Pela primeira vez, OEA enviará observadores para acompanhar eleição no Brasil

Resultado de imagem para sucessão no brasil charges

Charge do Newton Silva (Arquivo Google)

Natália Lambert
Correio Braziliense

Pela primeira vez na história, a Organização dos Estados Americanos (OEA) enviará uma missão de observação eleitoral ao Brasil para acompanhar a disputa presidencial do próximo ano. O grupo verificará não apenas a lisura do pleito, mas dará pareceres sobre questões como igualdade de gênero e financiamento de campanhas eleitorais.

Assim, a OEA atende a um convite feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Brasil será o 28º dos 34 países da região a receber uma missão de observadores da OEA. No ano passado, a organização acompanhou a disputa presidencial nos Estados Unidos, também pela primeira vez.

VENEZUELA RECUSA – Os países que nunca tiveram missões são Argentina, Chile, Uruguai, Canadá, Barbados e Trinidad e Tobago. A Venezuela, que costumava receber missões, decidiu proibi-las em suas mais recentes eleições.

“Nossas missões não são destinadas apenas a democracias emergentes”, ressalva Gerardo de Icaza, diretor de Observação e Cooperação Eleitoral da OEA. “Toda democracia pode ser aperfeiçoada.”

Além do Brasil, a entidade deverá observar todas as eleições presidenciais que serão realizadas no continente em 2018 — também haverá disputas no México, Paraguai, Costa Rica e Colômbia. Segundo Icaza, ainda é necessário arrecadar recursos para financiar a missão, o que definirá o seu tamanho. Mas em geral, elas são integradas por 50 a 70 pessoas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGAfinal, o que significa a vinda da delegação da OEA? Nada, não significa absolutamente nada, seja em termos políticos ou eleitorais. Rigorosamente, nada. (C.N.)

7 thoughts on “Pela primeira vez, OEA enviará observadores para acompanhar eleição no Brasil

  1. Contrapondo – ou não, como dizia caetano – á Nota da Redação do Blog:
    Eu acho que a vinda da delegação da OEA quer dizer muito para o País, é como se fosse o acento do conjunto … Tampa de Privada – serve para apoiar a cagada.

  2. Sr CN, antes de terminar de ler o artigo, o seu comentário já estava formado em minha mente.
    Conclusão: Ou estou evoluindo em minha alfabetização ou a realidade é rasteira mesmo e só serve para dar ocupação a alguns apaniguados ou agentes de outros interesses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *