Para a cúpula das Forças Armadas, é inaceitável Bolsonaro não se comportar como militar

Colégio militar em homenagem a pai de Bolsonaro é inaugurado hoje ...

O problema é que Bolsonaro não está se comportando como militar

Carlos Newton

Os fanáticos pelo “mito” podem esculhambar à vontade a pesquisa do Instituto Datafolha, dizer que é mais uma obra dos esquerdopatas, petralhas e comunistas que dominam a mídia nacional e internacional, mas a realidade é uma só – Jair Bolsonaro não tem condições mínimas para comandar um país da importância do Brasil, que é o quinto maior em território, sexto em população e nono em volume de PIB, ou seja, gigante pela própria natureza.

O fato concreto é que Bolsonaro, diante do primeiro problema realmente grave de sua gestão, além de demonstrar não saber administrar a crise, está atrapalhando as autoridades encarregadas de fazê-lo.

BOLSONARO ISOLADO – Com essa postura negativa e inaceitável, o presidente está perdendo apoio em todos os setores, especialmente na classe média e entre os militares, embora ele julgue (?) que as Forças Armadas estariam dispostas a tudo para mantê-lo no poder.

É claro que a ficha está caindo e o próprio Bolsonaro começou a sentir esse isolamento. Na manhã de segunda-feira, dia 30, ele descumpriu a agenda e resolveu visitar o general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, para lhe pedir apoio, e foi atendido, com uma nota postada no Twitter pela assessoria do oficial.

Neste sábado, entrevistado pela jornalista Tânia Monteiro, do Estadão, Villas Boas confirmou a visita e o pedido de apoio, que revela a insegurança do presidente da República. A repórter então perguntou se Bolsonaro tinha perdido apoio dos militares, e o general (ou sua assessoria, pois ele está muito doente) disse que não.

APOIO DOS MILITARES – Em tradução simultânea, este “não” do general Villas Bôas nada significa, porque jamais falaria contra o amigo que ajudou a eleger, mas a verdade é que Bolsonaro não tem mais apoio incondicional das Forças Armadas, que não pretendem avalizar nenhuma insensatez do presidente.

Os oficiais-generais vão cumprir a Constituição, ajudar o governo (qualquer governo) no possível, mas sem se intrometer.  Não querem que a imagem das Forças Armadas seja prejudicada por atos de um presidente complicadíssimo, que pensa (?) estar representando os militares, mas não está. Eis a questão.

Para os chefes militares, a situação gravíssima e inaceitável é que Bolsonaro não se comporta como militar.

QUEBRA DE HIERARQUIA – Como se sabe, uma das dogmas das Forças Armadas é o respeito à hierarquia, um princípio que não se resume a respeitar ordens superiores.

Na crise do coronavírus, os generais da ativa estão assistindo a uma gravíssima quebra de hierarquia cometida por Bolsonaro, cuja obrigação funcional é respeitar a orientação científica das autoridades de saúde do país (Ministério e Vigilância Sanitária) e da Organização Mundial de Saúde, da qual o Brasil é país-membro fundador.

É preciso entender que o raciocínio dos generais é sempre cartesiano. Eles avaliam que um presidente que não respeita a hierarquia científica nacional e mundial, em assunto de interesse vital da saúde de todos os brasileiros, por consequência isso significa que esse presidente não aceita hierarquia alguma.

###
P.S
. – A carreira militar instrui os oficiais a obedecerem ao método cartesiano, criado pelo francês René Descartes. Consiste em se guiar sempre por aquilo que possa ser provado. No caso de Bolsonaro, em meio a uma pandemia, ele insiste em tentar conduzir o país utilizando teses e medicamentos ainda não comprovados cientificamente. Para os oficiais-generais e para qualquer pessoa com um mínimo de bom senso, esse comportamento é intolerável. (C.N.)

77 thoughts on “Para a cúpula das Forças Armadas, é inaceitável Bolsonaro não se comportar como militar

  1. Há uma convocação bolsonarista para jejuar amanhã.

    Quem entende um pouquinho do manual de fé e prática chamado Bíblia Sagrada sabe que o jejum que agrada a Deus não é não comer.

    É praticar a justiça, o amor, o bom senso.

    É fortalecer o espírito.

    Faça o jejum correto Presidente.

    Não aja mais como menino, mas aja como homem que foi muito abençoado, e que ainda ocupa posição de poder neste mundo.

    Seja responsável.

  2. Como é que é? As forças armadas usam o método cartesiano?
    E o que o Osmar Terra diz é o que?
    Quer dizer que o Mandetta fala é a medicina acompanha é isso? Ele é técnico é ciência é certeza dogmática é isso?
    Deixem de ser imbecis, isolamento não acaba vírus , não achata curva , não evita contaminação. Todos seremos atingidos por esse vírus e o melhor é que aja logo para que à população se imunize. Essa campanha contra o presidente oportunista não tem nada a haver com esse surto. É só politicagem dos esquerdistas corruptos. Citem um exemplo no mundo onde o presidente é esculhambado todos os dias. Só um. Citem.
    Vocês se enganam, as forças armadas estão do lado do povo. Continuem e verão.
    AH PAÍS VAGABUNDO.

    • No caso do Brasil, o próprio presidente é o esculhambador geral da república, um espírito atormentado, não respeita e nem se dá ao respeito, o cara esculhamba geral e só leva o troco, só isso. Nesse quesito ele não é vítima não. Quando ele aprender a se comunicar com todos com respeito e com a nação, de forma civilizada, tenho certeza que a recíproca será verdadeira, será respeitado por todos e até idolatrado como já é por muitos, até porque o brasileiro é um povo crédulo, emotivo, que ama ídolos, reis , rainhas, que se diverte com qualquer paixão e se contenta com pouca coisa, tendo arroz e feijão no prato, futebol, carnaval, samba, cachaça e muié, é o que basta, o coronavírus a brasileirada tira de letra.

  3. Quando se recorre ao sobrenatural para questões humanas amplamente tratadas pela ciência, o negócio – Presidência da República – vai mal. Vixe Noah Harari, Sapiens.

  4. Bolsonaro está quase sem saída está em xeque.
    É insano se defender o tempo todo, da mídia, dos políticos e da justiça.
    Querem a todo custo, a qualquer custo, afastá-lo da presidência, não será poupado em momento algum.
    O que está por trás disso? Quem ganhará com isso, os que o elegeram ou os que perderam?

    • Como já disse o Temer, temos que encontrar não um mas o Pacificador, o elo capaz de unir todos as correntes em torno de um ideal comum a todos, na moral, no bom senso e no jogo limpo, que nos aponte o novo caminho a seguir, mesmo que isso implique em quebrar ovos para que cheguemos a uma nova omelete, porque o velho caminho à paisana e fardado já deu flor, há muito tempo, e, em sã consciência, ninguém aguenta mais isso. Quem sabe com o Pacificador, empunhando a verdade libertadora, até o coronavírus desaparece do nosso radar.

  5. Trata-se, pois, a propaganda, de uma faca de dois gumes, que corta dos dois lados, no caso do Brasil de três legume$: direita, esquerda e centro. Mas que diabo. Será que nesse cipoal de mentiras que é este país não tem ninguém falando a verdade , como Ela realmente é, para o bem da libertação dessa pobre gente tão ludibriada ao longo de décadas e até séculos ? Ou tem mas são verdades que não convêm aos corvo$ da população enganada que estão sempre atentos e de plantão, por isso não vêm à luz dos holofotes ?

  6. O CD com dos eum é insano pois aprova o uso da hidroxicloroquina e da máscara para todos indo contra a suprema contraditória OMS. Que já mudou de opinião.

  7. Os militares que ajudaram a eleger o Bolsonaro, naturalmente não acreditaram no disse o general Geisel e o coronel Jarbas passarinho sobre o capitão, acham que a ideologia da direita radical que o presidente quer implantar no Brasil e elogios a ditaduras e torturadores é correta.
    Pode ser que alguns fanáticos bolsonaristas, em algum momento, vão sentir vergonha das defesas que fizeram do Bolsonaro. Contra os fatos não há argumento.

  8. O BRASIL NO BICO DOS CORVO$ E DOS VÍRU$” Um médico não abandona o seu paciente.”. Então tá. É relativo. Depende do médico e do paciente. O Bolsonaro parece mesmo meio que estorvado, aliás, filhos de protéticos, práticos, estrangeiros radicados no Brasil, são mesmo quase todos meio que piradões, pelo menos os que eu conheci, uns mais outro menos. Mas no caso não está me parecendo que o Bolsonaro não seria tão energúmeno de se implicar com o “médico-político” só por ciúme dos holofotes midiáticos sobre ele. Aliás, esse negócio de ciúme entre homem e mulher é até aceitável, mas entre homens não dá, né. Bolsonaro deve ter enxergado no Mandetta alguma conduta maledeta que ele não pode falar em público porque foi ele que escolheu o cara, como ele mesmo diz. Algo que talvez tenha a ver com a abertura descontrolada do erário, ou do arrombamento da porteira dos cofres públicos, para a área da saúde, uma área tb assaz mercenária e temerária no Brasil, em que pese a grande quantidade de médicos idealistas para os quais tiramos os nossos chapéus sendo estes a banda saudável da saúde pública, não sendo novidade para ninguém a existência de máfias instaladas em muitas instituições que funcionam à base de 50% para cada uma, sendo certo que não foi sem motivo que a petezada se viu obrigada a importar médicos de Cuba para tocar a saúde pública do Brasil. Enfim como o Bolsonaro não abre o bico, fica a dúvida e as conjecturas, com o Brasil no bico dos corvo$ e dos víru$.

  9. Aos oportunistas de plantão do meio civil e da imprensa, não há nenhum conflito entre o presidente e seus militares. Tudo que se fala e se escreve é fanfarronice e inverdades. Até essa Tribuna on line. CN, você é melhor que isso. No limiar da sua idade escrevendo mentiras para alimentar golpes. Depois não vai chorar o leite derramado. Desse jeito a casa de vocês vai cair fácil. Tenha a certeza que a esquerda do PT, PSOL, PSDB e congeneres não volta tão cedo. O povo (que não são vocês imprensa e esquerdistas), está com o Bolsonaro. Vai se reeleger fácil em 2022 e depois vocês vão aturar o Moro até 2034. Simples assim.

    • Penso que essa toada politiqueira militarista idiota, malandra, requentada, continuísta da mesmice, que me parece ainda mais canalha do que a dos politiqueiros civis porque se esconde atrás da farda e usa as armas da nação contra o sucesso da nação, em benefício próprio, em favor de interesses financeiros inconfessáveis, não levará o país a lugar diferente nenhum, é aquela mesma e velha e carcomida ladainha maldita do passado que conduziu o país ao desastre total que ai está, todo enrolado e cagado dos pés à cabeça, e que se tudo desse certo com o mentirol e besteirol dessa gentalha politiqueira oportunista e não tudo errado como está dando, conseguiria quando muito daqui a mais uns 20 anos começar a ensaiar apenas mais um voo de galinha, à moda ditadura ou Lula, e nós, os veteranos, apartidários, de saco cheio de direita, esquerda e centro, não temos mais tempo para esperar tanto tempo, e até por isso, já estamos pensando na possibilidade de sairmos às ruas para pegar à unha e pelos chifres não só o famigerado coronavírus, mas tb os capetas da politicalha bandida, vadia, mercenária, à paisana e fardada, encostos desgraçado$, que não deixam o Brasil mudar para melhor de jeito nenhum, como fizeram Deodoro e Floriano que meteram os pés nas bundas suja$ do império e seus comensais e proclamaram a república, ora falida, infelizmente, que, pelos mesmos e até piores motivos encontrados no passado por Deodoro e Floriano, tb precisa ser varrida da sala. E o Bolsonaro que diga logo a que veio e de que lado ele está, do povo ou do continuísmo da bandidagem, porque senão será o primeiro a ser pego pelas suas orelhas grandes e jogado para fora do palácio do planalto, até porque chegamos a um ponto que não há mais que fazer com essa bagaça falida, sob todos os aspectos, principalmente moral, senão mudar, ou mudar, de verdade, de forma séria, estrutural e profunda.

  10. Contam com Bolsonaro 2022.

    Mas não foi o próprio Bolsonaro que em campanha disse que era contra a reeleição?

    Ele defendeu o fim da reeleição e a redução do número atual de congressistas.

    O que aconteceu? Mentiu mais uma vez ou se arrependeu?

    • E vc acreditou na conversa de um picareta do baixo clero com cerca de 30 anos mamando no escurinho daquele cinema ? A continuar na mesma toada , se não mudar o discurso e o percurso, vamos acabar constatando que trata-se de apenas mais uma praga politiqueira fardada que não vale sequer o caviar que come nas costas do sangue, suor, lágrimas e vidas da população operosa, sofrida e pagadora de tributos extorsivos e escorchantes para sustentá-los nas delícias do poder.

  11. Se Bolsonaro cair isso não é nenhum problema para os militares até mesmo porque a Presidencia cai nas mãos do General Mourão, um homem muito mais capacitado e equilibrado do que o Capitão Bolsonaro.E diga-se de passagem o Capitão Bolsonaro faz de tudo para ser derrubado os discursos com um pouquinho mais de equilibrio e de sanidade que ele chega fazer é só quando está lendo teleprompter escrito por assessores. Quando fala de improviso ou dá entrevista ,como a concedida a Jovem Pan é um festival completo de insanidades e desequilibrios. Além do desastre de Milão na Itália, há um outro país que está seguindo as idéias do Capitão Bolsonaro. Trata-se do Equador, há relatos de que por lá a situação está tão terrivel que o poder público não é capaz de recolher sequer os mortos cujos corpos chegam a ficar dias e dias nas casas de seus familiares, muito menos dar qualquer assistencia aos que ainda estão com vida.

  12. (Êxodo 23:1,2)

    1 Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa.

    2 Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito.

  13. Eu não condeno em nada a Tribuna, não sou juiz.
    Ocasionalmente critico o volume de matérias que são nitidamente contra o governo.
    Se todos daqui resolverem uniformemente bater panela para derrubar o governo, certamente estarei de fora e vou criticar e parafrasear o Nelson Rodrigues, frasista emérito, toda unanimidade é burra. Mas a melhor é a de que no Maracanã se vaia até minuto de silêncio.
    Outra observação, se doravante todos os comentaristas se dedicassem a uma só causa, meter a ripa no presidente sem nenhuma posição contraria a monotonia faria os editores repensarem o conteúdo, já que toda unanimidade é burra.
    Como tem gente que só pensa “naquilo” tem gente também que só pensa “naquilo outro”.

    • Senhor Pimenta,discordar das ideias do comentarista,às vezes alguns excesso vá lá.
      Mas ofender a pessoa que nos acolhe, poxa, passa dos limites da boa convivência..

      De outra banda,a Tribuna da Internet, não tem estrutura das grandes mídias..

      CN,Copelli, dão a fonte da notícia; no roda pé, exponha a sua opinião,que serve di pauta para o debate.

      Paradoxal que seja,tem uma minoria di cristão novo dos comentaristas,ficam se litigando fanaticamente,fugindo da pauta proposto.

  14. Chicão, prezado amigo, C.N. e Capeli, são cobras criadas do Jornalismo, vacinados, exímios profissionais da imprensa que imprensa vigaristas, profissionais que sabem o que estão fazendo e em que terreno estão pisando, importando-se apenas com a consciência tranquila do dever profissional cumprido. E todos que aqui fazemos comentários, exceto os mal-intencionados, sabemos que a Tribuna da Internet , na verdade, tornou-se o Farol e o Porto Seguro da informação apartidária no Brasil, que até por isso está incomodando os velhos tubarões, e segue livre das camisas-de-força impostas pela direita, esquerda e centro, optando por se comprometer isto sim com a busca da verdade real, a verdade libertadora e reveladora da possível luz no fim do túnel, luz que logicamente incomoda a visão turva da vampirada tradicional que ama a escuridão e a lama nas quais sempre nadaram de braçada.

    • Souza POA/RS,

      Eu sempre soube que poderia contar contigo, conterrâneo.

      Podemos brigar de facão um com o outro pelas nossas posições, mas temos de nos irmanar e unir para manter a TI cada vez mais sólida, e sendo um espaço único para postagens de brasileiros que querem e lutam por um Brasil melhor!

      Abração.
      Te cuida!

  15. Pimenta,

    Obrigado pelo comentário.

    Mas, jamais eu disse que devemos cair de pau no governo e em Bolsonaro.

    O teor do que postei acima, diz respeito à TI, que deve ser mantida fora de nossas diferenças políticas, em decorrência, deixar de ser tão depreciada quando publica reportagens que contestam o presidente.

    Não pedi que o blog tenha uma conduta de oposição ao ex-capitão, nada disso.
    Que deva ser isento, imparcial, como tem sido, merece a nossa consideração e respeito.

    Da mesma forma, o Mediador pode e deve postar artigos que recriminem o comportamento de Bolsonaro, pois textos a favor e contra são a exata medida da democracia e isenção deste blog.

    Te cuida!

  16. Francisco eu não acusei você nem ninguém.
    Me limito a algumas criticas por vezes de viés ideológico, mas procuro não ofender a pessoa, no máximo a ideia.
    Não sou dado a vender ideias alheias, procuro me centrar nas minhas. Como exceção vou veicular uma que achei interessante, lógico que tem uma crítica embutida.

    Jornalismo e jornalismo.
    Quem quiser que interprete.

    ” Quando Napoleão iniciou a reconquista do poder em 1815, a partir da Ilha de Elba, eis como o jornal Le Moniteur anunciou dia a dia sua marcha sobre Paris.
    ‘O antropófago saiu da toca’
    ‘O papão da Córsega desembarcou no Golfo Juan’
    ‘O tigre chegou a Cap.’
    ‘O monstro pernoitou em Grenoble.’
    ‘O tirano atravessou o Lion’
    ‘Consta que o usurpador está a sessenta léguas da capital.
    ‘Bonaparte avança a passos largos, mas nunca entrará em Paris
    ‘Napoleão estará amanhã sob nossos baluartes.
    ‘O Imperador chegou a Fontainebleau
    ‘Sua Majestade Imperial entrou ontem no Palácio das Tuilleries em meio a seus fieis súditos.”

    Tem mais, Napoleão chamava a imprensa de quinto poder e afirmava que os jornais inimigos lhe faziam mais mal que um exército de 400 mil soldados.

    Fonte, Pitigrilli em Dicionário Anti-Loroteiro.
    Minha cota de postagens de ideias alheias se encerra por hoje.

    • Pimenta,

      Tenho por ti admiração e respeito, sabes disso.

      Não sou teu contestador, pelo contrário, um apoiador.
      A qualidade dos teus textos e tuas argumentações são primorosas, e precisas entender quando recebes uma que outra manifestação de discordância, que se deve ao fato da tua importância neste blog incomparável.

      Até porque não se debate com pessoas que não somam, que não nos ensinam, que não nos façam ratificar ou retificar o que pensamos ou compreendemos.

      Abraço.
      Te cuida.

  17. Prezado Francisco Bendl,

    Você, meu amigo, neste comentário escreveu o que precisava ser escrito, e eu gostaria de parabenizá-lo por esta postagem em defesa intransigente da lisura e da qualidade ímpar da Tribuna da Internet, um blog que não se encontra igual dentre os blogs que se apresentam online e permitem comentários,

    Você escreveu tudo o que era necessário escrever. Por motivos éticos, como sempre, você apenas omitiu, ao escrever entre a qualidade dos nossos articulistas , mas eu corrijo, o nome Francisco Bendl, um dos melhores, mais lúcidos comentaristas que a TI possui. Você, pelo debate (é só ver o histórico de suas ricas postagens a artigos no blog) conseguiu inclusive se afastar de suas convicções iniciais, e já conseguiu enxergar que Bolsonaro não é nada daquilo que, antes, você defendia. Isto é não só a força dos fatos, mas também a força moral e de reflexão que você possui. E isso tudo graças também à TI.

    Assino embaixo de tudo o que você escreveu, cujo preâmbulo (não é plausível nem necessário eu republicar todo o seu comentário) quero ressaltar que assino embaixo seu prólogo, que é o seguinte:

    “Comentários agressivos, insultuosos, irônicos, e que aludem o blog querer derrubar Bolsonaro – algo tão ridículo quanto absurdo! Inclusive acusações maldosas, sectárias, que fazem questão de enaltecer que o Mediador é comunista, então estaria se aproveitando do momento atual de crise no país e no mundo para aumentar as suas críticas ao presidente.

    A falta de interesse à gravidade da situação de hoje é explícita. Segue em curso, lamentavelmente, a política, a ideologia, os esquerdistas culpados de todos os males do mundo e, os direitistas, como os cavaleiros que virão em socorro de pobres e oprimidos!

    Bolsonaro se tornou alguém intocável, e está proibido tecer-lhe crítica por mais justa e necessária que seja concernente”

    Só posso , aqui, dar-lhe os meus melhores parabéns, e desejar que você tenha força e saúde para prosseguir seus persuasivos comentários, esperando, também, que o ditado popular seja verdadeiro, sempre : “Água mole, em pedra dura, tanto bate, até que fura !”

    Abraços, saúde, e muita paz, junto à sua digna família.

    Ednei José Dutra de Freitas, 04/04/2020.

    • Caríssimo dr.Ednei Freitas,

      Sinto-me honrado com o seu comentário e alegre, ao mesmo tempo, pelo fato que pessoas do seu nível intelectual, cidadania, profissional de estirpe e conhecimentos preciosos, tornaram-se articulistas e comentaristas neste blog incomparável!

      Agradeço o seu texto, pois o seu apoio à causa de mantermos a TI imune a ataques e críticas infundadas, precisa ser estendido a todos os frequentadores desse legítimo e incontestável espaço democrático, sob pena de perdê-lo amanhã ou depois.

      Um forte e caloroso abraço.
      Cuide-se, dr.Ednei.

  18. Seguem abaixo indagações, muito mais que afirmações, porque não há respostas conclusivas para as questões, elas talvez levem anos para poderem ser razoavelmente respondidas, talvez nunca sejam.

    Os fatos recentes demonstram um golpe profundo no Ocidente, no modo de vida ocidental! Por que isso está acontecendo?
    Divisões bipolares nos vários países e continentes do Ocidente! Exemplos rápidos e superficiais: No Brasil Bolsominions x petralhas , nos EUA pró Trump x anti Trump, na Europa pró-Brexit(anti UE) x pró União Europeia , Trump-EUA x União Européia e numerosos outros embates que ficariam até cansativos enumerá-los.
    Enquanto isso os chineses que parecem mais unidos do que nunca seguem a passos largos para se tornarem a principal potencia do mundo. Seria o regime totalitário deles muito mais eficaz do que as democracias ocidentais? Pergunta sem dúvida incomoda, muito difícil de ser respondida sem que sejamos obrigados a violentar duramente nossos sistemas de valores.

    Não sei se a recente hecatombe do vírus COVID 19 foi um evento planejado pelos chineses, acredito sinceramente que não, mas o fato é que acidental ou não, isso já está beneficiando absurdamente o “império chinês” . Não é o caso de se partir para um confronto com eles, muito pelo contrário, os próprios norte americanos não estão cometendo esse desatino, mas é o caso sim, para que pensadores e estrategistas reflitam sobre isso. Desgraçadamente aqui no Brasil tudo o que não temos no momento no governo brasileiro são estrategistas, talvez até tenhamos, mas com certeza suas vozes são abafadas pelos berros dos estúpidos fundamentalistas. Como uma ajuda histórica podemos nos lembrar do dilema enfrentado pelo então ditador Getúlio Vargas durante a 2ª Guerra Mundial. Durante o tempo que pode ficou em cima do muro e quando foi obrigado a tomar partido pelo lado dos aliados, soube sabiamente fazer de uma forma que o Brasil saiu da 2ª Guerra muito melhor do que estava no inicio da mesma. Infelizmente na atualidade a inteligência do Bolsonaro não chega ao nível do dedinho do pé do GV!
    São na maioria questões sem respostas fáceis, mas infelizmente as afirmações sobre Bolsonaro e sua trupe são fatos absurdamente cristalinos, não há nenhuma dúvida de que ele se mostra totalmente incompetente para os duros tempos que enfrentamos. E o remédio para isso(impeachment) pode ser até mesmo pior do qua a doença de aguentar seu mandato até o fim em 2022!

    • Caro Albuquerque Lima,

      Receber o teu apoio, e na posição que sabemos que defendes, sinto-me honrado e muito alegre!

      Sinal absoluto que entendes meus textos quando critico os militares, pedindo-lhes mais participações e auxílios ao povo nesta crise de saúde mundial sem precedentes!

      E tens plena consciência sobre minha admiração e respeito absolutos ao Exército, onde servi a Pátria por quase 4 anos, onde cheguei a ser Cabo da 6ª Cia de Pol. Ex em Porto Alegre, RS, na década de sessenta!

      Entrei como jovem deslumbrado, e saí um homem pronto para enfrentar as dificuldades da vida no civil!

      Casei ainda no quartel, e permaneço com a minha amada mulher há 50 anos!

      Quando me manifesto contra uma ou outra posição dos militares, faço com sinceridade, franqueza, colocando o que sinto verdadeiramente, e não de maneira dissimulada, pois esta foi uma das lições que aprendi na caserna:
      Honestidade e Verdade!

      Sei que posso contar contigo.

      Um forte abraço.
      Te cuida!

  19. Prezado Sandoval,

    Excelente o teu comentário para reflexão de todos nós sobre o “império chinês”.

    Mas existe o contraponto:
    Independente de a China ter usado o vírus como arma para debilitar economicamente o Ocidente ou não, ao fim da propagação dessa doença os chineses sofrerão um boicote comercial jamais visto no mundo!

    O dinheirama que a China recebeu nos últimos dez anos de crescimento ininterrupto, vai perdê-lo pelo mal que fez ao planeta, e cujo valor é incalculável em vidas humanas e materiais.

    O mundo percebeu que não pode mais terceirizar à China certos produtos de vital importância, pois ela se tornou um monopólio e também exclusiva como fabricante;
    da mesma forma, a Índia, que produz 90% dos princípios ativos usados nos medicamentos de dezenas de laboratórios multinacionais;
    Esses dois países perderão receitas poderosas porque não serão mais os produtores únicos como estão sendo atualmente.

    Tanto será extremamente difícil para os chineses venderem suas mercadorias e produtos, quanto comprá-los, a menos que sejam por preços majorados em comparação aos praticados pelo mercado internacional.

    A China deve pagar caro pelo seu silêncio quando ela descobriu a existência de um novo vírus, permitindo o seu alastramento propositadamente.
    A Inteligência americana, francesa e alemã, também constataram a falsidade no número de mortos em Wuhan, anunciado como pouco mais de 3 mil mortos.

    Na verdade, estima-se na ordem de 40 a 50 mil mortos nessa província, e relativamente à quantidade de chineses contaminados, quase 85 mil, igualmente manipulados.

    Se a China quis se tornar dona do mundo, deixou de analisar dados importantíssimos:
    commodities;
    minérios;
    saída das multinacionais do país;
    proibição de voos para a China, e dela para os demais países, que fatalmente ocorrerá;
    perda astronômica em turistas;
    prejuízos infindáveis com os bloqueios econômicos;
    união do Ocidente contra a China pelos danos e prejuízos, vidas humanas e mudanças na sociedade;
    o surgimento de aversão aos chineses.

    Nessas alturas, arquitetar a queda de Bolsonaro é um tiro na lua, pelo fato de nada ser modificado para melhor no país, pelo contrário, pois conforme disseste, irá piorar mais ainda o que está ruim.

    Abraço.
    Te cuida!

    • Os sábios, ou num grau menor, os inteligentes, são cheios de dúvida, tem muitas perguntas e poucas respostas. Podem facilmente ser confundidos como covardes, medrosos e/ou vacilões.
      Já os fanáticos, os fundamentalistas, praticmente não tem dúvidas, só tem certezas. Alguns como pit bulls saem rosnando e vão morder as pernas de qualquer um, até mesmo de dragões ou de ursos. Depois se escondem e deixam para outros a dura tarefa de corrigir suas insanidades.
      Amigo Bendl, este espaço(TI) é um dos lugares mais adequados para se debater assuntos dificeis, gostaria muito que tivesse gente nos palácios que lessem nossos comentários e refletissem. Temos que manter a linha e evitar baixarias e/ou discussões rasas. Tem muita gente boa fazendo análises e comentários na grande imprensa, logo de cara poderia citar Delfim Netto, William Waack e outros e outros. Mas também está cheio de pangarés que só falam asneiras. Só acho que pelo lado do governo só deveriam se posicionar pessoas qualificadas. Infelizmente esse não é o caso, tem muito pangaré falando em nome do governo, ou como “filhos” do dono do mundo.

  20. Parabéns, amigo Bendl!

    A tchurminha da cangalha e dos antolhos ideológicos está cada vez mais cega e imbecilizada. Só conseguem raciocinar em termos maniqueístas “Eu vs eles”, “Direita vs esquerda” e outros esquemas de manada…

    Um abraço, tchê!

    Se cuida, velho!

    • Marques, meu prezado,

      A minha ideia foi de ajustar as nossas baterias contra o inimigo comum, menos o inimigo pessoal, na imaginação de alguns.

      A TI é nossa, e devemos preservá-la, mantê-la, e protegê-la.

      Ou valorizamos o que está à nossa disposição ou, então, daremos valor ao quê?!

      Na medida que achei exagerados alguns ataques ao Newton e Copelli, e críticas injustas e pesadas contra este espaço que nos encontramos diariamente, decidi escrever o meu protesto e alerta para o erro do objetivo de alguns comentaristas.

      Obrigado pelo apoio.

      Abraço.
      Te cuida!

  21. CARLOS SE OS MILITARES RESPEITAM A HIRARQUIA E SENDO O PRESIDENTE O CHEFE MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS ENTÃO ELES QUEBRARAM A HIERARQUIA EM 64.JÁ BOLSONARO FOI EXPULSO DO EXERCITO SÓ QUE A ALTA CUPULA PASSOU PANO NO CASO.

  22. Bendl, a nossa formação, militar e civil, nos embasou para ter, ao longo da vida, uma formação para apoiar o governo, ou divergir com lealdade.
    Com comentários sólidos e com fundamentos, como aprendemos, claros, concisos quando possível, e precisos.
    Obrigado.
    Cuidemo-nos!

  23. Pra deixar consignado.
    Talvez o Presidente e Mandetta, estão se “bicando”,devido ao desmonte do mais médico cubano, corte verbas destinado a saúde,o então Deputado Mandetta aprovou essa patifaria com apoio do senhor Bolsonaro…
    A precária estrutura da saúde foi pro beleléu,por pura ideologia e interesses escusos do atual governo.

    A fora, processo do Mandetta,estar no freezer.

    Resumo o padrinho Caiado, não se faça di besta,está enrolado junto com seu afilhado.

    Estou preocupado com a revolta dos cães..

    Afinal, só o povão que sofre

  24. Carlos Newton,
    Como afirmei desde a primeira declaração de Bolsonaro,classificando a pandemia como um “resfriadinho”,ele protocolou seu próprio pedido de impeachment,depois foi o relator.
    Resumindo:
    Na prática ele agora já é uma figura decorativa!
    Questão de tempo para ser um ex-presidente.
    Queria preservar os empregos e não soube preservar o próprio.
    Pobre Brasil!

  25. Há um trio, na TI, que deveria ter o seu próprio blog:
    O psicótico, o lunático e o imbecil.

    O primeiro se acha engraçado, mas não passa de uma pessoa ridícula, sem graça, sem utilidade nenhuma, denominado-se como uma piada de mau gosto;
    O segundo, vive fora desse planeta, acreditando em forças extra terrestres, o mundo sendo comandado por um grupelho, e nada escreve da sua lavra, somente registra links e textos místicos;
    O terceiro, é um descrente, tanto que não acredita nele mesmo. Mas, na sua mente deturpada, o que diz é lei, evidentemente se fundamentando no tal de Cioran, o seu guru espiritual, um romeno doido da pedra, daí a identidade entre o imberbe e o falso filósofo. Quem dele discorda, rotula de simplório, pois imagina que a sua inteligência não possa ser comparada com aquele que lhe contesta.
    Ultimamente, decidiu depreciar a TI, porém dela não se afasta um dia sequer.

    Juntos, se apoiam, se elogiam, se cumprimentam.
    Acreditam que seus textos são lidos ou aproveitados.
    Mas, o objetivo é um só:
    Impedir que o blog alcance a sua qualidade merecida, pois perderiam a razão de suas presenças desnecessárias e nocivas no blog.

    Eu não queria jogar a toalha, mas percebo que estou pregando no deserto.
    Existem comentaristas-vírus ou vírus-comentaristas, que contaminam o espaço por onde andam.
    Como não estou no grupo de risco, porém sou o risco do grupo, antes que mais uma vez eu perca a paciência e decida chutar o balde com tanta idiotice juntas, rendo-me ao trio de malucos.

    Não estou acostumado a compartilhar minhas ideias com quem sequer sabe avaliar as suas, e se as têm!
    Muito menos contestar as asneiras e besteiras postadas várias vezes durante o dia como se fossem robôs, mas treinados e preparados para encher o saco!

    O trio composto pelo psicótico, lunático e imbecil, que fique à vontade.
    Aproveita e destrói o árduo trabalho de quem sempre teve como objetivo oferecer um espaço adequado às pessoas que gostariam de um amplo espaço, onde pudessem externar o que desejam e necessitam.

    Vocês se merecem!

    • Amigo, Luiz Fernando Souza,

      Infelizmente, o comentário do Bendl foi automaticamente deletado, porque apaguei todas as mensagens citando um comentarista que ofendeu o Dr. Jorge Béja, e estou muito velho para perder meus melhores amigos por causa de gente que nem sei quem é, de onde vem nem para onde vai.

      Já tinha avisado a ele para não mais ofender o Dr. Béja, cheguei a bloquear suas mensagens durante mais de uma ano, mas ele continuava viciado no blog, fazendo cerca de 30 comentários por dia que ninguém iria ler. Fiquei com pena, por ser um caso patológico, e deixei que ele voltasse a escrever, sob condições de não voltar a ofender os outros, e o idiota passou a dizer que eu o “convidei” a escrever aqui.

      Não posso citar o nome dele, caso contrário o bloqueio termina, mas adianto que se trata de um dos três que o Bendl apontou. Aliás, acho até que os outros dois são robôs do Carluxo Bolsonaro.

      Abs.

      CN.

          • Meu comentário serve para você; mas, só não vou direciona-lo para outra pessoa, porque ele se despediu; e eu não vou provoca-lo, e fazer um homem perder a dignidade e faltar com a palavra de homem; ao voltar ao blog para me responder.

            90 % do meu conhecimento, foi adquirido com pessoas simples e de conhecimento limitado; porem, toda pessoa, tem no mínimo uma coisa para ensinar de util.

          • Acabei de adquirir mais um conhecimento importante (que serve pra você, e pra “outros”) no episodio de “todos contra o cris” que está passando nesse exato memento na record TV.

            PS: Vou lavar a louça do café, e volto para conta-lo.

        • Se vc não conhece; um dos clichês do seriado, é o fato do Cris sempre apanhar do Caruso (personagem). No episodio de hoje, o Cris informou ao diretor, que mudaria de escola, para não mais apanhar do Caruso. O diretor profetizou: “Enquanto VC for VC, sempre vai haver um Caruso”.

          Traduzindo: Se eu for censurado, não vai mudar o fato, de que o dito cujo, cobrou em um comentário, que todos tenham mais respeito ao editor. Mas, quando esse comentário sumiu por erro técnico; ele não titubeou em ACUSAR em flagrante demonstração de desrespeito.

          • Eu não devia, mas és uma pessoa mal intencionada, desagregadora, que adora criar intrigas, então um psicótico:

            Assim foi o meu comentário com relação à postagem que sumira:

            “Meu comentário sumiu!

            Devo ter escrito algo que desagradou algumas pessoas.”

            A tua maldade é tão grande, tu estás tão cego de raiva, que entendeste que eu havia ACUSADO ALGUÉM, enquanto fui modesto e até humilde, em mencionar que eu deveria ter desagradado algumas pessoas.

            Se, eu mesmo mencionei que DEVO ter … a diferença é enorme para acuso ou responsabilizo!

            Busca tratamento, te orienta, sai dessa que estás, pois todos percebem que estás perdido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *