Para aprovar novos “benefícios” aos banqueiros, Guedes criou falsas salvaguardas

Resultado de imagem para guedes charges

Charge do Davilson (Arquivo Google)

Carlos Newton

Conforme denunciamos aqui na Tribuna da Internet neste sábado, dia 18, o ministro da Economia, Paulo Guedes armou uma jogada de mestre no projeto do “Orçamento de Guerra” e incluiu um dispositivo que permite aos bancos “vender” ao Banco Central seus “créditos podres” (empréstímos a pessoas físicas e jurídicas que não foram pagos a longo dos últimos 15 anos). Esse suposto prejuízo dos bancos chega a quase R$ 1 trilhão, sem contar outros trilhões de correção monetária e juros de mora.

A armação feita por Guedes permite que o Banco Central possa comprar, em mercado de balcão e sem o menor controle, esses papéis antigos existentes nas carteiras de bancos. Essa vergonhosa excrescência, que nada tem a ver com a pandemia, veio a ser aprovada na Câmara.

ARMAÇÃO ILIMITADA – Esse golpe no erário está previsto no parágrafo 9º do artigo 115, que autoriza o Banco Central a atuar em mercados de balcão e comprar qualquer tipo de papel privado, entre os quais derivativos e outros créditos, que incluem a carteira de empréstimos não pagos por clientes nacionais ou estrangeiros, sem qualquer limite ou controle. Com essa manobra, o governo assumirá os prejuízos e riscos dos bancos, engordando ainda mais seus lucros, às custas do Tesouro Nacional.

A especialista Maria Lúcia Fattorelli, criadora do site Auditoria Cidadã, identificou o golpe de Guedes e o denunciou ao senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator da PEC 10/2020, que versa sobre o “Orçamento de Guerra”.

ANASTASIA SE ASSUSTOU – O relator da PEC 10/2020 se assustou, porque a proposta já tinha sido aprovada na Câmara. Mas cometeu um erro. Ao invés de derrubar o dispositivo, indagou à equipe econômica como deveria proceder.

Assim, na chamada undécima hora, Anastasia alterou seu parecer para impedir o golpe de Guedes, mas o resultado ainda não é satisfatório, porque a equipe econômica conseguiu deixar estratégicas brechas na lei.

O fato concreto é que  Anastasia aceitou as “salvaguardas” de Guedes, mas todas são ilusórias. A primeira diz que o BC só comprará ações privadas desde que limite as operações a mercados secundários nacionais, mas isso não altera o risco e a obscuridade das operações nesse mercado de balcão, pois papéis relacionados a créditos internacionais podem ser negociados no mercado nacional.

PAPÉIS ESPECULATIVOS – A segunda “salvaguarda’, segundo a equipe de Maria Lucia Fattorelli, também é ardilosa. Prevê que os ativos a serem adquiridos pelo Banco Central tenham classificação em categoria de risco de crédito equivalente a “BB-“, ou seja, coloca na Constituição que o BC poderá comprar ativos de “grau especulativo”, que é o significado de “BB-“.

Além disso, s agências classificadoras têm tido sua conduta seriamente questionada, em especial desde a Crise de 2008, por atuarem a favor de seus contratantes, ou seja, os bancos, com evidentes conflitos de interesses. Também têm sido acusadas de fraudes até em processos movidos pelo governo dos Estados Unidos,

Ademais, será altamente questionável a avaliação, por uma agência internacional de risco, de derivativos privados emitidos por empresas não-financeiras, sendo que tais ativos sequer são negociados em bolsas de valores! É evidente a impossibilidade de uma avaliação minimamente séria!

TERCEIRA SALVAGUARDA – Por fim, Anastasia aceitou dar preferência à aquisição de títulos emitidos por micro, pequenas e médias empresas, o que denota desconhecimento quanto ao tipo de empresa que pode emitir papéis financeiros (debêntures e derivativos que a PEC 10/2020 menciona).

Somente grandes empresas – S/A – podem emitir tais papéis, a não ser no caso de empresas de fachada, fantasmas, ou as novas empresas estatais não dependentes, que têm sido criadas para operar esquemas financeiros fraudulentos da denominada Securitização de Créditos Públicos (estas costumam ser criadas com capital reduzido e emitem debêntures com garantia estatal elevadíssima).

O próprio relator, em seu parecer, afirmou que nenhuma empresa seria beneficiada com recursos dessas aquisições feitas pelo Banco Central, e chegou a usar essa afirmação como argumento para rejeitar emendas de senadores que pediam contrapartidas (manutenção de empregos e não distribuição de lucros aos sócios). Ou seja, os bancos é que serão os maiores beneficiários.

SENADOR FOI ILUDIDO??? – Como se vê, o relator Anastasia foi iludido ou se aliou à equipe econômica, ao aceitar as falsas salvaguardas. Agora a PEC desceu para a Câmara, e espera-se que seja expurgada mais essa generosidade do ministro Guedes para seus amigos banqueiros.

Agora, as perguntas do site Auditoria Cidadã, que a equipe econômica e o presidente da República têm de responder, são instigantes, inquietantes e intrigantes: “Por que autorizar o Banco Central a comprar de carteiras de derivativos e outros papéis privados de empresas e bancos nacionais e estrangeiros em poder dos bancos? Isso não significará ajuda alguma para as empresas ou para a economia do país, mas exclusivamente beneficiará os bancos! E isso não tem absolutamente nada a ver com a pandemia do coronavírus! Qual é a urgência dessa medida?”

###
P.S. 1 –
É triste dar esse tipo de notícia, ao constatar que uma calamidade pública se transforma em oportunidade para beneficiar os banqueiros – eles, sempre eles.  Mas o que esperar de um elemento como Paulo Guedes, que se protege com o foro privilegiado e se nega a prestar depoimento à Procuradoria-Geral da República sobre os prejuízos que deu a fundos de pensão?

P.S. 2 – Sabemos que ninguém se interessa por esse tipo de denúncia, e os fanáticos por Bolsonaro simplesmente vão alegar que não existe corrupção nesse governo. Mesmo assim, amanhã voltaremos ao assunto, com outras informações inquietantes. (C.N.)

62 thoughts on “Para aprovar novos “benefícios” aos banqueiros, Guedes criou falsas salvaguardas

    • Acho que falta lucidez é em você, o cego que não quer ver. Sai pra lá seu robô. Vai cantar em outra Freguesia.
      Carlos Newton foi tão claro, que beira a ignorância abissal não ter entendido a benesse do Guedes aos Bancos, enquanto queria dar somente 200 reais aos informais.
      Aonde chegou o fanatismo nesse país?

      • A maior parte do sistema bancário aqui no Brasil é estatal. Isto vc são sabia.

        E mais: todo socialista é fanático. De esquerda.
        Para isso têm um credo político eivado de misticismo ideológicos e promessas de paraíso aqui na Terra.Isto faz seus crente ficarem cegos para a realidade dos fatos e fanáticos.

        Não há como ser fanático sem um credo.
        Não há como ser fanático, quando se atém a fatos.

        • Se você se dispusesse a abrir mais o cérebro, constataria que só tem três: BNDES, Banco do Brasil e CEF, os demais foram privatizados no governo FHC.
          E, ainda, que os outros três Bancos estatais existem para emprestar dinheiro a juros abaixo do mercado para empresários amigos.
          E isso em todos os governos.
          Não defendo nenhum. Já você só enxerga para um lado, o lado que você gosta.
          E outra coisa, ao contraditar, que seja em termos educados, se partir para ofensa, adotarei a postura da sua não existência. Esse não é meu campo de atuação.

        • Lembrando que, o próprio Lula falou (e nem precisava ele falar) que os banqueiros nunca ganharam tanto Dinheiro como ganharam no governo dele.
          Afinal, em qual governo os banqueiros deixaram de terem lucros exorbitantes?
          Todo socialista é fanático.
          O Noam Chomsky, considerado uma das pessoas mais inteligente do Mundo apoiou as atrocidades do Pol Pot, isso é ou não fanatismo?
          Imagine se também não são fanáticos esses intelectuais tupiniquins! Todos são idólatras de Fidel, Lenin, Marx, Pol Pot, Che, Mao Tsé- Tung, Stalin, Hugo Chávez e outros tiranos comunistas.
          Temos nossos tiranos, mas são insignificantes perante o Mundo.

  1. Guedes é um impostor da pior qualidade. Além do mais o sujeito é de uma incapacidade terrível para ajeitar a economia, pois seu trabalho nada trouxe de bons resultados ao país, desde que assumiu a pasta.

    Com a pandemia avançando, ele vai se aproveitar para ajudar banqueiros das formas mais vegonhosas possíveis.

    Fiquemos de olhos bem abertos!

    • Como Bolsonaro, Guedes e Sérgio Moro pode nos dar um país melhor tendo que enfrentar adversários de peso e nocivos à nação?
      Quais armas o governo Bolsonaro tem para enfrentar os maiores pesadelos deste país?
      Como em nome da governabilidade fazer com que os emperra e enterra governos (a Esquerda, o Centrão, Congresso Nacional e STF) abram mão de muitas das suas benesses e dos seus financiadores?
      Não que eu seja a favor de um governo Militar, mas, infelizmente tenho que dizer que só existem 2 forças que poderiam (se quisessem) livrar o Brasil das garras dos malfeitores, desumanos e insensíveis à causa dos brasileiros desamparados e maltratados:
      As Forças Armadas ou os EUA.
      Não que eu queira que os EUA seja dono do Brasil. Não é por aí. Eu tenho outros planos.

    • Tudo bem Gregório, você relaxa a conduta de quem enviou o papagaio, o pepino, a benesse aos bancos para o Congresso e coloca na conta dos parlamentares o ônus de vetar, para depois serem acusados de não ajudar o país.
      O fanatismo vai acabar nos matando. Que coisa terrível.

      • Beleza, somente os outros é que erram na vida. Assim é fácil. Eu sou o bem, o honesto, o patriótico, o amigo do povo, não tiro direitos de ninguém, tenho as melhores intenções.
        Bem, acredito em cabra cegas, saci pererê e papai Noel.

  2. Caberá ao difamado, inepto congresso nacional não aprovar tais medidas mas, neste congresso chefiado pelo alcolumbrio e botafogo, o incentivo pecuniário pode ser assaz atrativo.
    Saberemos nas próximas sessões virtuais dos loquazes legisladores.

    • Congresso esse que você votou, que os eleitores votaram. Agora aguenta a bancada da bala, do boi, da milícia, e da Bíblia e o Guedes até 2022. Paciência e resiliência.
      Quem sabe lá na frente você e eu possamos botar melhor, a torcida do Vasco e do Flamengo também. Que coisa triste?

  3. Será, Ceará, que esse cara saiu lá da Caverna do Diabo, Xiririca-Eldorado-Paulista, perambulou por mais de 40 anos na por aí, nos desvãos do exército, vereança carioca, câmara federal, até chegar ao comando do Quinto dos Infernos, só para manter tudo como dantes no velho Quartel de Abrante$ ? Será que esse indivíduo é tão podre de espírito assim ? A folha corrida dele, infelizmente, não inspira confiança nenhuma, as suas companhias parecem todas mercenárias, todas com interesses e ambições apenas pessoais, um deserto de ideias inovadoras para o país. E as atitudes tresloucadas dele, quando ataca Sincericidas, Mídia, STF, Congresso, Oposição, Esquerda, o escambau, etc. e tal, parecem sintomática, típicas de quem tem segundas intenções inconfessáveis de assaltar o país, escudado num patriotismo e nacionalismo de araque, sem nenhuma espécie de oposição, coisa ainda pior que a famigerada ditadura militar, armada até os dentes, na sombra da qual bandidos de toda sorte, estirpes e matizes se enriqueceram, e os contrários que ficassem de bico fechado, sob pena de amanhecer com a boca cheia de formiga. Será que foi mais uma vez tudo por nada de novo, alternativo e esperançoso ?

    • Como poesia até que sua opinião passa.
      Mas, para esclarecer corretamente a realidade peca pelo reducionismo e generalizações.
      E é com poesias que a esquerda conquista os incautos que no primeiro verso se esvaem em lágrimas de emoção os deixando cegos para a realidade.

      “Existe mais entre o céu e a terra do que imagina nossa vá filosofia” Shakespeare.

  4. Assumo que o que o editor disse é real. Having said that, seria uma forma de compensar essa sacanice se os juros cobrados pelos bancos fossem pelo menos próximos da Selic (1.5 % acima já estaria de bom tamanho). A taxa estipulada pelo BC é de 8%, se não me engano.
    Assim, como na França de Robespierre, no Brasil do Inácio Ladrão, da Dilma Tresloucada, do Temer Dissimulado e do Porralouca, nós pobres é que nos ferramos.

  5. Paulo Guedes está se esforçando para mudar o sistema socialista que perdura desde Getúlio que o instalou em 1935, copiando o da Itália de Mussolini.

    Este sistema demagógico, que a pretexto de fazer justiça social, destrói o espírito de luta por um mundo melhor com que sonha todo o indivíduo em alcançá-lo com seu esforço próprio, que foi o caminho seguido pelos EUA.

    Aqui com o tal socialismo, criou-se legislações absurdas que só serviram para inibir a produção e com isso prejudicar os trabalhadores que ficam sem emprego. (30 milhões de desempregados).

    resumindo: o artigo do editor é tendencioso pois ele é pior que um robô, é um socialista.

  6. A matéria do CN é importante, mostra como os banqueiros em todos os governos tem aliados importantes para manterem seu sistema de enriquecimento fácil sem produzir um prego.
    Há no Brasil outras forma de enriquecimento, como é o caso das igrejas evangélicas que enriquecem alguns pastores sem nada produzir e até empresas que produzem, mas enriquecem explorando a mão de obra, como é o caso dos terceirizados .
    Paulo Guedes é um inexperiente em gestão pública, o maior aliado dos banqueiros e é o tipo de economista que o Ministério da Fazenda não podia ter.
    Não vejo um robô humano neste Blog argumentar contradizendo o texto, partem para ofensas, ou desviam do assunto em pauta citando os erros dos outros etc.
    A foto acima vale mais que mil palavras: A raposa tomando conta do galinheiro

    • “””Não vejo um robô humano neste Blog argumentar contradizendo o texto,”””

      E adianta te dizer alguma coisa ?

      Coloque na record tv, assista o Cris, e adquira um pouco de conhecimento.

  7. Aí, editor está se assumindo , hem?
    Agora vai censurar tudo mesmo e ponto final, independente das tais ofensas que era a sua justificativa para fazê-lo.

    “Your comment is awaiting moderation.”

    • SR. Mario Jr.; com certeza o editor retira comentários que desmascaram o esquerdismo. Ponto. Mas, se você postar um comentário no exato momento (intervalo de 4 segundos) em que o blog está sendo atualizado (postando post ou comentários), seu comentário não entra (fica aguardando), e no caso não é censura. Isso acontece, porque nessa hora as portas de acesso se fecham, para impedir invasões do sistema.

      PSpiadinha: Agora você agiu igual ao simplório que você critica; saiu acusando, em vez de ir estudar (o assunto).

  8. Digno Carlo Newton.
    No dia 14 dia Abril às 11:38,”sobre a pressão dos jornalistas para demissão do ministro Mandetta foi um ato de covardia sensacionalista”.
    Fiz breve observações ” cá pra nós,os jornalistas só reflete esse amor hétero sem vergonha.
    Os chapas brancas os robôs simplórios,os engraçadinhos, não gostam di comentar o relaxamento da prisão,juiz de garantia, limitação da delação premiada,2° instância,manobras para esvaziar o COAF,PF, doação da usina di ITAIPÚ aos amigos milicianos,esse negócio não foi adiante o jornal ABC Collor denunciou,SEPULCRAL é o PROER aos bancos”,etc..

    Pois,reafirmo o modus operant do Bolsonaro e sua equipe, é a mesma do Lula, só muda o peso e os valores.

    Ética ?
    Moral ?
    Mas,o que isso ?

    PS: aditivo hj. dia 19,abriga com o Mandetta era para ENTRETER a velhinha di Taubaté.

  9. Nascimento, Jacob, Vidal, Souza POA, Mário, Toga, Marco Aurélio, Isac, … se não perceberam ainda, vocês estão sozinhos esgrimando contra comentaristas que não aceitam qualquer diálogo em uma legítima perda de tempo, se não fosse defender a TI simultaneamente.

    Ou se é de direita;
    Ou a economia é o novo deus do universo;
    Ou se atribui à esquerda todos os males deste e do outro mundo;
    Ou se é absolutamente a favor de Bolsonaro porque infalível, na ótica de seus seguidores ou, então, receberão a ira da claque bolsonarista, exemplo de ódio, preconceito, ofensas e agressões contra quem ousar lhes contestar!

    A TI está tomada de “comentaristas” e robôs fanáticos e radicais em defesa de Bolsonaro.
    E, uma das armas que usam, é atacar o blog, Carlos Newton e Copelli.

    O curioso, é que por mais que a TI seja comprovadamente democrática, pois publica até mesmo insultos contra si mesma, é taxada de antidemocrática, comunista, que faz parte do complô para derrubar o presidente, que Newton tirou a máscara … um festival de idiotices e besteiras, frivolidades e estupidez, nunca antes constatado nesses quase dez anos que frequento o blog!

    E o disco não muda, é sempre o mesmo, as mesmas palavras, acusações, sem criatividade alguma e, o pior ou risível, dependendo do ângulo que se analisa:
    NUNCA LI uma sugestão que fosse dos admiradores do presidente para melhorar esse governo que, convenhamos, encontra-se distante, mas muito distante do ideal!

    Sabem aquela história do dr.Pangloss, que vivia no melhor dos mundos ou um otimismo exacerbado pela maravilha que entendia ser o momento?!
    Pois é, esse é o pessoal de Bolsonaro.
    O mundo para eles mudou, tornou-se perfeito.
    Não temos mais pobres, miseráveis, desempregados … até que surgiu a pandemia!

    Se faltavam motivos para Bolsonaro e seu Chicago Paulo Boy Guedes explicarem a incompetência com relação ao deus atual, a economia, o COVID-19 foi um presente dos deuses ou do comitê que acompanha o “chefe”!

    Não sei se acho graça ou me desespero quando o presidente com ar solene, afirma que os empregos não podem ser perdidos!!!???
    E, antes da pandemia, o Brasil estava em pleno emprego??

    Minha solidariedade aos espadachins, que lutam em prol da verdade e que faço questão de participar, pois não aceitam que a ideologia sobreponha a razão e a realidade!

    Meu forte abraço a vocês.

    Cuidem-se!

    • Prezado Bendl.
      Seu nome está incluído dentre os citados.

      Repetem-se hoje, as mesmas práticas utilizadas pelos petistas. Até de Lenda chamavam o Lula. Agora é o MITO Bolsonaro.
      O mesmo ataque à imprensa ocorria também naqueles idos tempos. O Dirceu pensou até na censura à imprensa, e no amordaçamento do Ministério Público.
      Hoje, também ocorre o ataque e até no propósito de aniquilamento da Folha e do Globo.
      O Deltan Dalaganol de Curitoba, tão ativo nos tempos do PT, agora nem se ouve falar nele, completamente esquecido. Por que será? A Lava Jato está tão fraquinha que dá pena.
      Então, tanto a LENDA quanto o MITO são duas grandes mentiras.
      Os problemas brasileiros estão sendo deixados de lado, nessa lenga lenga de socialismo, comunismo, da época da guerra fria. Hoje todo mundo é capitalista, uns mais outros menos. Vige a economia de mercado.
      O que diferencia as nações é o regime político. Alguns são Ditadura ferrenha outras pseudas ditaduras e os países Democráticos, com Executivo, Congresso e Judiciário cada um fazendo seu papel.
      O que muitos querem, é a supremacia do Executivo e os outros poderes a reboque do mandatário. Como isso não pode ocorrer, as cassandras já começam a pedir intervenção militar nas redes sociais. Não tem razão nenhuma para isso, pelo menos os fatos apontam para a normalidade democrática.
      Se algum grupo deseja a ruptura é em benefício próprio, divorciada da maioria do povo brasileiro.
      As Forças Armadas, instituição permanente do Estado Brasileiro, pela fala de seus comandantes, não almejam mais o protagonismo do Poder, pois sofreram abalo na confiança da nação, nos 21 anos de tutela da nação.
      Elas estão contribuindo nos estreitos limites da Constituição, a quem todos nós devemos obedecer.
      Fora disso, são devaneios autoritários. As FA não entraram nessa aventura de toscos e impatrióticos brasileiros.

      • “””Como isso não pode ocorrer, as cassandras já começam a pedir intervenção militar nas redes sociais.”””

        Você está apoiando o cara (bendl) que vive sugerindo essa idiotice; e acusa os outros disso.

        PS: Pode ser que não, como eu só leio no almoço e no fim do expediente; pode ser que ele fale uma coisa de manha, e outra a noite.

    • “””Nascimento, Jacob, Vidal, Souza POA, Mário, Toga, Marco Aurélio, Isac, … se não perceberam ainda, vocês estão sozinhos esgrimando contra comentaristas que não aceitam qualquer diálogo em uma legítima perda de tempo, se não fosse defender a TI simultaneamente.”””

      1/3 – Isso não é verdade; quantas vezes eu sugeri que você lesse mais, e escrevesse menos; proporcionando assim, textos com coerência e inteligíveis.

      • Nascimento,

        Lembra da patrulha ideológica do PT no blog?
        Pois agora temos uma equipe na TI que não mede esforços para desqualificar, atazanar, cansar, quem critica Bolsonaro ou o seu governo.

        E colam mais que merda em tamanco!

        Esse pessoal não se deu conta que temos impermeabilidade contra esse tipo de textos ácidos e pessoais contra nós.
        Por não terem argumentos para debater, insistem em invadir o terreno pessoal, a ponto de ofenderem até mesmo a nossa família!!

        A idiotice é tamanha, a estupidez é tanta, a imbecilidade tão absurda, que jamais pedimos pela intervenção militar NOS MOLDES COMO QUEREM NESSE MOMENTO!!!

        Cansei de pedir que os militares fechassem o antro de venais em benefício do povo, que não tem mais como arcar com os custos de um legislativo inútil, corrupto e vagabundo!

        Mas, jamais, pedi pela intervenção de se fechar o congresso com vistas a facilitar o Executivo, ou seja, correr solto, sem fiscalização ou limites.
        Ora, seria apenas transferir o poder do parlamento, hoje poderosíssimo, e entregar para o Planalto!

        Não.
        Clamo por reformas profundas no parlamento, e depois reabri-lo com novas regras, normas, limitações, e fim das mordomias e salários milionários.
        Que esta economia, de bilhões de reais que teremos, que fosse aplicada nas áreas vitais do país, e que estão com tanta falta de recursos:
        saúde, educação e segurança.

        Não sei aonde vamos parar, Nascimento, mas não será em local apropriado e agradável.

        Abração.
        Te cuida, meu!

        • “””E colam mais que merda em tamanco!”””

          Um parça seu que vive do dinheiro publico, pediu para que eu contasse uma de seus funcionários públicos, pediu para que eu contasse uma historia. PONTO. Eu sempre dou minha opinião, ou conto uma historia; mas, vocês pede pinico, e faz o editor censurar; porque vocês não tem argumentos para contradizer.

          Já que vocês censuram tudo que acrescenta; vou contar uma historia (real).

          PS: Já falei, o que é para acrescentar eu coloco lá no local certo.

        • Cara, eu nem tinha lido esse seu comentário. PONTO. Se eu tivesse lido, em vez de comentar (tentando de desmascarar); eu apenas teria escrito : “Leiam o que esse intelectual escreveu”. (Ele mesmo diz, que tem esse raciocínio há 10 anos).

          PS: Vou lavar a louça da janta, e volto pra te desmascarar. (Depoi, você pode pedir penico pro editor, para que ele me censure mais uma vez.

      • Souza POA/RS,

        Mas vão dizer o quê??!!

        Quem é Olavo?
        Que utilidade tem esse indivíduo para o país e povo?
        A nulidade sequer mora no Brasil!!!

        E, se perceberes, meu caro, o discurso da claque de Bolsonaro é o mesmo:
        capitalismo;
        esquerda;
        comunismo.

        NADA, mas nada mesmo, em termos de sugestões para o presidente dar mais atenção ao que deve, e não ao que quer.

        Te cuida!

  10. Outro dado importante e que comprova o apoio a Bolsonaro ser incompatível até mesmo para seus seguidores:

    Hoje, 19 de abril É DIA DO EXÉRCITO!

    Quero me congratular com o Exército Brasileiro, cuja história é de glórias, vitórias e honras à Pátria!

    Tive a honra de usar a farda verde-oliva por quase quatro anos.
    Uma pena que o Exército do meu tempo não é mais o mesmo mas, mesmo assim, causa-nos orgulho, segurança e DEVEMOS-LHE reverências absolutas e plenas!

    SALVE O EXÉRCITO BRASILEIRO!!!

    • Prezado Colega Sr. FRANCISCO VIEIRA – Brasília – DF

      Embora não sendo um Financista, apenas um estudioso da Economia Política buscando entender: Como um País tão rico em Recursos Naturais e com um POVO trabalhador, porque nossa Produtividade é tão baixa e temos tantos POBRES?

      No caso do “Orçamento de Guerra ao Covid-19”, que o Congresso implementa, eu concordo com a Auditora Fiscal Aposentada MARIA LÚCIA FATTORELLI de que a compra de Títulos por Valor de Face, dos Bancos no Mercado Secundário só seriam necessários se os Bancos Brasileiros estivessem a beira da Falência, como foi o caso dos Bancos dos EUA 2008.

      O Banco Central tem que injetar R$ Bilhões no Sistema Financeiro para compensar a perda de Produção/Impostos que a paralisação de 60% da Economia está causando no lockdown parcial de +- 3 meses. Mas a melhor maneira de fazer isso é o Tesouro emitir Títulos Covid-19 e o BC comprá-los, e os Recursos serem creditados nas devidas Contas Bancárias, para Seguro Desemprego, apoio a Micro , Pequenas, Medias e Grandes Empresas, aos Estados e Municípios, etc.

      Agora é hora do BC emitir CRÉDITO como o Ministro MEIRELLES que foi dos primeiros a falar: Primeiro “Salvar Vidas”, em seguida salvar o “Parque Produtivo da Nação”.

      Abração.

  11. Acho interessante os militantes da Esquerda dizerem que Paulo Guedes rebentou com os aposentados chilenos e que suas reformas na economia do Chile foram prejudiciais à citada nação.
    Se diz que a boa situação em que vive o Chile (econômica e bons resultados no IDH e no PISA) nos dias atuais vieram das medidas liberalizantes do governo Pinochet.
    O mais interessante é que, esquerdistas enchem os Grupo de WhatsApp com Panfletos insinuando que Paulo Guedes foi prejudicial à Economia do Chile.
    Pois bem, escrevem e falam, mas não mostram Fontes com Fatos (o que falam veio dito por outros esquerdistas) mostrando o Guedes sendo defenestrado e odiados pelos chilenos. Não mostram dados mostrando índices negativos etc.
    Eles apenas acusam e difamam.
    Se realmente o Guedes foi o Xerife da Economia do Chile e a jogou no abismo, por que então o Chile está bem melhor que o Brasil que foi governado durante 24 anos pelos socialistas?
    Aliás, o Chile é o país em melhores condições nesta região já atrasada e massacrada por tiranos da Esquerda aliados com direitistas do mesmo quilate. Governo de coalizão.
    Lula para Sarney que passa para Zé Dirceu, esse devolve para Lula que passa para Maluf, Maluf passa para Dilma que passa para Temer e assim vão fazendo Gols contra a Nação e o seu povo.

    • esqueceu di narrar o jogo do hoje, Rodrigo Maia,esse mesmos Rodrigo Maia,(Botafogo),aprovou PROER do Guedes Ipsis litteris,favorecendo os Banqueiros na compra do papéis podres…

      Cínica mente,oferece ao povão trabalhador umas migalhas..
      Canalhas…Canalhas. Canalhas ..
      Vendilhões do templo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *