Pesquisa indica que, se Jair Bolsonaro tivesse de decolar, isso já teria acontecido

Resultado de imagem para bolsonaro a cavalo

Bolsonaro seria um candidato tipo cavalo paraguaio?

Carlos Newton

A nova pesquisa do Ibope é do tipo Viúva Porcina, aquela que foi sem nunca ter sido. O Ibope titubeou, vacilou e balançou. Ficou na dúvida e foi pedir a benção ao Tribunal Superior, para saber se podia realizar o levantamento sem citar o ainda candidato Lula da Silva. Escolhido relator da petição do Ibope, o ministro Luís Felipe Salomão não quis se envolver e deixou no ar a dúvida, ao afirmar que o TSE não responde a esse tipo de indagação. Atendendo a insistentes pedidos, como se dizia antigamente, o Ibope então divulgou na noite desta quarta-feira, no Jornal Nacional, os números da primeira pesquisa realizada após aberta a campanha eleitoral pelo rádio e televisão, já sem o nome de Lula entre os candidatos.

A maior novidade foi a subida de Ciro Gomes (PDT), que empatou com Marina Silva (Rede) nos 12 pontos e mostra que está em viés de alta,em relação às pesquisas anteriores, em que tinha apenas 8 pontos (junho), passou para 9 (julho) e pulou agora para 12.

BOLSONARO SOBE – Como se esperava, Bolsonaro (PSL) também subiu em viés de alta, partindo de 17% em junho, para 20% em julho e agora 22%.

Marina Silva (Rede), que tinha 13%, caiu para 12% em julho e permaneceu no mesmo patamar, empatada com Ciro Gomes.  Parece que estacionou, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB), que tinha 6% em junho, subiu para 7% em julho e alcançou 9% agora.

A maior dúvida será o desempenho de Fernando Haddad (PT), que somente agora está efetivado como candidato. Ele tinha 2% em junho, subiu para 4% e agora chegou a 6%, em viés de alta, ainda sem se saber até onde continuará subindo, como herdeiro dos votos de Lula.

INDECISOS – Faltou o Ibope divulgar a pesquisa mais importante, que é a espontânea, quando o entrevistador apenas pergunta em quem o eleitor vai votar, sem lhe exibir a lista de candidatos.

Até agora, nas pesquisas  espontâneas de todos os institutos, o resultado tem sido o mesmo – a eleição está sendo vencida por indecisos, brancos e nulos, que até o momento vêm conseguindo maioria absoluta (mais de 50%). Vamos aguardar, porque talvez a pesquisa espontânea do Ibope seja liberada hoje.

###
P.S.
1 O mais interessante é o segundo turno, em que Ciro dá uma varada em Bolsonaro (44% a 33%), Marina faz o mesmo (43% a 33%), Alckmin também ganha dele (41% a 32%) e Haddad fica em empate técnico com Bolsonaro (36% a 37%). Em tradução simultânea, vai ser uma eleição eletrizante.

P.S. 2Será que o tanque verde oliva vai se transformar num cavalo paraguaio? (C.N)

27 thoughts on “Pesquisa indica que, se Jair Bolsonaro tivesse de decolar, isso já teria acontecido

  1. É, como diz um ditado futebolística: “jogo é jogo, treino é treino.”., Mas esse ditado não serve para as pesquisas eleitorais, pois o jogo é em dois campos, no seu e no do adversários.

    • Na mesma analogia, a correta interpretação é o que interessa. Pesquisa é apenas INDICAÇÃO DE TENDÊNCIA, jamais tradução da realidade, depende muito de como e de que forma a pergunta é feita, até mesmo aquelas feitas por telefone/internet que até um certo ponto tem fundamento.

  2. Não faz isso, prezado Newton!

    Os robozinhos que infestam a Tribuna da Internet_ e a Internet, de modo geral_ vão ter um curto circuito!
    Kkkkk

    CIRO 12: para mudar o Brasil!

    Abs

  3. É o cavalo paraguaio ta dando canseira nos puro sangue ou puro saque.

    Na próxima semana será decisiva para todos, se os eleitores ditos concientes intelectuais não conseguirem alavancar o alvaro dias ou o amoedo para um segundo turno com o capetão bozo, a fatura vai fechar é no primeiro, façamos as contas de 22 + brancos e nulos = 50%mais 1voto.

    • Engraçado que esses arautos das pesquisas e alguns jornalistas que se fazem de magos, adivinhos, premonitores ou vaticinadores, apontando o futuro dos candidatos, nunca nos disseram qual serão os números vencedores das lotecas! Essa turma quer, mesmo, é palanque!

  4. Ibope traz de volta a sua ex-namorada em 3 dias!

    Ibope faz 2000 entrevistas em um universo de 178 milhões de eleitores num país de enormes diversidades, com margem de erro de apenas 2%.

    Impossível tal margem de erro.

    E ainda faz previsões malucas para o segundo turno que é uma outra e nova eleição, com os dois candidatos com igualdade de tempo de TV e nos debates.

    Deve contar com um vidente na equipe.

    O Ibope consegue errar até pesquisas de boca de urna.

    Piada do milênio!

  5. As pesquizas apenas preparam caminho para a eleiçao Dedo na Urna (irmã gêmea da Bico de Pena).

    Não sou burro para meter meu dedo nesta cumbuca, digo, urna. Não vou votar.

    Recentemente as pesquizas publicaram que Dilma tem 22% das intençoes de voto em MG. Na mesma pesquiza informaram que 56% não iriam votar e 22% não opinaram, perfazendo um total de 78%. Assim, 22% de 22 daria 4.84% dos votos .
    (22×22÷100=4.84)

  6. Ciro Haddad Marina Alkimin ( não coloquei virgulas propositadamente) são cavalos “rufião”. O único cavalo inteiro é Bolsonaro. Lembro o editor que Trump nas pesquisas seria o perdedor. O IBOPE americano também é todo tendencioso…

    • Votarei em Alckmin porque é o mais honesto,inteligente e tem experiência de sobra, pois governou bem o estado mais pujante do Brasil.

      Os demais são limitados, e o único com um pouco de experiência é o Ciro, mas governou um estado de economia pouco expressiva, e também não tem equilíbrio emocional para fazer frente aos embates que recaem sobre um presidente de um grande país.

      Com efeito, Alckimin será o presidente para o bem do Brasil.

  7. Vejam que estranho, antes do registro das candidaturas as pesquisas lançavam o Lula com 39% dos votos válidos, isto é tiravam os brancos, nulos e sem candidatos. Agora passaram a considerar o total. Caso fossem pelo antigo método o Bolsonaro estaria com 31% de intenção de votos.
    Porque mudaram o critério??? Queriam idolatrar o Lula??

    Outra pergunta:
    Quem votaria no Alckimin, Álvaro, Amoedo, Emayel, e os evangélicos que apoiam a Marina e o Ciro passariam a votar o Haddad no segundo turno contra o Bolsonaro????

  8. Se ao menos houvesse alguém que prestasse pra se votar.
    Sempre tive menos receio do Bolsonaro, que apesar das simpatias que angariou sempre pareceu um perdedor garantido, do que do Anti-Bolsonaro que deverá vencer? Para nos salvar de Bolsonaro, teremos que nos conformar à volta do lulismo ou do tucanato e de sua corrupção institucionalizada e arvorada em virtude? Ou esse plano B da ‘zelite’ corrupta que é o Ciro, ou o plano C que é a Marina, que já avisou que irá governar com os ‘grandes nomes’ do PSDB, PT e MDB? Quer dizer então que nem adianta a gente não votar nos picaretas de PSDB, PT e MDB, porque teremos de nos conformar em governados por eles, sob a chefia nominal da Marina, que se candidata a nova “Soninha-toda-pura”?
    Será que Bolsonaro é parte de uma estratégia para fazer o eleitorado aceitar o ruim porque o outro seria pior? Como a Frente Nacional francesa, cujo papel tem sido o favorecer a vitória de ‘moderados’ como Macron, que governa por decreto para ‘modernizar’ a França, e hoje bate recordes de impopularidade, com copa do mundo e tudo?

  9. Me lembro de algumas pesquisas que esses “institutos” erraram feio, Jaques Wagner para o governo da Bahia em 2006, e Dilma Roussef em 2014, só para citar duas das mais conhecidas. Ontem conversando com o meu fisioterapeuta fiquei sabendo que a igreja ao qual pertence vai votar em Bolsonaro, assim como as demais. E o mais significativo, todas em voto de silêncio para qualquer tipo de pesquisa. De fato, vemos um desespero das elites que mamam na teta do governo através do BNDS, renúncias fiscais e corrupção e dos que percebem os salários fora da realidade nacional que o mastodôntico estado brasileiro lhes pagam. O day after.para eles é assustador.

  10. Agora como resolver está equação? Bolsonaro “perde de lavada” para todos os demais candidatos, mas sobe em todas as pesquisas se comparado com as anteriores , inclusive nesta do ibope. Está mais do que óbvio para todos que está pesquisas é Fake News.

  11. Só ingênuos, imbecis ou torcedores acreditam nos institutos de pesquisa brazuquinhas.
    Nem vou argumentar pois para ingênuos, imbecis ou torcedores não existem argumentos.

  12. Não adianta tiro nem facada nem bomba. Jair Bolsonaro vai ganhar no 1º turno. Único candidato capaz de peitar a Rede Globo e fazer a reestruturação do país, que quase foi ao caos pela “administração petista”, incluindo FHC, o do retrocesso com criação da reeleição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *