Para evitar ser preso, Dirceu diz que não é “inimigo público”

Dirceu não aguenta mais, diz advogado

Deu no Estadão

O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu informou o juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato, na noite de terça-feira, 14, que “não aguenta mais a situação”. Em novo pedido para não ser preso preventivamente no inquérito que investiga seu envolvimento com o esquema de propina na Petrobrás, por meio de sua empresa a JD Assessoria e Consultoria, ele afirma que foi “rotulado indelevelmente de inimigo público”.

“Com seus 70 anos e rotulado indelevelmente de inimigo público, não aguenta mais a situação a qual é submetido diariamente”, informou Dirceu, por meio de seu defensor, o criminalista Roberto Podval.

“A aflição do peticionário – e também de seus defensores – a respeito de uma possível ordem de prisão contra si já é fato público e notório. Não apenas pipocam diariamente na imprensa notícias sobre seu iminente encarceramento, mas, também, todos os dias surgem ‘novos’ depoimentos que, ainda segundo a mídia, complicariam a situação do peticionário”, diz o criminalista, em petição anexada aos autos às 23h48 de terça-feira.

DEPOIS DO DEPOIMENTO

A nova tentativa para afastar o risco de uma prisão preventiva surgiu após depoimento do lobista Julio Gerin Camargo, na tarde desta terça-feira, na Justiça Federal em Curitiba, em que ele afirmou ter pago R$ 4 milhões para o ex-ministro a pedido do ex-diretor de Serviços da Petrobrás Renato Duque.

No pedido, Podval informou que buscou no Tribunal Regional Federal da 4ª Região uma medida que afastasse o risco de prisão preventiva nos autos da Lava Jato “tamanha a angústia” do ex-ministro, que é condenado no mensalão e cumpre pena em regime domiciliar.

Segundo o criminalista, “para caracterizar de vez como suplício a situação psicológica que se encontra” Dirceu, durante todo dia de ontem um veículo de rede de televisão permaneceu estacionado na porta da residência do ex-ministro, “certamente aguardando a tão esperada prisão”.

“E isso, para regozijo de uma sociedade que, infelizmente, se contenta e festeja o encarceramento prévio, sem processo, sem formação de culpa e sem qualquer observância ao sistema Constitucional que, ironicamente, serviria para proteger essa mesma sociedade do arbítrios do Estado.”

SEM MOTIVO

Para a defesa, “à luz do princípio da presunção de inocência”, o novo depoimento do lobista Júlio Camargo não pode servir de base para uma preventiva. “Máxime quando o suposto delator (Júlio Camargo), anteriormente, em nenhum momento narrou afirmado qualquer fato envolvendo o peticionário, que tivesse o condão de lastrear uma custódia cautelar.”

No documento Dirceu informou que por diversas vezes procurou, via defesa, para se colocar à disposição para esclarecer todo e qualquer questionamento e para tentar demonstrar a desnecessidade de uma prisão preventiva.

“Não obstante, e apesar de seus pedidos formais para que fosse ouvido (em Curitiba ou em Brasília, onde cumpre pena), o fato é que até hoje não sinalizou a força tarefa qualquer esforço concreto nesse sentido. José Dirceu nunca pôde, até o momento, mesmo querendo, explicar quaisquer dúvidas porventura existentes quanto a seus negócios, realizados no passado.”

13 thoughts on “Para evitar ser preso, Dirceu diz que não é “inimigo público”

  1. Zé Dirceu é o mestre da cara de pau!

    Depois de embolsar milhões de reais em dinheiro roubado do Erário tem a Cara de Pau de dizer que não é “Inimigo Público”.

    Isto é ou não é coisa que só acontece no Brasil!

    • Concordo plenamente contigo.

      Outra saída, se ele ficar com o bico fechado, é pegar o Vale Auxilio Crematório e ir correndo para fila.

  2. Cara de pau, este cara?
    Mas que maldade com o coitadinho.
    Um dia deste li ele dizendo que estava passando necessidade e com dificuldade até de se manter.
    Puxa, vamos ter um pouco de compaixão com essa pobre alma.

    VAMOS SE CONCENTRAR E MENTALIZAR, PARA VER SE CONSEGUIMOS FAZER ESSE PROTÓTIPO DE GENTE, DESAPARECER……

  3. Este senhor deve pagar pelo que fez. Não tenho pena deste senhor que ajudou e foi o artífice que destruiu a Varig e levou seus trabalhadores para a rua da miséria. Ele terá que pagar pelo que fez a todos nós e pelo que fez ao Povo Brasileiro.

  4. Zé Dirceu, Cuba é logo ali. Pede ao Maduro disponibilizar um jatinho, daqueles que levou os pugilistas cubanos e “pica a mula”. Viver aqui, estressado e com o pesadelo de ser preso a todo momento, o negócio é
    se mandar. Talvez até o Fidel Castro, que esta no ócio, possa se associar a você numa consultoria por la. Afinal
    o BNDES, continua a bancar o porto local.
    Bicho! Aproveita que ainda dá, se demorar, o Moro pode mandar te guardar, dai vai ficar mais difícil. Não bobeia.

  5. Aquele senhor que deu umas bengaladas na cabeça deste meliante teve uma morte estranha (procurem na internet o caso).

    Agora, volta pra casinha, Dirça… a Papuda!!!

  6. Ele é maquiavélico, Lula é sonso e Dilma indiferente, acha que pode tudo, passar por cima de todo mundo, mas o Dirceu quando não aguentar mais, vai abrir o bico, já está velho e que esperar mais, deveria entregar todos, nesta história de corrupção o único que se deu mal foi Marcos Valério, ficou calado e pegou pena maior e quando resolveu abrir o bico já não tinha credibilidade, embora tudo que disse é verdade.

  7. FORA DE MIM DEFENDER PALOCI, ELE DEVE RESPONDER PELOS SEUS ATOS MAS, RESPEITANDO O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL. NÃO HÁ PORQUE, A PRISÃO DE PALOCI, PRIMEIRO, QUE ELE JÁ SE ENCONTRA PRESO OFICIALMENTE, É BRASILEIRO E TEM ENDEREÇO CERTO. NA PIOR DAS HÍPÓTESES, PODERIA PERDER A CONDIÇÃO DE LIBERDADE CONDICIONAL. NÃO TEM O MENOR SENTIDO: PRENDER A QUEM JÁ SE ENCONTRA PRESO. E MAIS, SEM O DEVIDO PROCESSO, E FORMAÇÃO DE CULPA À LUS DA PREVENÇÃO DE INOCÊNCIA! SALVO MELHOR JUÍZO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *