Polícia Federal descobre corrupção de Lobão, Jucá e Renan em Angra 3

Resultado de imagem para renan juca e lobao

No Senado, a formação de quadrilha explícita

Deu em O Globo

Um relatório da Polícia Federal (PF) concluiu que um grupo de senadores e ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) cometeu os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Eles são suspeitos de terem se beneficiado de recursos desviados das obras da usina nuclear de Angra 3, em Angra dos Reis (RJ). Há um inquérito da Operação Lava-Jato em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o caso.

A PF apontou o cometimento de crimes pelos senadores Edison Lobão (PMDB), Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB-AL), e pelos ministros do TCU Raimundo Carreiro e Aroldo Cedraz, além do advogado Tiago Cedraz, filho de Aroldo. Lobão já foi ministro de Minas e Energia, pasta à qual a obra de Angra é ligada.

PROPINAS – “Ficou claro que os senadores foram remunerados pela representatividade dentro do PMDB e deste no Ministério de Minas Energia, ao qual estava vinculada a Eletronuclear, com quem o consórcio liderado pela empresa de Ricardo Pessoa havia firmado contrato para execução de obras da Usina Nuclear de Angra 3”, escreveu a delegada da PF Graziela Machado da Costa e Silva em relatório concluído no mês de junho.

Ricardo Pessoa, que firmou acordo de delação premiada, é o dono da empreiteira UTC. De acordo com a delegada, a empresa pagou R$ 1 milhão em espécie em 2014 a Lobão, por meio de terceiros. Romero Jucá e Renan Calheiros, por sua vez, teriam ficado com parte dos recursos repassados a Lobão. Assim, avaliou a delegada, estaria configurado o crime de corrupção passiva por parte dos três senadores. Como houve dissimulação na forma de pagamento, também teria ocorrido o crime de lavagem.

CORRUPÇÃO PASSIVA – Em relação aos dois ministro do TCU e a Tiago Cedraz, a PF concluiu a ocorrência de corrupção passiva.

“Quanto ao núcleo de apuração relativa ao Tribunal de Contas da União, também restou demonstrada participação ativa do advogado Tiago Cedraz Leite Oliveira, que mantinha notável influência e acesso a assessores e ministros daquela corte, bem como dos ministros Aroldo Cedraz e Raimundo Carreiro, na solicitação de vantagens indevidas em decorrência da atuação nos processos de interesse de Ricardo Pessoa, conforme tratativas identificadas no material apreendido ao longo da Operação Lava-Jato e análises de contatos telefônicos entre os investigados, incorrendo na prática do crime de corrupção passiva”, anotou a delegada.

Ao longo das apurações, os investigados vêm negando envolvimento com as irregularidades relatadas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Negar, todos negam. Os únicos que confessam os crimes são os que se beneficiam da delação premiada. Os demais apostam na presunção de inocência, que os amigos do Supremo querem levar ao paroxismo, deixando a impunidade reinar neste país, pela via do trânsito em julgado, nossa maior jabuticaba jurídica. (C.N.)

14 thoughts on “Polícia Federal descobre corrupção de Lobão, Jucá e Renan em Angra 3

  1. Caro Newton, em 2006, oficiei ao TCE, para fechar, pois, aprovava as contas de Guapi, apesar das minhas denuncia, o Graciosa, era o Presidente, e mandou para nosso Conselho de Saúde, dizendo que eu era dasaforado, e com certeza os Conselheiros , não apoiavam, levei ao Plenário, que aprovou por unanimidade, o mei feito, Agora foi preso, junto com mais 6, só escapou a Ministra. O sistema de governança, na área de fiscalização, tem que mudar, sugiro eleição de membros de Auditores, avaliadores das contas,por periodo de 04 anos, sem reeleição, com moral ilibada, e sujeito s cadeia por prevaricação, como está, presidentes, governadores, prefeitos (das capitais) nomeando, é por a Raposa no galinheiro, a situação não nos deixa mentir.
    Brasil grande senzala de 220 milhões de escravos, republiqueta democradura, a podridão nos 3 poderes não nos deixa mentir.

  2. Se não me surpreendem as descobertas de provas contra os parlamentares corruptos e desonestos, continuarei decepcionado e frustrado porque essa corja não vai para a cadeia!!!

    Desta forma, lamento afirmar, mas o trabalho dos investigadores da excelente Polícia Federal é ignorado pelo STF, que desconsidera o trabalho estupendo desenvolvido para … nada!!!

    A impunidade segue absoluta, e desafiando as autoridades policiais, além de o povo esperar que um dia – quem sabe, -, os ladrões que roubam o país e povo sejam trancafiados!!!

    Por enquanto, o serviço notável que a PF desenvolve serve apenas como pantomima, menos como documentos incontestáveis e comprobatórios para que um Juiz – caso fosse em Primeira Instância – desse ordem de prisão para os meliantes!

    Mas, estes criminosos possuem o tal famigerado Foro Privilegiado, um privilégio IMORAL, típico do parlamentar, que impede que a Justiça seja feita, mantendo-os livres, leves e soltos, possibilitando que sigam na trilha nociva e nefasta contra a população e Brasil sem qualquer admoestação!!!

  3. A constituição deste pais é um engodo e o STF uma farsa , com intuito de legaliza este engodo . A chamada carta magna é efetiva somente para garantir proteção e previlégios de meliantes no poder , quando se trata de proteger os direitos da sociedade , se rasga e joga fora .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *