Petróleo amaldiçoado: 40 bilhões de dólares desperdiçados

A British Petroleum foi a responsável (?) pelo vazamento que atingiu duramente 4 estados americanos. Obama já disse publicamente: “A companhia inglesa terá que pagar (imediatamente) o prejuízo”. Não é certo que paguem.

Esse desastre pode influenciar o eleitor que votará amanhã para decidir quem governará a comunidade. O primeiro-ministro Gordon Brown, quase certo, não continuará.

A Grã-Bretanha voltará aos tempos em que era governada por 3 partidos, como acontecerá agora. Ao contrário do que muita gente acredita, Grã-Bretanha e EUA não têm bipartidarismo. Só que os eleitores preferem se dividir em apenas dois partidos, mudando o comportamento, raramente. Como deve ocorrer amanhã.

***

PS – Brown foi primeiro-ministro por acaso e, dizem, “habilidade política”. Era ministro do governo Tony Blair (considerado a maior revelação trabalhista dos últimos 50 anos), derrubou-o, ficou no seu lugar.

PS2 – Como não é brilhante, competente e tem precária liderança, governou muito contestado. Só não foi retirado do Poder por faltar pouco tempo. Esperaram a eleição de amanhã.

PS3 – Depor duas vezes o mandato de 4 anos, do mesmo primeiro-ministro, seria uma inovação internamente (entre os Trabalhistas), considerada perigosa.

PS4 – O precedente: governo de Margareth Thatcher. Foi eleita 4 vezes, 4 mandatos de 4 anos cada. Cumpriu 12 anos dos 3 primeiros. Começou o quarto, ficou apenas 1 ano, derrubada.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *