
Fãs dos quadrinhos notaram a semelhança e denunciaram o caso
Deu na Folha
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou uma imagem das histórias em quadrinhos (HQ) da Liga Justiça, da editora americana DC Comics, para divulgar o lançamento do Amazônia-1, primeiro satélite brasileiro de observação da Terra.
Em uma publicação de rede social feita no dia 27 de fevereiro, Bolsonaro divulgou uma imagem com uma montagem que traz sua foto, a do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes e do satélite que originalmente aparece nos quadrinhos da DC (canto superior direito).
– Hoje, às 23:50, diretamente da Índia, lançaremos o Amazônia-1, o primeiro satélite 100% brasileiro. Servirá para monitorar nossa Amazônia. O 🇧🇷 cada vez mais investindo em ciência e a tecnologia.
– Lançamento ao vivo pelo link: https://t.co/GbZdZlZTgA
– @mctic @Astro_Pontes pic.twitter.com/TvkiV6LrRM
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 27, 2021
FOTOMONTAGEM – Na montagem de Bolsonaro, o satélite ganhou as cores verde e amarelo no lugar das cores originais (roxo e azul). A imagem original do satélite pode ser encontrada no livro “Justice League – The Ultimate Guide” (Liga da Justiça – o guia definitivo), que fala sobre as histórias do grupo de super-heróis. Personagens como Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha fazem parte da liga.

Imagem do livro ‘Justice League – The Ultimate Guide’, da DC Comics – Reprodução/DC Comics
Fãs dos quadrinhos notaram a semelhança e denunciaram o caso nas redes sociais. Até o momento, a DC Comics não se manifestou sobre o caso. Não é prática da editora liberar uso de suas obras por personalidades políticas. A imagem do satélite dos quadrinhos, porém, não guarda semelhanças com o Amazônia-1.
O Amazônia-1 foi lançado na madrugada do dia 28 de fevereiro a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, no sul da Índia. Na terça-feira (2) rastreadores de satélite detectaram atividade do Amazônia-1 que indicava que o equipamento estaria girando fora de controle. Na quarta (3) o Inpe (Instituto Pesquisas Espaciais) afirmou que o satélite está funcionando normalmente.
Santa barbaridade, Batman.!!!!
Eh eh eh eh.
O Amazônia 1 começou a ser planejado ainda no governo Lula, o INPE chegou a prever seu lançamento para 2010, mas como tudo o que depende de verbas para ciência e tecnologia no Brasil a sua construção, que já vem sendo atrasou muito. Era para ser um conjunto de três satélites, o Amazônia 2 e o Amazônia 3 não estão sendo construídos por falta de verbas. Mas Bolsonaro não hesita em apresentar o laçamento como se fosse realização apenas do seu governo.lançamento omo
Ele se apropria de tudo que começou nos governos anteriores. E capaz até de mudar de nome, no caso de auxílio governamental, para chamar de seu…
E infelizmente a Imprensa golpista endossa e não esclarece, especialmente quando sabem que o planejamento e projeto partiu de um governo petista…
A equipe do Governo é tão amadora que comete deslizes e infringe a lei autoral…
– Certamente a DC Comics vai processar por uso não autorizado. Se o processo for aberto nos EUA, será uma ação milionária…
Lula ficou famoso pelo uso do “kit inauguração”: um púlpito desmontável, um aparelho de imagem/som portátil, uma folha de papel descrevendo o “projeto” e uma claque paga com fatias de mortadela. Era o suficiente para inaugurar obras Brasil afora.
Mas, convenhamos, esse ministro astronauta é um oportunista. Deveria ser enquadrado pela patacoada.