O que foi isso, presidente? Por que o Sr. passou a ser aplaudido pelos seus adversários?

Resultado de imagem para juiz de garantias charges

Charge do Clayton (Arquivo Google)

Percival Puggina

As duas casas do Congresso desenvolveram uma técnica notável para criar jabutis com requintes de engenharia genética. Durante muitos anos, esses jabutis foram desenvolvidos para introdução em medidas provisórias que entravam no parlamento redondas e saíam quadradas, bicudas. Seu uso mais comum envolvia concessão de benefícios atribuídos a quem por eles pudesse pagar bem. O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, era conhecido por sua dedicação a esses curiosos animaizinhos legislativos.

De uns tempos para cá, a ala do Congresso Nacional que sai correndo quando alguém grita “Pega ladrão!” tem se dedicado a incluir jabutis em medidas provisórias ou em projetos do governo, invertendo seu sentido e seu efeito.

AUTOPROTEÇÃO – Em óbvia defesa do interesse próprio e flagrante choque com o desejo da sociedade, temas de segurança pública, de combate à impunidade, de dar efetividade à lei penal, produzem sudorese nervosa em muitos congressistas. Eles usam os jabutis para se autoprotegerem.

Foi assim que quando queríamos as 10 medidas contra a corrupção, o Congresso nos ofereceu uma lei de combate ao abuso de poder, na medida exata para restringir as atividades de persecução penal e constranger à inação delegados, promotores e magistrados.

Foi assim, também, que o pacote do ministro Sérgio Moro foi agraciado com vários jabutis. Entre eles, sem dúvida o mais saliente é o que cria a figura do juiz de garantias para acompanhar os procedimentos e impedir que sejam violadas as garantias constitucionais e legais do réu.

CONTA SALGADA – É uma norma de aplicação incompatível com as dificuldades fiscais do país. É mais uma conta salgada e vitalícia como costumam ser os gastos que vêm a débito do pagador de impostos. Quarenta por cento das 5,5 mil comarcas brasileiras têm apenas um juiz o que dá ideia do número de vagas que estarão sendo criadas e providas em curtíssimo prazo. Como não há magistrados com tempo ocioso, a rigor será necessário criar milhares de novas vagas só nas justiças estaduais. Para surpresa geral da nação, Bolsonaro não vetou.

Ao omitir-se perante um jabuti desse tamanho, verdadeira tartaruga marinha no meio dos demais, o presidente contrariou o ministro Sérgio Moro, que expressou seu desagrado. Ao mesmo tempo, está sendo aplaudido pela esquerda, pelo deputado psolista Marcelo Freixo, pelos advogados criminalistas, pelos garantistas e pelos historicamente lenientes com a criminalidade.

Aplaudem-no todos que tremem quando a campainha soa às seis horas da manhã. Aplaudem-no, enfim, todos de quem o Presidente da República é o principal adversário.

O que foi isso, presidente? Nós, seus eleitores, agradeceremos se explicar as razões dessa decisão, poupando-nos de buscá-las e impedindo que ela sirva duplamente a seus inimigos – criando mais delays nos processos criminais e apontando contradições em sua conduta.

8 thoughts on “O que foi isso, presidente? Por que o Sr. passou a ser aplaudido pelos seus adversários?

  1. Bom artigo.
    Dia desses, comentei que o Presidente Bolsonaro, e o PT estavam juntos na defesa da impunidade. Há também os partidos aliados do PT e parlamentares de outros partidos envolvidos em corrupção que estão aplaudindo Bolsonaro em todas as medidas favor da impunidade.
    O povo brasileiro não merece

    • ” Para surpresa geral da nação ” ….

      Incrível como existem ingênuos!

      Na verdade, felizes os que não foram nem serão eleitores desses senhores que nos ” governam ” _ eles não carecem de nenhuma ” explicação “…

  2. Não, Não e não, Percival!

    Mil vezes não!!!!!

    Ninguém está entendendo nada!!!

    O Mito não falha nunca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Vocês tem que entender que ele está jogando Xadrez 4D!!!!!

    Cada passo e cada movimento do Mito é meticulosamente calculado segundo uma profundíssima estratégia que é inacessível às mentes limitadas dos mortais!!!!!!!!!!!!!!!!

    Vocês precisam acreditar no Mito!!!!!!!!!!!
    Ele é o Guia Genial que conduzirá o país a uma Nova Era de prosperidade, sucesso, fartura, a Terra Prometida e finalmente o Brasil deixará de ser o País do Futuro par ser o País do Presente!!!!!!!!!!!!!

    Acreditem, isso é Xadrez 4D!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Quem não aceita isso só pode ser comunista, esquerdopata, globalista, petista ou mortadela com medo de perder a boquinha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Dito isso, levantem-se e deem TRÊS URRAS PARA O MITO GENIAL E INFALÍVEL:

    URRA, MITO!!!!!!!!!!!!!!!!

    URRA, MITO!!!!!!!!!!!!!!!

    URRA, MITO!!!!!!!!!!!!!!!

    (ESCRITO EM MODO QUADRÚPEDE BORXONETE TERRAPLANISTA, E FÃ DE ANGRA E METALLICA, FUTURA DEVOTA DE SERGIO MORO)

  3. O que foi isso presidente?

    1) TRAIDOR.
    2) Mau caratismo.
    3) Falsidade ao extremo.
    4) MITÔMANO (mente as evidências na nossa cara)
    5) Ataca todo mundo pra defender o indefensável e inexplicável.
    6) Trouxe esquerdistas pra dentro do governo dele e estão sambando na sua cabeça.
    7) Virou a justiça do avesso pra defender um filho e a ele mesmo… porque o bicho não é santo no assunto rachadinhas.
    8)O TOFFOLI É NOSSO!!
    9) “O stf contribui muito pra que eu possa governar”.

    10) QUERO MEU VOTO DE VOLTA!!

    Atenciosamente.

    • Nobre Espectro, não fique assim rapaz!

      Entenda que o Mito está jogando Xadrez 4D!

      Tudo que ele faz é calculado pensando muito à frente!

      Tudo que ela diz, pensa, ou faz, é parte integrante de uma estratégia maravilhosa, magnífica e extraordinária!!!!!!!!!!!!!!

      Não ligue se os adversários do Mito estão felizes, o Mito anteviu e planejou tudo isso!

      Se você não capaz de compreender a genialidade do Mito, cale-se!!! Fique em silêncio e deixe-o trabalhar pelo Brasil, senão os comunistas tomarão o poder e o PT voltará!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Pare de torcer contra o nosso Mito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Também gosto muito do Nando Moura.
        rsrs…
        Sete, nota sete pra cima!
        O Sr. Sabe o que estou falando, né?
        Forte abraço e Um ótimo Ano Novo.
        Atenciosamente.

        • Sim, Espectro, eu sei do que você está falando.

          Inclusive, o Nando tem sido muito atacado pela matilha digital bolsonarista porque tem criticado (com razão) as últimas decisões do presidente.

          Um abraço e Feliz Ano Novo

  4. Para mim ele foi sequestrado pela situação dos dois filhos (q pode ser um problema dele tb) e vai continuando a tentar agradar aos demônios q estão no supremo e na câmara, mas a história ensina q fazer pactos c demônios sempre acaba mal.
    Oremos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *