Para ser “presidente do honra do PT”, Lula cobra 13 mil mensais do partido e ainda terá carteira assinada, férias, FGTS e decimo terceiro salário. Que País é esse, Francelino?

Carlos Newton

O comentarista José Guilherme Schossland nos chama atenção para um fato grave: o  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ganhar um salário mensal do Partido dos Trabalhadores (PT),  registrado em carteira. Ou seja, com direito a férias, décimo terceiro salário, Fundo de Garantia e tudo o mais,  a que cerca de 65% dos trabalhadores brasileiros, os “informais”, não têm direito.

O contracheque, no valor de R$ 13 mil mensais, será equivalente ao do presidente do partido, José Eduardo Dutra, conforme revelou hoje o jornal “Folha de S. Paulo”.  O novo salário de Lula se soma às duas aposentadorias que ele recebe – uma de anistiado político, outra por invalidez devido à perda do dedo – e às palestras que devem acontecer a partir de março.

O trabalho de Lula será desgastante, diuturno, incansável e insalubre. Para ganhar essa módica quantia, terá apenas de ostentar o título de “presidente de honra” do partido. Segundo a justificativa de José Eduardo Dutra, “ele é um importante dirigente político e está se dispondo a trabalhar junto com o PT”. Parece piada, mas é esta a explicação.

Caramba, este País perdeu o respeito por si mesmo. Segundo a assessoria do partido, como o estatuto não prevê pagamento a cargos simbólicos, será dado um “jeitinho brasileiro” e o registro na Carteira de Trabalho será de assessor, mesma situação montada para a presidente Dilma Rousseff ser remunerada durante a campanha.

Ninguém avisou aos dirigentes do PT que essa generosidade com recursos públicos (do povo, portanto) representa improbidade administrativa? Será que sabem o que é isso? Quem sustenta o PT é o Fundo Partidário, extraído dos recursos públicos. Mas quem liga para isso?

A que ponto chegamos. Jamais na História deste País se viu um ex-presidente da República agir dessa forma, se autoconcedendo um salário que é o sonho da esmagadoria maioria dos trabalhadores brasileiros. Essa glória ninguém conseguirá tirar de Lula.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *