Pagamento de dívida?

Procurador Janot agora ficou na berlinda

Carlos Chagas

Não se dirá ter sido acerto de contas em pagamento à sua recondução como Procurador Geral da República, mas ficou estranha a decisão de Rodrigo Janot, anunciada domingo, de engavetar pedido de investigação no Tribunal Superior Eleitoral a respeito da presença de dinheiro podre na campanha presidencial de Dilma Rousseff, em 2014. Afinal, trata-se de sepultar a iniciativa do ministro Gilmar Mendes, sequioso da apuração de denúncias capazes de levar à anulação do pleito que reelegeu Madame.

Poderá a mais alta instância da Justiça Eleitoral rejeitar o parecer do Procurador Geral e dar andamento à apuração referente a ilícitos na recente campanha, mas a decisão agradou o palácio do Planalto e levou as oposições à desconfiança. Gilmar Mendes ficou uma fera e promete retrucar ainda esta semana.

Jamais o Tribunal Superior Eleitoral anulou uma escolha de presidente da República, sentença que levaria à realização de nova eleição ou ao reconhecimento da vitoria do segundo colocado, no caso, Aécio Neves. As duas hipóteses determinariam um trauma institucional, pois de uma forma ou de outra, Dilma foi reeleita.

Novas eleições seriam diretas, se a decisão do tribunal viesse ainda na primeira metade do mandato da presidente da República, mas poderiam dar-se pelo Congresso, na segunda metade. A reação do eleitorado que apoiou a vitória da chefe do governo seria fator de crise nas instituições, conturbando ainda mais a esfrangalhada situação econômica.

EXPECTATIVA

Por tudo isso, voltam-se as atenções para as próximas reuniões do TSE. E para Rodrigo Janot, atacado de frente por Gilmar Mendes, capaz de receber a solidariedade da maioria de seus colegas do Supremo Tribunal Federal.

QUEM SAI E QUEM FICA

Caberá ao chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante, conduzir as negociações a respeito dos dez ministérios que deixarão de ser ministérios, em prazo não superior ao último dia do mês hoje iniciado. A briga está sendo de foice entre o PT e o PMDB, ainda que partidos menores com lugar na equipe de governo também se articulem para não perder espaço. Pior momento não existiria para a presidente Dilma mandar anunciar a redução ministerial. Mesmo assim, algumas gavetas da Esplanada dos Ministérios já começam a ser esvaziadas.

 

6 thoughts on “Pagamento de dívida?

  1. Dilma foi reeleita graças à fraude provocada tudo indica, pela empresa Smartmatic, contratada pelo Sr. Dias Tófolli para transmissão dos dados da apuração, que foi secreta (só isso já configuraria fraude à democracia).
    O resultado da apuração minuto a minuto publicada no G1 já demonstra, numa eleição tão apertada como foi, que alguma coisa errada aconteceu; não dá para um candidato (Aécio) ganhar todos 84 minutos iniciais, abrindo mais de 6, 7 milhões de votos de diferença, e depois perder todos os minutos até o fim do pleito. Com os votos entrando aleatoriamente no sistema, a chance disto acontecer é próxima de zero.
    Para quem ainda tem dúvidas sobre a fraude, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=hF7UOsZMQn8, onde o Sr. Gilson da Silva Paula, no Conclave de Washington detalha matematicamente a fraude. E acesse também o hangout com o Procurador Hugo Hoeschl, que usou a lei Newcomb Benford para mostrar a fraude: http://www.youtube.com/watch?v=2lqb1w1qA0g
    É preciso divulgar isso e mostrar que esta Presidente está no poder ilegalmente, que Lula e companheiros realmente fizeram o diabo para ganhar esta eleição.

  2. Todos doaram dinheiro para todos. Moral da história, então………………?

    “Dilma foi reeleita graças à fraude provocada tudo indica,…”
    Inês é morta, chega de chororo, ou então provem.

    • Falo de fraude eleitoral. Acesse os links acima e veja as provas. Isto foi divulgado no Conclave em Washington, no Conclave em Oslo, divulgado nas várias manifestações. Só que com esta imprensa comprada, com os poderes submissos a este Governo, com uma oposição que inexiste, estas verdades ficam camufladas.
      Esta empresa Smartmatic fraudou as eleições na Venezuela, Bolívia, El Salvador, foi expulsa dos EUA por tentar fraudar as eleições em Chicago.
      Não pertenço a nenhum partido, nem simpatizo com nenhum. Só desejo que a justiça neste país seja feita.
      O PT fez o diabo para se manter no poder para quê? Para mostrar que conseguem quebrar o país? Ou alguém ainda acha que está tudo bem mesmo o Governo prevendo no Orçamento de 2016 um déficit de R$ 30.000.000.000?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *