Parecer de Zveiter foi arrasador para Temer, uma vitória da moral e da ética

Resultado de imagem para parecer de zveiter charges

Zveiter apresentou um parecer irrefutável à CCJ

Pedro do Coutto

O parecer do deputado Sérgio Zveiter pela admissibilidade da acusação do procurador-geral Rodrigo Janot contra Michel Temer foi de fato uma peça arrasadora para o atual presidente da República e uma vitória retumbante da moral e da ética pública, portanto, uma vitória da sociedade brasileira como um todo. Quem assistiu à reportagem da Globonews, na íntegra, incluindo a transmissão do parecer e da resposta do advogado Cláudio Mariz de Oliveira, percebeu a realidade do processo, marcado por seu ineditismo até esta segunda-feira.

Como sustentou o relator, não se tratou do julgamento penal de um presidente da República, a meu ver ingressando no crepúsculo político. Uma coisa, como já sustentei em artigo anterior, é admitir a possibilidade de alguém ser julgado, o que não significa antecipar sua condenação. Por isso achei fraquíssima a defesa em tom grandiloquente de Mariz de Oliveira. Seu empenho, refletindo o de Michel Temer é o de tentar barrar o julgamento e não provar a inocência material do acusado.

É CULPADO – Se Mariz de Oliveira considerasse Michel Temer inocente, deveria pautar seu discurso, cujo estilo pertence ao passado remoto dos tribunais, pelo julgamento do presidente da República, ao invés de se esforçar para barrar no início o processo e a sentença.

A sentença, aliás, já está no pensamento e na voz dos brasileiros e brasileiras. Pois ninguém em plena consciência acredita que Rocha Loures agiu por si próprio somente, sem autorização do presidente Michel Temer. Inclusive se Loures agisse por si próprio, evidentemente não receberia na noite paulista a mala repleta de 500 mil reais. Não adianta negar tal indício, reforçado em sua substância pelo diálogo que Michel Temer manteve com Joelsley Batista no Palácio Jaburu.

BANDIDO AMIGO – Não adianta também tentar desqualificar Joesley Batista, atitude assumida por Michel Temer e o senador Aécio Neves. Pois se Joesley Batista é um bandido, na versão do presidente e do senador, como esse presidente vai a seu casamento, viaja em seu avião particular e o recebe na sua residência oficial de Brasília e com ele mantém o diálogo que a gravação registra e confirma?

Se Joesley Batista é um criminoso, cujas penas deveriam atingir um milênio de prisão, como disse o senador Aécio Neves, como então o mesmo Aécio Neves poderia aceitar negociar um empréstimo de 2 milhões de reais com um personagem que representa em si um símbolo marcante da corrupção e do crime?

COINCIDÊNCIA?– Não creio que por coincidência Aécio Neves continue se empenhando para que o PSDB, partido de que está afastado da presidência, não desembarque da viagem empreendida por Michel Temer que agora foge do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal.

O parecer de Sérgio Zveiter terá que ser referendado pela Câmara Federal. Mas já foi apreciado pelo Tribunal da opinião pública em julgamento quase total e definitivo.

4 thoughts on “Parecer de Zveiter foi arrasador para Temer, uma vitória da moral e da ética

  1. Os processos contra o Joesley, pelo que parece era sigiloso, recentemente é que veio a tona e tomo-se conhecimento.
    Segundo advogado de defesa do Temer, uma gravação só tem validade quando uma pessoa é de alguma forma agredida pela outra. Então, como não basta só a palavra, a pessoa que está sofrendo algum tipo de agressão procura gravar a outra para servir de prova. É a alto defesa.
    Em questões políticas, a Globo, ao longo de sua história sempre esteve do lado errado, foi assim em defesa da ditadura, do impeachment do Collor e da campanha contra o Brizola, para que não chegasse a Presidência da República. Até hoje tem gente que repete os refrões da Globo contra o Brizola.
    Ontem assistindo o jornal nacional o Bonner disse que Zveiter após ler seu relatório foi aplaudido e mostra a plateia do PT, PSOL e outros aliados aplaudido, mas não fez o mesmo com o advogado do Temer, não disse que foi aplaudido e nem mostrou a platéia aplaudido também. São esses pequenos detalhes, que nota-se a tendência da Globo.
    Nunca votei no PMDB, não estou aqui a defender o Temer, mas a maneira como querem tira-lo da presidência. Não consigo engolir que o Temer com a idade já avançada, e em breve estará fora do poder, iria aceitar 500 mil reais por semana durante 20 anos.

  2. Eu imagino que aconteceria se no “impicha” da Dilma, fosse o relator um deputado do PT e concluísse que houve crime na conduta dela.
    O mundo certamente acabaria e o deputado nem conseguiria ler o seu relatório.
    Pois com o PMDB a coisa foi exatamente ao contrário, o relator carregou nas tintas contra o Temer, foi acompanhados por outros deputados da mesma sigla e fica tudo por isso mesmo?
    O PSDB como sempre não sabe para onde deve ir. Vai para o lado que beneficiará apenas o PT e depois então vem eles com a ladainha de sempre,
    de que são um partido democrático e cada um faz o que quer.
    Os cabeças pretas deveriam por questão de idade e experiência, obedecer aos cabeças cinzas, que até prova em contrário, o diabo é sábio, não porque é diabo, mas porque é velho.
    Mais uma vez os tucanos vão favorecer o petismo.

  3. Nunca votei em Temer por isso pergunto, e os outros senadores, deputados, governadores, mais enrolados do que Temer?
    E o relator será que está com o dedo limpo para apontar a sujeira de Temer?
    Compra de votos: relator da denúncia contra Temer é investigado por corrupção eleitoral
    A Procuradoria Regional Eleitoral pediu a abertura do inquérito depois que o empresário Paulo Henrique Almeida foi autuado em flagrante em São Fidelis, no…
    DIARIODOPODER.COM.BR

  4. Se as FFAA existem para defender o país de invasores não significa que devem ser somente do exterior nossos inimigos, mas também em preservar as nossas instituições invadidas por meliantes e ladrões do próprio país, que as adulteraram na essência e implantaram a corrupção!

    Na razão direta das minhas críticas contundentes à omissão e irresponsabilidade dos militares, no sentido de permitirem que hoje estejamos na condição de falidos ética e moralmente, acuso as FFAA exatamente por deixarem de cumprir suas obrigações constitucionais, tanto porque o comunismo genocida está plenamente infiltrado no Brasil, quanto pelos constantes assaltos que o erário tem sofrido de parlamentares em diversas formas, principalmente através de propinas.

    Se existe alguma instituição absolutamente desmoralizada, que se tornou sinônimo de venal, o Congresso Nacional é a representação por excelência dos descalabro, desmando, abjeto e deletério!

    Inútil, perdulário, corrupto, desonesto, afirmo categoricamente NÃO EXISTIR exceções, pois oposição e situação – meros atores canastrões de uma falsa democracia -, atuam para iludir o povo que o voto é democrático, que a escolha popular é soberana, propaganda enganosa, pois a democracia não se resume somente ao voto, principalmente este que somos obrigados a comparecer às urnas, mas através de aferições que comprovam o bem-estar do povo e o bem comum devidamente implantado.

    No entanto, a situação do brasileiro é caótica, pois 14 milhões de desempregados e mais de 60 milhões de inadimplentes, na razão inversamente proporcional dos milionários salários que Judiciário e Legislativo recebem, apresentam uma nação não só injusta como também negligencia o cidadão, menospreza o indivíduo, despreza a população, colocando em dúvida se um dia teremos como reagir a este massacre contra o povo, mediante a violência desmedida, uma péssima saúde pública e educação que deixa a desejar em todos os níveis, principalmente onde ela deveria ser modelo, o Ensino Fundamental!

    Se os três pilares que sustentam uma nação – segurança, educação e saúde – estão irremediavelmente comprometidos pelo descaso dos parlamentares e governantes, verdadeiramente crime lesa-pátria, então posso acusar e criticar veementemente as FFAA pela omissão e irresponsabilidade de permitirem que chegássemos a tamanha crise econômica, política e social, a ponto de que sem exagerar posso complementar a minha afirmação registrando que esta falta de patriotismo é também TRAIÇÃO ao povo e Brasil!

    Resultado, o cidadão que trate de se salvar, que se vire para sobreviver, que encontre meios de subsistir nesta terra sem governo, comandada por ladrões e incompetentes, enquanto que o cidadão está sendo imolado nas ruas das grandes cidades, e hoje sendo vítima do grande fantasma que sempre assolou o Brasil, a fome, o aumento da miséria, a esperança absolutamente deletada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *