Operação tartaruga favorece Renan no Supremo

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Charge do Paixão (Gazeta do Povo)

Bernardo Mello Franco
Folha

Os ministros do Supremo Tribunal Federal são muito ocupados. Esta deve ser a razão da demora para julgar ações que envolvem alguns condestáveis da República. Veja o caso de Renan Calheiros, velho conhecido dos servidores que autuam os processos na corte.

Em dezembro, o Supremo marcou uma sessão para decidir se mandava o senador para o banco dos réus. Se o leitor pensou na Lava Jato, errou feio. O motivo era um escândalo da década passada: a suspeita de fraude para justificar o pagamento de pensão à jornalista Mônica Veloso.

DESDE 2007 – O caso veio à tona em 2007, quando Renan presidia o Senado. Ele renunciou, mas nunca foi julgado. A Procuradoria também teve sua culpa pela demora. O peemedebista só foi denunciado no início de 2013, sob acusação de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso.

O Supremo levou quase quatro anos para decidir se havia indícios mínimos para abrir uma ação penal. Finalmente, os ministros decidiram se ocupar do tema em dezembro. A denúncia foi recebida por 8 votos a 3.

Para Renan virar réu, faltava apenas uma formalidade: publicar o resultado do julgamento no “Diário Oficial”. Depois de quase oito meses, isso ainda não ocorreu. É que o ministro Celso de Mello pediu para revisar o voto e não devolveu a papelada.

DEU NO PORTAL – Na semana passada, o portal Jota noticiou que o caso estava parado no gabinete do ministro. Ele resolveu se mexer e entregou o voto na sexta-feira. O texto deve ser publicado em agosto, quando o tribunal voltar de férias. Só depois disso começa o processo contra Renan, sem data para ser concluído.

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou nas redes sociais que o PMDB quer acabar com a Lava Jato. “Infelizmente, muitas pessoas que apoiavam a investigação só queriam o fim do governo Dilma e não o fim da corrupção”, disse.

Percebeu rápido, hein?

10 thoughts on “Operação tartaruga favorece Renan no Supremo

  1. Até hoje não entendo por que os simples mortais têm direito a um mês de férias e estes boa vida tem férias e recesso. Estes juízes do supremo deveriam ganhar por produtividade.

  2. Gostaria de entender como são pagos os juros da dívida pública federal no Brasil, pois estamos em déficit primário há alguns anos. Esse ano, por exemplo, a meta é de 139 bilhões, que inclusive pode ser revista para cima por causa da queda da arredação de impostos federais. Portanto, seria interessante um artigo nessa Tribuna explicando como serão pagos esse ano mais de 500 bilhões de reais em juros, sem contar outros pagamentos que fazem com que o serviço total da dívida atinja 49% do Orçamento Federal. Há de ser observado que a dívida pública pode ultrapassar os 100% do PIB em poucos anos. Aguardo comentários esclarecedores.

  3. Para alguns políticos a demora é uma constante, para outros é de uma rapidez incrível.
    A Dilma tinha que sair, foi na gestão do PT, que, se originou a corrupção institucionalizada , que levou políticos sem caráter e sem ideologia de vários partidos a entrar na mamata da corrupção, que acabou levando o Brasil a maior crise de sua história.
    Com um presidente sério e honesto, jamais haveria a corrupção generalizada que houve no governo petista, poderia haver sim, corrupções pontuais, como sempre houve no Brasil

  4. Prezado Colega Sr. LUÍS HIPÓLITO BORGES,

    Sem ser um Especialista no Assunto, aqui vai minha opinião:

    Um País, por ter SOBERANIA e assim poder criar do nada via seu Banco Central, Moeda/CRÉDITO, diferentemente de uma Pessoa ou Empresa, mesmo a Petrobras SA, pode ter Crédito ilimitado para “girar” sua Dívida Pública.

    Qualquer Empresa por mais rica que seja pode falir, um País não fale nunca, podem acabar falindo seus Credores, mas um País não fale nunca.

    Então, o limite do Crédito de um País é dado pelos Emprestadores. Enquanto houver Gente, no Brasil ou no Exterior, disposta a comprar Títulos da Dívida Pública Brasileira, não há problema para ir “girando a Dívida Pública”. Girar a Dívida é pagar Dívida velha vencida vendendo Dívida Nova vencível no futuro.

    Só se paga Dívida Pública com “Superavit Primário”. Quando não se faz Superavit Primário, “GIRA-SE”.

    Nosso último Superavit Primário foi em 2013 de
    + R$ 91,3 Bi.
    2014….Deficit Primário…………- R$ 32,4 Bi.
    2015….Deficit Primário………… – R$ 111,2 Bi.
    2016….Deficit Primário………… – R$ 180 Bi.
    2017….Deficit Primário………….- R$ 139,5 Bi. est.
    2018….Deficit Primário………….- R$ 180 Bi. est.
    “Ano Eleição”.

    2019….Deficit Primário………….- R$ 100 Bi. est.
    2020….Deficit Primário………….- R$ 30 Bi. est.

    2021…SUPERAVIT PRIMÁRIO…….+ R$ 50 Bi. est.

    8 (oito) Anos sem pagar um R$ Centavo de Juros da Dívida Pública. “Só girando”.
    Nesses 8 anos, estima-se que a Dívida Pública Bruta tenha passado de +- 55% do PIB ( Produto Interno Bruto) para +- 85% do PIB. É o alto CUSTO da Recessão. Mas depois que a Economia começar a “Bombar” de novo, iremos reduzindo para +- 25% do PIB, que é o ideal para Países Emergentes.
    A Economia funciona em ciclos. Expansão e Contração. Na Expansão reduz-se em relação ao PIB e Dívida Pública, e na Contração aumenta-se. E o limite é o EMPRESTADOR que dá.
    Um Governo com grande CREDIBILIDADE pode tranquilamente passar 20 (Vinte) anos sem pagar 01 Centavo de Dívida Pública, só GIRANDO, já um Governo sem CREDIBILIDADE não passa 2 anos porque vê “evaporar” seus Emprestadores.
    A meu ver, o Governo Brasileiro tem uma CREDIBILIDADE MÉDIA uma vez que programou passar +- 8 anos sem pagar 01 R$ Centavo de Dívida Pública e ainda tem muitos Emprestadores, se bem que a Prazo Curto ( Máx. 5 anos) e a Juros Reais altos, Spread +- 5%aa).
    Abração.

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