Paulo Guedes induz Bolsonaro a explodir INSS e FGTS, além de aumentar o desemprego

Bolsonaro aparenta não ter ideia dos efeitos que MP provoca

Pedro do Coutto

Redigido pelo ministro Paulo Guedes, um conservador e ator da concentração de renda, o presidente Jair Bolsonaro enviou Medida Provisória ao Congresso renovando o corte da jornada de trabalho e dos salários proporcionalmente, além de reduzir direitos trabalhistas sob o pretexto de gerar vagas no mercado de trabalho.

Bolsonaro provavelmente assinou há uma semana a MP sem ler e não prestou atenção no texto e nos efeitos que provoca. Por exemplo, altera pelo prazo de três anos dispositivos da CLT que determinam o desconto das empresas e dos empregados com o INSS e das empresas com o FGTS. O Ministério da Economia deu o nome, classificações sofisticadas não faltam, de Regime Especial de Qualificação e Inclusão Produtiva, frisando bem de que não se trata de vínculo empregatício, mas (“falsamente”, digo eu) de qualificação profissional.  

CONSEQUÊNCIAS – Imaginem o que vai causar o dispositivo que limita a remuneração por tais circunstâncias a R$ 1100 por mês acrescidos (realmente incrível) de um bônus pago pelo próprio governo no valor de R$ 275. O bônus, eis aí outra farsa, é qualificado de Bônus de Inclusão Produtiva (BIP). Esse tipo de contratação reduz a alíquota do empregador com o FGTS entre 6% a 2%, não mais 8% mensais, dependendo do porte da empresa. Qual será o critério, pergunto, para classificar a categoria da empresa ?

Além disso, de acordo com a MP, esse tipo de admissão ao emprego restringe-se aos jovens de 18 a 20 anos e de quem tem mais 55 anos sem vínculo empregatício. Como se constata, o governo aparece subvencionando parte do encargo salarial atribuído ao empregador. Uma intervenção que pode se chamar de antisestatal.

Vejam só, se o desemprego já está em 14% da mão-de-obra ativa brasileira e com uma redução das contribuições para o INSS e para o FGTS, como está na reportagem de Geraldo Doca, Gabriel Shinohara e Sthefanie Tondo, O Globo de ontem, é claro que as empresas darão preferência aos jovens e aqueles que têm mais de 55 anos.

ENCARGOS – Vai contribuir pelo menos para a manutenção do desemprego atual porque para os empregadores significa grande diminuição de encargos para empregar pessoas com salário mínimo e mais um bônus complementado pelo próprio governo que assim cria mais uma despesa para si próprio.

Impressionante a atuação do ministro Paulo Guedes e de sua equipe de PHDs que não possuem a menor sensibilidade social, mas querem aumentar ainda mais os lucros das classes patronais. Custa a crer que o presidente Jair Bolsonaro possa ter assinado um projeto desses, de amplos reflexos negativos para ele junto ao eleitorado do país. Na Câmara, o relator é o deputado Christino Áureo do Rio de Janeiro.

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, disse que os deputados discordam de diversos pontos da mensagem. O próprio Marcelo Neri, diretor do centro de estudos FGV Social, afirmou que é preciso cuidado para não se criar empregos precários e desempregar outros grupos que exercem empregos efetivos.

ROTEIRO DE INTERNAÇÃO – Reportagem de Adriana Dias Lopes, Bianca Gomes, Daniel Giulino, Dimitrius Dantas, Jussara Soares e Marina Muniz, O Globo, revela o roteiro da internação do presidente Bolsonaro no Vila Nova Star, em São Paulo, e informa que ele melhorou, já retirou a sonda estomacal e está despachando com membros de sua equipe.

Recebeu duas visitas do general Augusto Heleno e numa foto que acompanha a matéria aparece assinando documentos ao lado de Célio Faria Júnior, chefe do Gabinete Presidencial. Jair Bolsonaro não pretende se licenciar do cargo, o que significaria investir no general Hamilton Mourão na Presidência da República. Para Ricardo Della Coletta e Matheus Teixeira, Folha de S. Paulo, Bolsonaro só deve pensar em licença se a operação no abdômen for necessária.

GOLPE DE TRUMP – Reportagem de O Globo, redigida em Washington, publicada na edição desta sexta-feira, revela que o general Mark Milley, chefe do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas americanas, mobilizou o alto comando militar e elaborou um plano contra tentativa de Donald Trump de partir para um golpe objetivando impedir a posse de Joe Biden e assumir o país como autoridade máxima.

Tais informações importantíssimas estão contidas em um livro dos jornalistas Carol Leonnig e Philip Rucker, do Washington Post, cujos trechos foram obtidos pela CNN americana. O livro será lançado em Washington na próxima terça-feira. A meu ver, serve de exemplo para o alto comando militar brasileiro.

DRICA MORAES – Assistindo a reapresentação da novela Império na TV Globo, na noite de quinta-feira, chamou atenção o extraordinário desempenho da atriz Drica Moraes vivendo uma personagem atacada por um bandido em busca de um pedaço de diamante. A atuação prolongou-se por mais de 20 minutos e foi realmente espetacular, a meu ver, as passagens da fisionomia da atriz de acordo com as situações que vivia nesse espaço de tempo.

Excelente também, sem dúvida, a direção imprimida ao que se pode chamar concretamente de uma cena de filme de suspense. No elenco, destacam-se também Lília Cabral e Othon Bastos, inspirado num personagem vivido por Erich von  Stroheim como mordomo da Gloria Swanson em “Crepúsculo dos Deuses”. O título em português para mim é melhor do que o título em inglês, que é apenas “Sunset Boulevard”, um bairro de Los Angeles.

8 thoughts on “Paulo Guedes induz Bolsonaro a explodir INSS e FGTS, além de aumentar o desemprego

  1. 1) Licença…

    2) “Allan Kardec comparou as nações aos homens: não fazer às demais o que não desejam para si: deste modo o mundo terá paz e progresso” – Leon Denis (1846-1927) filósofo francês, livro Socialismo e Espiritismo, Editora Clarin, pág. 17.

  2. Realmente parece que 2022 está cada vez mais longe.
    Em meio aos barracos semanais a boiada vai passando.
    Muitas medidas anti nacionais que estão sendo tomadas são irreversíveis.

  3. Chega ser escandalosa a estupidez de Paulo Chicago Guedes Boi, a respeito de economia!
    Os esforços que despende para desanexar o povo desta área, demonstra que o ministro não só é incompetente, como de extrema má fé e mal intencionado!

    Absurdo que este indivíduo, esta monstruosidade, desconheça que, sem o povo, JAMAIS poderá reaquecer a economia!

    Duvido dos dados postados ontem pelo robô Eliel, sobre o crescimento do PIB, algo em torno de nove por cento!
    Como?
    O desemprego aumenta:
    A miséria aumenta;
    a pobreza aumenta;
    O salário perde o seu poder aquisitivo …

    Que “fórmula” mais exótica é esta, que o país cresce, menos quem deveria ser o alvo deste desenvolvimento??

    Não é possível com esta inflação, que os servidores públicos estaduais estejam sem reajuste há oito anos!!
    Muito menos se torna viável viver com um salário mínimo aviltante como este, enquanto as castas, elites e poder econômico, fazem do Brasil um feudo!

    Semana passada mostrei alguns senadores com 50, 60 e até 80 assessores, caso de Kátia Abreu!!!!
    Se adicionarmos suas despesas mensais, indenizações, gastos com saúde, auxílios os mais variados e exóticos, o gabinete da senadora gasta UM MILHÃO DE REAIS por mês!!!!

    O custo de uma parlamentar inútil, corrupta, que despreza o erário público e os esforços do cidadão para pagar impostos, e vê-los sendo gastos desta maneira, irresponsável e perdulária, tem ocasionado a miséria, a pobreza e o desemprego, pois a maior parte da arrecadação nacional é usada para pagar o sistema ou esta falsa e maldita democracia brasileira, que só serve para alguns, menos para o povo!!

    O safado Paulo Guedes desconsidera os custos dos poderes, e obriga o cidadão a tirar do seu bolso mais dinheiro para sustentar um mecanismo desonesto, indecente, incompetente, ladrão e vagabundo!

    Se os planos econômicos que já tivemos – dezenas – foram todos inúteis e incapazes de sanar nossos problemas, Guedes Boi não só não tem nenhum, como a sua atuação é pérfida, sádica, hedionda, diante do sofrimento que está impondo ao povo brasileiro!!!

    E querem votar em Bolsonaro, que detesta a população?
    Querem dar continuidade a este rumo na economia nacional?
    Querem deixar de lado as 540 mil vítimas fatais pelo Covid19, enquanto se sabe que correu solto um propinoduto na aquisição de vacinas???!!!

    O que temos na cabeça, pois polarizamos a eleição futura entre um incompetente e torturador, e outro um ladrão e corrupto??!!
    A sina do brasileiro é sofrer?
    Patrocinar as orgias, bacanais, lupanares, prostíbulos, com o nosso dinheiro, tomado à força para o sistema se manter, é nossa “obrigação”?!

    Desgraçadamente não tenho lido na TI, por parte dos sectários, robôs, admiradores e defensores de Lula e Bolsonaro, qualquer linha em defesa do POVO!
    Só me defronto com defesas de um de outro, acusações mútuas e recíprocas mas, e quanto ao cidadão?
    Vendemo-nos por nada??
    Entregamos nossas vidas para ladrões as administrarem??

    Como decaímos como Nação, Pátria, Estado e País.
    Tornamo-nos a republiqueta da corrupção, do desperdício do dinheiro público, e onde a economia prepondera sobre a vida humana!!!

    O pior de tudo é que aceitamos passivamente esta situação, sem protesto, reclamação, sem exigência alguma porque somos seres humanos e brasileiros.
    Aliás, nem seres humanos e brasileiros nos consideramos mais, pois o modo como os governantes nos têm conduzido e considerado, muito animal tem uma atenção melhor que esta que recebemos ao longo de décadas!

  4. Amigo Francisco Bendl; bom dia, espero que estejas bem de saúde.
    Dileto amigo, o povo brasileiro encarna visceralmente o “Sermão da Montanha”. Sem murmúrio ou reclamação ele vai vivendo sua encarnação pagando pelos seus débitos passados e atuais; é a única e plausível explicação.
    Forte abraço e feliz final de semana.

    • Prezado amigo Pereira Filho,

      Enderecei o mesmo comentário que te destino para o dr. Ednei, de modo que tenhamos uma explicação que esclareça as razões pelas quais somos desse jeito, sem ânimo, sem determinação, um povo conduzido por desonestos, ladrões e manipuladores.

      Se é encarnação, sina, castigo … alguma coisa deve existir no campo espiritual, de modo que encontremos a razão dessa nossa inércia, passividade irritante, renúncia à cidadania e até à condição humana!

      Abração.
      Saúde e paz, se ainda der.

  5. Caro dr. Ednei,

    Só mesmo a gente tentar encontrar na metafísica explicações para esta sina, que não acaba nunca!

    Por pior que os governantes agem conosco, o povo não dá a mínima importância, transparecendo que gosta mesmo de ser mal tratado, roubado, explorado e manipulado.

    Não entendo, sinceramente.
    Talvez o senhor tenha alguma resposta psicanalítica ou psiquiátrica a respeito do comportamento do brasileiro, invariavelmente omisso, passivo, covarde, sem justificar sequer a sua cidadania!

    Certamente em qualquer outra nação, e já teria acontecido uma revolução para acabar com os crimes sociais que são praticados impunemente no Brasil, ocasionados propositadamente por governantes ladrões, corruptos, incompetentes, traidores e canalhas!

    Abração.
    Saúde e paz, se for possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *