
Charge do Zé Dassilva (Arquivo do Google)
Andréia Sadi
G1
Pressionado a resolver a falta de insumos para dar continuidade à vacinação no Brasil, o governo federal pediu a líderes governistas no Congresso para buscar medidas que evitem o eventual “hiato” de 30 a 40 dias sem vacina, no Brasil.
Esta é a conta desenhada e temida nos bastidores do governo: se o Executivo não resolver o envio de insumos da China para a produção da Coronavac, além dos entraves para receber a Astrazaneca, da Índia, a vacinação no Brasil pode ficar suspensa por um período de cerca de um mês, segundo assessores presidenciais.
O atraso, se confirmado, será desastroso e vai ampliar o desgaste da imagem do governo junto à opinião pública no tema combate à Covid.
Ciente do diagnóstico, o Planalto virou monotemático nos últimos dias: busca saídas jurídicas para ampliar a compra de vacinas, por meio de medidas provisórias, além de discutir com outros fornecedores a oferta de vacinas.
Diferentes fontes ouvidas pelo blog confirmam as estratégias – mas não sabem detalhar o que seriam essas medidas provisórias, tampouco quais fornecedores estão na mira do governo federal.
O governo também está em contato com China e Índia. Governadores de diferentes partidos e estados pressionam o presidente Bolsonaro a assumir pessoalmente a negociação com a China, para garantir os insumos.
Em São Paulo, João Doria cobra resposta do Ministério da Saúde para o fim desta semana. Ao blog, ele disse nesta manhã que “irá à China se necessário”.
O presidente da frente parlamentar Brasil-China, deputado federal Fausto Pinato, disse ao blog que a conta pode “passar” do atraso de 30 dias se o Brasil não mudar sua postura com a China. “Vamos para o final da fila, pode demorar isso mesmo ou passar”.
Ele diz que está em contato diariamente com integrantes do governo na China.“ A embaixada não fala muitas vezes o que pensa. São pragmáticos. Não vão nos retaliar. Mas, se não houver acenos, mudanças, vamos para o final da fila. Precisa mudar o corpo diplomático, por exemplo”.
O deputado defende que o presidente Bolsonaro telefone para o presidente chinês. Segundo Pinato, ele tem informações de que há uma irritação com a postura do Brasil com a China.
No governo de São Paulo, nos bastidores, a conta de João Doria e aliados também é essa: sem insumos, a vacinação pode atrasar “até mais” do que 30 dias.
A vacina AstraZeneca será produzida aqui no Brasil …
… com insumos da China.
Bolsonaro virou Tchutchuca. Bolsotrouxas piram! 🙂
A política nacional atingiu o seu nível mais alto de deterioração, inutilidade, incompetência, corrupção, venalidade, sadismo, desprezo pelo povo, na História Brasileira (evidente que incluo executivo e judiciário)!
Planifica-se, no antro de venais, até mesmo explicações sobre existir, no reino das abelhas, as operárias, a rainha, e o fenômeno da produção de mel, menos, evidentemente, a elaboração de planos e/ou medidas que aplaquem, diminuam o sofrimento do povo a respeito da pandemia, hoje à mercê da gravidade de contágio do vírus e sem qualquer perspectiva de haver vacinas para todos!
Bolsonaro, mentecapto, dotado de poucas luzes, visão obtusa, quer compensar a sua criminalidade com relação à vida do cidadão através de inaugurações de trechos de estradas, banheiros públicos, piscinas particulares, nadar na praia acompanhado de seguranças e ser ovacionado pela sua claque.
Quanto a se envolver na solução dos problemas relativos à saúde pública, para quê?
Na razão direta da nossa alegria quando elegemos Bolsonaro e tiramos o PT do governo, hoje, a satisfação de ontem virou um tormento, um pesadelo, um massacre da população com este personagem grotesco e desclassificado na presidência desta republiqueta que, nunca antes, mereceu ser o Brasil assim denominado de 2019 para cá.
O país se tornou um feudo, legitimamente.
O povo, roubado, explorado, manipulado, sendo alvo de violências indescritíveis, sem quaisquer direitos a não ser obrigações, sustenta o rei e seus príncipes encastelados em seus condados:
Executivo, Judiciário e Legislativo.
Não produz, morre;
Não paga impostos, é massacrado;
Se paga impostos, o dinheiro não reverte para as necessidades da população.
Resultado:
Desemprego, miséria, pobreza, pessoas morrendo por doenças as mais exóticas e variáveis, salário tão absurdamente injusto que, simplesmente, equivale a 200 vezes menos os proventos dos ladrões e corruptos membros de nossos “poderes constituídos”.
O cidadão brasileiro está sendo eliminado de maneira sórdida, cruel, sádica e hedionda.
Somos gado indo para o inexorável matadouro e sem gemer ou nos debater, pelo menos??!!