Planalto já faz as contas para saber se pode evitar impeachment

Carlos Newton
Folha

A megamanifestação nacional de ontem, como diria a ex-ministra Zélia Cardoso de Melo, foi só um detalhe. Na verdade, a preocupação do Planalto, do PT e do Instituto Lula vem de longe. Já faz tempo que o Planalto vive a fazer contas, para estimar quem votará no Congresso contra o impeachment, mas por enquanto isso é perda de tempo. A contagem só serve para reduzir a ansiedade do núcleo palaciano do governo. Com alguma facilidade, os calculistas do Planalto estimam que Dilma Rousseff ainda tem mais de 300 deputados em sua base de apoio. Como só precisa de uma reserva mínima de 200 deputados, acham que estão garantidos até 2018, porque sonhar não é proibido.

IMPEACHMENT

O Planalto, o PT e o Instituto Lula não têm dúvidas de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na primeira oportunidade em que se deparar com um pedido que tenha bases consistentes, vai instalar o processo de impeachment contra Dilma Rousseff, sem a menor vacilação.

Mas a estratégia atual de Cunha é não se comprometer. Isso significa que só haverá pedido de impeachment se as pedaladas forem consideradas crime de responsabilidade pelo TCU ou se a Justiça Eleitoral identificar uso de doação ilegal na campanha de 2014. As duas perspectivas são válidas, é só uma questão de tempo para que uma delas se configure, pois as provas só estão se acumulando, não tem escapatória, como se dizia antigamente.

Sendo configurado crime em qualquer das duas hipóteses, não adianta fazer contas nem tentar comprar deputados, porque Eduardo Cunha e Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, vão se unir para derrubar o governo e demolir o que resta do PT e de Lula, e terão o apoio que quiserem, porque a desfaçatez dos parlamentares ainda tem limites e a votação será transmitida ao vivo.

É bobagem contar com Renan. Hoje ele finge fazer o jogo de Dilma, mas amanhã…   

TORTURA CHINESA

Já usamos aqui a imagem da tortura chinesa, que vai aumentando o sofrimento um pouco a cada dia. É isso que está acontecendo com o Planalto, o PT e o Instituto Lula. Eles podem continua alegando que há reversão e existe uma luz no fim do túnel, mas não é verdade.

A crise é devastadora e está apenas começando. Para agravá-la, só falta o governo realmente cancelar o adiantamento de metade do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS, que já gastaram por conta. Como a senhora Dilma não tem a menor noção de política e economia, pode ser que cometa mais esta maldade. Ela é um fenômeno ao contrário do Rei Midas, pois tudo o que faz dá sempre errado.

6 thoughts on “Planalto já faz as contas para saber se pode evitar impeachment

  1. Pedra filosofal em cartaz, a Agenda Brasil é um programa de destruição de conquistas sociais de causar inveja à antiga UDN. Exemplos: mexe na aposentadoria, libera o uso obrigatório de verbas na Saúde e Educação, promete sacramentar a terceirização selvagem, favorece o setor ruralista, ameaça rendimentos do funcionalismo. Também afaga os planos de saúde com mais benesses. Pensou-se até em começar a privatização do SUS. Um desastre social.

    Publicamente, o padrinho do monstrengo reacionário é o presidente do Senado, Renan Calheiros. Seu currículo político dispensa maiores comentários. Mais importante são os bastidores. A Agenda Brasil surge simultaneamente à movimentação do Planalto em direção ao grande capital.

    Ao que já se sabe, e pelo que talvez nunca venha a público, no mesmo período multiplicaram-se reuniões de emissários do governo com presidentes de grandes bancos, empresários graúdos e magnatas das telecomunicações. A governabilidade passou a ser defendida pelo presidente do Bradesco, o vice-presidente do Grupo Globo, mandatários da Fiesp e da Firjan e outros tantos plutocratas. Margaridas e alguns movimentos sociais, independentemente de sua vontade, apenas coloriram o ambiente, como aquelas decorações usadas para enfeitar festas e banquetes da elite bem de vida.

  2. Importante comentário Ednei Freitas, parabéns !

    Mas que belo PT… aliás, leio nos blogs governistas, uma hora eles se dizem governo trabalhista, outra hora desenvolvimentistas, outra sindicalistas, outra neocapitalistas, outra neossocialistas, outra neoliberalistas, outra Esquerda Sábia (Sapiens), pois nos chamam de Esquerda Burra, Ultraesquerda quando não Coxinhas Fascistas, Pobristas … vai entender…

  3. “A megamanifestação nacional de ontem,…”
    Manifestação pífia, menos de 0,5% da população. Você bebeu, ou fumou maconha estragada, Carlos Newton? Assim já é demais.

    • Essa petralhada não toma jeito, você é que deve ter bebido maconha estragada, como diz minha mãe, eu vou botar a questão de outra maneira, que tal vocês mafiosos, fazerem uma manifestação, sem cervejada, pixulecos, pães com mortadela e etc, que supere a menor de nossas manifestações, executadas somente pela sociedade civil, é claro neves, que vocês não passam de uma minoria tão inexpressiva, que não tem problema algum, em chuta-los com os pés.

  4. A verdade doi. E não tem como ser cotraditada, pois os fatos e as fotos estão ai, use argumentos e não impropérios, que são próprios dos ocos. E tem mais, para despero geral, se depender das ruas, Dilma governara até o último dia de seu madato.

    • Petralha , vocês são todos iguais, como é que mesmo: ” acuse os adversários do que você faz e chame-os do que você é”, no mais a verdade dói só para ti, os fatos estão aí, a sua DilmAnta está em fim de carreira, e também não só depende do Lava Jato, mas sim do povo nas ruas, dialogar com você é inútil, pois é um mav imbecilizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *