Fachin decide retirar sigilo de delação premiada da JBS

Resultado de imagem para claudio lamachia

É preciso haver transparência, diz Lamachia

Rafael Moraes Moura
Estadão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, relator da Lava Jato, decidiu levantar o sigilo da delação premiada da JBS, segundo o Broadcast Político apurou. Os despachos do ministro já foram encaminhados à Secretaria Judiciária do STF. Existe a expectativa de parte do conteúdo da delação ser divulgada ainda nesta quinta-feira (dia 18). Até a publicação deste texto, a reportagem não obteve informações se todo o sigilo da delação foi retirado ou se apenas uma parte dela será tornada pública.

Em sinal de deferência aos colegas da Corte, Fachin encaminhou aos demais ministros do STF suas decisões tomadas no âmbito da delação da JBS. A postura foi vista no tribunal como um gesto de “cortesia”.

###
OAB PEDIU O FIM DO SIGILO
Eduardo Bresciani
O Globo

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu ao Supremo Tribunal Federal ( STF) a derrubada do sigilo das gravações feitas pelo empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS. O pedido foi protocolado nesta tarde pelo presidente da entidade, Claudio Lamachia. Ele pediu, inclusive, audiência com o ministro Edson Fachin, relator do caso.

Para Lamachia, se for confirmado o teor da gravação divulgado pelo Globo, de que o presidente Michel Temer deu aval a pagamentos da JBS para Eduardo Cunha quando este já estava preso, Temer perde as condições de governar.

Na Câmara, o deputado Efraim Filho, líder do DEM, também defendeu que tudo seja revelado e cobrou um posicionamento do presidente da República: “Diante dos fatos que são do conhecimento da Nação, o que mais se espera nesse momento é transparência”, afirma Efraim Filho.

 

21 thoughts on “Fachin decide retirar sigilo de delação premiada da JBS

    • Vai renunciar, sim. Ele pretende continuar fazendo politica. Com o impeachement ficaria impedido – porque não existe mais o Renan para deixar, como a Dilma, com os direitos politicos. Nem ele é amiguinho do Renan.

  1. Acabar com qualquer sigilo é fundamental numa democracia..
    O povo tem que saber o que é feito pelos seus representantes, o que fazem com seu dinheiro e como gastam, assim como a “famosa” Rosimery do lula e os cartões corporativos.
    Queremos a verdade em tudo, principalmente nas
    alcovas secretas do poder.

  2. BOMBÁSTICO!
    DO SITE DO CLÁUDIO HUMBERTO!!!

    ÁUDIOS DA JBS
    TRANSCRIÇÃO DE CONVERSAS MOSTRA TENTATIVA DE AÉCIO DE BARRAR LAVA JATO
    ANISTIA A CAIXA 2 TAMBÉM FOI TEMA DA CONVERSA DE AÉCIO E JOESLEY
    Publicado: 18 de maio de 2017 às 18:36 – Atualizado às 18:37
    Redação

    ANISTIA A CRIMES RELATIVOS À PRÁTICA DE CAIXA 2 TAMBÉM FOI TEMA DA CONVERSA
    PUBLICIDADE
    Parte da conversa entre o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) e o empresário delator Joesley Batista, da JBS, mostram articulação para anistiar de vez os crimes relativos à prática de caixa 2 em campanhas eleitorais, tanto para os políticos quanto para os doadores, segundo transcrição divulgada pelo site BuzzFeed. A iniciativa seria incluir “na marra” a anistia nas Dez Medidas contra a corrupção.
    No texto, Aécio faz críticas aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e ao ministro da Justiça, Osmar Serraglio. Confira abaixo os trechos divulgados.

    Aécio — Esses vazamentos, essa porra toda, é uma ilegalidade.

    Joesley — Não vai parar com essa merda?

    Aécio — Cara, nós tamos vendo (…) Primeiro temos dois caras frágeis pra caralho nessa história é o Eunício [Oliveira, presidente do Senado] e o Rodrigo [Maia, presidente da Câmara], o Rodrigo especialmente também, tinha que dar uma apertada nele que nós tamos vendo o texto (…) na terça-feira.

    Joesley — Texto do quê?

    Aécio — Não… São duas coisas, primeiro cortar o pra trás (…) de quem doa e de quem recebeu.

    Joesley — E de quem recebeu.

    Aécio — Tudo. Acabar com tudo esses crimes de falsidade ideológica, papapá, que é que na, na, na mão [dupla], texto pronto nãnã. O Eunício afirmando que tá com colhão pra votar, nós tamo (sic). Porque o negócio agora não dá para ser mais na surdina, tem que ser o seguinte: todo mundo assinar, o PSDB vai assinar, o PT vai assinar, o PMDB vai assinar, tá montada. A ideia é votar na… Porque o Rodrigo devolveu aquela tal das Dez Medidas, a gente vai votar naquelas dez… Naquela merda das Dez Medidas toda essa porra. O que eu tô sentindo? Trabalhando nisso igual um louco.

    Joesley — Lógico.

    Aécio — O Rodrigo enquanto não chega nele essa merda direto, né?

    Joesley — Todo mundo fica com essa. Não…

    Aécio — E, meio de lado, não, meio de leve, meio de raspão, né, não vou morrer. O cara, cê tinha que mandar um, um, cê tem ajudado esses caras pra caralho, tinha que mandar um recado pro Rodrigo, alguém seu, tem que votar essa merda de qualquer maneira, assustar um pouco, eu tô assustando ele, entendeu? Se falar coisa sua aí… forte. Não que isso? Resolvido isso tem que entrar no abuso de autoridade… O que esse Congresso tem que fazer. Agora tá uma zona por quê? O Eunício não é o Renan.

    Joesley — Já andaram batendo no Eunício aí, né? Já andaram batendo nas coisas do Eunício, negócio da empresa dele, não sei o quê.

    Aécio — Ontem até… Eu voltei com o Michel ontem, só eu e o Michel, pra saber também se o cara vai bancar, entendeu? Diz que banca, porque tem que sancionar essa merda, imagina bota cara.

    Joesley — E aí ele chega lá e amarela.

    Aécio — Aí o povo vai pra rua e ele amarela. Apesar que a turma no torno dele, o Moreira [Franco], esse povo, o próprio [Eliseu] Padilha não vai deixar escapulir. Então chegando finalmente a porra do texto, tá na mão do Eunício.

    Em outro trecho, o empresário questiona a capacidade do ministro Osmar Serraglio (Justiça).

    Joesley — Esse é bom?

    Aécio — Tá na cadeira (…). O ministro é um bosta de um caralho, que não dá um alô, peba, está passando mal de saúde pede pra sair. Michel tá doido. Veio só eu e ele ontem de São Paulo, mandou um cara lá no Osmar Serraglio, porque ele errou de novo de nomear essa porra desse (…). Porque aí mexia na PF. O que que vai acontecer agora? Vai vim um inquérito de uma porrada de gente, caralho, eles são tão bunda mole que eles não (têm) o cara que vai distribuir os inquéritos para o delegado. Você tem lá cem, sei lá, 2.000 delegados da Polícia Federal. Você tem que escolher dez caras, né?, do Moreira, que interessa a ele vai pro João.

    Joesley — Pro João.

    Aécio — É. O Aécio vai pro Zé (…)

    [Vozes intercaladas]

    Aécio — Tem que tirar esse cara.

    Joesley — É, pô. Esse cara já era. Tá doido.

    Aécio — E o motivo igual a esse?

    Joesley — Claro. Criou o clima.

    Aécio — É ele próprio já estava até preparado para sair.

    Joesley — Claro. Criou o clima.

    • Pensei que o Aécio tivesse classe… Na verdade é um Lula refinado, mas tem a mesma boca suja e é tão corrupto quanto o Molusco.

  3. Medida acertada do Ministro Edson Fachin, ao quebrar o sigilo das delações dos irmãos Batista. A condução da Lava Jato, da lavra do Ministro Fachin, tem se tornado uma agradável surpresa, pela rapidez nas decisões e eficiência comprovada. Ele está espetacular, seguindo a mesma linha do ex-ministro Teori.

    A cada semana, um estrondo se houve de longe, expondo as entranhas das relações espúrias entre o público e o privado. A corrupção entranhada em toda a máquina pública, é indiscutivelmente a razão da crise econômica. Bilhões foram desviados para irrigar contas numeradas em paraísos fiscais e para compor fortunas colossais no mercado interno.

    O dinheiro surrupiado é de tal monta, que no mínimo dez gerações dos corruptos, não precisariam trabalhar. Viveriam apenas de rendas, oriundas de propinas de toda ordem. Um escândalo, que apavora e entristece o povo, sem Saúde decente, sem Educação eficiente e, principalmente sem emprego e logicamente sem dignidade. Um crime contra a nação, sem sombra de dúvidas.

    Quando pensávamos que o Mensalão e as punições geradas pelo processo da Ação Penal 470 viesse a mudar as práticas ilícitas, pelo contrário, avançaram rumo ao Petrolão e assim, dilapidando as finanças e a credibilidade da estatal petrolífera, então, a maior empresa do Brasil.

    Nada mudou, infelizmente, pois em meio as prisões dos corruptos da Lava Jato, continuaram a delinquir, agora, na frente das carnes e do frango da JBS. E, perguntamos nós? O que mais está por vir em outro segmento do público e do privado? Certamente, a contaminação corruptiva extrapola o entendimento do mais otimista do cidadão brasileiro. O ceticismo em relação as boas práticas éticas no meio político e no meio empresarial vai se formando no inconsciente do povo.

    Está aberta a caça a qualquer aventureiro que apareça, prometendo o paraíso e depois entregando o calvário ao povo. A direita se assanha para levar um não político ao Poder Central ou então fabricar um ditador para solapar a nossa democracia e a liberdade de expressão. Aventuras totalitárias, à esquerda e à direita devem ser rechaçadas, pois além de não resolver os graves problemas nacionais, poderão colocar mordaças e impedir o crescimento das gerações futuras. Por mais que sejam intoleráveis, os fatos corruptivos, que estão vindo a tona, não poder criticar, não poder saber dos acontecimentos é muitas vezes pior, pois eles continuarão a ocorrer e o povo estará impedido de sabê-los, através da censura de triste memória dos tempos idos.

  4. A irmã de Aécio presa, e o mesmo deveria estar preso e hoje não se falou nisso….

    Tem uma jogada debaixo desse barulho todo, ainda vejo a mão do PT e PSDB unido nisso.

  5. Enquanto isso a população anestesiada assiste ao circo de horrores. Pois é, isso explica o fato da capital do Brasil ser lá na pqp, com todo respeito aos brasilienses que nada tem a ver com isso. Até quando vamos ter que nos envergonhar de ser brasileiros?

  6. Uma pergunta me assombra desde o início dessa imensa e sinistra pororoca que varre o país…

    Onde estão os ministros da Fazenda e do Banco Central, em momento tão crucial para o povo brasileiro, para explicar como bilhões de dólares circulam à margem da lei e do controle público, enchendo os cofres dos poderosos de plantão?

    Não estou me referindo aos “bombeiros” de sempre, com trololós do tempo da Carochinha…
    O fato, é que o país está sangrando… grassa o desemprego…têm gente passando fome…
    Por sua vez, os serviços públicos essenciais, como saúde e segurança já eram….estamos largados, ao Deus dará…

    O país foi condecorado como um dos mais violentos do planeta.

    Incrível…de um povo alegre, pacífico, nos tornamos bandoleiros, viciados, traficantes,estupradores, tudo que têm de ruim…
    Até o futebol perdeu o seu carisma, ninguém sabe a escalação da seleção brasileira.

    Ninguém merece tal sina.
    Mas, convenhamos, fomos nós, brasileiros – contribuintes- eleitores que criamos esse monstro horroroso… .nos dividimos, logo, nos ferramos…

    Procura-se, com urgência, um estadista para nos livrar desse buraco que criamos com nosso votos.

  7. Francisco Bendl maio 19, 2017 at 1:22 am
    Jorge Béja
    maio 18, 2017 at 5:49 pm

    A possibilidade de Temer renunciar é de 101%. No irritado e brevíssimo discurso feito agora à tarde ele se enterrou mais ainda, quando disse que a gravação era clandestina. Não era. Era autorizada. E dizer que era clandestina desmoraliza o ministro Fachin que à gravação e vídeo deu valor probatório. Ele também disse que “não se recorda do que disse e ficou gravado”, por isso pediu, antes do seu irritado discurso, para ouvir a gravação e não conseguiu. Hoje ainda gravação e vídeo vão ser exibidos para o povo brasileiro e Temer se tiver vergonha na cara ou mínima hombridade, ele renuncia ou comete o suicídio.
    Interessante: Fachin decretou a prisão dos asseclas e parceiros de crime do chefe Aécio, mas não decretou a prisão do chefe!!!Que incoerência!!!

    Francisco Bendl
    maio 18, 2017 at 8:28 am

    Politicamente o Brasil faliu!
    Acompanha a ética e a moral neste funeral antecipado pelos comentaristas da Tribuna da Internet, quanto à queda vertiginosa dos Três Poderes com relação à derrota impingida pela Corrupção!
    Só um detalhe:
    Diante desse mar de imundícies, de podridão, o notável e histórico trabalho da Polícia Federal e da Operação Lava-Jato, o povo precisa ver esta gente na cadeia!
    Lula, Dilma, Temer, mais os envolvidos em crimes os mais diversos precisam ir presos, sob pena de esses esforços se dissiparem, e tais providências contra a máfia que se instalou nas instituições se transformarem em simples pantomimas!
    Legal que a irmã de Aécio está sendo presa, mas e o senador corrupto e demais criminosos, continuam livres, leves e soltos?!

    Se eu agregar o comentário do dr.Béja, acima – com a sua devida permissão – com o meu, abaixo do nobre jurista, onde ambos questionam as razões pelas quais um senador e um deputado não foram presos, mas a irmã e primo de um deles, secretário de outro e mais um procurador de Justiça, o advogado e este reles escrevinhador não entendem a liberdade dos diretamente acusados pela corrupção, mas os coadjuvantes detidos!

    Mesmo o país vivendo a sua pior crise a história, a impunidade explícita, odiosa e revoltante, prevalece sobre os anseios de uma sociedade que assiste estarrecida as manobras jurídicas que impedem a prisão desses criminosos, evidentemente protegidos pelo STF e pelo corporativismo parlamentar!

    No entanto, extremamente ágil para deter os bandidos menores, que obedeciam ordens de seus chefes.

    Da mesma forma por que os tal de Batista, que conversou e gravou o diálogo com Temer não foi preso?!

    O desonesto empresário se jactou de ter dois juízes sob seu controle, um procurador, que deve ter sido este que foi preso, pago propina para dezenas de parlamentares, e está … solto!?

    Decididamente não sei, nessas alturas, o que é pior para o Brasil:
    Se a escancarada e escandalosa impunidade como neste caso gravíssimo ou a corrupção que dominou a nação de cabo a rabo, principalmente os Três Poderes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *