Pânico no Planalto e na Petrobras: estão surgindo homens-bomba em série

Raquel Faria
O Tempo

O doleiro Alberto Youssef está a um passo de virar delator, a exemplo de seu parceiro de crime, Paulo Roberto Costa. Duas empreiteiras de porte também já fizeram acordo para entregar informações sobre a Petrobras. E isso é só a ponta. Ninguém sabe quantos delatores negociam hoje com autoridades. Mas, com certeza, são muitos os homens-bombas prontos para explodir a qualquer momento uma corrupção tão grossa como nunca se viu no país.

À onda de delação se somam movimentos na CPI da Petrobras. Membros da comissão estão na expectativa de receber documentos solicitados ao STF da operação Lava Jato na estatal. E vão dá-los ao conhecimento público, assim que os tiverem em mãos. Estão se espelhando na CPI dos Sanguessugas, em 2006, que atuou e divulgou dados até o finalzinho da campanha. Em suma, o ambiente nunca foi tão propício a escândalos.

SALVE-SE QUEM PUDER

A delação de poderosos por Costa e a possibilidade de vitória da oposição deflagraram o salve-se quem puder, com cada envolvido tentando livrar a própria pele. Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, já botou a culpa no Planalto por mazelas na estatal. E como ele, há muitos mais tentando desviar para outros e para o governo a responsabilidade por atos na estatal.

Circularam rumores em BH de que Marcos Valério estaria querendo contar o que sabe e ainda não disse sobre o mensalão. Uma parte do processo segue tramitando na Justiça de Minas

MENSAGEM NO AR

A sessão da CPI que tentou ouvir Costa, quarta-feira, foi palco de uma espécie de estreia do novo senador mineiro, Antônio Aureliano (PSDB), suplente de Clésio Andrade. O filho de Aureliano Chaves fez intervenções muito consistentes, próprias de quem conhece o assunto.

Um comentário em especial chamou atenções: quando o senador observou que o delator da Petrobras também era movido pelo desejo de ajudar o país e a empresa. Para quem sabe que o pai foi um ídolo na estatal, as palavras de Antônio Aureliano soaram como uma mensagem: a de que por trás da delação de Costa há outros funcionários que vêm ajudando as investigações da polícia, motivados sim por interesses nobres.

 

14 thoughts on “Pânico no Planalto e na Petrobras: estão surgindo homens-bomba em série

  1. Pesquisa DATA-FOLHA mais uma vez confirma DILMA na liderança isolada com Marina Caindo. DILMA 37% e Marina 30%. É Dilma de novo, com a força do povo!

  2. Interessante como não surgem HOmens-Bomba em série para “detonar” A CORRUPÇÂO NO METRÕ PAULISTA e seu grão-mestre da corrupção….
    Por que será.????
    Dois pesos e uma medida…….
    …….Correndo, porque senão a Pequena Torcida do FhCapone , me pega igual ao Goleiro Aranha…..
    eh!eh!eh

  3. Até o sarney, dando uma sapecada na Dona Itaú-rina….

    O senador José Sarney (PMDB), que desistiu de concorrer à reeleição, partiu para o ataque contra a candidata do PSB à presidência, Marina Silva. Durante discurso no palanque do candidato a governador Lobão Filho (PMDB), em São Luís, Sarney disse que a candidata ao Planalto pelo PSB tem “cara de santinha” e “vontade de ódio”; “A dona Marina, com essa cara de santinha, mas [não tem] ninguém mais radical, mais raivosa, mais com vontade de ódio do que ela. Quando ela fala em diálogo, o que ela chama de diálogo é converter você”, afirmou; Sarney pediu voto para a presidente Dilma Rousseff, a quem classificou como “uma mulher de comando”, e para Lobão Filho

  4. Mais cedo ou mais tarde a Organização Criminosa que é operada pelo PT será desbaratada, denunciada e seus membros trancafiados no xilindró.

    Os caras não vão parar nunca de roubar.

    Essa aliança, que mantém Dilma com a votação que tem (embora 63 % não optaram por ela), entre os que pensam com o estômago e a máfia que pensa com os bolsos é absolutamente inconsistente. A crise econômica em que estamos entrando a inviabilizará.

    Deus nos livre que a vaca profana Dilma reeleja-se, mas, de qualquer forma seria interessante, pois seu governo não chegaria ao fim. É mais didático a Organização Criminosa ser desbaratada com o Governo Federal na mão. É NECESSÁRIO QUE DEIXEMOS PATENTE QUE O CRIME CONTRA A NAÇÃO NÃO COMPENSA.

    Para a maior organização criminosa que “nunca se viu na História Brasileira é necessária punição exemplar, para que saiamos da pré-história para a História.

    O mensalaozão da PETROBRÁS sepultará de vez esse excremento, esse estorvo que o PT, verdadeiro sindicato do crime, tornou-se.

    A BURGUESIA PATRIMINIALISTA E SEUS BANDIDOS OFFICE-BOYS SENTIRAM O TRANCO DO MENSALÃO E ESTÃO DISPOSTOS A ENTREGARAM A RAPADURA.

    A derrocada da Organização Criminosa será fruto de seus próprios bandidos pegos com a mão na botija.

  5. Quando o PT deixar o poder, terão de criar o programa mais presídios ! Agora o Duque amigão do ” Consultor ” José Dirceu é que está na alça de mira. Assim como o Zé ele teria uma consultoria panamenha e uma conta no Delta Bank, nas Ilhas Caymans?

  6. Nada surpreendente: era sabido que a petralhada usaria as estatais para seu interesse. São atitudes assim que justificarão, no futuro, a privatização da Petrobrás. Como a opinião pública poderá ser contra a privatização de uma empresa que serviu para tantos desmandos e maracutaias? A responsabilidade deverá ser toda do pete e seus dirigentes, se isso acontecer.

  7. A emancipação da classe trabalhadora será obra da própria classe trabalhadora , (Marx)

    Mas o que o PT criou foi essa frase:

    A derrocada da Organização Criminosa, que assalta o Estado em nome do Socialismo, será fruto de seus próprios bandidos pegos com a mão na botija.

  8. Caro Armando, dar credito a Sarney (sarna p se coçar!), te pergunto: que moral tem sarney, até para criticar “bosta de cachorro??”, e ao apoiá-lo, se iguala, ou não.
    Sou filiado ao PT-Sonho, que virou pesadelo ao se tornar governo, continuando o governo do traidor FHC, continuou fuden..o trabalhador, que pagou acima dos salários mínimos, e se aproxima a cada ano dele; a defasagem de 63% no IR, que Dª Dilma, demagogicamente emitiu uma provisória, que caiu e morreu no congresso, mas para o bolsa – esmola da vagabundagem deu 10%.
    Já disse aos companheiros, EM REUNIÃO EM MINHA CIDADE, A deputados federal e estadual, não contem com meu voto, estou na CAMPANHA DA NÃO REELEIÇÃO, PORQUE TENHO CONSCIÊNCIA, PENSO, E NÃO SOU VACA DE PRESÉPIO.
    LAMENTO TUA CEGUEIRA, E DOS DEMAIS PETISTAS OU GUIRLANDAS, NÃO ENXERGAREM OS 10 BILHÕES ROUBADOS DA PETROBRAS (ISTO QUE APARECEU).
    PERMITAM ACONSELHAR A LEITURA E MEDITAÇÃO DA PRECE “DEUS” DE RUI BARBOSA, dita para ELE, mas, que SERVE PARA TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS. E TERMINO DIZENDO: DE GAULLE, NÃO CONSIGO TE DESMENTIR.
    POR UM BRASIL DECENTE E JUSTO, E SEM MENTIRAS DE GOVERNO.

  9. Jamais vou dizer que esses homens são bombas,pra mim são ladrões que pegos ficam agora barganhando uma delação premiada.Todos os citados na petrobras são funcionários de carreira com mais de 20 anos na empresa,portanto devem ser demitidos por justa causa,denunciados à justiça,condenados ,presos e fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *