Piada do Dia: Bancos prometem denunciar lavagem de dinheiro

Vicente Nunes
Correio Braziliense

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, garante que o setor bancário não esmorecerá na luta contra os que buscam usar o sistema para cometer práticas ilícitas e criminosas, sobretudo, a lavagem de dinheiro.

“Não somos, é claro, uma força policial, nem nos cabe substituir os poderes constituídos do Estado nas atividades de investigar, proibir e punir. Mas a natureza de nossa atividade, nossa abrangência nacional, nossa capilaridade e, em particular, a regra que os bancos seguem com diligência, de conhecer o seu cliente, nos transformam numa espécie de sensor de movimentos suspeitos, de detector de possíveis fraudes e de artimanhas reprováveis”, afirma.

Portugal ressalta que o papel dos bancos é o de informar operações atípicas e suspeitas às autoridades. “Repudiamos o convívio com criminosos”, enfatiza. Para ele, como toda a sociedade, as instituições financeiras se sentem afrontadas pelos que, ocultando-se com artifícios, promovem o mal público. “Estamos do lado da transparência, dos que defendem a liberdade e as demais virtudes democráticas, em oposição às forças que se unem com vínculos de natureza mafiosa, que se infiltram na sociedade e nas instituições, buscando solapá-las”, conclui.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGVicente Nunes é um dos maiores jornalistas de economia do país. Publicou as declarações de Portugal secamente, sem fazer comentários, claro, porque quem manda na imprensa brasileira são os bancos. Mas aqui na Tribuna da Internet, que é um espaço livre, podemos garantir que é uma piada imaginar que os bancos algum dia pretendam denunciar lavagem de dinheiro. (C.N.)

3 thoughts on “Piada do Dia: Bancos prometem denunciar lavagem de dinheiro

  1. Sr. Newton, NR perfeita, o chamado VIL METAL, é outra hipocrisia, VIL É O HOMEM, que utiliza o CAIM que traz dentro de si, para explorar o próprio homem.
    É uma piada de mal gosto, portanto é para chorar.

  2. OBA, vamos lá , denuncie mesmo, abra a CAIXA DE PANDORA.
    Abra o BANESTADO FRANCO-TUCANO-SUIÇO, lá tem muita lavagem de dinheiro, inclusive alguns jornalistas que dão comentários em horários nobres, lavava na época do Don Sultão de Paris vários milhares de dólares para enviar a paraísos fiscais….
    Denuncie a PODRIDÂO DO Partidão da Ètica
    Aguardamos ansiosamente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *