Os grandes momentos trágicos da História são fontes inesgotáveis para pesquisas

Resultado de imagem para A COBRA VAI FILMARPedro do Coutto

Sem dúvida, penso eu, como o título sintetiza e destaca, os grandes momentos dramáticos e trágicos da História Universal com o passar do tempo tornam-se fontes inesgotáveis de pesquisas e de revelações. São também importantes as versões das quais emergem pontos que são iluminados pelos historiadores de hoje. Passam a ser melhor traduzidos com base em pensamento moderno. Não se trata de mudar os fatos, já que isso seria trair a própria História.

Porém, é válido analisar narrativas que atravessam o tempo e que dão margem a várias versões.

Até a metade do século XX poder-se-ia imaginar um cenário do passado. Mas com a tecnologia, principalmente com a internet, o processo histórico vive tempos modernos, título do famoso filme de Charles Chaplin.

SOBRE O NAZISMO – Me convenci de tal realidade vendo filmes e lendo livros referentes à Segunda Guerra Mundial, focalizando o repulsivo nazismo. Tal movimento está ainda longe de ser totalmente esclarecido. Sombras ainda existentes, quando forem dissipadas, vão proporcionar a sequência de novas descobertas sobre a tragédia. Aliás, duas tragédias da História balizam os séculos: a crucificação de Jesus e a ascensão e queda de Hitler e do Nazismo.

O Nazismo foi focalizado por fotografias e filmes, entre eles filmes documentários. Por isso, o que envolveu aquele período já inclui a fotografia e o cinema.

Recentemente me referi ao livro “A Cobra Vai Filmar”, alegoria do slogan de “A Cobra Vai Fumar”, que marcou a participação heroica da Força Expedicionária Brasileira nos campos da Itália, sobretudo nas tomadas de Montecastelo e Montese.  O livro é do jovem professor de Geografia e História Daniel Mata Roque, que inclusive integra a diretoria da Associação dos Veteranos da FEB. Ele também é colecionador de filmes daquele tempo.

REGISTROS DO TEMPO – São documentos essenciais, os quais abrange registros do tempo passado. De fato as pesquisas futuras poderão utilizar como base os artigos de Daniel Mata Roque. A história leva a percepção através da qual os historiadores modernos usam como alvo a realidade do que acontecia inclusive analisando o desempenho de novos atores.

Sensibilidade e emoção são fatores necessários para redescobrir mistérios que vão aparecendo no passar dos anos, e sempre será assim.

A política é na realidade uma espécie de farol que encontra fatos adicionais próprios do pensamento. Pois a ideia que se faz sobre uma página da História pode levar a novas interpretações que vez por outra superam pensamentos anteriores. O século XXI tenho certeza vai acrescentar muito ao conhecimento humano. Em todas as áreas.

4 thoughts on “Os grandes momentos trágicos da História são fontes inesgotáveis para pesquisas

  1. O grande e experiente Jornalista S. PEDRO DO COUTTO chama atenção para a importância do estudo e análise da História, especialmente nos momentos críticos de Crises e Guerras.

    O recente livro de DANIEL MATA ROQUE ( A cobra vai filmar – 2019), faz um estudo sobre a filmografia da FEB ( Força Expedicionária Brasileira, +- 30.000 Soldados na Europa, Itália, ) na Segunda Guerra Mundial.
    Nunca é demais estudar e analisar essa Campanha das FFAA Brasileiras, tão importante em nossa História Militar e Civil.

    Sabe o grande Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO, que também é Professor de Economia Política, que o Austríaco HITLER e seu Partido Nazista sempre foi um Partido minoritário na culta e industrializada Alemanha, de 1920 ( ano da fundação do NS DAP) até 1931.
    Com a Depressão Econômica Mundial começada nos EUA em Out/1929, com consequente DESEMPREGO, a Alemanha em 1932 estava com Desemprego de 30% de sua Força de Trabalho com viés de alta, quebradeiras gerais, e então cresceram o Partido Comunista e o Partido Nazista que no fim de 1932 se tornou o maior Partido Político da Alemanha.
    O Nazismo foi filho legítimo do DESESPERO causado pelo DESEMPREGO.
    Esse horrível Regime, inclusive RACISTA, acabou com o Desemprego as Custas da perda total das LIBERDADES INDIVIDUAIS, e levou a Segunda Guerra Mundial.
    Não teria acontecido se a Economia estivesse funcionado normalmente com baixo DESEMPREGO.

    Alto DESEMPREGO = mais cedo ou mais tarde a TOTALITARISMO.

  2. Pedro do Couto, bom dia.
    Excelente artigo. Temos que preservar a memória gloriosa da FEB.
    Com muita honra, lembro que meu pai, então major, foi o subcomandante e oficial de operações ( S3), do 9o Batalhão de Engenharia de Combate, durante toda a campanha da Itália, participando ativamente em todas as batalhas, onde, na verdade, a Engenharia foi a primeira tropa a entrar em combate, antes mesmo da infantaria, desde Nápoles.
    Participou das batalhas, entre outras, de Zocca, Camaiore, Monte Prano, Collechio, Fornovo, Monte Castelo, e a sangrenta, Montese.
    Atuou o 9o BE, como apoio à infantaria, no cerco e rendição da 148a Divisão de infantaria Alemã, e uma divisão italiana, com s rendição, incondicional, criando um tremendo problema logístico, para a Engenharia e a Cia. de intendência.
    A 2a Cia do 9o BE tem em seu museu, em Aquidauana, a bandeira nazista da rendição.
    Realmente, grande campanha da FEB, com cerca de 22.000 homens, cerca de 450 baixas.
    Meu pai recebeu 6 citações de Combate, as medalhas da Cruz de Combate, da FEB, de guerra, por participação efetiva na campanha da Itália.
    Todas as medalhas, citações, diplomas, da época da guerra, e posteriormente, como oficial General e Ministro de Estado, estão no museu em Aquidauana, que para lá enviei, melhor lugar para preservar a memória do meu pai, brasileiro, nacionalista, conhecido como o melhor ministro do Interior, de trato cordial. Sobre isto, nacionalista e trato cordial, respondi a um jornalista crápula, Elio Gaspari.
    Está na internet:
    Resposta de Albuquerque Lima a Elio Gaspari.
    Desculpe se me alonguei, mas é a expressão da verdade.
    Obrigado

  3. Prezados Srs. Vcs acreditam nas sagradas escrituras e no ensino lógico teista com relação ao Homem natural depravado ? Vcs tb não são daqueles que insistem em dizer que as escrituras sagradas são histórias irreais e fatos miticos lendários sobre o curso da humanidade decaida e perversa ? Vcs também acham que as sagradas escrituras são apenas lendas religiosas…um livro sem sentido linear da história humana ? O que vcs acreditam com relação ao que vcs chamam do fato balizador que foi o nascimento do verbo que se fez carne e habitou no meio de nós….?
    Vou me deter um pouco nas minhas perguntas meus nobres plebeus e pedir que vcs olhem a história da humanidade e vejam se nela não há a mão SOBERANA do ALTISSIMO guiando e determinando os fatos humanos de acordo com um propósito definido… Observem os fatos ao longo da linha do tempo humano e vejam o que seria do mundo ocidental se o famoso Átila e depois Gengis Khan tivessem varrido a Europa em sua totalidade destruindo e impondo sua forma de ver o mundo ..os amados plebeus imaginaram o que seria dos dias atuais ? O que vcs acham que os deteve..para NÃO destruir o mundo ocidental por completo …? vcs acham que foi o império Romano ? Ha..ha..ha…me desculpem o riso…. Não meus amados plebeus … Foi o limite ordenado pelo ALTISSIMO..que fez com que a Europa e o mundo Ocidental não desaparecesse do mapa…O ALTISSIMO determinou em seu decreto eterno que estes famosos guerreiros só fossem com seus intentos até onde eles foram e ponto.
    Por seguimento meus amados …é a história que há poucas décadas vivenciamos no caso da primeira guerra e sua sequencia que não pode ser dissociada que foi a segunda guerra.
    Tudo guiado ..planejado e determinado pelo ALTISSIMO…tudo com um propósito definido…absurdo ? Não . SOBERANIA pura …diante de suas criaturas decaidas…
    YAWHE SEJA LOUVADO…sempre..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *