Planalto tenta boicotar lideranças rebeldes do PT no Congresso

Chinaglia é um dos petistas que estão sendo marginalizados

Paulo de Tarso Lyra
Correio Braziliense

Os tempos difíceis vividos pelo PT, pressionado por sucessivos escândalos de corrupção e tendo que lidar com uma agenda macroeconômica que é a antítese do pensamento petista, têm rebaixado figuras proeminentes da legenda a um plano secundário no debate parlamentar. Eles mantêm a capacidade de formulação, mas pouco têm sido ouvidos no momento de tomadas de decisões estratégicas.

O ostracismo alcançou nomes históricos, como os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), Alessandro Molon (PT-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP). Já o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) deixou o cargo de vice-líder do governo após apoiar a aprovação de uma nova regra para o fator previdenciário.

TAMBÉM NO SENADO

No Senado, o fenômeno atinge Paulo Paim (PT-RS), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Walter Pinheiro (PT-BA). Sem chances políticas futuras, a senadora Marta Suplicy, de São Paulo, deixou o PT e vai se filiar ao PSB. Na semana que passou, ela obteve uma importante vitória após a decisão do Supremo Tribunal Federal de que os mandatos majoritários — senador, prefeito, governador e presidente da República — pertencem ao candidato, não à legenda. Com isso, o PT não pode requisitar o mandato dela para dá-lo ao segundo suplente.

Segundo apurou o Correio, boa parte destes parlamentares — senão a totalidade — vive um processo de desencantamento com os rumos da legenda e do próprio governo. No Senado, especialmente, é total. “Nem mesmo os senadores que têm votado com o governo agem desta forma por convicção. É mais um sentimento de que precisamos ajudar o governo do que uma convicção de que as medidas estão as alinhadas ao ideário petista”, disse um importante articulador do PT na Casa.

3 thoughts on “Planalto tenta boicotar lideranças rebeldes do PT no Congresso

  1. O PT E OS PETRALHAS ESTÃO INDO CADA VEZ MAIS PARA O VASO SANITÁRIO! ESTÁ SE AVOLUMANDO E FICANDO CADA VEZ MAIS FEDORENTO O AMBIENTE EM TORNO DO VASO! ESTÁ EMPESTEANDO TODO O ABIENTE DA GRANDE CASA NACIONAL!
    ESTÁ FALTANDO ALGUÉM DE CORAGEM PARA APERTAR A DESCARGA E SANEAR O W.C.!
    QUEM SERÁ OU SERÃO OS GRANDES FAXINEIROS PARA REALIZAR ESSA URGENTE E INADIÁVEL TAREFA?

  2. Paim está com um pé fora do PT. Suas bandeiras forame esquecidas e rasgadas, não hoje mas já faz um tempinho. Elle próprio ajudou que a coisa chegasse onde está chegando. Calou, fugiu do debate e fez promessas não cumpridas, principalmente aos aposentados.
    O outro, Lindberg, enriqueceu. basta ver os gastos de suas campanhas eleitorais.
    Se saírem do PT, sairão para se salvar e não porque estão combatendo a corrupção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *