paulo.

      Ter ajudado a defender a elevada auto-estima dos conservadores.

      Olavo tem razão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *