Partidos veem aceno do presidente à radicalização e já se fala em ‘fechar Congresso’

Resultado de imagem para bolsonaro

Bolsonaro continua recebendo mensagens de apoio das redes sociais

Daniela Lima
Folha/Painel

O texto distribuído por Jair Bolsonaro a aliados foi lido por dirigentes de partidos como um sinal de que o presidente acenou à radicalização para voltar a comandar a cena política. A mensagem foi interpretada como uma tentativa de incendiar convocatória que circula nas redes bolsonaristas para ato em defesa dele, contra o Congresso e o Supremo, dia 26. Em áudio que chegou ao Planalto, um caminhoneiro fala em mostrar força à Câmara, ao Senado e “àqueles 11 togados de merda”.

Bolsonaro compartilhou uma espécie de artigo, intitulado “texto apavorante”, que dissemina a tese de que o “sistema” se uniu para não deixá-lo governar. Ele o fez após receber informações de que as convocações para ato em sua defesa estavam ganhando corpo. Assim como na campanha, o principal vetor da mobilização é o WhatsApp.

COMPLÔ – O presidente foi abastecido por aliados com as mensagens que estavam circulando. Em um áudio, um caminhoneiro diz ter se dado conta de que “a parte podre do Congresso —Câmara e Senado—, mais o STF com o apoio da Rede Globo, estão se unindo para tentar derrubar o capitão”. “E a gente não vai deixar”, ele conclui.

 “O povo vai se levantar em favor do presidente para dar a ele salvo-conduto para fazer o que for necessário. (…) Nem que seja para fechar esse Congresso maldito e interditar esse STF”, diz o caminhoneiro. O texto compartilhado por Bolsonaro, endossa, de forma menos virulenta, a tese de uma conspiração.

Presidentes de partidos orientaram suas bancadas a não reagirem institucionalmente ao artigo divulgado por Bolsonaro para não dar vazão à teoria conspiratória que ele, agora pessoalmente, alimenta.

ESCALADA – Militares que não atuam no Planalto viram com preocupação a escalada dos fatos desta sexta-feira (dia 17). Dizem que o momento era de somar esforços, não de dividir.

Pessoas próximas à família atribuem os últimos gestos do presidente ao combo de derrotas no Congresso e ofensiva do Ministério Público sobre Flávio Bolsonaro. A devassa nas contas do filho, com implicações para outros integrantes do clã, o abalou.

JOGADA ENSAIADA – A operação montada na comissão especial da Câmara para elaborar um texto alternativo de reforma da Previdência não ocorrerá à revelia do ministro Paulo Guedes (Economia).

Parlamentares trabalham com a orientação de preservar a meta de economia de R$ 1 trilhão e de não atrasar o cronograma de votação acordado com o ministro. Marcelo Ramos (PR-AM), presidente do colegiado, e Rodrigo Maia (DEM-RJ), comandante da Câmara, são avalistas desses termos.

EFEITO COLATERAL – Foi na esteira da polêmica mensagem divulgada por Bolsonaro que Maia cristalizou o plano de dar ao Parlamento uma agenda paralela à do governo, centrada na economia. Ele espera amarrar estratégia com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Do economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, sobre a desvalorização da Bolsa e a alta do dólar ocorridas nesta semana: “Paulo Guedes prometeu um programa que era céu de brigadeiro e não está entregando, daí a decepção dos últimos dias”.

32 thoughts on “Partidos veem aceno do presidente à radicalização e já se fala em ‘fechar Congresso’

  1. Vai tocar a manada bitolada de bolsomínimos pras ruas, resguardando o 01 e a farsa do mito.
    Foi se vacinar no antro do George Dábliu Bucha, e acha que vamos todos entrar nessa…

    Muito pelo contrário Bozó.
    Se cai o STF podre, a casa do povo podre, voce CAI JUNTO, de podre….

  2. Sofrível, vivem a base de ameaças, p congresso está se acovardando, ainda não vi um deputado ou senador vir defender nosso sistema democrático, parece que estão com medo, o Brasil é maior do que todos eles, eles irão e o pais contnua, chega dessas ameaças por terceiros.

  3. Há um comentário de minha autoria, onde fui claro e taxativo, que essa campanha contra Bolsonaro poderia se transformar em um tiro no pé de seus algozes!

    O artigo em tela aborda essa questão superficialmente, mas informa que existe movimentos que querem o Legislativo FECHADO, E EU SOU UM CIDADÃO QUE CONCORDA COM ESTA IDEIA!

    Basta desse jogo político deletério, deplorável, baixo, sujo.
    Basta dessas intrigas entre Legislativo e Executivo, com o povo sendo deixado de lado, sem qualquer atenção e medidas que visem amenizar seu sofrimento!
    Basta desse Supremo com ares de superioridade sobre o povo brasileiro, QUE O SUSTENTA regiamente, ADQUIRINDO ESPECIARIAS E IGUARIAS ALIMENTARES, BEBIDAS FINAS E IMPORTADAS, rindo da cara de quem não tem o que comer, que vira latas de lixo para se alimentar de restos podres e azedos!!!

    VÃO À MERDA, canalhas, bandidos, safados!!!!

    Se, antes, os militares foram acomodados, passivos, até mesmo irresponsáveis com o povo e país, ao permitirem os roubos incalculáveis do PT e nada fizeram, igualmente se mantiveram afastados com o aparelhamento do Estado, depravação e corrupção instituídas nos poderes constituídos, desta vez não poderão agir com o mesmo desprezo e descaso com o caos implantado pelo PT e cúmplices!

    Se, o congresso, antro de venais, quer a mesma pratica petista de toma lá dá cá;
    se não sabe trabalhar em prol do povo;
    se apenas quer dinheiro, cargos, para trocar o seu voto por projetos que melhorariam a nossa situação;
    se não servem para nada porque inúteis;
    se as despesas do Brasil são hoje insustentáveis, haja vista o gasto desse poder que apodreceu, ENTÃO QUE SEJA EFETIVAMENTE FECHADO!!!

    Ou assim ou jamais teremos solução para nossos problemas!!!

    Aliás, eu pediria para os colegas que possuem esses dados ou que saibam pesquisá-los, o quanto diminuiu a média salarial do povo nos últimos trinta anos, comparando com os atuais vencimentos dos parlamentares e, nos mesmos cálculos, de quanto foi o aumento de pobres e miseráveis no país, enquanto os políticos enriqueceram!

    Logo, se no congresso estão os representantes do povo e de seus Estados, e esta cambada mais prejudica, mais lesa, mais dificuldades nos acarreta, mantê-lo para quê??!!

    A menos que sejamos todos masoquistas, que gostamos de sofrer nas mãos de ladrões e incompetentes!

    • Caro Bendl,

      Tive uma ideia (é apenas imaginação, como dizem…): os milicos divulgam uma notinha dizendo que vão fazer exercícios de rotina na Esplanada e em seguida mandam uns 50 cabos e soldados junto com um ou dois blindados enquanto um helicóptero sobrevoa o covil dos chantagistas. Seria um Deus-nos-acuda! Depois retornam aos quartéis e publicam nota na imprensa dizendo que era só um treinamento. Assim o aviso estaria dado…

      Abraço.

      • Prezado Vicente,

        No meu modesto entender, o congresso não vai mudar com avisos, pois se sente seguro na sua posição.

        Leis estão sendo elaboradas no antro de venais para diminuir mais ainda a atuação do Executivo, ou seja, o presidente será figura decorativa no Planalto.

        Na ótica do congresso, quanto mais poder ele tiver e o Executivo menos, nada neste país poderá acontecer sem a chancela do parlamento, deixando os dois outros poderes como seus satélites.

        Não há solução para o Brasil e seu povo, que não seja o fechamento do Congresso!

        Neste aspecto, até deixo para os comentaristas da TI a seguinte pergunta, a título de curiosidade, evidente:

        Eu sou a favor do fechamento Legislativo, alguém mais concorda comigo?!

        Um abraço.
        Saúde.

      • Anunnaki, meu caro,

        Lula e a sua quadrilha de petistas tomaram esta medida, diminuindo a classe média, enganando o povo que as demais classes menores, C e D, tinham melhorado o poder aquisitivo, dando a entender que essas haviam sido incluídas “socialmente”!

        Por outro lado, tenho lido que algumas pessoas defendem a tese desta Nova Ordem Mundial (espero que seja esta a sigla que mencionaste).

        Particularmente, respeito quem a divulga e acredita neste movimento, porém não acredito que meia dúzia de pessoas tivessem tanto poder para comandar o mundo!

        Acho que é uma versão mais moderna do diabo e da sua casa, o inferno.
        Neste caso, se os países não se ajeitarem, “vem aí a Nova Ordem Mundial, que nos fará todos de escravos”, como se o brasileiro já não fosse escravizado pelos poderes constituídos, nossos declarados inimigos!

        Abração.
        Saúde.

  4. Uai, o congresso chantageia descaradamente o governo, o presidente denúncia isso é o problema é o presidente?
    E o texto nem é dele e em lugar nenhum prega a ruptura, só descreve o que a imprensa não tem coragem de dizer, o congresso nacional vive de chantagear o executivo. Sempre foi assim, mas parece que dizer isso é proibido. Ou será se o governo deve simplesmente ceder às chantagens fingindo que está tudo ok?

    • Tenho observado que é o setor ideológico de Direita que quer mostrar força em 26 próximo.

      O objetivo seria apoiar Bolsonaro a governar com o Programa de Campanha aprovado nas urnas.

  5. 1) Li alhures…

    2) Tem várias pessoas fazendo “macumba/vodu/afins” para o atual presidente cair ou renunciar ou … impeachment…

    3) De longa data, os poderes sempre estiveram envolvidos com tais práticas… ocultistas …

    4) Jânio Quadros falava em forças ocultas.

    5) Vamos ver quem vence.

  6. O Congresso, o STF são esses que estão ai, só mudarão com uma reforma eleitoral, em que todos candidatos sejam ficha limpa e tenham condições iguais nas campanhas e, não privilegiar os que já estão no poder. A reforma do judiciário para nomeação dos ministros do STF seja por capacidade, experiência e não estejam ligados a nenhum partido.
    Quando candidato, o presidente já sabia que iria governar com esse Congresso e esse STF que temos, é com esse que tem de governar. Se quer implantar uma ideologia ultrapassada e um sistema na marra, haverá atritos, não vai conseguir.
    Um presidente com habilidade política, na primeira semana de seu governo deve se reunir com os líderes do partidos do Congresso, apresentar seu projeto de governo e discuti-lo, podendo até nomear integrantes dos vários partidos desde que sejam ficha limpa e capacitado para o cargo.
    Um presidente, que chega ao Planalto sem projeto de governo para alavancar a economia, com apenas a ânsia de implantar uma ideologia ultrapassada, não pode dar certo.

    • Lamentável.
      Lamentável.
      Acompanho a gestão da Politica brasileira com mais, eu diria “seriedade” desde de 78/79. Sei que existem profissionais (e blogueiros) com mais tempo na estrada, no entanto posso afirmar que nunca vi tanta sacanagem, safadeza, irresponsabilidade, falta de respeito ao pais como tenho visto em nossos tempos recentes.
      Não compro e cancelei minha assinatura de jornais. Não cinsigo, enjoa.
      Acompanhoesse blog acho que desde de 2014….o editor, jornalista consuderado e que se diz comunista está seguindo a mesma linha.
      Pô será que não conseguem ver que REALMENTE existe um boicote ao governo?
      E o pior é que esse boicote vem das camadas mais nojentas da sociedade.
      Caramba!
      R.Maia se tornou o baluarte da Justiça…PQP.
      E outros.
      O Presidente do Senado…”aqualumbre” tem processo engavetado.
      Etc.
      Fizeram uma crueldade com uma menina estudante, baixaria, e nem desculpa pediram.
      Mentiram sobre o cintigenciamento, e nem desculpas pediram…e por aí vai.
      Comunistas, chega!
      Será que não enxergaram o fracasso desse sistema?. O mal que fizeram?
      Putz..

      Nota “da redação”:
      Otexto foi lançado pela TI…não adianta “terceirizar”.
      Ass. Comunista Frustado.

      Onde estavam no período dos desmandos?

  7. Nélio Jacob, meu caro … não se trata de ser Ideologia ultrapassada … é a que foi escolhida nas urnas … a Filosofia Perenealista é muito bem fundamentada.

    Sds.

  8. Continuo:
    O povo gasta com os corruptos parlamentares em todas as esferas do legislativo, algo em torno de 40 bilhões por ano (municípios, estados, e congresso nacional, incluindo as despesas de suas respectivas casas legislativas e milhares de funcionários, vulgo aspones).

    Um parlamentar federal recebe entre salários e indenizações, mais auxílios os mais diversos, e sem contar as despesas médicas e odontológicas, 100 mil mensais, uma fábula, e valores absolutamente incompatíveis com a realidade brasileira, logo, somos explorados hediondamente!

    O salário mínimo é de 998 reais, de onde o trabalhador e aposentado que o recebe, devem tirar desta quantia o seu sustento pessoal, de sua família, aluguel, alimentos, remédios, transporte, roupas …. impossível!

    Portanto, um parlamentar recebe proventos que ajudariam 100 brasileiros por trinta dias;
    na ordem de 40 bilhões as despesas com este poder, declaradamente nosso inimigo, poderíamos ter MAIS DE TRÊS MILHÕES DE PESSOAS recebendo um salário mínimo mensal (40.000.000.000,00 : 12 meses = 3.333.333.333 ou três milhões e trezentos e trinta e três cidadãos)!

    No entanto, essa fortuna, que resolveria nossos problemas de caixa imediatamente é compartilhada por um número ínfimo, se comparado com os milhões de pobres e miseráveis que registramos, perto de 55 milhões de pessoas, que ganham entre 140 e 400 reais por mês!!!!!

    A título de curiosidade, se eu pegar os 30 milhões de miseráveis e dividi-los pelos 40 bilhões anuais de gastos dos parlamentos, esta verba bilionária gasta inutilmente e com corruptos ainda por cima, destinaria esses mesmos 140 mensais por nove meses e meio a este contingente de famintos!

    FECHEM ESTE PODER INÚTIL E CORRUPTO!!

  9. Prezado Chico Bendl,
    Acabar com as atividades dos três PHODERES tem que ser pra ONTEM!!
    O Brasil não aguenta mais, e o povo está morrendo de fome.
    Por outro lado, acabaria com alguns ignóbeis que por aqui se aventuram a encher o saco!
    Pessoas que não são nada, verdadeiros ANARQUISTAS E AGITADORES DE PLANTÃO.
    Deve ser porque, se o Brasil vai mal, será bom pra eles. Desconfio da atividade profissional desta gente.
    Por favor leitores e articulistas deste blog, DESENHEM PRA MIM, PRA QUE SERVE O CONGRESSO?
    Eu não consigo entender… só desenhando mesmo.
    Alguém poderia me fazer esta gentileza?
    Simples assim.
    Atenciosamente.

    • Espectro, meu amigo,

      O congresso serve para ele mesmo, ora bolas!

      O antro de venais está a serviço de sua casta, da melhoria mais ainda de suas vidas e familiares, incluindo apaniguados e aspones.

      Na condição de o poder que faz as leis, que legisla, é claro que traz para si mais autoridade que deveria, pois inexiste um conselho suprapartidário que impedisse o o parlamento exacerbar de suas funções, legislando em causa própria como acontece há décadas!

      Logo, o Legislativo não só é inútil para o povo e país, como é o que mais nos causa despesas com seus gastos extravagantes, além de ser o cerne da corrupção no Brasil, e autoria dos maiores roubos que temos tido!

      Quer dizer, além de desnecessário, causa-nos danos e prejuízos incalculáveis, portanto, deve e precisa ser fechado para que se faça uma reforma radical no seu modo de agir, caso contrário o nosso futuro será trágico.

      Abraço.
      Saúde.

  10. Até o momento o PR, Jair Messias Bolsonaro, procura cumprir a agenda sufragada pelo povo brasileiro na última eleição, que bate de frente com as práticas da era da corruptocracia tucano-petista: fim da bandidolatria (império do roubo institucionalizado e impunidade generalizada); enxugamento do Estado e conservadorismo nos costumes; tudo dentro dos marcos constitucionais (respeito à democracia e independência dos poderes).

    O PR enfrenta forte resistência do eixo-do-mal, a bandalha que saqueou os cofres públicos no antigo regime, tendo à frente o sabujo da OAS e glutão da GOL, codinome Botafogo, e seus sequazes do Centrão. O povão sabe que o Congresso, com raras exceções, é um valhacouto de ladrões. Se fechado, sobrará dinheiro para os serviços essenciais. Quem duvida do disto, procure em nossa história quantas vezes o covil foi suspenso e qual a reação da população.

  11. Centrão, milicos melancia, comunistas e investigados pela lava jato vestiram a carapuça, após o texto ser divulgado. Eles criam dificuldades para vender facilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *