Pauta-bomba no Congresso pode jogar no lixo o ajuste fiscal do governo

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Charge de Marco Jacobsen (Folha de Londrina)

Deu no Estadão

Perdão de parte da dívida dos produtores rurais, atualização da tabela do Imposto de Renda em 11,4% e parcelamento de valores devidos pelas prefeituras à Previdência são alguns projetos antigos que, discretamente, os parlamentares estão tirando da gaveta e que podem dificultar a tentativa de ajuste das contas do governo federal.

O Congresso, que já tem dificultado a aprovação de medidas do ajuste fiscal, ameaça com esses projetos criar gastos que podem superar R$ 20 bilhões no primeiro ano após sua aprovação. O movimento chega a ser comparado ao da “pauta-bomba” armada pelo ex-deputado Eduardo Cunha contra Dilma Rousseff em 2015.

EFEITO CONTRÁRIO – Com a anuência de presidentes de comissões e a ajuda de parlamentares da base insatisfeitos com o governo, tem havido avanço de projetos com efeito exatamente contrário ao do plano de ajuste executado pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que tem feito cortes até em programas sociais para economizar as despesas do governo.

Um exemplo de criação de gastos pelos parlamentares é a recente ampliação do Programa de Regularização Tributária Rural. Em um acordo de última hora na semana passada, governistas e oposição aprovaram condições mais amigáveis aos devedores, com perdão integral de multas e juros, sem limite para inclusão de dívidas no Refis Rural. Assim, crescerá a renúncia fiscal originalmente calculada em R$ 5 bilhões. Na mesma linha, a bancada municipalista pressiona por nova rodada de negociação de dívidas com a União.

O Congresso também avalia mudança da Lei Kandir – programa de compensação a exportadores -, que exigiria repasse anual de R$ 9 bilhões da União aos estados.

TRAMITAÇÃO – Em todos esses casos, as iniciativas precisam seguir a tramitação normal no Congresso e dependem dos presidentes da Câmara e do Senado para chegar ao plenário, mas o simples avanço pode virar munição para pressão contra o governo.

Projetos menos conhecidos também têm seguimento e várias iniciativas vêm do Centrão – bloco de partidos cada vez mais insatisfeitos com Temer. A proposta feita em 2011 pela deputada Gorete Pereira (PR-CE) é um exemplo: obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a criar uma unidade de atendimento para mulheres a cada 100 mil brasileiras.

O texto ficou seis anos parado e chegou a ser arquivado, mas, nas últimas semanas, foi retomado e aprovado pela primeira vez em uma comissão. O projeto obrigaria o governo a criar mais de mil unidades de saúde.

PISO SALARIAL – Há, ainda, proposta de criação de piso salarial para agentes de saúde; projeto para conceder bolsas de estudos a filhos de policiais mortos em serviço; concessão de indenização a vítimas de violência familiar; inclusão de remédios contra depressão e tireoide no programa Farmácia Popular, entre outros.

Responsável pela proposta de atualização da tabela do IR em 11,4%, o deputado Pepe Vargas (PT-RS) reconhece que esse tipo de iniciativa pode se transformar em instrumento de pressão: “O pessoal do Centrão pode até usar o projeto para chantagear Temer”.

O governo aposta em um novo desbloqueio de despesas do Orçamento, ainda este mês, e nas negociações em torno da montagem da reforma ministerial para acalmar os ânimos dos deputados e conseguir apoio para aprovar das medidas fiscais. Com isso, espera desarmar a tramitação dos projetos que podem ampliar o buraco das contas públicas.

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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGÉ preciso lembrar a Constituição do historiador Capistrano de Abreu, conterrâneo de Chico Anysio: “Art. 1º – Todo brasileiro deve ter vergonha na cara; Artigo 2º – Revogam-se as disposições em contrário”. Já estaria de bom tamanho, seria suficiente. (C.N.)

One thought on “Pauta-bomba no Congresso pode jogar no lixo o ajuste fiscal do governo

  1. Investimento público cai em 2017, vai piorar em 2018, por conta da PEC do Teto, e voltará ao nível dos anos 1990.

    Para 2018, algumas áreas mais afetadas: saneamento básico (32% a menos); o ministério da Educação (37% a menos) e o DNIT (ligado ao ministério dos Transportes), com 25% a menos.

    Como o investimento tende a beneficiar mais as gerações futuras e não a atual, a queda no investimento prejudica nossos filhos e netos.

    A infraestrutura do país e dos serviços públicos também vai se comprometendo sem novos investimentos. Isto prejudica a capacidade do país de garantir direitos como saúde, educação e outros.

    O investimento público está em queda (relativamente ao tamanho do PIB) desde os anos 1980. Chegou ao nível mais baixo em 2003 e 2004, no começo do governo Lula (PT). E se recuperou desde aquela época até o começo da crise, em 2015.

    https://goo.gl/M2nkMV

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