
No fim da gestão, Mantega revela seu veio humorístico
Mariana Branco
Agência Brasil
No relatório Economia em Perspectiva, divulgado hoje (30) pelo Ministério da Fazenda, o ministro Guido Mantega diz que a economia do país está “sólida e, com os devidos ajustes, preparada para engatar um novo ciclo de crescimento nos próximos anos”. O documento é um balanço do governo sobre o cenário econômico nacional.
“Nestes anos de crise, o Brasil andou em sentido oposto ao da maioria dos países avançados. Enquanto estes cortavam gastos públicos e investimentos, foi feita uma política que manteve o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto, soma dos bens e serviços produzidos em um país] positivo e a geração de emprego e renda”, destaca Mantega, que no próximo governo Dilma será substituído por Joaquim Levy.
Em 2014, em função de aumento de gastos e queda na arrecadação, o governo não conseguirá cumprir a meta original de superávit primário (economia para pagar os juros da dívida) de R$ 80,7 bilhões. Por isso, houve redução da meta para R$ 10,1 bilhões. O crescimento também ficará aquém das previsões iniciais. A estimativa atual de crescimento para o PIB do país este ano é 0,2%
No relatório, o Ministério da Fazenda atribui o baixo crescimento da economia este ano a fatores como a crise econômica internacional, a Copa do Mundo e o impacto da estiagem nos preços dos alimentos. A pasta destacou que a elevação de juros para conter a pressão inflacionária desacelera o crédito.
“De um lado, o país vem experimentando uma das mais severas secas da história recente, com efeitos inflacionários sobre os preços dos alimentos e energia. A autoridade monetária realizou ajustes na política financeira, com elevação das taxas de juros, o que acabou por contribuir para reduzir a velocidade de crescimento do crédito doméstico. Ao mesmo tempo, houve uma piora nos índices de confiança dos consumidores e empresários com a proximidade das eleições presidenciais. A Copa do Mundo também afetou negativamente a atividade econômica, ao reduzir o número de dias úteis”, diz o documento.
Não tenho mais dúvida: Mantega é o sucessor do Chico Anysio.
A cara de pau desse ministro é condizente com as demais de sua equipe.
Não é cortar gastos, simplesmente. É cortar gastos correntes e direcionar recursos para a formação de poupança e realizar inversões financeiras, isto é, investimentos.
Por exemplo, se tivessem direcionado recursos para a construção de redes de distribuição da energia gerada pelos geradores eólicos já em funcionamento no nordeste, já estaríamos contando com esta energia adicional para sustentar a expansão da economia e diminuir a participação dos geradores a diesel que encarecem a nossa matriz energética.
Esse sujeito é um palhaço que dispensa máscaras e pinturas.
Ele fala como se estivesse falando para idiotas fingindo que não é por sua culpa e culpa da gerentona que a taxa de Selic foi elevada ao patamar atual, reprimindo os investimentos privados e direcionando o lucro ao setor financeiro que não gera, nem bens, nem emprego.
Como se não fosse sua a culpa do país ter entrado em recessão.
Não, nestas horas a culpa é do cenário econômico mundial.
Nessas horas não se compara o Brasil com o restante da América Latina que crescerá a uma taxa média acima de 2,5%.
A economia mundial crescerá a uma taxa média de 3,5%. Só o Brasil de Guido Mantega que não crescerá.
Mas, ele é gozadinho. Olha o jeito dele.
Já que estão sem emprego, ele e o Gilberto Carvalho poderiam formar uma dupla de humoristas.
Xispito e Xoxoquinha, uma dupla gozada.
Também podem passar por dupla caipira.
Gente, alguém esperava uma declaração, na saída, diferente da que fez?
Este é mais um que esqueceu o que é ou perdeu em algum canto a tala da DIGNIDADE.
Ser subordinado a uma “liderança” como Dillma, acaba com qualquer um!
É uma manteiga derretida.
Isso é uma vergonha, o retrato em 4 D do “desgoverno petralha” , devia tá na Papuda juntamente com o “pai a mãe do petralhismo bolivariano ” !!!!!
Celso, Celso.
Comparar CHICO ANÍSIO com ”manteiga derretida” ?
FRANCISCO ANÍSIO foi um gigante, e não um pigmeu.
Que saudades !
Guido Mantega é um caso para ser estudado pela psiquiatria mundial.
Não, é apenas mais um petista idiota, um cínico, um crápula.
Cínico, no mínimo.
Um piadista frustrado e sem graça, tentando encobrir sua incompetência.
Também debochado, depois de levar o país de uma marolinha para um tsunami econômico…
Só pela entrevista, gozando a nossa cara, mereceu cada comentário desta página.
Que mal pergunte: o gajo seria um petista?
Senhores,
esse senhor, muito bem qualificado pelos comentários acima efetuados pela Eliana, o Fallavena e o Andrade, é mais um sobejo componente da rafuagem que nos governa!
Discordo daqueles que consideram a corrupção o maior problema do Brasil. A causa de toda a desgraça que se abate sobre o país atende pelo nome de esquizofrenia. A solução? Cinco miligramas de Haldol, 3 vezes ao dia, para todas as autoridades brasileiras.
Esse tal de Mantega é o petista-padrão: vassalo, invertebrado, ameba, que se posiciona de 4 para seus donos, desde que mantenha sua boquinha e suas mordomias.
Oportunista, mentiroso, despreparado, incompetente, aproveitador, não passava de bate estaca da patologia que se acha presidANTA. Ficou todo esse tempo exatamente por ostentar essas “qualidades.” Total idiota, cretino e irresponsável.
Deveria estar preso, junto com os demais colegas quadrilheiros, por quebrar o Brasil. E sai dando uma de grande gestor. Só aqui mesmo.
Esse cara e quem manteve ele no cargo devem ser estudados. Não por economistas, mas por uma equipe médica multidisciplinar. No faça suas apostas senhores: eu jogo minhas fichas na esquizofrenia