Os pobres não estão nas melhores universidades não é por causa da cor da pele. É porque não tiveram base escolar.

Francisco Vieira

Disse a deputada Benedita da Silva (PT-RJ): “As cotas dos não-negros, nós, negros, sempre, convivemos com elas, porque nossos filhos não foram para a escola, para a universidade.”
Então, deputada, mande seus filhos estudar! Simples.

Tenho uma sobrinha, filha de pobre, que está estudando em curso preparatório, desde 2012, para conseguir um emprego no Poder Judiciário. Enquanto os jovens da idade dela e, provavelmente, os seus filhos, deputada, aproveitavam o carnaval para cantar e dançar Ilariê e Lepo-lepo, ela estava trancada em uma sala, reclusa desde 2012, tentando melhorar de vida dela e dos pais dela. E o pior: para receber a alcunha depreciativa de “concurseira” por alguns repórteres que têm a mãe exercendo outra atividade…

Como ajudar os seus filhos, deputada? É só usar o seu mandato, a sua influência e a sua simpatia no governo para melhorar a escola deles, para que não concluam o ensino médio como analfabetos!

DIGNO DO CONHECIMENTO? 

Disse também a deputada Benedita: “Eles não tiveram nenhum cargo que nós pudéssemos achar que era digno do seu conhecimento. Essa é a cota com a qual nós convivemos”.

E desde quando filho de não-negro tem direito a cargo no governo? Quem tem direito a cargo, sem concurso, são os filhos de políticos e cabos eleitorais, inclusive da senhora! Só na Petrobras são mais de 200 mil aparentados, deputada! Por falar nisso, quantas pessoas a senhora tem no seu gabinete, sem concurso?

CHANCES DE DISPUTA 

Disse a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ): ”Nós vivemos num país onde a cor da pele discrimina, sim. Nós vivemos num país onde a grande maioria da população pobre é negra, onde as chances de disputa são menores, as chances de igualdade são menores”.

O que eu já afirmei à a deputada Benedita serve para a Jandira. Só precisa de muleta quem tem alguma deficiência… Teriam os negros alguma deficiência mental em relação aos verdes, amarelos, marrons e azuis-marinhos?

Como não acredito nisso, devemos buscar a causa do seu atraso escolar no ensino fundamental e médio! Nunca alguém que faz um ensino fundamental de mb&&&* e um ensino médio de m&&&* poderá competir a nível de igualdade com quem realmente estudou.
Só que sai mais barato para o governo criar cotas do que contratar professor, colocando todos os estudantes em horário integral, assim como preparar melhor os professores existentes e, principalmente, pagar-lhes um salário digno.

Ora, o governo deixa os pobres, negros, brancos e pardos apodrecerem na sarjeta e, depois, posando de “bom moço”, dá uma colher de chá de cota para alguns, enquanto toda a totalidade permanece – e permanecerá – na lama da ignorância e do subemprego.

Os pobres brasileiros não estão nas melhores universidades do mundo não é por causa da cor da pele. É simplesmente porque não tiveram base escolar.

30 thoughts on “Os pobres não estão nas melhores universidades não é por causa da cor da pele. É porque não tiveram base escolar.

  1. Ótimo artigo do Sr. Francisco Vieira. O fechamento do texto é a mais pura verdade.

    Eu só não entendi os 200 mil na Petrobrás, já que o número de empregados desta empresa chega a 80.500.

    Seriam terceirizados?

    Grande abraço!

  2. Caro Francisco Vieira, você tem toda a razão, e sempre que sai algum artigo
    referentes a cotas para negros, tenho dito inúmeras vezes, que é mais barato
    para o governo distribuir cotas, do que investir em educação de base, além
    do mais da votos.

  3. Os descendentes de Benedita não precisam de estudos . Lembram que um de seus filhos foi flagrado com um diploma comprado ? Deveria ser preso ? Sim ! Tanto ele quanto o fornecedor do diploma.

  4. Complementando o texto (?!?)…, não há necessidade, somente procurando refrescar nossa tão parca memória!!!

    https://www.facebook.com/ComandoDeCacaAosCorruptos/posts/789717437721106

    “Alguém se lembra ainda? Diploma falso do filho da Bené.
    O brasileiro realmente não tem memória. Esses dias eu estava me perguntando: que fim levaram as acusações contra a Benedita da Silva, de empregar seus filhos em cargos públicos, falsificando os diplomas dos mesmos?
    Alguém poderia me dizer que fim levou?
    Tem inquérito?
    Fui buscar a informação na internet e vejam só o que eu encontrei: … “

  5. Sou mais um a aplaudir o artigo do Sr. Francisco Vieira.
    Abordou de modo realista uma situação que é muito discutida com os políticos, principalmente como tema na época das eleições.
    As resoluções, soluções apuradas e levantadas ficam como promessas de campanha. Mas, como sempre, não acontece nada….
    As providências aguardadas, invariavelmente, tornam-se objeto de uma amnésia coletiva desses mesmos políticos, depois de eleitos. O autor, até que “pegou leve”…
    Principalmente em relação ao “currículo” da ex-senadora, governadora e agora deputada Benedita da Silva…

  6. Até que enfim alguém sai dessa mesmice do politicamente correto para falar contra essa hipocrisia racista chamada Lei das Cotas. Talvez razoável seria a destinação, e mesmo assim por tempo limitado para cotas sociais, para atender os economicamente pobres. Desde que o critério de pobreza não sofresse avaliação pelo IPEA, seria um critério objetivo e, por tabela, atenderia principalmente os não-brancos, já que é notório que a imensa maioria dos que estão na base da pirâmide econômica são esses indivíduos.

  7. Senhores,

    O governo, DEZ ANOS ATRÁS, preferiu criar o sistema de cotas na UNB para ajudar “1%” dos negros do que melhorar a educação pública para 100% deles.
    Pois bem, DEZ ANOS se passaram, o sistema de cotas foi mantido e a educação pública continua a mesma coisa de DEZ ANOS atrás.

    A julgar pelo nível do aprendizado atual dos estudantes da rede pública, alguém acha que daqui a DEZ ANOS será diferente?
    Alguém acha que daqui a outros DEZ ANOS os “99%” dos negros (e pobres) atualmente excluídos das universidades federais, ou por terem feito um ensino médio medíocre ou por nem terem acabado o primário, terão mudado de vida e terão um nível escolar, intelectual ou social melhor?

    Os incautos ainda não perceberam que, dentro da apetitosa ISCA chamada cota, existe um ANZOL chamado “nada deve mudar e cada um deve ficar no seu lugar, SEU ANALFA!”

    Das duas, uma:
    Ou o Governo, hoje, está fazendo a mesma coisa que os pescadores estão cansados de fazer com PEIXE: Só cevando… (no começo, o peixe até gosta, engorda e agradece ao pescador).

    Ou está fazendo o que os caçadores fazem com PATOS: Deixam dois ou três se banharem e comerem arroz à vontade, para atrair a confiança (neste caso, os VOTOS) dos INCAUTOS que passam voando. Então, quando estes pousam, adquirem confiança no lugar e baixam a vigilância, todos tomam uma carga de chumbo nas costas…

    Abraços.

  8. Por falar em Benedita da Silva, ela precisa vir a público explicar direitinho a razão pela qual ANISTIOU AQUELA IMENSA DÍVIDA FISCAL DA ENGARRAFADORA DA COCA COLA, prestes a ser paga à Secretaria de Finanças do RJ, quando esteve 9 meses como governadora do Rio. Foi um escândalo. O estado do Rio precisava e contava com aquela grana. Isso ocorreu às vésperas do Lula tomar posse em 2003. Consta que ele tomou conhecimento do jabá que sua protegida abocanhou e ficou P da vida, sei-lá, por não ter sido informado antes ou porque não entrou na parada. Ele nem a cumprimentou num evento público em 2003 e a manteve distante, como muitos se deram conta na época. Aliás, essa senhora faturou até na ditadura sob a proteção de alto figurão. Trabalhou num órgão da Secretaria de Segurança Publica do RJ nos anos 70, no auge da ditadura militar. Vocês bem podem imaginar como ela se preocupava com o direito dos negros e daqueles de todas as cores (royalties para o Martinho da Vila) que levavam porrada da ditadura.

  9. Para alguns “intendidos” a Pobreza é criação dos pobres… e os pobres… os pobres “são” esquálidas mãos com latinhas de manteiga, à espera de umas míseras moedas que lhes mitiguem a fome crônica, e ao mesmo tempo, causa de gozo para tais “intendidos”: incapazes de enxergar a Humanidade que perpassa por cada mão estendida.

  10. Sr. Vieira, e demais comentaristas, parabéns. Cotas para negros, em um Pais, com um percentual elevado de “sangue negro” apesar da pele mais clara, significa: “CURRAL ELEITORAL”. Aos politiqueiros, não interessa um povo com “SABER”, que o leve a “pensar e ter horizonte mais amplo”, não deixando que lhe coloquem “canga no pescoço”.
    Permitam lembrar a frase de Luther King: O que preocupa não e o barulho dos maus e corruptos, mais o silêncio dos bons, acrescento: Omissão, que nos faz solidário com o “Bem ou o MAL”. Uma NAÇÃO se faz com ESCOLA que ensine, Confúcio à milênios já pregava: Educação não é custo,É INVESTIMENTO.
    Façamos nossa parte, de esclarecer o “Zé e Maria Povinho”, o significado do VOTO, mesmo obrigatório, em nossas vidas, para podermos nos dirigir à DEUS, pedindo MISERICÓRDIA. O BRASIL vem sendo destruido pelos politiqueiros, até quando???

  11. Um dos melhores artigos q vi aqui no blog.Parabéns ao autor.
    E…com a descoberta dos exames de DNA,pode-se julgar alguém negro apenas pala aparência?Ou por uma autodeclaração?Certamente não.

  12. O filho da Benedita foi janelado na Camara de Vereadores do RJ com um diploma falso de curso superior. Quando descobriram a maracutaia Benedita agiu como o “Molusco”. Não sabia de nada.

  13. Sou uma estudante Universitária e gostaria de dar meu depoimento sobre as cotas raciais nas Universidades.
    Durante o ensino médio estudei com muito afinco em uma singela escolaparticular pois as da rede Publica do meu estado como a de todo o Brasil estão em estado de miséria total. A maioria dos alunos oriundos de classes sociais baixas não tem uma educação familiar e religiosa minima sequer e fazem da escola publica um ” parque de horrores”! Fumam e traficam drogas dentro do colégio e da sala de aula na presença do professor, portam armas de fogo, facas, todo dia há brigas violentas onde o resultado as vezes é mutilções horrendas ou mesmo a morte e tudo , professores são insultados de humilhados a cada instante, a maioria é agredidada verbal e fisicamente , quebram todo o material escolar, cadeiras, mesas,etc picham pardes e danificam as toiletes. resultado a escola publica é uma ARENA de seres barbaros que fazem tudo amparados naquilo que eles adoram,,, o E.C.A!!! e sabem quem são eles? è a gentinha da periféria,das “comunidades” esses vandalos mirins são na maioria de cor PARDA ou negros, sim são eles os “pobrezinhos coitados” que arrebetam com toda a ESCOlA PUBLICA e depois se queixam que são “discriminados” pela sociedade, que não tem ensino de qualidade… que querem serem ” DOUTÔ” tambem igual ao pessoal da escola privada, FHC quando governo mudou para pior a educação no país e baixou uma “lei’ que aluno nenhum da REDE PUBLICA podia sr REPROVADO!!! Resultado : Tem Aluno já na 8ª serie que mal sabe assinar o nome! São totalmente analfabetos mas já estão prestes a concluir o ENSINO FUNDAMENTAL!!!! Só mesmo saindo da cabeça de um inconsequente socialista tal “LEI” que estimula a ignoracia e a indolencia mental.
    Resumo da ópera:
    Na universidade que estudei entraram por meio de COTAS RACIAIS, na minha turma de 50 alunos ,16 alunos negros e pardos,pobres . A diferença de trajar , de falar e de se comportar era constragedora para todos. No inicio das aulas do 1º semestre ficou gritante que eles estavam completamente desarvorados! perdidos! “voando” não entendiam a minima do que os professores ensinavam…
    chega o final do semestre e no retorno para a o 2º semestre, dos 16 alunos cotistas raciais , 7 desistiram e abandonaram o curso, no 3º semestre essa desistenciafoi de mais 4, no 4º só restava 1 COTISTA!!!! que a duras penas ea um tremendo esforço e força de vontade estava dando tudo de sí para acompanhar o restante da turma normal.
    Taí! São esse os “beneficiados da “COTA RACIAL” onde tal como a politica da raça pura de Hitler, cor da pele que dá privilégios em detrimento do MÉRITO. o resultado é o rotuiais são uma injustiça tremenda pois dá há uma RAÇA privilégiosndo FRACASSO e FIASCO da politicademagoga dos fariseus ditos “socialistas ee comunistas” duvido que essess vermelhos coloquem os filhinhos deles para estudar nas escolas publicas. As cotas raciais são uma tremenda injustiça pois tira a VAGA de quem estuda e tem MERITO e dá demagogicamente a pessoas que se comportaram como animais nas escolas publicas mas por serem NEGROS ,tudo bem! Merece um privilégio e uma recompensa do Estado comunista. Tome uma VAGA na Universidade Federal sem prova nem vestibular e assimo Brasi vai proliferando sua imensa IGNORANCIA e o futuro cada vez mais negro pelas mãos dos comeunistas de plantão alias que rima muito bem com o que são : TUDO LADRÂO!

    • Esse comentário, de braços dados com o artigo que lhe deu origem, merece ir direto para a ABL… sob os aplausos de todos(as) os(as) “intendidos”(as) signatários(as)!

  14. Prezado autor, permita-me comentar a partir do final do título do artigo: “…não tiveram base escolar” porque governantes e elites, desde 1500, não querem que os pobres tenham escolaridade… é melhor desenvolverem pão e circo vários. São poucos os alunos que tem garra, consciência e furam o bloqueio. Brizola e Darcy tentaram, perderam… o atual senador Cristóvão Buarque tentou fazer uma “Revolução na Educação”quando Ministro, foi demitido por telefone no Governo Lulla. Se o Brasil quiser melhorar na área educacional precisa urgentemente mexer no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, mas… quem se habilita ? Sou professor-sonhador da Rede Pública na Baixada Fluminense, 61 anos fazendo a minha pequeníssima parte…

  15. Que excelente artigo!

    No dia em que o ensino público de base (dos níveis fundamental e médio) atingir excelente qualidade, os pobres que nele estudarem conseguirão conquistar excelentes colocações nas seleções das melhores universidades públicas. E também conseguirão aprovações nos mais diversos e importantes concursos públicos.

    E não fará diferença a questão racial. Afinal os seres humanos de todas as raças possuem as mesmas capacidades intelectuais e emocionais.

    Cotas são medidas eleitoreiras. E com elas o governo lava as mãos, e assim não se dedica efetivamente a devolver qualidade ao ensino público de base.

  16. Senhores,

    Colocando gordura nesse churrasco, o melhor exemplo da educação pública foi publicado na data de hoje, na folhaonline: A morte de um dos criadores dos rolerzinhos em um baile funk.
    Além da triste notícia da morte do jovem de 18 anos, seguido por mais de 56.000 outros jovens pela internet, chama a atenção o fato de ele ser “ESTUDANTE”, já está cursando o TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO em uma escola pública e ainda não saber falar uma frase no plural:

    “-Tô ligado que OS POLÍCIA tão em peso e já sabem quem eu sou.”

    Essa é a qualidade do nosso ensino!
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/04/1436983-organizador-dos-rolezinhos-

  17. Francisco Vieira, Benedita da Silva é uma política que nunca perdeu uma eleição no Rio de Janeiro. Ganhou até de Saturnino Braga quando foi eleita senadora. Mesmo assim diz que somos racistas. Na verdade nós ainda não “cortamos o cordão umbelical que nos liga a Portugal”. Não somos a continuação da Monarquia Portuguêsa que escravisou índios e negros. Com a Proclamação da República, nos desligamos institucionalmente de Portugal deixando de SERMOS ESCRAVOS ( A República manteve a Abolição) E SÚDITOS PARA SERMOS CIDADÃOS COM DIREITOS E DEVERES. Somos um povo mestiço; já foi provado pelo GENOMA do povo brasileiro, que étnicamente, não mais de 0,5%são brancos e negros e NOSSA MÃE PRIMEVA É UMA ÍNDIA; nossa miscigenação vem de 500 anos. O preconceito que existe entre nós é social e não racial. NOSSA IGUALDADE É A SUPREMA IGUALDADE: A IGUALDADE JURÍDICA. Se a República ainda não deu a seus filhos uma educação que possa colocá-los em igualdade de oportunidades. Devemos exigir de nossos governantes. E sempre dizer que nossa Constituição é uma das mais avançadas do mundo. Com esforço e alguma dificuldade quem quer subir na escala social, sobe. É só querer e esforçar-se, que o “campo” está aberto para todos. E nunca CONFUNDIRMOS DIREITO COM PRIVILÉGIO. Parabens Vieira pelo belo artigo.

  18. Parabéns Sr. francisco.
    Excelente artigo.
    Aproveito a oportunidade para lembrar que a única forma de haver igualdade de chances entre os postulante ao ensino superior gratuito é o sorteio das vagas.
    Ou seja, se todos tem o mesmo direito, que tenham a mesma chance.
    Seria preciso mudar a constituição, ou entender que ensino superior é aquele minitrado a partir dos cursos de pós-graduação.

  19. ” O Pior cego…é aquele…que acha que enxerga…” ( C.J)

    Mais uma vez …voltamos ao “velho e batido tema” …Cotas…Negros…e mais o quê ?

    Li ..Todos os comentários…. e como TODOS…tem liberdade de opinar e expressar sua “dor”
    então tb ..lhes digo ..que vou rebater sua “idéias ” afinal..estamos sob o Signo da Liberdade.

    Meus caros comentaristas acima ..excluindo o Sr. José Guilherme, VCS… estão “voando” na mais
    completa falta de visão da terrivél problemática que é a situação dos NEGROS…pós descendentes
    dos NEGROS ESCRAVOS. Olha creio que de todos que vomitaram e arrotaram seus pensamentos
    acima ..nenhum foi mais idiota e racista do que foi o comentário escrito pela Sra. Regina Coeli…um
    primor de comentário ..futil , idiota e recheado de Racismo odioso…encrustado nas suas palavras.

    Eu poderia citar a essa Sra. uma lista de cotistas….em pelo menos 20 Universidades Federais e
    Estaduais…que jogaria por terra sua apologia ao Racismo…como bem ela deixa transparecer em seu
    amargurado e pavoroso texto… Estes ..cotistas …que conheço ..vieram de lugares terriveis..e
    macabros em tudo..que essa Sra. NEM POSSA IMAGINAR…mas se ela pudesse ver suas notas seus
    coeficentes de aprendizagem ..com certeza essa degenerada..não estaria relativando..TODOS os
    cotistas…neste seu trágico e pavoroso texto.

    Um conselho a sua pessoa que nem conheço Sra. Regina …Cale a sua boca ..pense e use de forma
    adequada a parte esquerda de seu cérebro com harmonia , seus argumentos utilizados para provar
    a inutilidade das cotas de reparação afirmativas é uma prova cabal de sua odiosa concepção do
    tema …aliado sua cosmovisão totalmente idiotizada com uma pitada de extrema maldade do que foi
    LIBERTAÇÃO FRAUDULENTA DOS NEGROS ESCRAVOS…E O MACABRO PLANO GENOCIDA contra os
    NEGROS PÓS LIBERTOS E SEUS DESCENDENTES.

    Mas, creio que sua “visão” deste tema assim como os demais comentaristas só tem como fio de
    “prumo” DOIS TEMAS …. Que são no minimo falácia pura agregada com uma idiotice sem tamanho
    a saber: Escola pública de QUALIDADE…E O GOVERNO DO PT…atualmente vigente.

    Mas, sobre estes dois “prumos” … nem vou perder meu tempo tentando explicar tanto a Sra..quanto
    aos demais que insistem em usá-los como modelos básicos de suas premissas idiotas para criticar as
    Cotas reparativas em favor dos NEGROS (por favor deixem de idiotices…não existe pardos e mulatos só
    seguidores de Racistas idiotas insistem nestes dois pejorativismos criados para manipular
    preguiçosos que nem sabem o que quer dizer antropologia. Só para apimentar : Tem idiotas que nem
    sabe a origem do termo ..”mulato” e “pardo”…e por osmose..vomitam suas idiotices quando se dirigem
    aos NEGROS MESTIÇOS. Perfeitos babacas..teleguiados pelo “ibge racista”.

    Mas, perderei eu um tempo tentando explicar a essa cidadã…que seu pensamento descrito em seu
    comentário denota A DEFICIÊNCIA de quem não tem : Um minimo de antropologia, com um
    minimo de História básica ..Do que foi o periodo PRÉ E PÓS LIBERTAÇÃO DOS NEGROS ..Na sociedade
    Do nosso Brasil Colonia , Fins do Imperio e Periodo da “República”. Com certeza Sra. Regina …sua
    mente (se assim a Sra. deixar-se levar..pela lógica ..) teria mais condições de escrever e analisar o que
    foi a ESCRAVIDÃO, A “LIBERTAÇÃO FRAUDULENTA” E O MACABRO GENOCIDIO REPUBLICANO..
    Direcionado , conduzido e sendo executado contra os NEGROS .

    Mas, creio que neste tema a Sra. é apenas um recén nascido…carente de tudo… e só pode
    alimentar-se de leite…e não de alimento sólido…Se eu for tentar lhe explicar as entranhas macabras
    do que foi a “libertação fraudulenta” dos NEGROS escravos…sua “mente’ cauterizada por tanta idiotice
    racista não suportaria..assim como um bebezinho..não pode “comer” uma prato suculento de feijoada.

    Infelizmente, este tema só é conduzido em duas “formas” Governo do PT…e Escolas Públicas de
    Qualidade..em virtude de tecerem comentários sob à luz destas duas situações então só veremos
    IDIOTICES tipicas como as da Sra. Regina e dos demais criticos ácidos desta ação afirmativa reparativa direcionada aos NEGROS e NEGROS MESTIÇOS dos nossos dias…

    PS- Prezada Sra. Regina … não relativize uma situação que foi “metodicamente planejada” com o
    intuito únicamente de destruir a auto estima, pulverizar o desanimo volitivo e destruir a força
    da RAÇA NEGRA…

    PS.2 – Sra. Regina, não sei qual sua experiência de vida e profissão, mas para tentar”amenizar” sua
    ignorância de tão importante tema…lhe pontuo que aqui na Bahia no maior pólo Industrial
    Quimico do NE… há diversas empresas de porte … UMA DELAS..´há algum tempo OBRIGOU
    um cidadão NEGRO graduado em sua área de profissão, a CORTAR seu cabelo para que
    então ele pudesse FAZER parte do STAFF do seu corpo de gerentes…Este cidadão se sentiu
    discriminado… mas..optou em “obedecer” o pedido “impositivo” da Empresa… CORTOU seu
    cabelo … SABE QUAL FOI O RESULTADO: Foi demitido do cargo pouco tempo depois de ter
    “cumprido”…a absurda e racista “pedido -ordem”. UM NITIDO ATO DE PURO RACISMO.
    Portanto há de notar que a problemática , não é ser GRADUADO, a situação é ter a PELE NEGRA
    cabelo crespo,nariz grande achatado…etc..etc.. ENTENDEU ..o Exemplo Sra. Regina …?

    PS-3 Sra. Regina, me mostre qual cotista que fez o VESTIBULAR …tirou zero ou notas abaixo do
    indice de corte, e AINDA ASSIM FOI ALÇADO NA CARREIRA QUE OPTOU ? me mostre?

    PS-4 Sra. Regina… SÓ PARA REFRESCAR SUA MENTE: A FACULDADE BAHIANA DE MEDICINA tem
    mais de TREZENTOS ANOS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE MÉDICOS E CIRURGIÕES … VC poderia
    me dizer QUANTOS DRS NEGROS ela QUALIFICOU NOS SEUS MAIS DE TREZENTOS ANOS ?
    PODERIA me dizer QUANTOS DOCENTES NEGROS …Essa renomada instituição TEVE em seus
    QUADROS… PODERIA MENCIONAR A TOTALIDADE DO SEU CORPO DISCENTE ..NOTADAMENTE
    APÓS A “LIBERTAÇÃO FRAUDULENTA EM 1888” ?

    Resumo : Sra. Regina , se não sabes essas e demais situações …então lhe digo que não SABES de
    NADA VEZES NADA…e por extensão seus conceitos deste espinhoso tema que é as
    AÇÕES AFIRMATIVAS , Te leva a escrever o que não sabe.

    YAWHE SEJA LOUVADO..SEMPRE…EM YESHUA…

    Carlos de Jesus -Salvador -Bahia

  20. Carlos de Jesus escreve com uma grosseria e violência, mas termina seus textos evocando o nome de Deus. Quanta contradição!

    Abusa de xingamentos e palavras chulas, tentando desqualificar comentaristas. No entanto não debate ideias, usando de respeito ao próximo, como fazem as pessoas normais do mundo civilizado.

    Ele talvez esqueça que todos somos filhos do mesmo Pai, que é Deus, soberanamente justo e bom!

  21. Além do mais, constato que sua justiça social é tremendamente parcial. Descreve com frequência e precisão uma tremenda repressão e injustiça praticada ao longo de nossa história, mas apóia abertamente a repressão praticada contra opositores da ditadura militar e demoniza manifestações de protestos dos indígenas. Sempre invocando o nome de Deus, como naqueles antigos documentos de sessões de tratos espertos inquisitoriais portugueses. Desde que não ofenda, é seu direito de expressão.

  22. Sr. Juca ..Sr. Laco…vamos deixar de blás..blás..blás.. e sejamos sensatos, vc Sr. Laco quer que eu
    passe a mão na cabeça de nativos ..trairas ? Passar a mão na cabeça de comunas que foram para
    as matas do norte ..fazer guerrilha, ou que eu defenda..terroristas..que foram assaltar bancos, sequestrar cidadãos estrangeiros ou não..para “arrecadar” din din ..para pagar sua canalhices e trairagens ? E assim que vcs querem que eu faça e conduza meus comentários ?
    Quer dizer fazer blás..blás..blás…só para agradar vcs dois ?

    Deixem de ser meninos , vamos passar a um debate
    sério do tema em questão..e não ficar com blás…blás..blás..de que eu falo..escrevo e depois faço
    citação ao nome de YAWHE…Estas e demais colocações da parte de vcs dois …por si só denotam suas
    cosmovisões erradas que são no tocante ao que determina YAWHE….

    Sr. Laco…eu não defendo atos criminosos contra os nativos…MAS tb não posso concordar que nativos..sob ..o “manto’ de serem nativos possam sequestrar cidadãos..e depois mata-los e com
    agravante de “esconderem” os corpos…dentro de suas “reservas”..isso é CRIME..cousa de mafiosos
    canalhas… lhe digo..Sr. LACO..se fosse alguém de mimha casa ..a cousa já teria sido feita a devida
    justiça…fogo..com fogo…vida por vida..é assim que funciona a lei..da lógica e da vida.

    E quanto a questão de sempre defender com argumentos questões raciais…dos meus irmãos Negros,
    as faço com a devida Honra em MEMÓRIA a quem com sangue e trabalho construiu essa
    NAÇÃO…e jamais vou “jogar” confete em comunistas e esquerdistas degenerados que defendem uma
    forma politica de vida que atenta contra a LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA…portanto cada um defenda
    sua COSMOVISÃO que acha melhor com a sua consciência..essa é a minha análise.

    Para terminar quanto a sua citação dos “canalhas” da inquisição…sua analogia com que escrevo por
    si ..mais uma vez denota sua ignorância da COSMOVISÃO SOBERANA DE YAWHE que adoto, com a
    canalhice instituida por uma seita maldita que é a seita de roma …

    O Sr. tem alguns argumentos e comentários que são nota dez ..mas na questão de sua “defesa”
    ardorosa do comunismo/socialismo…eu lhe dou nota zero…é minha opinião.

    Não estou aqui para agradar nem A ou B… estarei sempre escrevendo com a minha consciência e o
    que minha COSMOVISÃO direciona…

    Se os dois criticos do meu comentário ..fizerem uma acurada leitura do comentário da Sr. Regina,
    irão notar uma odiosa e infâmia conotação racista pejorativa contra os cotista NEGROS.

    Portanto ao lhe direcionar meu comentário procurei…colocar os pontos nos devidos lugares.

    YAWHE SEJA LOUVADO..SEMPRE

    Carlos de Jesus -Salvador -Bahia

  23. Questão de ponto de vista. Generaliza todos os opositores da ditadura como pertencentes a uma ideologia que combate, os discordantes de cotas podem muito bem alegar, por exemplo, não concordarem em privilegiar as dezenas de milhares de descendentes do poderoso negro escravagista Francisco Paulo de Almeida, Barão de Guaraciaba, assim como os milhares que apenas um de seus netos chamado João Antonio de Guaraciaba nos deixou.

  24. Isso não significa que concorde com o que foi escrito pela comentarista. Até discordo da conotação lá exposta. O que lhe fiz ver é que a luta contra as injustiças e discriminações não se leva a cabo com dois pesos e duas medidas, sob pena de perpetuação delas.

  25. Prezado Sr..Laco Silva…Me sinto honrado em debatermos o tema …só por sua citação do “tal traidor”
    “dono” de escravos..denota sua habilidade no tema ora debatido. Agradeço sua colocação sei que
    que alguns pontos não possamos concordar..mas é nitido..que tu sabes muitos pontos”obscuros” do que
    foi a Escravidão…e até creio que o Sr. ACHA QUE ALGUMA COUSA TINHA que ser feita em nossa
    sociedade em favor dos NEGROS E SEUS MESTIÇOS nos dias hodiernos.

    Portanto, peço que me perdoe… seu conhecimento me leva a tirá-lo da “lista” dos idiotas que
    vomitam sobre o tema acima versado … Eu me sinto a vontade em escrever, afinal só mesmo
    tendo a pele NEGRA..para sentir o ódio racial contra qualquer NEGRO..que tenha um CURSO
    SUPERIOR… Eu tenho formação em Administração com extensão em auditoria tributária…e já
    TRILHEI cada situação racial..que lhe deixaria de cabelos em pé. Por essas e outras deixo
    transparecer meu lado B ..quando leio situações vexatórias dirigidas aos meus irmãos NEGROS
    que utilizam o sistema de cotas reparativas.

    Com relação aos que promoveram a luta armada, o terrorismo e a “resistencia dita democratica “…eu prefiro neste bolo todo..relativar..afinal… tudo que foi feito e realizado por ambos
    os lados envolvidos nos anos de chumbo…foram atos de guerra e portanto ..fica dificil após
    os fatos decorridos..defender fulano…A ….B..ou C..

    Saúde para o Sr. e sua casa …

    YAWHE SEJA LOUVADO..SEMPRE.

    Carlos de Jesus -Salvador -Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *