Polarização entre Lula e Bolsonaro pode facilitar o caminho para uma terceira via

Charge do Pelicano (Arquivo Google)

Ingrid Soares
Correio Braziliense

O retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao jogo político trouxe de volta a polarização e tornou-se um obstáculo considerável para a formação de uma terceira via no cenário eleitoral de 2022. Analistas políticos ouvidos pelo Correio avaliam, entretanto, que ainda há tempo para possíveis candidatos como o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) tentarem romper a barreira criada por Lula e Bolsonaro nas urnas.

O cientista político Rodrigo Prando, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, afirma que o cenário revelado pelo Datafolha, com Lula à frente de Bolsonaro, já permite algumas conclusões.

BALDE DE ÁGUA FRIA – “Essa pesquisa joga um balde de água fria não apenas nos bolsonaristas que tinham, há seis meses, quase uma garantia absoluta da reeleição de Bolsonaro; mas, especialmente, nessa terceira via ou nesse polo democrático. Qualquer candidatura que queira escapar da polarização lulismo e bolsonarismo está seriamente comprometida. Mas até 2022, há uma estrada a ser percorrida e as questões podem mudar”, alerta.

O especialista observa as dificuldades de nomes que representariam o centro, particularmente Doria e Ciro. “Esses dois veem cada vez mais distantes a possibilidade de conquistar poder nesse cenário polarizado. Pode ser que Doria permaneça na tentativa de ser reeleito governador, mas também enfrentará dificuldade com a força que pode vir de Haddad e Guilherme Boulos. O cenário do Doria é mais difícil porque o Ciro não tem cargo hoje. Doria pode não ser reeleito e, se sair para concorrer a presidente, não deslanchar. Nesse momento, os dois principais candidatos, numa análise realista, são Bolsonaro e Lula”, conclui.

TERCEIRA VIA – Especialista em Direito Constitucional, Vera Chemim ressalta que um candidato de terceira via, além de neutralizar a polarização, precisará acenar para um projeto político, econômico e social capaz de alavancar o desenvolvimento do país.

Ela considera que a chegada desse jogador na briga ainda pode acontecer. “É possível, sim, a entrada mesmo que tardia de um terceiro jogador, a despeito do pouco tempo”.

Um dos fatores que contribuirão para o fortalecimento de uma terceira candidatura, emenda Chemim, é a exaustão da sociedade quanto à polarização ideológica.

TUDO MUITO CONFUSO – “O cenário ainda se encontra embaralhado, sem qualquer definição sobre o perfil que deverá conquistar o eleitorado brasileiro”, salienta Vera Chemin, acrescentando:

“Mas não se descarta uma alternativa de última hora, que reúna carisma, popularidade e, sobretudo, retidão de caráter e credibilidade perante a opinião pública. Essas, sem dúvida, serão as características que podem ser cobradas para o futuro presidente do país”, conclui a analista.

24 thoughts on “Polarização entre Lula e Bolsonaro pode facilitar o caminho para uma terceira via

  1. Será necessário que a mídia em peso crie um novo “Caçador de Marajás”.
    Só que o povo já foi enganado duas vezes.
    E é muito recente o último golpe. Não dará tempo para fabricar um candidato e além do que atualmente a internet assim como possibilita mentir, permite descobrir quem são os Moros com pele de cordeiro.

    • Não precisa fabricar, Ele está pronto, há mais de 20 anos, esperando por este momento, para pegar pra capar os sistema podre inteiro, direita, esquerda e centro.

      • Acorda, na política Moro é um sem noção, só fez merda, opções erradas, é mais um grande nada, em termos de mudanças de verdade.

      • Antonio, interessante lidar-se com os extremos. Eu já entendo o contrário: Moro tem nas mãos os argumentos para a candidatura, justamente usando que fez no governo!
        No entanto, entendo que o problema maior, é a falta de compreensão da política e das questões gerais de governo por parte de grande parcela dos eleitores.
        Confesso: tenho tudo na cabeça/anotações de como a terceira via precisa agir. Meu problema é descobrir, nas mãos de quem, entregar as ideias!
        Abraço
        Fallavena

        • Segure esse potro no piquete, por ora, a Terceira Via de Verdade, vai se estabelecer na hora certa, Ela sabe o que está fazendo, e pra onde quer conduzir o Brasil, está apenas deixando o continuísmo da mesmice bater cabeças e correr feito louco, como se estivesse numa corrida de 100 metros rasos, para atropelá-lo na reta final da maratona que é a eleição presidencial. Guarda com vc por ora esse material, que na hora certa a TVV vai entrar em contato com vc.

  2. Peçamos a Deus que nos ilumine, e tenhamos como nos afastar dos dois marajás, Luiz Inácio e Bolsonaro.

    Os dois pouco ou nada trabalharam, e depois que entraram na vida pública, nada restou aos bandoleiros viver a vida como play boys às custas da miséria do povo brasileiro.

    De política, nada entendem, pois não sabem que trata-se de uma ciência, e, portanto, tem de ser muito estudada, e vivida com sinceridade extrema, e não se encaixa em espertalhões preguiçosos que levam a vida na pouca vergonha.

    Quem não estuda essa complexa ciência, acha que ao entrar na vida pública, pela porta dos fundos, escancarada pelos que os financiam, conhecem alguma coisa da matéria.

    Quase votei no segundo para barrar o poste do primeiro, mas iluminado por Deus, anulei meu valoroso voto e não precisei sujar as mãos.

    Deus nos indicará o caminho como mostrou à diretoria do Clube de Regatas Vasco da Gama para não capitular aos interesses mesquinhos e preconceituosos do Flamengo, Fluminense, Botafogo, Bangu e outros que já desapareceram que não queriam no clube cruzmaltino a presença de pobres, estrangeiros, negros e trabalhadores, sob o falso argumento de que o majestoso clube não tinha estádio.

    Pois bem, hoje o Vasco tem, e eles não tem.

    Prestem bem atenção na analogia, pois nada como um dia depois de outro dia.

    Por isso, o ano todo o Vasco comemora sua história gloriosa, sob a proteção da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias, enquanto os outros dão faniquitos e falam palavrões ao ganharem um simples campeonatosinho, algo que a toda hora qualquer um participante pode ganhar.

  3. VERDADE SEJA DITA, JUSTIÇA SEJA FEITA. Para ser Terceira Via de Verdade tem que ser antissistema de verdade, tem que bater de frente contra tudo isso que ai está, há 131 anos, com prazo de validade vencido há muito tempo, tem que, assim como Davi mostrou as pedras com que abateu Golias, mostrar o cacete que vai matar a pau as cobras venenosas do sistema apodrecido, e dizer firme, forte, alto e em bom som a que veio, mostrar “O Mapa da Mina” do bem comum do povo brasileiro, o cobertor grande (confederativo) para colocar no lugar do cobertor pequeno (federativo), como faz a RPL-PNBC-DD-ME, o Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, com Democracia Direta e Meritocracia, a Nova Política de Verdade, o novo caminho para o novo Brasil de Verdade, porque evoluir é preciso, sobretudo, porque o resto é tudo mais dos me$mo$, mais continuísmo da mesmice, raso e seco, por mais que se maquiem as faces, pintem os cabelos e as sobrancelhas para enganar a população, são apenas duas vias do mais dos me$mo$, primeira e segunda vias do mais dos me$mo$ (situação e oposição), impostas pelo sistema apodrecido, que, ao longo dos últimos 131 anos, conduziram o Brasil e o povo brasileiro a este estado de coisa$ e coiso$ que ai estão, com prazo de validade vencido há muito tempo, tipo guerra tribal primitiva, permanente e insana, por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$, à moda todos os bônus para ele$ e o resto que se dane com os ônus, engenhoca essa forjada, protagonizada e degustada pelo militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos, velhaco$, fantasiados de democratas, agindo em nome de uma democracia que na verdade, no frigir dos ovos, não passa de uma espécie de plutocracia putrefata, com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, fantasiada de democracia só para ludibriar a tola freguesia, na verdade, vítima, refém, súdita e escrava dos me$mo$, ainda que fantasiada de cidadã e cidadão. E tenho dito. http://www.tribunadainternet.com.br/polarizacao-entre-lula-e-bolsonaro-pode-facilitar-o-caminho-para-uma-terceira-via/?fbclid=IwAR2fCz4jzmxD8yLSqF1aJeAZquY-Dari5uZIasE_8pUSAl8fPtx9gihOD5M

  4. A Terceira Via deve resultar do suprassumo espremido de Lula e Bolsonaro. Ou senão, da média aritmética dos partidos através dos quais os dois condidatos iniciaram a disputa presidencial. Assim ficaria: (13+17)÷2=15 ou MDB.
    Agora cabe ao eleitorado escolher a Alternativa entre estes Emedebistas históricos: Itamar Franco, Tancredo Neves, Ulissys Guimarães, Severo Gomes, Orestes Quércia, Franco Montoro etc.

    • Tudo junto e misturado dá o mesmo resultado que ai está: mais merda, mais dívidas, mais decadência, e nada de solução. A mudança agora vai ter ser radical, como propõe o HoMeM contra o lixão a céu aberto que ai está.

  5. A maior farsa da eleição presidencial de 2022 chama-se Luiz Inácio Lula da Silva. O chefão petralha é simplesmente um candidato-fake. Não tem qualquer condição moral disputar um retorno à Presidência da República. Embora algumas enquetes de opinião induzam o eleitor a acreditar na lenda de que Lula possa ser “favorito”, Lula não tem chance real de vencer. Por dois motivos básicos: 1) O sentimento anti-PT continua fortíssimo e nada indica que possa se alterar até ano que vem. 2) O rótulo de “corrupto” colou no personagem que só teve seus direitos políticos absurdamente restabelecidos por um golpe do “Poder do Supremo” sobre três instâncias do Judiciário que condenaram o petista com provas robustas e dentro da plena legalidade. O resto é narrativa canalha e propaganda falsificada. J.Serrão.

  6. Na falta de uma candidatura de ESQUERDA o que está posto, de há muito, ainda é a arquitetura política engendrada pelos expoentes da ditadura milico-servil com suas duas alas principais: Golbery/Geisel X Sylvio Frota & cia. D’onde Lulla e BOÇALnaro são os ovos da serpente eclodidos.

    Obs. Não esquecer que mesmo a molecada sempre obedeceu aos detentores do PODER ECONÔMICO.

    Face a isso, e só por isso, das candidaturas do PODER ECONÔMICO (todas o são), talvez a menos perniciosa para o país seja a de Ciro Gomes.

    (Embora particularmente não alimente ilusões. O grande irmão do Norte não tem permitido – nem permitirá! -, que os “Estados Unidos do Brazil” se torne uma Nação. Às grandes potências interessa sua eterna condição de COLÔNIA. E com o apóio inconteste das classes dominantes locais, que sempre atuaram como prepostos do Grande Capital estrangeiro, dificilmente sairemos dessa condição.

    (O único modo de sairmos a volta por cima será através da EDUCAÇÃO. E o único momento na História em que reunimos condições efetivas do salto de qualidade foi com o trio de Educadores Anísio Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro. Infelizmente por um curtíssimo período. O GOLPE imposto pelo “irmão do Norte” redundou na ditadura milico-servil que, de certa forma, ainda dá as cartas.)
    .
    PS. “Minhas” fontes cariocas dizem que praticamente TODAS as motos que tinham suas placas ocultas nesse domingo no Rio de Janeiro, eram de milicianos ainda na ativa da PM. Uma das razões de não terem sido multadas pelos MIL policiais que atuaram na “segurança” da demonstração de força do eterno coiteiro de milicianos.

    • Erratas

      “milicada” e não “molecada”;

      “dar a volta por cima” e não “sairmos por cima”.

      Como resido na roça e só tenho um celular para me comunicar, digitar não é tarefa fácil.

  7. Não adianta torcida.
    A verdade é que a situação política nacional está polarizada.

    Para reverter esta situação, e de fato surgir uma terceira via contra os dois delinquentes que monopolizam as eleições em 22, o trabalho será mais do que árduo, eu diria té mesmo insano!

    • Apenas a terceira via de verdade tem a bala de prata na agulha, o resto é só blá-blá-blá, mais dos me$mo$, mas e eles tiverem o desprendimento, a humildade, o bom senso e a bondade de declarar apoio à Terceira Via de Verdade, o Bicho pega no primeiro turno, deixam o Lula e o Bolsonaro no ar, sem escada e com a broxa na mão, e seria a eleição mais justa e mais divertida da história do Brasil…

  8. Talvez eu seja um pretensioso, um sonhador. Mas cego político, não sou. A terceira via está pronta e não começa por nomes mas por compromissos!
    Em maio/2019, após primeiros atos tresloucados de Bolsonaro, dei início a um trabalho que muito tempo investi e ninguém, mas ninguém mesmo, até agora se deu conta. Para enxergar e política é preciso estar afastado e imune à paixões. Ou seja, usar somente a razão!
    Aceitar que, uma disputa à presidência com dois candidatos medíocres, incompetentes, com tantos defeitos e composturas desabonatórias, só prevalecerá e levará os dois ao segundo turno e, um deles a novo mandato, com a convivência e ignorância de uma parcela majoritária dos eleitores!
    Este é o problema e a situação atual. Quem não vota em Lula, não vota em Bolsonaro e o contrário também! E o resto, ou seja, a maioria dos votos, votrará em quem e no que?
    Para por aqui! Minha missão agora é encontrar pessoas que, conhecendo o problema e enchergando a única solução, me ajude a fazer chegar a proposta nas mãos corretas.
    Ou saímos do círculo vicioso e viciado em que nos colocamos ou, como alguns milhões já pensam em fazer, nos juntamos aos que pretendem anular/branquear seus votos e não brincar de votar!
    Pode me ajudar, indicando a quem encaminhá-las?
    Fallavena

    • Caro Fallavena,

      quais, em linhas gerais e concisas, são esses compromissos?

      Confesso que eu, até agora, só um político que apresentou e apontou os caminhos realistas para um desenvolvimento de longo prazo do país que vão ao encontro do que penso. E foi Ciro Gomes que os apresentou.

      A meu ver, quaisquer propostas devem ser realistas, caso contrário, ficam no rol das utopias.

      • É preferível do “rol das utopias”, ao rol dos mentirosos e das mentiras. Não mostra nada agora não, Fallavena, vc me parece uma pessoa bem intencionada, do bem, que realmente quer ajudar a fazer acontecer mudanças de verdade neste país, segure o potro que tem copia e cola no pedaço, “biruta de aeroporto”, está espionando tudo e todos o tempo todo, à moda esponja, a gente solta a ideia e o esponja já suga, adapta aos interesses dele e sai discursando por ai na rede como se fosse dele, não cita nem a fonte.

        • Luiz Felipe, teu conselho é de um brasileiro de valor!
          Aprendi, algumas décadas atrás que ideias boas, quando nas mãos de tolos e desonestos, são perdidas!
          Utopia é algo que deve ser perseguido. Não será alcançada, mas pode-se chegar perto dela. Remendos só nos levam a novos remendos.
          No fundo, queria ser um tolo: não sofrem por conhecer as verdades.
          Quanto as que temos para oferecer, faremos de público, escorio e registado.
          Os bons, capazes e com alguma luz, precisam se unir e mostrar o caminho.
          Fraterno abraço.
          Fallavena

      • Amigo Jose Vidal, me fez lembrar do famoso “quem não te conhece que te compre”.
        Precisamos de um presidente com valores, sem loucuras e que possa ser exemplo e não nos envergonhar. É o mínimo. Faz tempo que não temos ninguém assim. Confesso, por ter conhecido, que Ciro não tem estas características
        Precisamos de alguém que ame, de verdade, o país! Mas um amor sem paixões e com razões.
        A garantia de um projeto precisa passar pelo povo! Um presidente não garantirá nada!
        Sozinho somos nada. Mas agrupando cabeças e construindo respostas, poderemos ajudar nosso país.
        Fraterno abraço
        Fallavena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *