Pesquisa Datafolha pode sair hoje e decidir se Dilma será ou não substituída por Lula

Carlos Newton

Enorme expectativa no Planalto/Alvorada e no PT/Instituto Lula. Termina esta quinta a coleta de dados da nova pesquisa Datafolha, a mais ampla realizada até agora sobre as perspectivas da sucessão presidencial. E o resultado poderá ser divulgado hoje mesmo pela Folha de São Paulo, que encomendou o levantamento.

Entramos na reta final da escolha de candidatos, pois o prazo fatal para as convenções termina dia 30. Como se sabe, o PT deixou a decisão para a chamada “undécima hora”, marcando a convenção para o dia 29, que cai num domingo.

O suspense é eletrizante, porque a pesquisa Datafolha pode decidir se a presidente Dilma Rousseff será ou não candidata à sucessão. As pesquisas semanais encomendadas pelo PT vêm demonstrando que a exigência por mudanças está em viés de alta, enquanto a confiança de que o governo poderá executar essas mudanças aparece em viés de baixa. É evidente que no decorrer da campanha essa tendência acabará favorecendo os dois principais candidatos de oposição, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

MARQUETEIRO DESORIENTADO

O marqueteiro João Santana, que é uma espécie de 40º ministro, o único a quem Dilma ouve e respeita, não sabe o que fazer. Sua última criação, o decreto dos “Conselhos Sociais”, que não deu muito certo como factóide político, recebendo mais críticas do que elogios. A frase dele é sintomática: “A coisa está ficando feia”. E Dilma faz o que pode. No desespero, percorre o país e inaugura obras inacabadas ou que já haviam sido inauguradas, vale tudo em busca do tempo proustianamente perdido.

Para o PT, também vale tudo, menos perder a eleição. Por isso, o movimento “Volta, Lula” está cada vez mais forte nos bastidores do partido. Não há praticamente apoio a Dilma. Pragmaticamente, os petistas não entendem por que insistir numa candidatura que pode perder, se as pesquisas indicam que Lula tem muito mais chances.

Em meio a esse teatro de absurdos, é aguardada com ansiedade a pesquisa Datafolha. Se seus números não coincidirem com as pesquisas sigilosas do PT, Dilma terá um alívio e a decisão do PT fica para depois. Mas se o Datafolha confirmar o viés em alta da insatisfação popular, a candidatura dela passará a valer menos do que uma nota de três reais.

Ou seja, a disputa sucessória está ficando cada vez mais emocionante.

 

 

20 thoughts on “Pesquisa Datafolha pode sair hoje e decidir se Dilma será ou não substituída por Lula

  1. NÃO QUERO UM PRI (PARTIDO REVOLUCIONÁRIO INSTITUCIONAL) PARA MEU PAÍS/ O BRASIL NÃO É MEXICO!
    FORA PT /FORA LULA/FORA DILMA.
    A SOCIEDADE BRASILEIRA CLAMA MUDANÇAS.

    • Ué seu JOSÉ MONIZ! O senhor tem toda razão, o BRASIL não é México. Acho que nem SÃO PAULO é México, mas o PSDB por decisão soberana do eleitor nas URNAS já governa aquele estado por 5 mandatos consecutivos. Se levarmos em conta que QUÉRCIA e FRANCO MONTORO compunham o mesmo grupo político antes do RACHA que viabilizou o nascimento do PSDB, lá se vão 7 mandatos com um interregno de FLEURY entre 1994 a 1998.

  2. È meu caro Schoss, o que será que o sapão e o thc combinaram naquelas duas “conferências” no Palacio da Champagne Francesa , após as eleições de 2002.????
    eh!eh!eh

  3. Segundo alguns vazamentos de alguns jornalistas que sabem vazar os conteúdos dessas pesquisinhas da Casa Grande & Cia & Fammíglia Mídiatica & Partidão Extrema-Direita& Roubo do Metrô& afins, , o candidato da pseudo esquerda caviar que agora virou um direitóide eduardo campos, passa á frente do candidato da ex-esquerda-comunista, agora de extrema direita-corrupta, aécim pudim…..
    Com grande vantagem de ser o o p´roximo Presidente da República no Primeiro Turno das Eleições.

  4. Caro CN … Vale a mídia e os institutos sempre sabotarem os pré-candidatos até declarados do PMDB, como hoje temos o Requião??? Será MENTIRA esta pesquisa caso falte o nome do Requião … Tornando coisa de Satanás … Aguardemos.

    • Prezado Sr. ANCELMO BORGES DE LIMA, Saudações.

      Caixa Econômica Federal – CEF
      Agência 0211; Conta Corrente 323-4; Tipo de Operação 01. Em nome de CARLOS NEWTON LEITÃO DE AZEVEDO, nosso incansável Editor/Moderador; Pode ser feito em qualquer Lotérica. Abrs.

  5. Dos objetivos de eternização no poder PeTralhistas ninguém mais tem dúvidas. Que a sociedade requer mudanças urgentes, não há que se duvidar. Dilma ou Lula, tanto faz!!! O que mais me impressiona nesse cenário de horrores da política é a incapacidade da oposição se articular. O que mais surpreende é a falta de liderança de qualquer espécime no Brasil, com um mínimo de QI, QE e QS. Até quando os políticos vão fingir que não entendem que os Governos não mais nos representam? Os políticos carreiristas e corporativistas não tem mais credibilidade de qualquer espécie perante o povo. O descrédito é total.

  6. Fica Dilma e explica como voce e Lula, conseguiram fazer a Petrobras dar 300 bilhoes de lucros enquanto no governo de Fhc durante 8 anos foi de 33 bilhoes.
    Mas explica tambem como voces que ” roubaram tanto” fizeram a divida brasileira cair para 36% do PIB, nesse governo Dilma/Lula enquanto no governo que privatizou ate as chaves/dos cofres e ” nao roubava nada” tinha dividas de 61% do PIB.
    Mas pergunte a Lula como foi que ele fez para mandar o FMI embora daqui, que era quem financiava e mandava no pais de fato, enquanto FHC era um titere em suas maos
    Mas vice precisa explicar como é essa magica, da sua inflaçao de 6,5% ser maior que a inflaçao dos tempos de Fernando Henrique que era de 12,57%.
    Explica tambem como aqueles jovens que iam embora do nosso pais para trabalharem nos paises que “provocavam” a ” crise economica” aqui, e tanto nos afetavam os emoregis, e hoje com a quebradeira na Grecia, irlanda, portugal, italia e espanha,
    conseguem voltar e se empregar aqui.

  7. A pesquisa somente sairá na edição de domingo da Folha.
    Não é só Dilma e Lula que a aguardam para tomar a decisão, Kassab e Meirelles e todo o PSD também a aguardam, bem como parte considerável do PMDB.

  8. 2,5% se é verdade, mais a variação cambial, que é a inflação. como voces falam que a inflação vai disparar continua sendo um bom negocio, mesmo que a inflação continue sob controle, como esta, é bom negocio.

  9. O importante é que a oposição está reagindo. E tudo é, nesta altura do campeonato, é possível. Incluindo o segundo turno e a vitória da oposição!

    É o que queremos e torcemos para que aconteça, para o bem do povo brasileiro que caiu como trouxa nas mãos do PT, Foro de São Paulo, de lula e fidel castro.

    FORA PT!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *