O problema não é o que a Lava Jato fez. É o que o procurador-geral está fazendo

Charge 30/05/2020

Charge do Marco Jacobson (olhadelondrina.com.br)

J. R. Guzzo
Estadão

O Ministério Público, pelo que está escrito na lei brasileira, é pago para agir na acusação contra delinquentes e para representar o interesse público quando entender que ele esteja sendo contrariado; seu papel é ficar contra os criminosos. Da mesma maneira, cabe aos advogados agir na defesa de quem é acusado pelo MP; seu papel é ficar a favor dos clientes. O primeiro tem de procurar a condenação. Os segundos têm de procurar a absolvição.

Mas isso aqui é o Brasil, e no sistema de Justiça do Brasil quase nada funciona como determinam a lógica, a decência e as próprias leis.

TUDO AO CONTRÁRIO – Temos, assim, que o MP, segundo a postura pública de seu funcionário mais alto, o procurador-geral da República, se coloca contra quem faz as denúncias e a favor de quem é denunciado – ou, pelo menos, é assim quando se trata de combate à corrupção.

Na sua visão de justiça, exposta pela última vez numa palestra eletrônica que fez nesta semana, o dr. Augusto Aras nos informou que o grande problema da corrupção no Brasil não são os corruptos que durante anos a fio transformaram a administração pública em sua propriedade privada. O problema, diz ele, é a Lava Jato.

É realmente um espanto, mesmo para um país em que os marechais de campo da Justiça são esses que há por aí.

ACREDITE SE QUISER –  O PGR lançou o seu manifesto contra a maior e mais bem-sucedida operação de combate à corrupção jamais feita nos 520 anos de história do Brasil numa emissão fechada de imagem e som para cerca de 300 advogados criminalistas – em grande parte sócios de bancas milionárias e com clientes, ainda mais milionários, atolados na Lava Jato sob acusações de ladroagem em primeiro grau.

Como assim? Numa de suas mais conhecidas lições de ética, um antigo e afamado criminoso do Rio de Janeiro já ensinava: “Bandido é bandido, polícia é polícia”. Então: procurador é procurador, advogado é advogado. O lugar onde eles têm de se falar é no fórum, diante do juiz – só lá. Se não for assim, e durante o tempo todo, vira uma mistura grossa com a pior cara possível.

PRECIOSO MOMENTO – A Lava Jato foi, possivelmente, o mais precioso momento já vivido pela Justiça deste país na execução do que deve ser a sua tarefa superior – fazer justiça. Num país classicamente desgraçado pela corrupção sem limite e pela impunidade quase absoluta dos ladrões, a operação colocou na cadeia 300 dos mais perigosos, bilionários e influentes corruptos que já atuaram entre o Oiapoque e o Chuí ao longo da história nacional.

Fez os criminosos devolverem bilhões ao erário. Liquidou uma praga que se imaginava invencível – as empreiteiras de obras públicas, que desde então pararam de governar o Brasil. (Querem voltar, é claro; mas aí já são outros quinhentos.) Levou para a prisão um ex-presidente da República, tido como homem mais poderoso e intocável do País. Pois é: o PGR acha que tudo isso está errado.

FALSAS ACUSAÇÕES – Aras acusa os procuradores do seu próprio MP das piores coisas – insinua, inclusive, chantagem e extorsão –, mas não foi capaz de apontar, objetivamente e com o apoio de fatos, um único delito cometido por eles. Fica escandalizado por haver na Lava Jato informações sobre “38 mil” pessoas, que “ninguém sabe como foram colhidas”. E daí? Com a quantidade de ladrão que há neste país, poderiam ser 380 mil. E, se não sabe, deveria saber; problema dele.

É um despropósito. Os atos do MP e os do juiz Sérgio Moro – que, como magistrado, vale uns 150 Aras – estiveram o tempo todo sujeitos ao exame dos tribunais superiores. E, se houve erros, por que diabo a Corregedoria do próprio MP jamais foi atrás deles?

O problema não é o que a Lava Jato fez. É o que o PGR está fazendo.

31 thoughts on “O problema não é o que a Lava Jato fez. É o que o procurador-geral está fazendo

  1. E quem é mais criminoso do que uma força tarefa bem paga e com todos os recursos a sua disposição e que usa estes recursos e sua autoridade para perpretar crimes? Só no caso do Lula levaram 6 anos procurando algum documento ou prova material para incriminá-lo e não encontraram. E ainda por cima o condenaram! Este absurdo é conhecido no mundo todo. Alguém precisa recuperar o que realmente é a justiça.

  2. Augusto Aras é a própria caixa de segredos da opacidade, senão vejamos : contra a tradição consuetudinlária na escolha do PGR dentro da Lista Tríplice, desde que foi criada a Lista Tríplice para que o presidente da República escolher o PGR, foi o primeiro a quebrar a regra democrática para fazer o serviço sujo a favor de Bolsonaro e outros bandidos.

    Augusto Aras é o irmão siamês do general Pazuelo, que se vendeu para Bolsonaro para fazer no ministério da Saúde tudo ao contrário do que os cientistas, epidemiologistas, intensivistas e outros médicos , no Brasil e no mundo recomendam não fazer no combate ao Covid-19, contrariando inclusive as recomendações da OMS. Fez protocolo recomendando o uso de cloroquina e hidroxi-cloroquina para o tratamento do coronavírus, esconde estatísticas diárias de infectados ou mortos pelo coronavírus, não dá entrevistas para a imprensa para falar do andamento da virose, não é profissional de saúde, e mesmo assim ocupa o cargo de ministro da Saúde.

    Só falta saber se a filha de Augusto Aras, como fez a filha do general Pazuelo, também pediu a ajuda emergencial que o governo ofereceu para desempregados e moradores de comunidade que estão passando fome.

  3. Ronaldo teima com a condenação de Lula, entendendo não haver provas.
    A Lava Jato foi quem “armou” contra o ladrão e genocida petista.

    Vou pelo atalho:
    com ou sem provas do tríplex ou do sítio, em Atibaia, Lula jamais deveria sair da cadeia pelo seu envolvimento direto no mensalão e petrolão.

    Os petistas se fixam nesses dois episódios, que levaram Lula a ser condenado, berrando ainda que Lula é inocente, mas nunca poderão negar a culpabilidade do líder petista como chefe da maior quadrilha organizada que agiu contra um povo e uma nação!

    Logo, eis a identidade partidária de Bolsonaro e Lula juntos:
    roubar, explorar e manipular o povo, impedindo o combate à corrupção, e aliando-se à manutenção da impunidade!

    O resto é o resto!

    • Caro Chicão, não tinha visto teu comentário e fui na mesma linha… corroboro com a sua opinião a respeito do Sr. Ronaldo.
      É um homem educado e não é um robô.

      Por falar em educação, por onde andará nosso amigo e educadíssimo petista, Alex Cardoso?

      Um forte abraço e muita saúde pra aturar toda esta doença.

      • Por acaso Ronaldo não seria o Alex Cardoso, Espectro?

        O estilo de ambos é muito parecido.

        Mas não vem ao caso.
        O importante é a forma como Ronaldo se expressa, obtendo o nosso reconhecimento e respeito, mesmo que sejamos radicalmente contra as suas argumentações favoráveis a Lula e ao seu PT.

        Este é o bom debate, que fica dentro do campo das ideias, que não extrapola os limites concernentes ao convívio social, absolutamente inegociável.

        Abração, parceiro.
        Saúde e paz.
        Te cuida, meu!

  4. Ronaldo;
    Quando é que vocês vão falar assim:
    O Lula é inocente
    Empréstimos bilionários do BNDS para países ideologicamente alinhados, não existiram
    O esquema bilionário com a Odebrech, foi invenção do Palocci.

    • Meu caro Marins,

      Estou bem, obrigado.
      E contigo?
      Família?
      Todos bem?

      O comentarista Ronaldo é uma pessoa educada, respeitosa, mesmo defendendo o PT como faz há tempos.

      Temos de respeitá-lo, pois não o vejo como robô.
      Entretanto, não significa que temos de ler e aceitar seus argumentos em defesa de Lula.

      Democraticamente ele posta suas opiniões, e nós as nossas.
      A questão é que o PT não tem como se esconder ou se desculpar pelos crimes que cometeu ao longo dos 14 anos que comandou o país.

      Por mais que Ronaldo insista que a Lava Jato foi criada com o único objetivo de desmontar o Partido dos Trabalhadores, a verdade é que foi a agremiação que implodiu a si mesma, transformando-se em sinônimo de crime organizado!

      Abração, Marins.
      Saúde e paz.
      Te cuida, meu!

      • Oi! Chicão!
        Eu nunca contradigo o Ronando porque sinceramente não consigo entender-lo, ele parece tão sensato, posta comentários primorosos, mas..quando roça o Lula, ele sofre curto circuito mental, pode ser que seja amigo e aí não se discute a lealdade, mas assim mesmo não deveria flertar com o absurdo. O Lula é corrupto sim, infelizmente, ele é sujeito inteligente, agradável e carismático, mas sempre foi esperto demais, conheci ele líder sindical negociando greves com as empresas do ABC, depois, foi em Brasília, recebendo auxílio moradia na Câmara e morando em apartamento funcional com o Genuíno e o Jair Meneguelli, e na presidência, já foi dito tudo. Então, melhor mudar o disco.

        • Moreno,

          Certamente Ronaldo jamais imaginou ser alvo de bons comentários, mesmo sendo confessadamente um petista.

          Sinal que a TI é democrática, e seus comentaristas prezam essa condição, antes de mais nada.

          Ronaldo e outros anônimos, contribuem para boas e salutares discussões, calcadas no respeito às diferenças políticas, atualmente um terreno minado pelo perigo que corremos ao transitar pelos seus caminhos tomados de armadilhas, ofensas, insultos e ataques.

          Até.

    • Sr. Sylvio Rocha,
      Essa nefasta dupla deveria ser algemada e jogados no xilindró. Tem que passar longos anos na jaula!
      Os caras estão a serviço dos corruptos!!
      Só nesta república federativa dos cocos e das bananas.
      PQP!!
      Cordialmente.

      P.S. O tal do Noronha também! Ô sujeitinho desqualificado.

  5. “Fachin revoga liminar que dava a Aras acesso a dados da Lava-Jato, mas parte já havia sido copiada
    Rio e São Paulo ainda não haviam repassado informações, mas Curitiba sim” (O Globo)

    Queiroz, depois dessa, já pode ir fazendo as malas e a sua digníssima esposa pode preparar outra fuga.

  6. Perfeito o texto do Sr. J. R. Guzzo. Nunca fui com a cara desse Aras, sempre me pareceu um puxa-saco de políticos, que subiu degraus agradando e bajulando os poderosos. Foi sem dúvida a pior escolha do Bolsonaro e não deve ter sido pelos melhores motivos.

  7. O que leva alguns a pensar que existe o bem e o mal ? Pensem antes de responderem. Por favor pensem muito bem sem paixões .

    Quer dizer que um grupelho é maior que uma instituição com suas prerrogativas elencadas na carta magna ? Quer dizer que um grupelho de mafiosos (por favor minha opinião..calma.) pode “montar’ um banco de dados as escondidas e não permitir que o procurador geral saiba ? E isso mesmo que muitos defendem ? Quer dizer que esse grupelho tem poderes acima do normal (royalties para a equipe de som Cash box ) a ponto de serem independentes até acima do que ordena a carta magna com relação ao MP ? repito: É isso mesmo que muitos defendem ? Quer dizer que um grupelho pode em nome de combater a corrupção, passar por cima dos direitos civis absolutos dos investigados ? (tris) É isso mesmo que muitos defendem ?

    Se é assim ..então o nosso Ruy Barbosa , teve uma visão do que seria o nosso judiciário no futuro..ao formular este fatidico pensamento : A pior ditadura , é a ditadura do judiciário. No ponto e no alvo como um tiro de uma magnum , ou de uma lendária “Winchester”.

    Profundamente lamentável combater crimes com crimes, somente acontece isso ..quem herda um pensamento baseado no direito romano.

    Paz e saúde a todos deste Blog Parlamento…

    YAH SEJA LOUVADO SEMPRE .

  8. Denominar de grupelho uma equipe que se destinou a mostrar o país na sua intimidade, onde a promiscuidade era a tônica para quem se apresentava como fiel nas suas relações conjugais, trata-se de uma ofensa inqualificável, e que repudio.

    Sérgio Moro e sua equipe, responsáveis pela Operação Lava Jato, hoje enfrentando uma campanha sórdida e criminosa contra os resultados prodigiosos que obtiveram, definitivamente merecem o respeito e agradecimentos do povo brasileiro, menos insultos gratuitos e inconsequentes.

    O que nos foi revelado a respeito de como um governo agia em roubar o povo e país, os meios utilizados, os planos maquiavélicos, as intenções maldosas, o intuito único de se locupletarem com fortunas surrupiadas de nossas estatais, fundos de pensão e aparelhamento do Estado, somente uma pessoa comprometida com essas quadrilhas e, mesmo assim, agindo de maneira torpe, pode postar comentários tão injustos e absurdos contra um juiz e procuradores que tanto fizeram para aliviar os danos e prejuízos incalculáveis que nos ocasionaram!

    Causa-me perplexidade a defesa que ainda tentam orquestrar alegando que, supostamente, “direitos civis” dos investigados, julgados e condenados, poderiam ter sido “desrespeitados”.
    Credo, que falácia, para eu dizer o mínimo.

    Então as vítimas dos bilhões de reais que o PT roubou aliado a várias outras quadrilhas, travestidas em partidos políticos não tivemos direito algum atingido??!!

    Temos de assimilar os graves danos e incalculáveis prejuízos que nos ocasionaram em silêncio, pelo fato de que os acusados devem ser considerados acima de qualquer suspeita??!!

    Ora, bolas, mas que país é esse?
    Onde a vítima deve se manter nessa condição e calada, sem recorrer à Justiça, sem postular seus direitos aviltados, sem querer que os culpados peguem pelos roubos praticados??!!

    Lamento, mas vou ser sincero, doa a quem doer:
    Cinismo e hipocrisia nos seus mais altos patamares!!

    Os “cuidados” com relação aos direitos de bandidos, de ladrões, de genocidas, me deixam profundamente indignado porque não leio desses defensores de criminosos, a mesma empatia pelas vítimas, mas que interessante!!??

    O pobre, o miserável, aquele que está desempregado, que não consegue estudar, que morre em filas nas portas de hospitais, que se torna vítima de uma violência exacerbada e INCONTROLÁVEL PORQUE O ERÁRIO PÚBLICO foi assaltado, deve se contentar com a sua insignificância como cidadão e trabalhador no Brasil??!!

    QUE SE DANEM OS DIREITOS DE MELIANTES, onde foi comprovado crimes contra o povo e país!
    A cadeia é o lugar onde devem permanecer!

    Credo, mas esse país está cada vez mais bizarro e confuso a cada dia que passa.

    Mas aonde vamos parar desse jeito, onde o bandido tem a simpatia de uns e outros e, suas vítimas, o desprezo daqueles que se preocupam com teses e teorias sobre direitos civis!!!???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *