Papa Francisco deu outro sentido à Igreja, num reino de Justiça e Amor

Resultado de imagem para papa francisco frasesLeonardo Boff
O Tempo

O papa Francisco tem um mérito inegável: tirou a Igreja Católica de uma profunda desmoralização por causa dos crimes de pedofilia. Em seguida, desmascarou os crimes financeiros do Banco do Vaticano. Mas mais que tudo, deu outro sentido à Igreja. Os dados revelam que o Cristianismo é hoje uma religião de terceiro e quarto mundos: 25% dos católicos vivem na Europa, 52% nas Américas, e os demais, no restante do mundo. Isso significa que o Cristianismo viverá, em sua fase planetária, uma presença mais densa nas partes do planeta que hoje são consideradas periféricas.

Ele só terá um significado universal sob duas condições: na primeira, se todas as igrejas se entenderem como o movimento de Jesus e se reconhecerem reciprocamente como portadoras de sua mensagem. A segunda condição é de o Cristianismo relativizar suas instituições de caráter ocidental e ousar se reinventar a partir da vida e da prática do Jesus histórico com sua mensagem de um reino de justiça e de amor.

NO PAI-NOSSO – Segundo a melhor exegese contemporânea, o projeto original de Jesus se resume no Pai-Nosso. Aí se afirmam as duas fomes do ser humano: a fome de Deus e a fome de pão. O Pai-Nosso enfatiza impulso para o alto. E o Pão-Nosso, seu enraizamento no mundo. Somente unindo Pai-Nosso com Pão-Nosso se pode dizer “amém” e sentir-se na tradição do Jesus histórico.

Isso implica para o Cristianismo, corajosamente, se desocidentalizar, se desmachicizar, se despatriarcalizar e se organizar em redes de comunidades que se acolhem reciprocamente e se encarnam em culturas locais, formando juntas o grande caminho espiritual cristão, que se soma aos demais caminhos espirituais e religiosos da humanidade.

OS DESAFIOS – Realizados esses pressupostos, apresentam-se atualmente às igrejas ou ao Cristianismo quatro desafios fundamentais. O primeiro deles é a salvaguarda da Casa Comum e do sistema vida, ameaçados pela crise ecológica generalizada e pelo aquecimento global.

O segundo desafio é como manter a humanidade unida. Os níveis de acumulação de bens materiais em pouquíssimas mãos poderão cindir a humanidade em duas porções: os que gozam de todos os benefícios da tecnociência e os condenados à exclusão, sem expectativas de vida ou até de serem considerados humanos.

O terceiro é a promoção da cultura da paz. Os conflitos bélicos, os fundamentalismos políticos e a intolerância face às diferenças culturais e religiosas podem levar a humanidade a níveis de violência altamente destrutiva.

O quarto desafio concerne à América Latina: a encarnação nas culturas indígenas e afro-americanas. Depois de ter-se quase exterminado as grandes culturas originárias, e de se terem escravizado milhões de africanos, impõe-se a tarefa de ajudá-los a se refazerem biologicamente e resgatarem sua sabedoria ancestral, vendo reconhecidas suas religiões como formas de comunicação com Deus.

ALIMENTAR A CHAMA – A missão das igrejas, das religiões e dos caminhos espirituais consiste em alimentar a chama interior da presença do sagrado e do divino no coração de cada pessoa. O Cristianismo, na fase planetária da Terra, possivelmente se constituirá em uma imensa rede de comunidades, encarnadas nas diferentes culturas, testemunhando a alegria do evangelho, que promove já, neste mundo, uma vida justa e solidária.

No presente, cabe-nos viver a comensalidade entre todos, símbolo antecipador da humanidade reconciliada, celebrando os bons frutos da Mãe Terra. Não era essa a metáfora de Jesus, quando falava do reino de vida, de justiça e de amor?

7 thoughts on “Papa Francisco deu outro sentido à Igreja, num reino de Justiça e Amor

  1. Newton, hoje sai notícia que Pedro Taques caiu em delação premiada feita pelo Ministério Público no âmbito da Operação Rêmora, que investiga desvios da área de educação, para sua campanha. Quem te viu e quem te vê Pedro Taques. É grana alta, Procura dar a notícia completa.

  2. Caro CN … Bom dia!

    Este artigo nos ajuda muito a entender o que se passou na era do PT … O pensamento multilinear do ilustre filósofo teólogo etc Sr. Leonardo Boff influenciou decisivamente as Políticas do PT … Muitas foram e são ainda boas – inclusive, com apoio do PMDB, ao qual me filio partidariamente.
    Outras são questionáveis, e levaram Dona Dilma ao impedimento – não sem antes o PMDB avisar em inúmeras vezes.

    O que se nota no entusiasmo de Boff com o Pontificado de Francisco Pedro???

    Há coincidências na maneira de governar de Francisco Pedro com o modo que exerciam Lula e Dona Dilma?

  3. A primeira conclusão, após a leitura completa, é que há um milenarismo explícito … Pois a visão é bem ligada às questões da vida cotidiana … Há pouco de Visão propriamente católica.

  4. O sr. Boff volta as origens.De politica ele não conhece nada,principalmente as pessoas que ele sempre achou que seriam a solução para o país na realidade foram as pessoas que enterraram o sonho de nosso povo.Sr. Boff,é hora de refletir seguindo as palavras do Papa Francisco.Como bom entendedor”fora CorruPTos”.

  5. Campanha Mão nas Fuças: seguinte, ao encontrar um senador e ou deputado não mande recado, passe-lhe a mão nas fuças e caia fora. Não adianta confrontá-los, é inútil, pois são ardilosos e dissimulados.

    Compartilhe!!!

  6. Palmas para mim, que não desisti de ler o filósofo e me deparei com um texto digno de reflexão.
    Espero que o pensador, espiritualmente, tenha se “desfiliado” daquela seita que começa com P e termina com T (porque entre o P e o T nada existe, é vazio).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *