Piada do Ano: Perito contratado por Temer diz que gravação devia ir para o lixo

Perito merece ganhar Oscar de Coadjuvante

André de Souza
O Globo

Contratado pela defesa de Michel Temer para analisar o áudio da conversa entre o presidente e o empresário Joesley Batista, o perito Ricardo Molina afirmou nesta segunda-feira que a gravação seria imediatamente descartada em qualquer processo jurídico, e que deveria ser jogada no lixo, em função de diversos problemas. Em entrevista coletiva em Brasília, o perito afirmou que há problemas que seriam detectados até por leigos na gravação. Ele afirma que o áudio está “inteiramente contaminado por inúmeras descontinuidades, mascaramentos por ruídos, longos trechos ininteligíveis ou de inteligibilidade duvidosa e várias outras incertezas” e que “não poderia ser considerado como uma prova material válida”, conforme escrito numa apresentação de Power Point exibida aos jornalistas.

Ele apontou a baixa qualidade do aparelho usado por Joesley. “É uma gravação tão importante que estranha que tenha sido feita com um gravador tão vagabundo. Joesley poderia ter comprado um gravador mais caro” – ironizou Molina.

CARNE ESTRAGADA – Segundo ele, todo o áudio deve ser descartado. O perito comparou com o consumidor que compra uma carne estragada: deve ser eliminada só a parte podre, ou deve ser jogada fora toda a peça? Segundo ele, a segunda opção é a melhor.

“Quando trata de prova material, não existe prova mais ou menos boa. A prova é boa ou não é boa. Ela deveria ter sido considerada imprestável desde o primeiro momento”.

Molina ainda criticou a Procuradoria-Geral da República (PGR) por ter incluído ao processo uma gravação “nitidamente corrompida” sem ter realizado uma perícia mais rigorososa antes. O perito citou manifestação da Associação Nacional dos Peritos Criminais: “Ao se ouvir o áudio divulgado pela imprensa, percebe-se a presença de eventos acústicos que precisam passar por análise técnica, especializada e aprofundada, sem a qual não é possível emitir qualquer conclusão acerca da autenticidade da gravação”.

PONTOS DE EDIÇÃO – No trecho em que Temer falou “tem que manter isso, viu”, após Joesley informá-lo que fez pagamentos ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e estava agora de bem com ele, Molina disse que há seis possíveis pontos de edição.

“Nesse intervalo de 17 segundos, foram detectados cinco pontos de alto risco. E meu assistente me ligou e disse que tem mais um. Agora são seis” – afirmou Molina.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O desespero da defesa de Temer é constrangedor. Enquanto a Polícia Federal, que tem peritos de notória especialização, adverte que é preciso tempo para analisar a fita, o profissional contratado por Temer, na maior velocidade, decreta que a fita é imprestável e deve ser jogada no lixo. É tudo com base em “possíveis” pontos de edição. É muita irresponsabilidade, muita desfaçatez, muita cara-de-pau. Realmente, há pessoas que não têm medo do ridículo, especialmente quando têm chance de exibir esse tipo de oportunismo profissional, em troca dos velhos 30 dinheiros, porque perito contratado é igual a advogado e sempre defende o cliente. (C.N.)

20 thoughts on “Piada do Ano: Perito contratado por Temer diz que gravação devia ir para o lixo

  1. http://media.folha.uol.com.br/poder/2017/05/22/gravacao-joesley.pdf … Molina e seu Laboratório de Perícias

    Caro CN … vale a pena ler a íntegra da perícia!!!

    Tchau por uns tempos … até que se dissipem as nuvens que antecipara em http://conversascomprasevendas.blogspot.com.br/2017/05/alegria.html: “2 – “Eliseu fora atingido pela enfermidade de que devia morrer. Joás, rei de Israel, desceu para visitá-lo. (Inclinado) sobre o rosto do profeta, disse-lhe, chorando: Meu pai! Meu pai! Carro e cavalaria de Israel!” (2Rs 13,14) … Recomendo que constatem como as nuvens se transformam ameaçadoras às 18.15.55hs do mesmo 15/8/2013!!!

    o governo Temer é de nuvens (só nuvens) ameaçadoras!!!”

    Abração amigo!!!

  2. Se o áudio é armação de Joesley Batista, deve ser preso e prestar novo depoimento, pois enganou a justiça, PF e MPF, ganhou com a compra de dólar, então se conclui, fez este estardalhaço para ganhar 700 milhões de reais em apenas 1 dia.

    • Ninguém questiona ,efetivamente,a veracidade do áudio (armação vagabunda)…Ninguém questiona Janot (o atrapalhado)…Ninguém questiona as atitudes de Fachin (amigo do MST)…Pensei que a justiça fosse feita para todos, sem as devidas paixões…Enquanto isso… o outro bandido (todos são bandidos nesta “república” fétida!) curtem NY…Patético isso…

  3. Este tal Ricaço Molina sempre pareceu um profissional bastante contido. Não costuma falar tanto e tão mal a respeito de uma questão grávida como esta. Isso está parecendo mais uma armação da defesa do mordomo de funerária. Não parece que o Molina que costmamos ver na TV tenha feito este estardalhaço todo. Se fez pode ter recebido uma propina to tamanho dum conteiner de pinga levado pro sítio do Nine, que “não é dele”, ou então pode ter cheirado alguma erva xamanica do baixo Xingú, pra ficar tão excitado a ponto de condenar uma prova judicial, sem que a tenha periciado devidamente.

  4. É evidente que estamos vendo simplesmente uma disputa de poder entre Janot X Temer …

    O premio?

    O cargo de procurador geral da república…

  5. Pergunta, por que a PF não periciou a fita antes que ela fosse divulgada pela Globo? Fachin e Janot foram ineptos ou ………..

    Se a fita e o acordo foram legais, porque a Globo noticiou antes da PGR?

  6. SAUDADES DOS TEMPOS DAS IRMÃS BATISTA
    Cada vez que eu ouço as notícias sobre os irmãos Batista,fico com saudades do tempo em,que no Brasil,quem fazia sucesso eram as irmãs Batista:Dircinha e Emilinha!
    Pobre Brasil!

      • A Jovem Guarda substituiu os antigos cantores … também Marlene, Cauby, Ivan Curi, e a ainda atuante Ângela Maria etc

        Imediatamente depois da Jovem Guarda … a MPB.

        Os antigos artistas da Rádio Nacional foram do tempo da Capital Cultural RJ.

        A MPB foi de transição para Brasília buscando ser nova Capital, também Cultural.

        O atual estágio Sertanejo é Goiás e o Interior do Agronegócio como capital cultural de Pindorama!!!

        Abrs.

  7. Aparelho vagabundo ou não, gravou o que tinha que gravar. Qualidade baixa ou não, não invalida prova, a nao ser que inaudível, ou inteligível, só adulteração. O que não parece o caso. Laudo vai derrubar Temer, na minha humilde opinião.

  8. Mas o que esse perito pensa que é? Ora, bolas! Ele é perito para descrever o estado da gravação para o cliente. Quem deu autoridade a ele para dizer se serve ou não no processo? Que gracinha…

  9. Ontem o Molina parecia o Coronel Leivas Job, tentando convencer que alguém jogou uma bomba no colo do sargento que morreu na explosão no RIOCENTRO.
    Ou, o mesmo Molina explicando o inexplicável na morte de PC Farias e sua companheira.
    Muito mais ainda está por vir, mas nada apaga o fato de que um Presidente da República foi flagrado em sórdidas transações com um meliante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *