Palocci confirma que o próprio Lula mandava o BNDES ajudar a JBS e a Odebrecht

Iotti / Agencia RBS

Charge do Iotti (Zero Hora)

Natália Portinari e Aguirre Talento
O Globo

Convocado para depor na CPI do BNDES, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci disse a deputados que, no governo Lula, os empréstimos a empresas como JBS e Odebrecht eram cedidos em troca de recursos de campanha para petistas em campanhas majoritárias e proporcionais.

Relator da delação premiada de Palocci no Supremo Tribunal Federal, o ministro Edson Fachin autorizou que o ex-petista falasse à CPI somente sobre assuntos relacionados ao BNDES. A reunião foi fechada.

NEGÓCIOS EM ANGOLA – A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apontou a Fachin que o único anexo da delação relacionado ao tema é o termo de depoimento 21, cujo título é “Negócios em Angola”.

Segundo a PGR, neste anexo Palocci relata “pagamentos de vantagens indevidas ao Partido dos Trabalhadores, intermediado por Paulo Bernardo, no valor de R$ 64 milhões de reais, em razão do auxílio político concedido à empresa Odebrecht, no tocante ao aumento de linha de crédito junto ao BNDES para atuação da empresa nos empreendimentos existentes em Angola”.

A taxa de risco de países como Angola e Venezuela foi diminuída sem critério técnico por uma decisão política de Lula, disse Palocci na CPI. A escolha dos “campeões nacionais” favorecidos por empréstimos também partia de Lula, contou. Ele disse que discordava dessa estratégia.

REPASSE A LULA  – O ex-ministro reiterou também o relato de que repassou R$ 300 milhões da Odebrecht a Lula, no fim do mandato do ex-presidente. O valor teria sido pago para que o favorecimento da empreiteira continuasse.

Segundo parlamentares presentes na audiência, na tarde desta terça-feira, Palocci disse também que sugeriu a Lula fazer um “mea culpa” pelos erros, e o ex-presidente teria respondido que não, apostando no fim da Operação Lava Jato. 

Questionado sobre as contas no exterior usadas pela JBS para propina, Palocci disse que não podia responder. Esse assunto é objeto de outro anexo de sua delação premiada.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A reportagem enviada por Mário Assis Causanilhas, que foi do BNDES e é ex-secretário de Administração do Estado do Rio de Janeiro, mostra que cai por terra a crença de que Lula jamais recebeu propina de ninguém. Apesar de tudo, os petistas ainda alegam que, além de inocente, Lula seria um perseguido político, tipo Nelson Mandela. Por isso, ainda acreditam que o próximo recurso à ONU vai resolver tudo isso… (C.N.)

14 thoughts on “Palocci confirma que o próprio Lula mandava o BNDES ajudar a JBS e a Odebrecht

  1. Sempre que este saqueador do país liberava empréstimos para ditadores (doações no sentido correto) ou empresas havia pagamentos de propinas para quem o mesmo determinava.
    Torna-se imperativo rastrear os valores decorrentes destas propinas imorais e deletérias.
    Ninguém em delações que implicam reduções de suas penas iria mentir em momento tão grave perante o Juiz do processo.

  2. Lula tb, assim como FHC, Collor, Sarney, Ditadura Militar, Bolsonaro, são todos crias políticas de um sistema que trazido à luz revelou-se podre, mas bem antes dessa turma toda aqui citada já se sabia que se tratava de um mar de lama, como capturado por Getúlio Vargas, que cercado, preferiu tirar a própria vida a ser julgado por um possível tribunal de exceção como o montado para pegar Lula, que depois de usado à exaustão tinha que ser arremessado pra o lixão da história do Brasil, como parte do Fantástico Show da Vida do sistema político podre, no qual estão inclusos todos os poderes da dita-cuja república mar de lama, ou 171, e o seu famigerado mata-mata, queima-queima, patrocinado pela gurizada calça curta do dito-cujo, da direita, da esquerda e do centro, como capturado por Teotônio Villela pai, em entrevista ao Canal Livre, da Band, em 1982, salvo engano.

  3. “O BRASIL ESTÁ NECESSITANDO DE UMA MEGA SESSÃO DE DESCARREGO, que atende pelo nome de RPL-PNBC-DD-ME, o novo caminho para novo Brasil de verdade, porque evoluir é preciso. O ar da velha república está sobrecarregado de muita energia negativa, maligna, derivada de espíritos ruins. Inveja, ciúme, cobiça, pragas, ecossistemas contaminados, espiritualmente poluídos. Coitados dos e das médiuns, descarregam a energia negativa derivadas de espíritos ruins agregadas em seus pacientes, e levam tudo para as suas casas e famílias, e se lá não tiverem como processá-las estão todos desgraçados, com o país no qual sobrevivemos espiritualmente arrasado, no chão, infeliz e desgraçadamente. https://mov.uol.com.br/ultimas-noticias/2019/07/02/que-energia-e-essa—marcia-fernandes-responde-historias-dos-leitores.htm?fbclid=IwAR1SM8z4eqOme9wRvDE-TgxjuagxMg7EtZDso3A2untzkMM_me8gMgpCC5E

  4. Lula está mais para Al Capone, que apesar de diversos terríveis crimes praticados foi preso por sonegar o imposto de renda. O triplex é a “sonegação do imposto de renda” do Lula.

  5. E os “Filhotes da quadrilha Lulopetralha e Cúmplices de todos o assaltos aos Cofres Públicos do Brasil” atacando Dr. Moro na “Casa Que não é, e nem Representa o Povo Brasileiro de Bem do Brasil” . Que vergonha, além de lerem o script preparado pelos “membros da quadrilha” atacaram moralmente um Homem de Bem, foi pela primeira vez que no Brasil os “Criminosos interrogam o Juíz” para provar a “Inversão de Valores” que a Organização Criminosa Lulopetralha impôs ao Brasil e aos Homens de Bem do Brasil ! Parabéns Dr. Moro pela coragem de olhar cara a cara e enfrentar os “Cúmplices de Lula e Membros da Orcrim LuloPeTralha” e enfrentar as armações daquela pocilga que nada representa o Povo Brasileiro e nem nos representa, aquilo é o que de mais podre existe na vida pública brasileira !!!!

  6. Eu sou um daqueles que acredita em todos estes “santos”, que estão presos, e que estão sendo investigados, desde que expliquem como conseguiram seus patrimônios!

    Importante, independente de partido, pensamento, etc…..

  7. Lula era, e é o tipo do mandão. Ninguém no partido fazia nada de importante sem a sua autorização.
    Há fortes motivos que leva o Lula a ser o chefe da quadrilha que assaltou o Brasil, Só não entendo porque não foi indiciado de formação de quadrilha, em que a pena seria maior

  8. Nunca se roubou tanto no Brasil, apos 16 anos do governo do LULA ( o H mais honesto do Brasil), e tanto dinheiro que agora pelo fato de estarem sem grana porque o mestre esta preso e so ele tem a senha para abastecer novamente a gangue , estao querendo soltar ele de qualquer maneira so assim podem ter mais dinheiro porque com ele preso fica impossivel .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *