Petrobras enfim acusa ex-diretores pelas irregularidades

Petrobras enfim descobriu que Duque e Costa são corruptos

Deu em O Tempo

A Petrobras confirmou o envolvimento de dois de seus ex-diretores em irregularidades nos processos de contratação de obras referentes ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Em ofício encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal apontou que suas auditorias internas confirmaram as responsabilidades dos ex-diretores Paulo Roberto Costa (Abastecimento) e Renato Duque (Serviços).

O comunicado é uma resposta da estatal a questionamentos feitos pela CVM em relação ao envolvimento de executivos da Petrobras no esquema de corrupção revelado pela operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF).

“Cabe esclarecer que, em relação aos dirigentes da companhia, o relatório da comissão aponta especificamente responsabilidades dos ex-diretores de Abastecimento e de Serviços”, informou o comunicado. O jornal “O Estado de S. Paulo” já havia noticiado, no dia 17 de novembro, que diretores da companhia tinham sido responsabilizados pelas irregularidades no Comperj e também na aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas.

COMISSÃO INTERNA

Segundo a Petrobras, foi instaurada uma Comissão Interna de Apuração (CIA) no dia 25 de abril de 2014 para “avaliar os procedimentos de contratação para implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj)”.

“Os resultados da auditoria foram encaminhados, em novembro, para a PF do Paraná, o Ministério Público Federal do Estado, a Controladoria Geral da União (CGU) e a CVM”, informa o comunicado.

Paulo Roberto Costa foi preso em março, na primeira etapa da operação Lava Jato. Em outubro, após acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF), o ex-diretor de Abastecimento recebeu o benefício de prisão domiciliar. Costa denunciou a existência de um suposto cartel de empresas construtoras nos contratos da Petrobras, além de repasses de propinas a ex-diretores e políticos.

Paulo Roberto Costa também apontou que seu colega na diretoria da Petrobras Renato Duque, ex-diretor de Serviços da estatal, participava de esquemas de cobrança de propina às empreiteiras.

Duque foi preso pela Polícia Federal do Paraná na sétima etapa da operação Lava Jato, em novembro, mas foi solto após obter um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal, em dezembro. A defesa do ex-diretor nega as acusações.

PASADENA

Em resposta ao Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quinta, o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Simão, decidiu manter os cálculos referentes ao prejuízo ocorrido na Petrobras pela compra da refinaria de Pasadena, Texas (EUA). Segundo a CGU, a compra gerou um custo extra de US$ 659,4 milhões.

Um ofício também foi encaminhado nesta sexta à estatal pela CGU, reforçando que todas as medidas devem ser adotadas com vistas ao ressarcimento do prejuízo.

5 thoughts on “Petrobras enfim acusa ex-diretores pelas irregularidades

  1. Sim , mas por que blindam tanto o Diretor Financeiro? Sem ele a grana não sairia… Agora temos de ver a situação da ” Petrobras Liquida ” na Argentina. Enquanto compravam matade de Pasadena, que funcionando, produziria 100 mil barris dia, por U$ 420 milhões, vendiam ao mesmo tempo a refinaria de San Lorenzo que estava funcionando e produzindo 50 mil barris dia por U$ 36 milhões. Quem comprou a pechincha foi o dono de uma rede de casinos amigão da ‘ maluca, mulher do zarolho ‘ como disse o Mujica !

  2. O que eu vejo de vantagem nisso é que estão dando a corda e o PT vai indo … Essa seria uma oportunidade de fazerem uma devassa e mostrar serviço, então o que fazem? Levam 7 meses para apresentar um relatório chulo, apurando o que já estava apurado na época e ainda constataram que a roubalheira fora cometida por 2 diretores. Tem mais, essa tal CIA só existiu por cobrança da CVM – que é outra também – . Isso cheira a rosca queimada, aliás, tudo que vem desse partido exala odor característico. Esperamos que desconfiem né? Que tal tirar toda a diretoria e presidente da empresa? A apuração seria mais real. Ahhh mas na hora que a lavajato começar a puxar essa corda, vai ser um “Deus, nos acuda … ” hehehe, não vejo a hora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *